+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre projetos futuros - o que fazer!?

    Ola Galera Under,

    A uns 7 messes atras, comprei um pequeno provedor de um amigo.
    Porem, apesar de ter acabado de terminar a faculdade de Seg. em Redes de Computadores, possuia praticamente nenhuma experiencia em redes (pois nunca havia trabalhado na area, e tive pouco contato com informatica); Logo, tive que aprender tudo na marra (Circuitos, Balanceamento, Servidor, wireless, etc).
    Hoje, gerencio sozinho o pouco mais de 200 clientes q possuo.
    Estrutura basica em anexo.

    No Servidor, tenho as seguintes funcoes:
    Compartilhamento conexao
    Firewall
    Proxy
    Web Cache
    controle de banda
    controle de acesso (IPxMAC, so libera quem tem os 2)
    Servidor DHCPxMAC
    SSH

    Os equipamentos wireless que uso sao da marca aprouterWAP354 em wds, WPA e com controle de acesso.
    em cada edificio possuo um servidor (motivos: desafogar o trafego wireless no aprouter, ja que: dhcp/controle de banda/controle de acesso é feito localmente, alem de possui outro webcache no local)

    A estrutura que estou usando atualmente, esta funcionando perfeitamente.
    Mas estou pensando em expandir, comecar a atender clientes residenciais (casas).

    pensei em usar o que a maioria usa, MK.
    porem, o unico que tive a oportunidade de ver funcionando (apesar de pouco tempo, 1 hora apenas), nao curti nao...
    ja que era um radio com mk (o gerenciamento banda, etc e tal) era feito atraves dele...
    e sei la.. nao curto isso
    pretendo montar algo como:
    ap faz a funcao de ap (wireless) apenas
    e o servidor a funcao de gerenciamento (banda, cache, acesso, firewall, etc)!

    entao, o que vcs me recomendam para tal?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Estrutura Basica Rede.JPG
Visualizações:	245
Tamanho: 	83,2 KB
ID:      	4036  
    Última edição por AndrioPJ; 19-04-2009 às 00:09.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, o mikrotik é muito eficiente no controle de banda é possui várias politicas para isso: pcq, red, sfq, bifo, pifo e é por isso que a maioria o utiliza no controle, além do mais a banda sendo cntrolada no ap evita problemas como latência momentanea no seu ponto a ponto, alguns tipos de ataques por virus ao servidor principal e ainda possui ferramentas de encripatação da rede (wep, wpa etc.) que juntamente com hotspot ou ppoe poderá integrar seu servidor principal via radius garantindo manhor seguranbça ao seu sistema. A maioria prefere utilizar servidor proxy (cache) serparado do mk seja como gateway das torres ou proxy paralelo com vários exemplos postados aqui no forum. De qualquer forma o mikrotik lhe permite integração eficiente com vários sistemas de gerenciamento, possui excelente sistema de controle de banda e gerenciamento de redes wireless, políticas de firewall acessíveis e fáceis de configurar, roteamento eficaz, e várias outras funcoes;


    Quando se trata de clientes residencias e que seu sinal vai ter uma abragência maior, uma rede wireless apresentar certas complicações com poluição de espectro, usando o mikrotik você uma maneira mais eficaz de realizar rapidamente mudanças na configuração a fim de contornar os problemas;

    Um bom equipamento é uma routebord 433ah com cartões (xr2, xr5, r52, cm9) e lembrando que em wireless outdoor muitas vezes mais é menos, ou seja, é melhor utilizar baixa potência e deixar o ganho por conta das antenas.

  3. #3

    Padrão

    ate entao, somente atendia clientes edificios...
    wireless somente para fechar os enlaces, faco com os aprouter 5.8.
    mas, vou passar a atender clientes residenciais (casas).
    e estou atras de alguma solucao, algum sistema ou equipamento que faca o mesmo servico que meu servidor esta fazendo...
    ou usar as que atualmente ja trabalho?

    vi que o mk da para instalar em pc...
    tbm vi que tem ums routerboards que fazem o mesmo esquema.
    porem, qual a diferenca entre os dois? mk-pc e routerboard?

    pretendo montar celulas pequenas de no maximo 1,5km
    nao curto esse lance de cartoes, pretendo colocar radios mesmo, mas quais sao bons?

    que solucao me indicao?
    Última edição por AndrioPJ; 19-04-2009 às 11:03.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    ate entao, somente atendia clientes edificios...
    wireless somente para fechar os enlaces, faco com os aprouter 5.8.
    mas, vou passar a atender clientes residenciais (casas).
    e estou atras de alguma solucao, algum sistema ou equipamento que faca o mesmo servico que meu servidor esta fazendo...
    ou usar as que atualmente ja trabalho?

    vi que o mk da para instalar em pc...
    tbm vi que tem ums routerboards que fazem o mesmo esquema.
    porem, qual a diferenca entre os dois? mk-pc e routerboard?

    pretendo montar celulas pequenas de no maximo 1,5km
    nao curto esse lance de cartoes, pretendo colocar radios mesmo, mas quais sao bons?

    que solucao me indicao?

    Amigo,


    O que posso te falar é que a maioria de nós começamos com radinhos mesmo, e todo mundo acabou trocando por cartão, as vantangens são inúmeras, e tenho certeza que com o tempo vc também vai acabar se optando por eles. Pensa que agente que começou com ap tava disposto a trocar? Resistimos até descobrir que não valia a pena a teimosia!

    Vc conhece algun radinho que te dá informações do trafégo em tempo rela, nível de sinal em tempo real, log de conexão e desconexão e problemas relativos como "dealt" em tempo real; isolamento entre clientes, controle de ack, beacom, parametros de ruído e outros em tempo real?

    Mikrotik com cartões mini-pci, faz tudo isso e muito mais;

    Você poderia pensar que o preço fosse desvantagem, mas te falo sai mais barato que passar por dores de cabeça depois;

    Ouça: Muita coisa agente aprende estudando, outras agente aprende apanhando, mas o melhor mesmo é seguir o conselho de quem já passou por tudo. Não reivente a roda! Agora fique avontade para aperfeicoa-la

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,


    O que posso te falar é que a maioria de nós começamos com radinhos mesmo, e todo mundo acabou trocando por cartão, as vantangens são inúmeras, e tenho certeza que com o tempo vc também vai acabar se optando por eles. Pensa que agente que começou com ap tava disposto a trocar? Resistimos até descobrir que não valia a pena a teimosia!

    Vc conhece algun radinho que te dá informações do trafégo em tempo rela, nível de sinal em tempo real, log de conexão e desconexão e problemas relativos como "dealt" em tempo real; isolamento entre clientes, controle de ack, beacom, parametros de ruído e outros em tempo real?

    Mikrotik com cartões mini-pci, faz tudo isso e muito mais;

    Você poderia pensar que o preço fosse desvantagem, mas te falo sai mais barato que passar por dores de cabeça depois;

    Ouça: Muita coisa agente aprende estudando, outras agente aprende apanhando, mas o melhor mesmo é seguir o conselho de quem já passou por tudo. Não reivente a roda! Agora fique avontade para aperfeicoa-la
    o Ap router faz isso!

  6. #6

    Padrão

    Todo rádio que eu usei faz isso.

    Acho muito melhor usar um rádio de qualidade como um 2611 Deluxe, 2511, SWL-3300, WAP354 do que RB e cartões.

  7. #7

    Padrão

    Amigo JHONNE

    Usando uma solução mikrotik conforme você disse abaixo
    Um bom equipamento é uma routebord 433ah com cartões (xr2, xr5, r52, cm9)
    É possivel ficar qts clientes com em um painel setorias de 17 dbi em 2.4ghz?

    E em 5.8 ghz, quantos clientes é possivel e qual radio que teria que usar no cliente?

    Estou vendo no forum o pessoal falar muito do Nano, mais como cliente, poucos como ap.

    Obrigado, sou novo no forum e nunca usei o mikrotik e estou querendo ver a possibilidade de criar um provedor em uma cidade vizinha a minha. Lembrando que a cidade tem no max. 3km² so que tem alguma areas altas e baixas e possui somente 1 provedor nesta cidade de +25mil habt.
    Preciso de qualidade por que(nem que precisa gastar mais no inicio), para ser concorrente desta empresa eu preciso ter um diferencial que é qualidade e o desempenho.

    Abraços
    Última edição por Xexel; 19-04-2009 às 14:11. Razão: complementar a pergunta

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xexel Ver Post
    Amigo JHONNE

    Usando uma solução mikrotik conforme você disse abaixo

    É possivel ficar qts clientes com em um painel setorias de 17 dbi em 2.4ghz?

    E em 5.8 ghz, quantos clientes é possivel e qual radio que teria que usar no cliente?

    Estou vendo no forum o pessoal falar muito do Nano, mais como cliente, poucos como ap.

    Obrigado, sou novo no forum e nunca usei o mikrotik e estou querendo ver a possibilidade de criar um provedor em uma cidade vizinha a minha. Lembrando que a cidade tem no max. 3km² so que tem alguma areas altas e baixas e possui somente 1 provedor nesta cidade de +25mil habt.
    Preciso de qualidade por que(nem que precisa gastar mais no inicio), para ser concorrente desta empresa eu preciso ter um diferencial que é qualidade e o desempenho.

    Abraços


    O protocolo 802.11b foi criado com objetivo de conectar 32 clientes simultaneamente, na realidade se consegue colocar mais que isso e é normal vc encontrar cartões com 50 clientes conectados, no entanto isso sacrifica o throughput (quantidade de trafégo que pode passar pelo cartão);

    Quanto a antena, 17 dbi é uma boa antena para ser um usada onde a cidade é plana e a torre baixa, para topografia mais irregular deve se utilizar uma antena de menor ganho para que se tenha um grau maior de cobertura na vertical;


    o protocolo 802.11a (5,8) foi criado para conectar 64 clientes simultaneamente, e por outros fatores como tipo de modulação e não sobrepesosição de canais, se consegue um desempenho superior, na prática 5,8 tem maior throughput e menor latência;

    Os nanostations são excelentes tanto em 2,4 quanto em 5,8;

  9. #9

    Padrão

    3 radios que vc citou usam cartoes internos, de 70 a 200mw. Nao tem como comparar nehnum deles ao MK com cartoes, os recursos sao infimos. Ate 10 ,15 clientes qq radinho suporta. Troca de parametros e feita de maneira rapida quase imperceptivel, imagina ter que esperar 2 minutos para o aprouter reiniciar a cada ves que vc adiciona alguem na lista ou troca algum parametro.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    3 radios que vc citou usam cartoes internos, de 70 a 200mw. Nao tem como comparar nehnum deles ao MK com cartoes, os recursos sao infimos. Ate 10 ,15 clientes qq radinho suporta. Troca de parametros e feita de maneira rapida quase imperceptivel, imagina ter que esperar 2 minutos para o aprouter reiniciar a cada ves que vc adiciona alguem na lista ou troca algum parametro.
    adicionar alguem na lista? como assim??
    nao farei nenhum controle atraves dos radios, nao curto isso
    na minha opiniao, fazer o controle atraves deles, diminui a potencia do radio, da mais latencia...

    pretendo fazer o controle atraves dos servidores.
    os radios apenas farao o trabalho deles... access point.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    adicionar alguem na lista? como assim??
    nao farei nenhum controle atraves dos radios, nao curto isso
    na minha opiniao, fazer o controle atraves deles, diminui a potencia do radio, da mais latencia...

    pretendo fazer o controle atraves dos servidores.
    os radios apenas farao o trabalho deles... access point.


    Bem amigo, se prefere rádios, use radios, aprenda da forma mais inapropriada, "quebrando a cara", um dia vc sede ao óbvio.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Bem amigo, se prefere rádios, use radios, aprenda da forma mais inapropriada, "quebrando a cara", um dia vc sede ao óbvio.
    amigo
    pretendo fazer pequenas celulas
    nada de 60-70-100 clientes por radio nao...
    pretendo no maximo 20-30clientes (isso vai dar 10-15 simultaneamente).

    atualmente, uso os aprouter wap354 somente para interligar os edificios (antena zirok).

    os aprouter wr254, pouco utilizei... nao sei se seria bom para a aplicacao que pretendo montar (atender clientes residenciais - casas).

    Entao, em resumo, possuo as seguintes duvidas:
    1>o controle, pretendo fazer por algum outro sistema... isso que tou pedindo uma ajuda!
    para fazer esse gerenciamento (dhcp, controle de usuarios, controle de banda, cache web, firewal, etc), qual sistema ou equipamento seria bom? (sem ser wireless).

    e no caso de radio e antena?

    2>esse equipamento aprouter atenderia bem? ou qual seria melhor? (sem ser cartao!)
    3>e antena? tava pensando em usar Painel Setorial 60° da Aquario... porem tou com o pé atras... qual seria melhor!?

  13. #13

    Padrão

    Amigo continue com radinhos que e o que vc "CURTE" entao.

  14. #14

    Padrão

    rs...rs...

    vi que o mk faz as mesmas coisas que eu faco no servidor
    porem, como nunca cheguei a estudar ele profundamente, nao sei mto dele...
    gostaria de saber:
    o mk da pra instalar em um computador qualquer?
    ou seria melhor ele em equipamento?
    ou... existe algum outro sistema que faz o gerenciamento melhor ou = ao mk?

    pois ai penso em usar ele, e deixar os radios em bridge = como estou usando atualmente com os 5.8 aprouter