Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567
+ Responder ao Tópico



  1. #121

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    então voltamos ao inicio dessa discução, da pra casar a impedancia da antena de 50 omis com um cabo 75 omis com um correto tamanho de cabo ou com um stub?
    Eu acho que sim.
    No meio radioamadoristico também existe esta discussão. Há os que concordam e os que não concordam. Tem gente que condena uso de acoplador de antenas. Mas como citei antes, se não fosse possível, porque a Kenwood, um dos maiores fabricantes de transmissores da área, iria fazer se não funcionasse?
    Aí é que entra o Gilvan.

  2. #122

    Padrão

    gente antes de tentar cazar a impedancia... vcs ja usaram tamanhos aleatorios e viram as perdas? não compensa.... em 2.4GHz e qdo se travalha com alguns miliwatts, e, não compensa so o ganho do 75OHM e o preço do cabo que é menor... já ta muito bom, vc ja ganhou uma media de 2,8db no cabo, e quase 20% de economia no preço do cabo, um acoplamento pra melhorar 0,5db ou 1db... confere os calculos,,, com tamanhos aleatorios,, as perdas são pequenas

  3. #123

    Padrão

    O achismo que falei referia-se a mim , pois dei algumas informações mas com fórmula é melhor.

  4. #124

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandofer Ver Post
    gente antes de tentar cazar a impedancia... vcs ja usaram tamanhos aleatorios e viram as perdas? não compensa.... em 2.4GHz e qdo se travalha com alguns miliwatts, e, não compensa so o ganho do 75OHM e o preço do cabo que é menor... já ta muito bom, vc ja ganhou uma media de 2,8db no cabo, e quase 20% de economia no preço do cabo, um acoplamento pra melhorar 0,5db ou 1db... confere os calculos,,, com tamanhos aleatorios,, as perdas são pequenas
    ok nandofer (fernando), xará, nossa implicancia é com a ROE, que pode trazer prejuizos maiores a longo prazo, tipo sei la, enfraquecimento da rf da placa pci ou dos radinhos, ou até a queima... saca?

  5. #125

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    ok nandofer (fernando), xará, nossa implicancia é com a ROE, que pode trazer prejuizos maiores a longo prazo, tipo sei la, enfraquecimento da rf da placa pci ou dos radinhos, ou até a queima... saca?

    OK, entendo sim. Sobre isso o que posso falar é que tenho uma cliente com 75OHM e o kit dela tem 1,5 anos. Mas podemos usar aki simulações onde a ROE poderia ser muito alta.

    Por exemplo podemos começar a simular os calculos cortando o multiplo de 5.125cm em pedaços de 1cm ou seja vamos simular 5 tamanhos diferentes cada 1 com 1 cm a mais que o outro e ver a maior perda em ROE possivel em 2.4GHz, e avaliar se poderia ser capaz de danificar os semicondutores.

    Vamos lá xara... pega la no qsl.net a formula e vamos colocar 75OHM e pegar 5 exemplos... ai sim o topico vai crescer mais ainda em conhecimento.

  6. #126

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abelardo Ver Post
    O achismo que falei referia-se a mim , pois dei algumas informações mas com fórmula é melhor.
    Galera, eu não tava trazendo pras formulas até vcs começarem a concordar com a ideia inicial estava correta. Agora sim, já que estamos começando a ver uma mesma luz, um ponto comum... acho que tem pelo menos uns 3 aqui agora que estão alinhando as ideias com as minhas... pelo menos ta me parecendo... o negocio é que já verifiquei tudo... e vou deixar vcs começarem a analizar... no caso quando encontrarem realmente uma variavel que está contrariando a analise que fiz inicialmente ai vou entrar de forma mais especifica... mas está apoiado o uso das formulas pra provar que esta correta a ideia proposta pelo topico, ou até mesmo se alguem conseguir mostrar alguma outra variavel que não está sendo observada que inviabiliza o uso dos cabos 75OHMs.

    Galera, estou numa correria e deixo com vcs... montarem a simulação dos 5 tamanhos de cabos e qualquer outra formula que se aplica para a analise do assunto. Desde já agradeço a quem entrar de forma mais especifica no assunto, para que possamos fechar num ponto comum.

  7. #127

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandofer Ver Post
    gente antes de tentar cazar a impedancia... vcs ja usaram tamanhos aleatorios e viram as perdas? não compensa.... em 2.4GHz e qdo se travalha com alguns miliwatts, e, não compensa so o ganho do 75OHM e o preço do cabo que é menor... já ta muito bom, vc ja ganhou uma media de 2,8db no cabo, e quase 20% de economia no preço do cabo, um acoplamento pra melhorar 0,5db ou 1db... confere os calculos,,, com tamanhos aleatorios,, as perdas são pequenas
    Cara, não tinha olhado por este ângulo.

    Se tu já testou e deu resultado, é porque deve ser mesmo.
    Como não dispomos de equipamentos sofisticados para análise, te pergunto:
    Tu chegou a fazer alguma medição usando o netstumbler para ver o resultado final com os dois tipos de cabo? ESte seria um mínimo exigido de testes.

    Te digo uma coisa. Se ísto que tu está postando for realmente assim, apesar de não ir contra o que o Gilvan ensina, vai diminuir muito a necessidade de fazer ajustes que as vêzes são complicados, como subir em cima de telhado e ficar acertando stub.
    Só para confirmar: qual é mesmo o cabo que tu usou? Posta a referencia dele novamente,marca, modelo, etc. pois o tópico já cresceu muito.

  8. #128

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Cara, não tinha olhado por este ângulo.
    .
    Confesso que nao usei o Stumble... a ultima vez foi qdo estava testando umas antenas caseiras que eu mesmo fiz, mas para os cabos nao usei. Bom usei o valor em dB na recepção do sinal do cliente em dB, das placas atheros, ralink, e em % nas Realtek. Verifiquei tb os frames repetidos, tipo TX erros, TX retry, RX etc, avaliei o nivel de sinal dentro do mikrotik e comparei os que estavam mais ou menos na mesma distancia entre os 50ohm e 75ohm, o CCQ aki no mikrotik pra esses clientes e o SNR no mikrotik para esses clientes. Mas confesso que nao usei o netstumble. Mas deu diferença em dB tanto no TX quanto no RX dos clientes com 75OHM, e nao medi cabo nenhum antes de montar os clientes.

  9. #129

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Só para confirmar: qual é mesmo o cabo que tu usou? Posta a referencia dele novamente,marca, modelo, etc. pois o tópico já cresceu muito.

    O cabo que estou usando é o SERIE6 de blindagem tripla. que esta no comparativo que montei.

    A marca é Amphenol... mas a marca nao vai fazer diferença;;; pode testar com qualquer um de 75ohm que tenha a atenuação semelhante a este que usei que vc vai chegar em resultados semelhantes... de preferencia com boa blindagem. e te garanto melhoria sobre o RGC-58 de qualquer marca.

    Aqui encontrei esse cabo a R$1,00 o metro no Norte de Minas(no varejo) entao o rolo deve sair de uns 70centavos, bem facil. Esse cabo esta sendo "patrocinado pelo governo" no processo de inclusao digital nas zonas rurais, para instalação de internet via satellite... nao me pergunte que internet é essa, se é sky ou netrural?, mas que esse cabo é show é e usa em Wi-Fi fica otimo, assino embaixo e dou a mao a palmatoria.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00195.JPG
Visualizações:	401
Tamanho: 	1,36 MB
ID:      	4141  
    Última edição por nandofer; 01-05-2009 às 00:52.

  10. #130

    Padrão

    Partindo pra pratica uso cabo rgc59 aqui a mais de 6 meses e em testes praticos os problemas sempre são maiores em clientes com cabo rg58 que o rgc59, comparação de sinal sempre melhor, realmente não tenho o que reclamar embora esteja ciente que não é o cabo indicado para padronização do sistema.