Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fazendo uma " Gambiarinha "

    Bom amigos estou com uma duvida sobre uma possivel gambiarra que to querendo fazer so que como eu nao to tempo nenhum de fazer isso queria sabe a opniao de vcs aquii do forum ( pois temo varias pessoas com vasta experiencias nesse forum )

    e o seguinte se eu pegar uma antena aquario mm2425 e revestir ela com papel aluminio serar que ela vai ter algum ganho ou contrario

    sendo que eu quero colocar esse papel aluminio atras da antena

  2. #2

    Padrão

    o sinal que passa pela grade (perdido) para tras vc vai direcionar para frente com mais ganho e menos espectro disperdiçado atras, mas nao deixe de moldar o papel na antena pois o angulo da grande fui projetado estratégicamente


    vai ficar estranho pra quem olha hehe

  3. #3

    Padrão

    Qual a finalidade desta gambiarra?, se você quer melhorar o rendimento da antena em algum enlace aconselho vc utilizar uma de grade, pois usando papel aluminio por detras da antena ela irá funcionar emitindo o seu sinal como uma antena de grade com bem menos rendimento, perdendo a sua caracteristica de ser umnidirecional.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por onnet Ver Post
    Qual a finalidade desta gambiarra?, se você quer melhorar o rendimento da antena em algum enlace aconselho vc utilizar uma de grade, pois usando papel aluminio por detras da antena ela irá funcionar emitindo o seu sinal como uma antena de grade com bem menos rendimento, perdendo a sua caracteristica de ser umnidirecional.

    Me desculpe pela resposta amigo, vc citou o modelo 2425, confundi com a 2415(omni).

  5. #5

    Padrão

    Amigo,

    Gambiarra por gambiarra, pegue o contonete da antena de grade e coloque em uma parabólica de TV, você vai ter um ótimo ganho.

    César.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarkallas Ver Post
    Amigo,

    Gambiarra por gambiarra, pegue o contonete da antena de grade e coloque em uma parabólica de TV, você vai ter um ótimo ganho.

    César.
    Também é uma boa idéia.
    O Magal tempos atrás postou um tópico sobre fazer uma biquad e desmontar o irradiante de uma antena da sky e colocar no lugar a biquad. Os resultados da experiencia foram excepcionais.

    Agora neste que o companheiro quer fazer, pode mesmo dar certo como o Pirigoso falou.
    E se aprovar, é de pressionar a Aquário para rever o tipo de grade que eles usam.
    Pelo que eu sei, a malha da grade precisa ser menor que 1/4 de onda para bloquear o que vem de trás e refletir de volta o que chega pela frente. E aquele tipo de grade que está na antena, como é só num sentido, pode não estar impedindo sinais de trás com tanta eficiência. Precisaria ser uma malha mesmo. Daí o papel alumínio pode ser uma boa.

  7. #7

    Padrão

    o ganho aumenta somente alterando o tamanho da grade e do dipolo...

  8. #8

    Padrão

    dipolo nao xandy , dipolo se alterar muda a frequencia,

    ref ao ganho pegue uma grade 2.4 e pega uma parabola fechada la da geenge e bota do lado

    todo sinal extraviado para tras que chega em torno de 2KM e redirecionado para frente sem falar que numa torre o certo é usar isso em p2p.

  9. #9

    Padrão

    tamanho do dipolo de acordo com o tamanho da parabola.. o alimentador do dipolo continua o mesmo.. o "braço" que precisa aumentar por causa do diametro da parabola..

    entendeu ?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    tamanho do dipolo de acordo com o tamanho da parabola.. o alimentador do dipolo continua o mesmo.. o "braço" que precisa aumentar por causa do diametro da parabola..

    entendeu ?
    Seria realinhar o foco então.

  11. #11

    Padrão

    exatamente o termo correto "realinhar o foco" ... aumentando o braço do dipolo.. :P

  12. #12

    Padrão

    Sem querer sacanear... mas não é melhor comprar uma antena de 27 dbi, 32dbi ?

    Tem tanta gente com dúvida importante, assunto importante, e a gente se matando pra ganhar 3 ou 4 de ganho em uma antena ?

    Abraços

  13. #13

    Padrão

    O legal dessas gambiarras é fazer pela diversão de fazer, comprar pronto não tem graça...

    ... por outro lado, essas gambiarras são boas como experimentos, mas a Tia Ana (-Tel) vai bombar todas que pegar.

  14. #14

    Padrão

    Não é por dinheiro, concordo que gambiarra com intuito de aprendizado é extraordináriio, compensa fazer sim, pra algo fixo e profissional dai compensa comprar algo feito.

    Sds,

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarkallas Ver Post
    Não é por dinheiro, concordo que gambiarra com intuito de aprendizado é extraordináriio, compensa fazer sim, pra algo fixo e profissional dai compensa comprar algo feito.

    Sds,
    Sendo assim, retiro minhas palavras ! Está completamento certo !

    Abraços !

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Sendo assim, retiro minhas palavras ! Está completamento certo !

    Abraços !
    É Alam, tem coisas na legislação que fica dificil de entender.
    Por ex, como radioamador eu preciso usar equipamentos homologados também, mas no caso das antenas eu posso fazer antenas caseiras e ninguém vai me incomodar. E olha que temos opção de ir até a 1kw em classe A e B. Só a classe C está limitada a 100W.
    Certo que estas potências são em frequencias mais baixas. Mas podemos fazer todo tipo de experiencia e gambiarra que ninguém incomoda. E fazemos a volta ao muindo, inundando praticamente toda a terra com a nossa frequencia. Um sujeito em 20m e SSB pode ser escutado em qualquer lugar do mundo. E ninguém vem incomodar com homologação de antenas. Podemos espichar dois pedaços de fios cortados para a frequencia escolhida e levantar. Já está pronta nossa gambiarra. Homologação mesmo, só para antenas industrializadas.

    Já no wireless não passamos do morro logo a frente e assim mesmo a legislação é severa.
    Para muitos, o ato de fazer uma antena e testar, é mais um ato de realização pessoal.

    Fazer o que né. Vou olhar pelo lado bom. Pelo menos o serviço fica teoricamente mais organizado.
    Porque na prática não é bem assim. Os clandestinos continuam aí a complicar.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É Alam, tem coisas na legislação que fica dificil de entender.
    Por ex, como radioamador eu preciso usar equipamentos homologados também, mas no caso das antenas eu posso fazer antenas caseiras e ninguém vai me incomodar. E olha que temos opção de ir até a 1kw em classe A e B. Só a classe C está limitada a 100W.
    Certo que estas potências são em frequencias mais baixas. Mas podemos fazer todo tipo de experiencia e gambiarra que ninguém incomoda. E fazemos a volta ao muindo, inundando praticamente toda a terra com a nossa frequencia. Um sujeito em 20m e SSB pode ser escutado em qualquer lugar do mundo. E ninguém vem incomodar com homologação de antenas. Podemos espichar dois pedaços de fios cortados para a frequencia escolhida e levantar. Já está pronta nossa gambiarra. Homologação mesmo, só para antenas industrializadas.

    Já no wireless não passamos do morro logo a frente e assim mesmo a legislação é severa.
    Para muitos, o ato de fazer uma antena e testar, é mais um ato de realização pessoal.

    Fazer o que né. Vou olhar pelo lado bom. Pelo menos o serviço fica teoricamente mais organizado.
    Porque na prática não é bem assim. Os clandestinos continuam aí a complicar.
    Radio Amador gera receita? isso responde tudo

  18. #18

    Padrão

    da uma olhada nesta antena 2,4 fechada, se alguem conhece o fabricante ou sabe se é boa passe informações.Esse provedor só atende condominios verticais em campinas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fotos Diversas 041.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	584,4 KB
ID:      	4024  

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Radio Amador gera receita? isso responde tudo
    Esse era outro ponto que eu ia comentar e acabei esquecendo.
    Nossa área é considerada comercial.
    Logicamente o serviço de radioamador tem também algumas regulamentações que precisam ser obedecidas.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Sem querer sacanear... mas não é melhor comprar uma antena de 27 dbi, 32dbi ?

    Tem tanta gente com dúvida importante, assunto importante, e a gente se matando pra ganhar 3 ou 4 de ganho em uma antena ?

    Abraços
    Não concordo! Acho isso super, hiper, mega interressante pois nos traz idéias para aperfeiçoar os equipamentos que usamos em nosso provedores, dando sugestões aos fabricantes de como conseguimos ganhar, perder, criar e etc... coisas (rs,rs) em seus produtos. Teria que começarmos com uma gambiarra para poder tornar o produto em algo mais para frente profissional!