+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com rede lenta

    Pessoal, venho pedir ajuda a vocês em relação a lentidão da rede.
    Utilizo Ikarus com cartão R52 e antena Oiw 17DBI Horizontal.
    De manhã é excelente, na parte da tarde ainda dá para navegar, mas a noite fica impossível a navegação.
    Segue em anexo a tela com o sinal dos meus clientes.
    Eu marquei os clientes que estão com sinal a cima de -70dbm será que pode ser isso o problema da rede? Porque de manhã tem menos usuários conectados e esses que estão com sinal ruim não estão usando, quando muito tem dois de manhã.
    Outra coisa que eu desconfio é a antena, então efetuei a compra de uma antena Pluton ANTENAS PLUTON - FONE 19-21050400 para testar.
    Os cabos eu comprei pronto, já troquei por outros e já fiz um para testar também, mas não mudou nada, uso cabo de 2m LMR400.
    Alguém tem mais alguma dica?
    Tem mais um detalhe, um concorrente montou uma torre a uns 10m da minha, mas os problemas começaram de uma semana para cá, já faz 2 mêses que meu concorrente montou a torre.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ajuda.JPG
Visualizações:	147
Tamanho: 	195,3 KB
ID:      	4074  

  2. #2

    Padrão

    Pessoal, agora eu estou com 41 simultaneos, mas apenas 3 com sinal acima de -70dbm, e aparentemente está dando para navegar.
    Será que realmente é esses clientes com sinal ruim que está acabando com minha rede?

  3. #3
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigo_pagani Ver Post
    Pessoal, agora eu estou com 41 simultaneos, mas apenas 3 com sinal acima de -70dbm, e aparentemente está dando para navegar.
    Será que realmente é esses clientes com sinal ruim que está acabando com minha rede?
    Amigo, não sei com esse sistema que você esta usando, mas uso mikrotik e tenho uns 5, ou 6 acima de -70, chegando até -75, e não causa lentidão não.. inclusive 4 deles estão conectados agora..

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigo_pagani Ver Post
    Pessoal, agora eu estou com 41 simultaneos, mas apenas 3 com sinal acima de -70dbm, e aparentemente está dando para navegar.
    Será que realmente é esses clientes com sinal ruim que está acabando com minha rede?
    Bom dia!
    Realmente pode ser o problema sim.
    Mas certifique tudo para ver onde esta o erro, e se realmente é a sua rede que esta lenta, ou o seu link!

  5. #5

    Padrão

    Como fica o seu consumo durante a noite, aumenta muito??? Pode ser que sua AP não esta aguentando, pode estar lenvando pau no processamento.
    Quando sua rede fica lenta como fica a latencia para seu clientes, aumenta muito??
    Ou pode ser seu link q a noite fica lento.

  6. #6

    Padrão

    Eu arrumei os clientes que estão com sinal ruim, agora todos estão abaixo de -68DB mas mesmo assim continua lenta a rede.
    Estranho que é apenas em uma antena, as outras estã OK, troquei a antena mas não tive resultado.
    Quando a a rede fica lenta, se eu der um ping para meu servidor de um cliente conectado nesta antena, ele perde bastante pacotes, mas se eu der um ping de outra antena, fica perfeito.
    Ainda não troquei o cartão, pode ser ele?

  7. #7

    Padrão

    pronto, vc acabou de isolar o problema!

    provavelmente seja o cartão... primeiro eu iria pedir pra vc especificar, se era a rede (rede e nao a net) ou se era o link ( a net) q estava lenta.

    se fosse a rede, vc verificaria os pings, até a torre e até o server, fazendo os pings nas casas dos clientes.

    bem, se vc disse q ja trocou antenas e cabos menos o cartão, pode ser realmente o cartão...

    abraço.

    Fica com Deus

  8. #8

    Padrão

    É pessoal, não sei o que acontece, quando estou com até 32 simultaneos no mesmo cartão vai beleza, mas depois quando passa de 34 a rede começa a ficar horrivel, mas é só em uma antena que acontece isso.
    Já troquei cartão e coloquei uma fonte de 8A e nada,
    Será que pode ser interferencia? Eu acho que não, porque até 32 simulltaneos é perfeita a nevegação.
    Aguém tem mais alguma dica?

  9. #9

    Padrão

    amigo
    tive um problema semelhante
    mas com MK

    um cliente com -71dB
    provocava que o ack da antena setorial onde estava conetado
    fica se la em cima

    ack 280 us
    onde o ideal seria 30us

    anulando a conexao em causa
    o ack da antena setorial voltava para 31 us

    e a rede um espanto

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigo_pagani Ver Post
    É pessoal, não sei o que acontece, quando estou com até 32 simultaneos no mesmo cartão vai beleza, mas depois quando passa de 34 a rede começa a ficar horrivel, mas é só em uma antena que acontece isso.
    Já troquei cartão e coloquei uma fonte de 8A e nada,
    Será que pode ser interferencia? Eu acho que não, porque até 32 simulltaneos é perfeita a nevegação.
    Aguém tem mais alguma dica?
    Qual é p consumo de banda de sua AP quando fica lenta??
    Volto ao processador, voce esta levando pau no processamento com consumo alto.
    Algum cliente sem controle pode ser o problema, tambem. Olha isso e posta ai.

  11. #11

    Padrão

    Colega olha tenho uma cidade onde os clientes mais perto da torre ficam a 5km devido a torre está num morro afastado da cidade, eu tenho alguns clientes a -83 e chegam a conectar uns 28 ao mesmo tempo e não tenho problema de lentidão, mas o meu ACK tá cetado a 80us manualmente e a potencia do cartão está em 100mw.

    Teve uns tempos q aconteceu isso, te aconselho olhar a fonte, olhar qual a sua potencia pq acima de 100mw é só interferência, baixar a potencia dos rádios dos clientes pra no máximo 100mw e verificar o seu firewal pq dps q atualizei a lista de drup tambem melhorou muito.

    Tambem da uma olhada no ack dos seus clientes pq tinha uma setorial q não tava cetado a 80 e deu esse problema.

    Tambem coloque o "Calibration Interval" a 00:30:00 isso ajudou muito minha rede.

    Em "Date Rates" selecione "Configured" e desmaque e faça do jeito q está na imagem.

    OBS ai está setado a potência em 10 pq os cartões EnGenius Plus tem um erro e sempre vc tem q tirar 10, ou seja, 10 q está ai + 10 q é o erro do cartão então ele está a 20. Olha q tenho clitentes a mais de 11km da torre.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Advanced.jpg
Visualizações:	87
Tamanho: 	111,3 KB
ID:      	4124   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Date Rates.jpg
Visualizações:	86
Tamanho: 	87,3 KB
ID:      	4125  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Tx Power.jpg
Visualizações:	83
Tamanho: 	76,2 KB
ID:      	4126  
    Última edição por NetoGO23; 28-04-2009 às 22:50.