+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Erro MRTG monitorar servidor

    Pessoal,
    estou com problemas com MRTG, já pesquisei nos tópicos já abordados sobre esse assunto, mas nenhum funciocou pra mim.

    Tenho em um servidor Debian instalado o MRTG. Apartir dele monitoro o trafego de outros servidores. Recentemente troquei um servidor por um PC melhor, com isso, o monitoramente para esse servidor parou de funcionar. Esse novo servidor está com as mesmas configurações de IP do antigo, porém as placas de redes são de outro modelo. O monitoramento para outros servidores estão normais.
    Tentei executar o comando:
    snmpwalk -v 1 -c comunity IP
    e retorna o seguinte erro:
    Timeout: No Response from IP

    Dúvidas:
    como descubro a comunity desse novo servidor? tem como eu setar o nome da comunity no servidor?
    tenho que instalar alguma coisa nesse novo servidor para que no servidor onde está instalado o MRTG consiga comunicar com esse novo?

    Firewall não é, pois são as mesmas regras do iptables do servidor antigo que funcionava normalmente. Consigo dar ping do servidor MRTG para o novo normalmente.

    O que poderia ser?

  2. #2

    Padrão

    cara..

    acredito que você não pesquisou o suficiente.

    nessa maquina nova você precisa configurar o snmp pra poder pegar informações com o mrtg.

    se você executou exatamente o comando acima com disse, você não entendeu a coisa.
    Código :
    snmpwalk -v 1 -c comunity IP
    comunity é o nome da comunidade que está configurada no snmp da maquina.
    IP é o endereço IP da maquina em questão.

    se você ainda tem a maquina antiga você terá todos os arquivos de configuração, basta você instalar os programas e configurá-los de acordo com a maquina antiga.

  3. #3

    Padrão

    Cara, parece ser um problema no SNMP, alguns pontos:

    * (pode parecer idiota, mas)O SNMP está instalado no seu novo server?

    * Se sim, está configurado?

    * Se sim nas duas primeiras, a árvore MIB provavelmente mudou porque o hardware mudou. talvez vc tenha que descobrir os novos OID's das checagens antigas e mudar no MRTG.

    Tente fazer isso ^ adicionando o mesmo host com um nome diferente, e ver que OID's ele pega, daí ele mesmo te dá a resposta sem ter que ficar fuçando snmptranslate.

    Ok, não sei se o MRTG faz isso porque comecei no Cacti, e agora estou indo pro Zenoss. Mas provavelmente faz, senão mostra nos Logs.

    Quanto à comunidade, existe uma padrão do SNMP, não lembro agora, mas quando vc for alterar o arquivo de configuração do SNMP vai ver e é só mudar. Existe também um comando que roda um script que fica te perguntando uma pá de coisas e já te gera o arquivo configurado baseado nas respostas.

    Qualquer coisa tamos aí!

  4. #4

    Padrão

    Ah, não tinha visto o post do Luciano, é isso mesmo, de repente vc pode migrar o arquivo de configuração da máquina antiga(lembre-se de fazer um backup do template, caso precise no futuro).

    Só não sei se os OID's permanecerão os mesmos. Mas vamos ver. Uma coisa de cada vez

  5. #5

    Padrão

    Bom, vamos lá...
    Luciano,
    sim, eu entendi o comando. Alterei o comunity para a comunidade do meu servidor e npo IP coloquei o endereço de IP. Só escrevi daquela forma pra vcs verem a sintaxe do ocmando.

    O SNMP foi instalado sim no servidor


    Leadrus,
    o SNMP esta instalado sim. Instalei não só o SNMP como o SNMPD.
    Dentro do /etc/snmp/snmpd.conf tem em uma parte lá o seguinte:
    # sec.name source community
    com2sec paranoid default public
    com2sec readonly default public
    com2sec readwrite default private

    Creio que a comunidade veio como public ou private. Acho que é la onde da o nome da comunidade.

    O problema ainda persiste. digito o comando
    snmpwalk -v 1 -c public 200.98.248.50
    e retorna..
    Timeout: No Response from 200.98.248.50

    Tentei executar o comando snmpwalk localmente também, mas da o mesmo problema.

    O que será que eu to fazendo de errado???

  6. #6

    Padrão

    entra na maquina que está instalado o snmp e executa o comando
    Código :
    snmpwalk -v 1 public localhost

    se funcionar na própria máquina é sinal que existe algum bloqueio de firewall ou, não lembro se tem essa opção, o snmp está escutando só no localhost.

  7. #7

    Padrão

    Luciano, realmente fazendo agora direto do servidor, localmente, funcionou.
    Então dei um stop no firewall iptables e mesmo assim remotamente ainda não foi. Continua dando "Timeout: No Response from ip_do_meu_servidor".
    Eu enchergo normalmente o servidor na rede, dou ping pra ele e responde normal.
    Eu até poderia instalar o MRTG direto no servidor e gerar por lá. Mas não é isso que eu quero. Quero resolver o problema e não dar um jeitinho.

    Caraca.. onde será que estou errandooooooo! hehehe (batendo desespero) hehehe

  8. #8

    Padrão

    se você executar o comando
    Código :
    netstat -apn | grep snmp

    verá que ele está escutando no endereço local 127.0.0.1:161

    é como disse acima e parece que você não leu direito.

    edite o arquivo /etc/defaults/snmpd e retire a parte da linha SNMPDOPTS que faz com que ele escute somente em localhost.

  9. #9

    Padrão

    OK, obrigado.
    Era isso. Funcionou.
    Vivendo e aprendendo!!

    Luciano...
    tem um outro topico sobre HTB. Se não for atrapalhar e poder dar uma forcinha.
    Bom, pra tudo tem uma primeira vez, to apanhando, lendo, pesquisando bastante. Mas também estou aprendendo muito.
    Valeu!
    Última edição por MrJoe; 22-04-2009 às 12:58.

  10. #10

    Padrão

    se postar o link do tópico sobre HTP fica mais fácil.

  11. #11

    Padrão

    O link foi aberto por outra pessoa, aí aproveitei o assunto.
    Segue o link:
    HTB não funciona

    Valeu!!!