+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre pequeno provedor!!!

    Olá, sou novo aki no forum e fazendo varias pesquisas no google vi que esse é o melhor lugar pra expor minhas dulvidas.
    Pois bem, aki em casa tenho um pequeno provedor de internet (se é que posso chamar assim), tenho um roteador Wr254 aprouter FW 7.3, que joga o sinal em uma antena omni aquario de 15dbi e um cabo que sai dele para um switch de 16 portas que fica dentro de casa para distribuir via cabo, já tenho algums clientes via wifi, mas como esta crescendo já estou providenciando uma maquina pra instalar o Mikrotik e fazer esse controle, mas por enquanto quem esta tomando conta de tudo é o wr254 e esta tudo funcionado direito.

    1ª- Que ap eu compro pra melhorar o sinal WIFI (qualidade e distancia)?

    2ª- Estive procurando e vi que os engenius são bons, daí vi o modelo ECB3500 de 600w, ECB3500 Now Available - EnGenius Datacom Products só que ele tem 2 antenas, como se aplicaria a meu caso de uma antena omni?

  2. #2

    Padrão

    Olá.

    Bem vindo.

    Aqui no under vc encontrará de tudo, gente boa, gente doida e gente ruim... em todo lugar tem isso. Eu mesmo sou um dos doidos...

    Mas vamo lá.

    1-) Qualidade do sinal está relacionado com ganho da antena, qualidade, homologada sempre, qualidade do rádio, cabos e conectores.

    2-) Aprenda desde cedo com quem já sabe, já testou, estudou, se f*deu... use sempre a menor POTENCIA que possa te atender. De preferência abaixo de 100mw.

    3-) Pode usar um mikrotik com cartão engenius sim, é só ligar na saida da antena A, se ligar na B, mude no mikrotik. Procura aqui no forum, existem excelentes empresa de venda, como a AmericanExplorer e outros.

    4-) Cuidado com a Anatel, todo mundo começa assim, boto fé, mas não se iluda, provedor de acesso não é uma mina de ouro, e pode dar muita dor de cabeça.

    No mais, o que precisar, é só perguntar. Use sempre BUSCA e visiste nosso WIKI, assim como tópicos FIXADOS em cada parte do forum, você aprenderá muito.

    Boa sorte.

    Alam Dias

  3. #3

    Padrão

    Compre algum AP compatível com DD-WRT e OpenWRT; o DIR-300 da D-Link me parece um ótimo candidato para conversões Frankenstein como essa.

  4. #4

    Padrão

    os equipamentos da ap-router sao muito bom.
    porem, fazer o controle de banda e usuario por ele nao eh mto bom nao.

    mas, vc podera adequalo ao mk ou outro servidor facilmente.
    bastando coloca-lo em modo bridge, e desativar o servidor dhcp dele em "lan".

    sobre questao de sinal, veja algum painel de 60.. a propria aquarius tem! creio q teria melhor sinal que a omni

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabinhonsouza Ver Post
    Olá, sou novo aki no forum e fazendo varias pesquisas no google vi que esse é o melhor lugar pra expor minhas dulvidas.
    Pois bem, aki em casa tenho um pequeno provedor de internet (se é que posso chamar assim), tenho um roteador Wr254 aprouter FW 7.3, que joga o sinal em uma antena omni aquario de 15dbi e um cabo que sai dele para um switch de 16 portas que fica dentro de casa para distribuir via cabo, já tenho algums clientes via wifi, mas como esta crescendo já estou providenciando uma maquina pra instalar o Mikrotik e fazer esse controle, mas por enquanto quem esta tomando conta de tudo é o wr254 e esta tudo funcionado direito.

    1ª- Que ap eu compro pra melhorar o sinal WIFI (qualidade e distancia)?

    2ª- Estive procurando e vi que os engenius são bons, daí vi o modelo ECB3500 de 600w, ECB3500 Now Available - EnGenius Datacom Products só que ele tem 2 antenas, como se aplicaria a meu caso de uma antena omni?


    Amigo, se pretende crescer prepare se para isso, utilize ma boa routerboard (433ah) com cartões minipci homologados, não coloque potência superior a 23db (de preferência 19) e tenha sempre uma boa antena homologada, não utilize muito cabo, procure manter tudo em uma caixa hermética perto da antena.

  6. #6

    Padrão

    Amigo sou da mesma opnião do Jhonne, pois vai ter o melhor custo beneficio de todos na minha opnião.

  7. #7

    Padrão

    Eu preferiria usar 3 APs bons como esse ou o 2611 Deluxe e 3 antenas setoriais de 90° TSM.

  8. #8

    Padrão

    Minha Sugestão:

    4 cartões Ubiquiti XR2 e 4 setoriais, lembrando que seja tudo homologado.
    Use o Mikrotik como Bridge e faça o controle em outra máquina como um outro MK em baixo de sua torre, aqui eu uso como sistema de controle e servidor PPPoE e FreeRADIUS um cluster OpenBSD (2 Gateways redundantes).
    Meu proxy de rede é um servidor Debian rodando o Squid com thundercache, o detalhe que eu não uso o Apache e sim o LightTPD como servidor WEB para a aplicação, estou pretendendo testar outras soluções de webproxy como o Oops entre outras.
    De preferência não aumente a potência, deixe em 100mW.

  9. #9

    Cool

    Citação Postado originalmente por fabinhonsouza Ver Post
    Olá, sou novo aki no forum e fazendo varias pesquisas no google vi que esse é o melhor lugar pra expor minhas dulvidas.
    Pois bem, aki em casa tenho um pequeno provedor de internet (se é que posso chamar assim), tenho um roteador Wr254 aprouter FW 7.3, que joga o sinal em uma antena omni aquario de 15dbi e um cabo que sai dele para um switch de 16 portas que fica dentro de casa para distribuir via cabo, já tenho algums clientes via wifi, mas como esta crescendo já estou providenciando uma maquina pra instalar o Mikrotik e fazer esse controle, mas por enquanto quem esta tomando conta de tudo é o wr254 e esta tudo funcionado direito, use potencia baixa, e canais disponiveis, para não incomodar os grandes...

    1ª- Que ap eu compro pra melhorar o sinal WIFI (qualidade e distancia)?

    2ª- Estive procurando e vi que os engenius são bons, daí vi o modelo ECB3500 de 600w, ECB3500 Now Available - EnGenius Datacom Products só que ele tem 2 antenas, como se aplicaria a meu caso de uma antena omni?
    amigo, sempre caem neste mesmo post...

    acho o seguinte, se vc quer crescer tipo acima de 35 clientes, é melhor vc comprar um mikrotik rb + 3 placas + 3 hyperlink de 17dbi, mas se vc quer começar bem devagar, vc pode utilizar 1 nanostation2 + antena de 15dbi , deixe o gerenciamento de banda e de login para um servidor mikrotik ou myauth2, deixe o rádio com menos trabalho possivel (use-o em modo bridge-AP).

    abraço, e boa sorte.
    Última edição por beirsdorf; 17-04-2009 às 16:42.

  10. #10

    Padrão

    pq vcs sempre usam mk?
    eu testei uma vez, e nao consegui me adaptar nao... fica tudo por conta do mk, vc nao pode modificar muita coisa...
    pq nao fazem um servidor para gerenciar isso?

    outra coisa, qto custa cada placa ou cartao?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    pq vcs sempre usam mk?
    eu testei uma vez, e nao consegui me adaptar nao... fica tudo por conta do mk, vc nao pode modificar muita coisa...
    pq nao fazem um servidor para gerenciar isso?

    outra coisa, qto custa cada placa ou cartao?

    Bem, amigo se vc testou e não gostou, só pode ter lhe faltado uma coisa: conhecimento, porquê o MK é unanimidade.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    pq vcs sempre usam mk?
    eu testei uma vez, e nao consegui me adaptar nao... fica tudo por conta do mk, vc nao pode modificar muita coisa...
    pq nao fazem um servidor para gerenciar isso?

    outra coisa, qto custa cada placa ou cartao?
    Vc deve ter usado outro MK então huahuahaa

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    pq vcs sempre usam mk?
    eu testei uma vez, e nao consegui me adaptar nao... fica tudo por conta do mk, vc nao pode modificar muita coisa...
    pq nao fazem um servidor para gerenciar isso?

    outra coisa, qto custa cada placa ou cartao?

    Não gostou do MK? Experimenta usar StarOs entao... voce vai arrebentar o pc de tanto dar pau e murro.

    Mk é o que ha de melhor pra gerenciar um provedor.

    A proposito, sou da corrente em que vc deve usar uma boa RB e cartoes de 100mW e setoriais...

    Se quer comecar bem, comece com bons equipamentos.

  14. #14

    Padrão

    bom meu amigo
    eu aqui uso o fedora como servidor
    atraves dele faco todo o gerenciamento (firewall, dhcp, proxy, webcache, dns cache, etc)
    deixo a parte de wireless por conta dos "radinhos" mesmo!

    e descordo sobre a parte de unanimidade... ja que muitas pessoas, alem de min, usam servidores proprios para controle.

    mas vejamos... essas placas ou cartao, vc faria a parte wireless atraves delas, tem tbm a opcao controle...
    mas qto custa cada placa ou cartao?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    bom meu amigo
    eu aqui uso o fedora como servidor
    atraves dele faco todo o gerenciamento (firewall, dhcp, proxy, webcache, dns cache, etc)
    deixo a parte de wireless por conta dos "radinhos" mesmo!

    e descordo sobre a parte de unanimidade... ja que muitas pessoas, alem de min, usam servidores proprios para controle.

    mas vejamos... essas placas ou cartao, vc faria a parte wireless atraves delas, tem tbm a opcao controle...
    mas qto custa cada placa ou cartao?

    Amigo,


    parece que vc está destorcendo a função do mk na rede!


    Mk é excelente router que gerencia com qualidade de forma simples, prática e efetiva redes wireless e wired, é normal se utilizar um servidor linux para fazer o controle finaceiro, o gerenciamento de clientes, inclusive interagindo com o mikrotik através do protocolo radius, eu mesmo utilizo assim!

  16. #16

    Padrão

    nao... ate agora, os q vi, fazem os mesmo gerenciamento que eu faco no servidor fedora (firewall, dhcp, autenticacao, proxy, webcache, dns cache, etc).
    gerenciamento financeiro, faco com outro aplicativo, porem nao interage com o servidor...
    eu faco o bloqueio manualmente, apenas alterando um numero no banco de dados principal.

    porem, sempre vejo o pessoal falando sobre melhor sinal/maior potencia, etc e tal... referente a cartoes/placas...
    por isso perguntei:
    qto custa cada uma dessas placa ou cartao (media)?

    Desculpa se estou fazendo as perguntas erradas, se nao estou me expressando bem!
    porem, estou na area a um pouco mais de 5 messes, tive que aprende tudo na marra... hoje gerencio sozinho um pouco mais de 200 clientes... tenho uma rede bem estruturada, conexao boa, porem, penso em melhorar mais ainda... expandir para locais mais distantes...
    por isso ando a perguntar sobre essas placas/cartoes... pois estou a verificar qual sera melhor... essas placas ou um "radio" mesmo!?!?

  17. #17

    Padrão

    80 reais uma placa PCI e uns 150 reais uma mini PCI.

  18. #18

    Smile

    Mikrotik é segurança, rapidez, está homologado para isso, além de existir outras soluções de gerenciamento de provedor como o myauth (aprovei este software), vc pode usar os dois, o mikrotik no rádio (controle da banda, controle de mac, entre outras) e gerenciamento pode usar o myauth (squid), que torna o sistema bastante robusto o uso dos dois.

  19. #19

  20. #20