+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FOnte ac/ac na RB?

    Salve galera, tenho uma fonte de impressora de codigo de barras out 19v e 4 ah porem é ac, eu ia utiliza-la na rb mas um técnico me disse que não poderia usar prq se o aparelho é dc (nos datasheets das rbs só consta dc) nao pode colocar ac, só que ele nao conseguiu me explicar prq, ai um outro cara me disse que ela oscila a voltage ora pra menos ou ora pra mais, porem as rbs tem circuito de proteção que desativa elas no caso de voltagem maior que 28v (no caso a rb 333) e aguenta até 90 volts. Alguem pode me explicar certinho o prq nao poder usar essa fonte?
    ps:Na realidade é um transformador é até grandinho, e ja vi em um comentario aqui no forum que os tranformadores tem mais de 94% de eficiencia, será que oscilaria tanto?
    Última edição por fernandofiorentinn; 22-04-2009 às 10:13.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Salve galera, tenho uma fonte de impressora de codigo de barras out 19v e 4 ah porem é ac, eu ia utiliza-la na rb mas um técnico me disse que não poderia usar prq se o aparelho é dc (nos datasheets das rbs só consta dc) nao pode colocar ac, só que ele nao conseguiu me explicar prq, ai um outro cara me disse que ela oscila a voltage ora pra menos ou ora pra mais, porem as rbs tem circuito de proteção que desativa elas no caso de voltagem maior que 28v (no caso a rb 333) e aguenta até 90 volts. Alguem pode me explicar certinho o prq nao poder usar essa fonte?
    ps:Na realidade é um transformador é até grandinho, e ja vi em um comentario aqui no forum que os tranformadores tem mais de 94% de eficiencia, será que oscilaria tanto?
    AC -> é corrente alternada, ou seja, existe variação na linha de força.

    Exemplo: 127 V da rede elétrica varia entre 109 V e 130 V (segundo minha conta da Light! rs)

    DC - > é corrente direta, sem variação, ou seja ele mantem os 19v continuos!


  3. #3

    Padrão

    certo, então na out de 19 volts ela pode variar de digamos 14 a 25 volts, isso causaria algum dano na rb , visto que ela trablha de 9 a 28 volts?

  4. #4

    Padrão !

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    certo, então na out de 19 volts ela pode variar de digamos 14 a 25 volts, isso causaria algum dano na rb , visto que ela trablha de 9 a 28 volts?
    Não sei dizer ao certo mas se ouver excesso de corrente passando para a RB ela vai ser danificada! o problema é que a RB trabalha com DC, e voce utilizar uma fonte AC(com corrente de alternação constante), pode causar mau funcionamento!

    Não recomendo !


  5. #5

    Padrão

    Não ligue em ac nunca.

    Texto da wikipedia:

    "A corrente alternada, ou CA (em inglês AC - alternating current) é uma corrente elétrica cuja magnitude e direção da corrente varia ciclicamente, ao contrário da corrente contínua cuja direção permanece constante e que possui pólos positivo e negativo definidos. "

  6. #6

    Talking XD

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Não ligue em ac nunca.

    Texto da wikipedia:

    "A corrente alternada, ou CA (em inglês AC - alternating current) é uma corrente elétrica cuja magnitude e direção da corrente varia ciclicamente, ao contrário da corrente contínua cuja direção permanece constante e que possui pólos positivo e negativo definidos. "
    Valeu pelo complemento cientifico!!!

    Assim nosso forum se enriuee cada vez mais !!


  7. #7

    Padrão

    agora entendi, o fato da corrente ser alternada se por causa dos polos e nao da variação de voltagem, no caso da rb a alimentação é feita com polo positivo dentro e negativo fora, relamente nao da pra liga..
    obrigado a todos

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Corrente Continua
    http://2.bp.blogspot.com/_Wx0vLA_kOU.../tensaowd1.jpg
    Corrente contínua (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de corrente galvânica é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre numa direção. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.)











    http://2.bp.blogspot.com/_Wx0vLA_kOU.../graficoca.gif A corrente alternada, ou CA (em inglês AC - alternating current) é uma corrente elétrica cuja magnitude e direção da corrente varia ciclicamente, ao contrário da corrente contínua cuja direção permanece constante e que possui pólos positivo e negativo definidos. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente.







    FONTE: Tudo sobre Eletrônica

    Nesse site tem um video explicando a corrente continua e alternada
    Última edição por edcomrocha; 23-04-2009 às 10:14. Razão: Adicionar comentario

  9. #9

    Padrão

    Amigo aqui todas fontes que acompanham as RB´s eu NÃO utilizo, acho que são mau dimensionadas para nosso dia-a-dia, aqui faço com fonte de alimentação de computador ATX mesmo e acabo comprando sempre uma bem parruda, a fonte mais fajuta que vc encontrar irá fornecer 10A em 12V que é suficiente pra empurrar um RB600 com todos cartões no máximo, as vantagens dessas fontes são muitas, pois elas tem proteção de sobre-tensão, curto, temperatura... Aqui eu ranco aquele monte de fio que sai dela e uso uns 3 fios amarelos e 3 pretos para soldar conectores do tipo banana, ai uso mais um preto e com uma chavinha conectado ao verde faço o startup da fonte.

  10. #10

    Padrão

    só tive problemas com fonte de pc aqui, funcionou bem um tempo, depois a rb começava a reiniciar do nada, coloquei fonte de notebook, 18,5v 3.5ah ta uma maravilha ja faz ano.

  11. #11

    Padrão

    Pela tensão que me falou, duvido muito que seja AC...

    Deve ser ENTRADA AC e SAIDA DC.

    Olha aew OUTPUT !! se é DC ou AC..

    nA duvida é só medir com um multimetro


    Abraços

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Pela tensão que me falou, duvido muito que seja AC...

    Deve ser ENTRADA AC e SAIDA DC.

    Olha aew OUTPUT !! se é DC ou AC..

    nA duvida é só medir com um multimetro


    Abraços
    ac/ac mesmo