+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Licença Citrix Xen Server 5

    Pessoal,
    instalei o Xen da Citrix Free e instalei a licença do mesmo como sugerido pós-intalação. Como a licença é válida por 12 meses a minha dúvida é se depois deste prazo o servidor perderá alguma funcionalidade ou até mesmo as VMs poderão para de funcionar...

    Alguém sabe como isto funciona ?


    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Após um ano a licença precisará ser reativada. Basicamente o mesmo procedimento que vc teve para ativá-la. Enquanto não for reativada, suas VM´s continuam funcionando, porém você não poderá iniciar novas VM´s e no caso de desligar alguma não conseguirá religá-la.

    Abraços

  3. #3

    Question

    Obrigado pela resposta stribst.

    Agora me deparei com algo estranho... Adquiri um IBMX3200 com HD250GB e Mem 1GB para instalar o XenServer5/Citrix e criar as VMs (colocarei + mem posteriormente), porém o Xen criou uma única partição de 3.8G e reconheceu 300MB de memória.

    [root@xenserver /]# df -hT
    Filesystem Type Size Used Avail Use% Mounted on
    /dev/sda1 ext3 3.8G 1.7G 2.0G 46% /
    none tmpfs 377M 0 377M 0% /dev/shm

    [root@xenserver /]# free -m
    total used free shared buffers cached
    Mem: 300 128 171 0 11 53
    -/+ buffers/cache: 63 236
    Swap: 511 0 511

    Durante a instalação não teve a etapa de criar partições etc, foi direto...
    Cfe as VMs sejam criadas o Xen irá redimensionar a partição cfe precise de espaço?
    E em relação a memória, como funciona?

    Verifiquei no site da citrix, mas nao encontrei informação que pudesse esclarecer um pouco sobre isto.

    Abraços.

  4. #4

    Padrão

    Normalmente na instalaçao ele te pergunta em qual disco vc quer instalar o XenServer e qual disco vc vai usar para o SR das VM´s. Como vc somente tem um disco ele vc deve teria selecionado o mesmo disco nas 2 vezes.
    Vc já fez a conexão via XenCenter ? Aparece um Local SR ?
    Com relação a memória, o que vc deve estar vendo com 300Gb é o que está dsponível, o XenServer normalmente reserva um percentual da memoria para ele. Esta info também pode ser vista pelo XenCenter.

  5. #5

    Padrão

    Verifique via XenCenter...

    Aparentemente está tudo OK. O XenServer faz o particionamento do disco automaticamente... Mas pela Console vc não vai ver... tente executar na console o comando #xe sr-list; e o comando #xe host-param-list uuid=xxxxx. O uuid vc pega usando o #xe host-list

    Ai vc terá as informações de memoria existente, memoria disponível, e os SR existentes

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stribst Ver Post
    Após um ano a licença precisará ser reativada. Basicamente o mesmo procedimento que vc teve para ativá-la. Enquanto não for reativada, suas VM´s continuam funcionando, porém você não poderá iniciar novas VM´s e no caso de desligar alguma não conseguirá religá-la.

    Abraços
    Caro stribst,

    Recentemente montei um servidor com o Xen Server da citrix e fiquei com esse medo tambem apos os 12 meses o que vai acontecer?

    Mandei um email para o proprio suporte da citrix e fui informado que apos os 12 meses teria que comprar uma licença e não reativar gratuitamente.

    Achei extranho e entrei em contato com um revendedor de soluçoes citrix da minha regiao falei com parte de vendas e parte tecnica onde fui informado a mesma coisa que depois de 1 ano vou ter que comprar uma licença. O atendente da parte tecnica me informou que apos expirar a licença gratuita o Xencenter não ira mais gerenciar o servidor e caso o servidor seja reiniciado nao voltara mais a funcionar a menos que seja instalada a licença paga.

    Fica ai minhas informaçoes para tentar ajudar a comunidade.

  7. #7

    Padrão

    Agora você me deixou grilado !
    Vou verificar isso também e postarei aqui o que conseguir de informação a respeito.

    Era só o que faltava =(

  8. #8

    Padrão A renovação também é gratuita

    Pessoal,

    Estas informações que após um ano deverão comprar o XenServer esta ERRADA. O XenServer é um produto gratuito, a após um ano basta reativá-lo. As versões pagas são os essentials que agregam mais valor ainda ao XenServer.

    Aproveitando o post, o XenServer 5.5 já está disponível na Web, Citrix Systems » Products » -- XenServer » XenServer, com diversas novas funcionalidades, como Enhanced Conversion Tools, Enhanced Search, Active Directory Integration, Expanded Guest Support (SUSE Linux Enterprise Server 11, Debian 5.0 and RedHat/CentOS/Oracle 5.3), além de Snapshots, o que mostra o comprometimento da Citrix com a versão gratuita.

    No Essentials for XenServer também muitas novidades como Expanded Storage Integration com StorageLink™, Automated Stage Management e Dynamic Workload Balancing.

    Trabalho na Citrix e sou o Sales Engineer responsável pelo XenServer no Brasil e já pedi ao Marcelo que me passe os contatos que passaram a Info errada a ele, para que esta seja corriida.

    QQ dúvida estou a disposição,

    Abraços,

  9. #9

    Padrão

    Obrigado pelo retorno e pelos esclarecimentos a respeito do Xen da Citrix.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stribst Ver Post
    Pessoal,

    Estas informações que após um ano deverão comprar o XenServer esta ERRADA. O XenServer é um produto gratuito, a após um ano basta reativá-lo. As versões pagas são os essentials que agregam mais valor ainda ao XenServer.

    Aproveitando o post, o XenServer 5.5 já está disponível na Web, Citrix Systems » Products » -- XenServer » XenServer, com diversas novas funcionalidades, como Enhanced Conversion Tools, Enhanced Search, Active Directory Integration, Expanded Guest Support (SUSE Linux Enterprise Server 11, Debian 5.0 and RedHat/CentOS/Oracle 5.3), além de Snapshots, o que mostra o comprometimento da Citrix com a versão gratuita.

    No Essentials for XenServer também muitas novidades como Expanded Storage Integration com StorageLink™, Automated Stage Management e Dynamic Workload Balancing.

    Trabalho na Citrix e sou o Sales Engineer responsável pelo XenServer no Brasil e já pedi ao Marcelo que me passe os contatos que passaram a Info errada a ele, para que esta seja corriida.

    QQ dúvida estou a disposição,

    Abraços,

    Gostaria de deixar registrado aqui meu agradecimento ao Sergio por tirar nossas duvidas com tamanha rapidez.