+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid Proxy + Mikrotik

    Amigos... Ainda estou lendo o vasto material q encontrei aki sobre o assunto. Mas para nao perder muito meu tempo soh uma pergunta:

    TEm algum problema eu usar meu squid na mesma faixa de ip do da minha rede interna?

    Assim: Eu tenho o mk q recebe dois links adls... um na eth1 e outro na eth3.. e pela eth2 eu ligo em um hub onde estah ligado o debian com squid rodando alem de outras makinas da minha rede...

    coloquei ip 10.0.0.1 no meu mk (eth2) e 10.0.0.254 no debian..

    daih estou fazendo todas as regras de web-proxy.. direcionando pra o squid ...

    tah dando uns erros q ainda estou tratando.. mas para nao dar murro em ponta de faca.. tem algum problema usar dessa forma?

    pq alguns posts sempre usam uma eth especifica para o debian em cross-over.. e eu nao estou fazendo assim.

    grato.

    Eugenio

  2. #2

    Padrão

    coloque uma placa de rede somente para o mk, conversar com o linux crie um outro range de ip, libere esse range no nat e configure o squid e ja era aconselho debian lenny 5

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniomarques Ver Post
    Amigos... Ainda estou lendo o vasto material q encontrei aki sobre o assunto. Mas para nao perder muito meu tempo soh uma pergunta:

    TEm algum problema eu usar meu squid na mesma faixa de ip do da minha rede interna?

    Assim: Eu tenho o mk q recebe dois links adls... um na eth1 e outro na eth3.. e pela eth2 eu ligo em um hub onde estah ligado o debian com squid rodando alem de outras makinas da minha rede...

    coloquei ip 10.0.0.1 no meu mk (eth2) e 10.0.0.254 no debian..

    daih estou fazendo todas as regras de web-proxy.. direcionando pra o squid ...

    tah dando uns erros q ainda estou tratando.. mas para nao dar murro em ponta de faca.. tem algum problema usar dessa forma?

    pq alguns posts sempre usam uma eth especifica para o debian em cross-over.. e eu nao estou fazendo assim.

    grato.

    Eugenio

    eu estou na mesma situaçao q vc, aproveita e fala ai como configurou o mk e o squid para atender toda a rede.... assim ja tenho uma noçao de como reconfigurar meu proxy, q ate o momento tava atendendo apenas 1link (squid paralelo em uma interface) e agora vou ter q fazer um balance de rede entre 2 links de provedores diferentes e como meu mk so tem 2 pci (entrada de link) e 1 rede on bord (saida pra clientes), vou ter q colocar o debian no mesmo switch dos clientes, mas ainda nao sei como ficaria a configuraçao no MK para o direcionamento ao squid pra atender toda a rede, sendo q sao clientes com a mesma faixa de ip, porem separados em grupos: 192.168.1.1 a 64 no link A e 192.168.1.65 a 128 no link B.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por powernetscm Ver Post
    coloque uma placa de rede somente para o mk, conversar com o linux crie um outro range de ip, libere esse range no nat e configure o squid e ja era aconselho debian lenny 5

    Ok.. vou seguir esse passo..

    mas de modo geral o q tenho q fazer eh: mk conversando com o debian num cabo cross... numa faixa de ip fora das dos clientes...

    dae.. eu ativo o webproxy no mk e digo q o parent proxy eh o debian ou nem precisa disso e lah em firewall NAT eu jah faço um direcionamento pra o debian?

    pq me parece q posso fazer o proxy externo tanto ativando o webproxy como posso tb direcionar no NAT para o squid externo.

    muito grato se tirarem apenas essa duvida.

    grato,

    Eugenio
    Última edição por eugeniomarques; 20-04-2009 às 14:10.