+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão estou com problema no Ubuntu

    Será que algum amigo poderia me ajudar, tenho o xp na minha maquina, instalei o ubuntu 710 num disco particionado, quando ligo a maquina, ela começa a rodar, pede um ~$, til + cifrão,
    Eu não sei o que é isso, se for algum erro na instalação alguém poderia me explicar como eu desinstalo, desinstalando eu instalo novamente.
    Grato.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VillorBlue Ver Post
    (...) quando ligo a maquina, ela começa a rodar, pede um ~$, til + cifrão, Eu não sei o que é isso (...)
    VillorBlue,

    só com essas informações é difícil entender exatamente o que está acontecendo.

    Explique um pouco melhor, tipo: 1. depois que você particionou e instalou o Ubuntu você já conseguiu alguma vez usar um dos dois sistemas operacionais; 2. o GRUB foi corretamente instalado (sabe do que estou falando?), você vê uma tela com as opções (Windows e Ubuntu) ao iniciar a máquina (depois da tela inicial da BIOS)?; 3. Depois de quanto tempo você vê o ~$ na tela? 4. O live-CD funcionou normalmente?

    Parece que você está indo direto para o modo texto e por alguma razão o Ubuntu não está entrando no modo gráfico - que é o padrão. Você pode tentar alguns comandos para termos certeza? Digite simplesmente o que vem depois do ~$ nos exemplos abaixo (em negrito), seguidos, cada vez, da tecla ENTER, e depois coloca aqui os resultados.

    ~$ df -h
    (isso vai mostrar como está particionado seu HD)

    ~$ startx
    (isso, se tudo der certo, pode te levar ao modo gráfico).

    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão

    cara, ele está iniciando, mas aparentemente não iniciou a interface gráfica e está somente em modo texto.

    qual sua placa de vídeo?

  4. #4

    Padrão

    se for mesmo problema da interface grafica sobe com o live cd novamente e copie o arquivo
    xorf.conf que fica na pasta /etc/X11/ depois reinicie sem o livecd e substitua o arquivo na mesma pasta...
    fununcia!!!

  5. #5

    Padrão

    Cara, acontecu esse mesmo problema pra mim, mas foi na instalacao do debian..
    eu peguei e instalei o gnome e depois di um startx, e boa entrou no modo grafico e boa..
    sei la pode ser isso seu caso...
    espero ter ajudado...

  6. #6

    Padrão hã?

    antes de irmos para a parte gráfica vamos checar uma coisa!
    Antes de entrar no ~$ ele te pede senha?

    se pedir e depois entrar no ~$ tudo bem, caso contrário sua instalação pode estar te pedindo algum comando, ou pode ter dado algum problema!

    Abraços

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por debeijer Ver Post
    (...) se pedir [senha] e depois entrar no ~$ tudo bem, caso contrário sua instalação pode estar te pedindo algum comando, ou pode ter dado algum problema! (...)
    Debeijer,

    1. "pedindo algum comando", não seria o "startx"?

    2. é realmente ignorância minha, mas vai lá: não existe auto-login em modo texto? Quero dizer, quando a gente instala o Ubuntu tem a opção de autorizar (embora não seja recomendado) o login automático (sem necessidade de fornecer senha). Essa opção não existe para o modo texto?

    3. A menos que o VillorBlue tenha usado um CD do Ubuntu-server entendo que o sistema deveria iniciar em modo gráfico, pois é o padrão do Ubuntu. Qualquer coisa diferente disso não é a norma e então é um problema, mas que - talvez - possa ser facilmente resolvido.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fbugnon Ver Post
    Debeijer,

    1. "pedindo algum comando", não seria o "startx"?

    2. é realmente ignorância minha, mas vai lá: não existe auto-login em modo texto? Quero dizer, quando a gente instala o Ubuntu tem a opção de autorizar (embora não seja recomendado) o login automático (sem necessidade de fornecer senha). Essa opção não existe para o modo texto?

    3. A menos que o VillorBlue tenha usado um CD do Ubuntu-server entendo que o sistema deveria iniciar em modo gráfico, pois é o padrão do Ubuntu. Qualquer coisa diferente disso não é a norma e então é um problema, mas que - talvez - possa ser facilmente resolvido.
    1 - Ae que vem a questão, o sistema pode estar no estado para manutenção por ter dado algum problema na inicialização dos run-levels mais baixos!

    2 - Sim, existe. o linux é livre para fazer o que o admin do sistema desejar, como você mesmo disse "(embora não seja recomendado)" é possível nomear um user default ao system e desabilitar a solicitação da pass... nunca usei essa opção e sinceramente não espero usar!

    3 - Para o ubuntu não iniciar diretamente no gnome (creio que esse seja o default do ubuntu) existem regras: ser o server, algum problema no X, gdm ou vídeo mesmo, ou a situação que creio que seja, problema na inicialização de run-levels baixo!

    O que poderá nos ajudar, seria mais informações sobre o problema!

  9. #9

    Padrão Problema na inicalização:

    Citação Postado originalmente por debeijer Ver Post
    1 - Ae que vem a questão, o sistema pode estar no estado para manutenção por ter dado algum problema na inicialização dos run-levels mais baixos!

    2 - Sim, existe. o linux é livre para fazer o que o admin do sistema desejar, como você mesmo disse "(embora não seja recomendado)" é possível nomear um user default ao system e desabilitar a solicitação da pass... nunca usei essa opção e sinceramente não espero usar!

    3 - Para o ubuntu não iniciar diretamente no gnome (creio que esse seja o default do ubuntu) existem regras: ser o server, algum problema no X, gdm ou vídeo mesmo, ou a situação que creio que seja, problema na inicialização de run-levels baixo!

    O que poderá nos ajudar, seria mais informações sobre o problema!
    Grato pela dica Debeijer>
    vamos lá, Ao ligar a maquina, o sistema pede a opção do sistema operacional, até aí normal, clico em ubuntu, é pedido o login e senha, insiro normal, ae aparece ~$, se eu digitar startx aparece o seguinte texto
    X: cannot stat /etc/x11/x (no such file or directory), aborting. giving up.
    Xinit: conect refused (errno 111): unable to connect to x server xinit: no such process (errno 3): server error.
    (meu login.......)@ubuntuvillorblue:~$

    Grato pela dica e se poder me ajudar...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fbugnon Ver Post
    Debeijer,

    1. "pedindo algum comando", não seria o "startx"?

    2. é realmente ignorância minha, mas vai lá: não existe auto-login em modo texto? Quero dizer, quando a gente instala o Ubuntu tem a opção de autorizar (embora não seja recomendado) o login automático (sem necessidade de fornecer senha). Essa opção não existe para o modo texto?

    3. A menos que o VillorBlue tenha usado um CD do Ubuntu-server entendo que o sistema deveria iniciar em modo gráfico, pois é o padrão do Ubuntu. Qualquer coisa diferente disso não é a norma e então é um problema, mas que - talvez - possa ser facilmente resolvido.
    Grato pela ajuda Fbugnon.
    Algumas dicas do que acontece ao ligar, ao ligar a maquina, o sistema pede a opção do sistema operacional, até aí normal, clico em ubuntu, é pedido o login e senha, insiro normal, ae aparece ~$, se eu digitar startx aparece o seguinte texto
    X: cannot stat /etc/x11/x (no such file or directory), aborting. giving up.
    Xinit: conect refused (errno 111): unable to connect to x server xinit: no such process (errno 3): server error.
    (meu login.......)@ubuntuvillorblue:~$

    Grato e se poder me ajudar...

  11. #11

    Padrão

    Cara que Ubuntu você instalou, desktop ou server?
    Dá um:
    Código :
    # apt-get install gdm xserver-xorg
    # dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Cara que Ubuntu você instalou, desktop ou server?
    Dá um:
    Código :
    # apt-get install gdm xserver-xorg
    # dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

    Amigo, o que o bjaraujo falou é válido para o seu caso sim!

    Não conheço bem o ubuntu, mas caso ele dê problema nessa instalação por permissão, use o comando: sudo passwd root, insira a senha duas vezes, depois se logue como root e repita os comandos que o nosso amigo bjaraujo citou!

    Espero que isso resolva o problema!

    Abraços!

    PS: quando resolver a bronca, poste pra gente saber exatamente qual foi a solução!