Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK para controlar banda do cliente para VoIP

    Boa noite galera, alguem do forum usa o MK para controlar banda do cliente que usa voip??

    estou estudando MK para esta finalidade, gostaria da opnião de vcs???

    se tiver alguem que usa manda algumas ideias para mim testar aqui para ver como ficaria

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Fala Galera, tranquilo fiz a seguinte queue

    queues>queue list + >General>Name=rede_local>Max Limit 256k/1M (IP da rede 192.168.200.1/24)
    queues>queue list + >General>Name=queue_voip>Max Limit 256k/512k (IP VoIP 10.10.100.1/29)

    e testei fazendo um download na rede local e no voip fiquei olhando a latencia, ficou normal, uns 109ms, na verdade o ideal é 80ms mais a net da brt é foda hehe

    com download na rede local fiz uma ligação no voip, a conversa ficou boa, sem perda ou melhor corte da voz...

    usei um ata da linksys pap2

    um controle de banda Qos seria mais ou menos isso???

    Obrigado, espero que alguem me ajude ai!!!

    Bom feriado a todos!!

  3. #3

    Padrão

    Caro,

    você usa ADSL? Se usar está conseguindo fazer milagres, pois no turbo a latência é alta mesmo, principalmente se estiver vendendo banda larga. Agora link dedicado a latência deveria ficar entre 30ms e 60ms (máximo) pingando para fora da rede.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Caro,

    você usa ADSL? Se usar está conseguindo fazer milagres, pois no turbo a latência é alta mesmo, principalmente se estiver vendendo banda larga. Agora link dedicado a latência deveria ficar entre 30ms e 60ms (máximo) pingando para fora da rede.
    Opa e ai Marcelo, sim uso adsl, mais não vendo banda larga, estou estudando um jeito de vender voip para pequenas empresa sem interferir no desepenho do voip, pois se deixar a net com voip e as maquina juntas da problema tendeu


    Obrigado!
    Última edição por leonardojrj; 21-04-2009 às 16:16.

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Para fazer o que vc precisa é necessario criar um Qos. E ai sim, os serviços teriam alem de banda reservada, tambem prioridades.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Para fazer o que vc precisa é necessario criar um Qos. E ai sim, os serviços teriam alem de banda reservada, tambem prioridades.

    interhome, então na colocação que citei não ta correto???
    Citação Postado originalmente por leonardojrj Ver Post
    Fala Galera, tranquilo fiz a seguinte queue

    queues>queue list + >General>Name=rede_local>Max Limit 256k/1M (IP da rede 192.168.200.1/24)
    queues>queue list + >General>Name=queue_voip>Max Limit 256k/512k (IP VoIP 10.10.100.1/29)
    coloca um exemplo Qos para mim analisar???

    pois o voip usa upload e neste caso ele não tem prioridades de pacotes, por isso que da problema em uma rede que não tem este tipo de controle certo!

    pelo teste que fiz, na configuração do queue citado logo a cima, parentemente não alterou a latencia do voip, agora gostaria de saber se esta configuração esta certo mesmo, ou se tem outra maneira de melhorar ou fazer um Qos perfeito!

    uma coisa que percebi a net ficou lenta para navegar(na rede local), não se se é pq eu to acostumado navegar sempre em 2MB.

    Obrigado!
    Última edição por leonardojrj; 21-04-2009 às 17:22.

  7. #7

    Post

    Cara voce pode tambem dar um Mark Connection e um Mark Packet (Parecido com a regra de limitar o P2P) com a porta e o protocolo (Geralmente é UDP) utilizada pelo voip e assim voce vai no Queue Tree e dar uma limitada só no pacote Voip, É mais facil.

    Mas é bom tambem voce criar um QoS. do jeito que voce pois ai é claro que ia deixar a sua navegação lenta voce limitou a faixa de rede inteira para tudo !

    Fica aqui a minha Opinião

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magrock Ver Post
    Cara voce pode tambem dar um Mark Connection e um Mark Packet (Parecido com a regra de limitar o P2P) com a porta e o protocolo (Geralmente é UDP) utilizada pelo voip e assim voce vai no Queue Tree e dar uma limitada só no pacote Voip, É mais facil.

    Mas é bom tambem voce criar um QoS. do jeito que voce pois ai é claro que ia deixar a sua navegação lenta voce limitou a faixa de rede inteira para tudo !

    Fica aqui a minha Opinião
    blz Magrok, não entendo muito de MK, estou iniciando agora hehe, pelo que entendi o Mark connection e Mark packet é para dar prioridade ao pacote do voip?? que no caso é UDP??

    é isso
    como ficaria isso, quando alguem usa-se o voip daria esta prioridade?? para os pacotes UDP??

    tem algum deixo de deixar livre a rede e só controlar quando o voip é usado?? existe esta possibilidade? em Qos??

    que puder esclarecer melhor sobre Mark connection e Mark packet!!

    Obrigado!!!

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardojrj Ver Post
    blz Magrok, não entendo muito de MK, estou iniciando agora hehe, pelo que entendi o Mark connection e Mark packet é para dar prioridade ao pacote do voip?? que no caso é UDP??

    é isso
    como ficaria isso, quando alguem usa-se o voip daria esta prioridade?? para os pacotes UDP??

    tem algum deixo de deixar livre a rede e só controlar quando o voip é usado?? existe esta possibilidade? em Qos??

    que puder esclarecer melhor sobre Mark connection e Mark packet!!

    Obrigado!!!
    mark-connection - apenas o primeiro pacote.

    mark-packet - marca um fluxo (todos os pacotes).

    mark-routing - marca pacotes para políticas de roteamento.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    mark-connection - apenas o primeiro pacote.

    mark-packet - marca um fluxo (todos os pacotes).

    mark-routing - marca pacotes para políticas de roteamento.
    interhome, aqui no forum tem alguma coisa sobre este mark..com mais detalhes???

    se tiver me indica ai que vou analizar, como vou adotar para o voip blz

    Obrigadão por enquanto!!

    abraço!

  11. #11

    Arrow

    Vou te dar um pequeno exemplo para essa limitação:

    Seguinte.

    IP >> FIREWALL >> MANGLE

    ;;; VOIP
    chain=prerouting protocol=udp dst-port=5040-5060 action=mark-connection
    new-connection-mark=Voip passthrough=yes

    chain=prerouting connection-mark=Voip action=mark-packet
    new-packet-mark=Voip passthrough=yes


    Desse modo toda Conexão que tenha o protocolo UDP para as portas de 5040 até 5060 ele vai marcar a Conexão como Voip (Ele dá tipo uma carimbada no cabeçalho do 1º pacote recem chegado dando uma marca nele, por isso é Mark-Connection), a regra de baixo faz com que todos os Pacotes marcados como Voip Sejam Marcados tambem.

    Me corrijam se eu estiver errado !!

    depois vá em

    QUEUES >> QUEUE TREE

    name="Controle Voip" parent=global-total packet-mark=Voip limit-at=1000000
    queue=default priority=8 max-limit=2000000 burst-limit=0

    Na regra acima voce jah está limitando os Pacotes marcados como Voip com um limite para 1Mega,
    o Parent, Priority, e o Queue Type eu jah não sei bem o que é então não posso te afirmar nada, mas eu utilizo essa regra de queue tree para p2p
    (Não com essas regras é claro !!) e para limitar o Skype e funciona legal cara, como voce pode ver, ele limitou a velocidade somente aquela faixa de portas.

    Espero ter ajudado !

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magrock Ver Post
    Vou te dar um pequeno exemplo para essa limitação:

    Seguinte.

    IP >> FIREWALL >> MANGLE

    ;;; VOIP
    chain=prerouting protocol=udp dst-port=5040-5060 action=mark-connection
    new-connection-mark=Voip passthrough=yes

    chain=prerouting connection-mark=Voip action=mark-packet
    new-packet-mark=Voip passthrough=yes

    Desse modo toda Conexão que tenha o protocolo UDP para as portas de 5040 até 5060 ele vai marcar a Conexão como Voip (Ele dá tipo uma carimbada no cabeçalho do 1º pacote recem chegado dando uma marca nele, por isso é Mark-Connection), a regra de baixo faz com que todos os Pacotes marcados como Voip Sejam Marcados tambem.

    Me corrijam se eu estiver errado !!

    depois vá em

    QUEUES >> QUEUE TREE

    name="Controle Voip" parent=global-total packet-mark=Voip limit-at=1000000
    queue=default priority=8 max-limit=2000000 burst-limit=0

    Na regra acima voce jah está limitando os Pacotes marcados como Voip com um limite para 1Mega,
    o Parent, Priority, e o Queue Type eu jah não sei bem o que é então não posso te afirmar nada, mas eu utilizo essa regra de queue tree para p2p
    (Não com essas regras é claro !!) e para limitar o Skype e funciona legal cara, como voce pode ver, ele limitou a velocidade somente aquela faixa de portas.

    Espero ter ajudado !
    Bom dia Magrock, legal gostei da regra, vou testar a noite, mais na verdade, não quero limitar o voip e sim da prioridade a ele quando esta sendo usado, para não interferir na qualidade, será que esta regra faz isso, bem vou testar aqui depois!

    vou testa-lo e coloco resultado aqui...
    Obrigado

  13. #13

    Arrow

    Citação Postado originalmente por leonardojrj Ver Post
    Bom dia Magrock, legal gostei da regra, vou testar a noite, mais na verdade, não quero limitar o voip e sim da prioridade a ele quando esta sendo usado, para não interferir na qualidade, será que esta regra faz isso, bem vou testar aqui depois!

    vou testa-lo e coloco resultado aqui...
    Obrigado
    Então, o queue tree faz isso, dá a prioridade ao pacote marcado, mas eu ainda to no processo de aprendizagem sobre QoS. mas assim que eu tiver noção de mais alguma coisa eu te passo as informções. OK

    Att.

  14. #14
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magrock Ver Post
    Então, o queue tree faz isso, dá a prioridade ao pacote marcado, mas eu ainda to no processo de aprendizagem sobre QoS. mas assim que eu tiver noção de mais alguma coisa eu te passo as informções. OK

    Att.
    A ideia é essa. Vc marca o pacote e depois coloca o "carimbo". No queue-tree no campo prioridade, quanto menor o numero maior a prioridade.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    A ideia é essa. Vc marca o pacote e depois coloca o "carimbo". No queue-tree no campo prioridade, quanto menor o numero maior a prioridade.
    interhome, eu li em outro topico que 8 é o menor numero de prioridade é isso mesmo??

    exemplo 6 é maior que 8.

    Obrigado

    vou testar esta regra hoje, vou brincar nesta madrugada hehe

    Bom fim de semana a atodos!!

  16. #16

    Talking

    Eu to sonhando com regras de firewall e QoS direto, e que o mikrotik é um PC-AP Gigante e tá dominando o mundo, estudando direto isso que dá, minha mãe sempre falava "Meu filho estuda" agora eu tenho que virar a noite estudando o mikrotik, e vi que o que eu aprendi está tendo resultados.

    Valeu galera bom fim de semana a todos !!

  17. #17

    Padrão

    hehehe, pois é magrock, é assim mesmo risos, testei esta sua regra agora, coloquei um download para fazer aqui, na maquina que esta com ip diferente do ata, e subiu a latencia do voip, só não deu para testar fazendo uma ligação para ver se vai corta a ligação tendeu, amanha vou testar isso e ver se vai funfar mesmo...

    falow bom fim de semana para vc tb

  18. #18

    Arrow

    Citação Postado originalmente por leonardojrj Ver Post
    hehehe, pois é magrock, é assim mesmo risos, testei esta sua regra agora, coloquei um download para fazer aqui, na maquina que esta com ip diferente do ata, e subiu a latencia do voip, só não deu para testar fazendo uma ligação para ver se vai corta a ligação tendeu, amanha vou testar isso e ver se vai funfar mesmo...

    falow bom fim de semana para vc tb

    Como é dito aqui no RJ:

    Já é !!

    Att.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magrock Ver Post
    Vou te dar um pequeno exemplo para essa limitação:

    Seguinte.

    IP >> FIREWALL >> MANGLE

    ;;; VOIP
    chain=prerouting protocol=udp dst-port=5040-5060 action=mark-connection
    new-connection-mark=Voip passthrough=yes

    chain=prerouting connection-mark=Voip action=mark-packet
    new-packet-mark=Voip passthrough=yes

    Desse modo toda Conexão que tenha o protocolo UDP para as portas de 5040 até 5060 ele vai marcar a Conexão como Voip (Ele dá tipo uma carimbada no cabeçalho do 1º pacote recem chegado dando uma marca nele, por isso é Mark-Connection), a regra de baixo faz com que todos os Pacotes marcados como Voip Sejam Marcados tambem.

    Me corrijam se eu estiver errado !!

    depois vá em

    QUEUES >> QUEUE TREE

    name="Controle Voip" parent=global-total packet-mark=Voip limit-at=1000000
    queue=default priority=8 max-limit=2000000 burst-limit=0

    Na regra acima voce jah está limitando os Pacotes marcados como Voip com um limite para 1Mega,
    o Parent, Priority, e o Queue Type eu jah não sei bem o que é então não posso te afirmar nada, mas eu utilizo essa regra de queue tree para p2p
    (Não com essas regras é claro !!) e para limitar o Skype e funciona legal cara, como voce pode ver, ele limitou a velocidade somente aquela faixa de portas.

    Espero ter ajudado !
    Magock não precisa definir a interface da rede?? neste exemplo quew vc me passou??
    ou mesmo o IP do ata que esta o voip??

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardojrj Ver Post
    Magock não precisa definir a interface da rede?? neste exemplo quew vc me passou??
    ou mesmo o IP do ata que esta o voip??

    amigo quando você for fazer a marcação para voip vocêc só precisa marcar as portas mesmo nao precisar colocar nenhum ip, vc usando as portas 5060-5061 em UDP o sistema vai entender que estes pacotes sao de VoIP
    Última edição por edielsonps; 25-04-2009 às 22:58.