+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acess Point

    Bom dia!.

    Tenho uma duvida quanto a Acess Point para servidor wireless...
    Normalmente usava o famoso Sansung que é praticamente um fusca.. velho.. mas guenta o tranco, mas como ja esta fora de linha gostaria de uma opinião.
    O requisito é suportar numero de usuários com qualidade, a média ai seria uns 100 hosts.


    Desde já agradeço a todos

  2. #2

    Padrão

    Olha, é dificil indicar essa ou aquela marca ou esse ou aquele modelo, vai depender muito da aplicação usada, vc vai trabalhar apenas com antena omni? Essa quantidade é simultanea ou o total cadastrada?

    Eu sugiro vc colocar pelo uma Rb com tres cartões ligada a tres setoriais de 60º, mas aí é questão do que vc quer gastar e qual seu pensamento para o futuro.

  3. #3

    Padrão

    bom dia luizrfabri, desde já agreço a atenção.

    O problema realmente é custo, tem que ser um projeto de baixo custo.
    Vai ser apenas uma ommini e um acess point, acredito que teremos ai um total de uns 200 clientes cadastrados, mas simultenos não irá passar de 80. Afinal, 200 habitantes ja é 20% da população total da cidade

    Sobre o futuro... bom... acredito que não irá crescar muito mais do que isto aqui listado.

    abraços

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oicreal Ver Post
    bom dia luizrfabri, desde já agreço a atenção.

    O problema realmente é custo, tem que ser um projeto de baixo custo.
    Vai ser apenas uma ommini e um acess point, acredito que teremos ai um total de uns 200 clientes cadastrados, mas simultenos não irá passar de 80. Afinal, 200 habitantes ja é 20% da população total da cidade

    Sobre o futuro... bom... acredito que não irá crescar muito mais do que isto aqui listado.

    abraços
    Ola, cara poe ai um EDIMAX 7209 ou OVISLINK 5460, estes radios é muito bom e aguenta o tranco.
    eu comecei desta forma com os famosos radinhos, e é isto ai custo beneficio, comece assim.Valeu!!

  5. #5

    Padrão

    Ap pra mais de 100 clientes cadastrados e 50 simultaneos?

    Citação Postado originalmente por maxwfc
    Ola, cara poe ai um EDIMAX 7209 ou OVISLINK 5460, estes radios é muito bom e aguenta o tranco.
    Amigo, voce sabe REALMENTE O QUE ESTÁ FALANDO? Um 7209 ou 5460 com 100 clientes? Ah para...

    Respondendo a pergunta pra aguentar mais de 100 simultaneos, arrume uma boa RB (RB600 ou RB1000) ou um PC-AP e 3 ou 4 antenas setoriais alem de um bom controle de banda.

    Radinhos sequer aguentam 20 simultaneos, quanto mais 100...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxwfc Ver Post
    Ola, cara poe ai um EDIMAX 7209 ou OVISLINK 5460, estes radios é muito bom e aguenta o tranco.
    eu comecei desta forma com os famosos radinhos, e é isto ai custo beneficio, comece assim.Valeu!!
    Esse ultimo nao eh aquele que so tem 8MB de RAM??

    Rádios pra 50 clientes, acho que só o famoso Senao 2511 plus mesmo.

    Se usar 2 desse melhor ainda.

  7. #7

    Padrão

    Lipe, nem eles, pois o recomendado é 32 clientes (de acordo com o que esta na tabela deles)

    Mas se voce tirar o cartao e por num PC-AP ele aguenta isso sim, tranquilamente.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oicreal Ver Post
    Bom dia!.

    Tenho uma duvida quanto a Acess Point para servidor wireless...
    Normalmente usava o famoso Sansung que é praticamente um fusca.. velho.. mas guenta o tranco, mas como ja esta fora de linha gostaria de uma opinião.
    O requisito é suportar numero de usuários com qualidade, a média ai seria uns 100 hosts.


    Desde já agradeço a todos
    Infelizmente nenhum APzinho terá como suportar 100 conexões simultâneas ou mesmo 80 como você mencionou depois. Mas assim dependendo do quanto desejas investir poderia te dizer o que colocar para tentar segurar ai uns 60 no maximo estourando!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Esse ultimo nao eh aquele que so tem 8MB de RAM??

    Rádios pra 50 clientes, acho que só o famoso Senao 2511 plus mesmo.

    Se usar 2 desse melhor ainda.
    Agora um PC AP bem montado você gastará pouco e conseguirá (talvez!) o objetivo mencionado!

  10. #10

    Padrão

    Agradeço mas fic com a opinião do Pedro, estes radinhos que citou mal guentam uma rede doméstica ^^''.

    O roteamento e todo controle de rede vai ficar a cargo de um servidor linux, o AP tem que suportar os clientes nao se embananando com os Macs.

    O que vcs dizem de pc-ap, seria algo como Microtik?

    Agradeço a todos

  11. #11

    Padrão

    PC-AP é um computador comum em que voce coloca placas Wireless e um sistema operacional proprio pra gerenciar conexoes, pode ser Mikrotik, StarOS, BrasilFW e outros.

    Mikrotik é o sistema operacional que roda e controla o sistema.

    A vantagem de um PC-AP é a robustez, suporta muito mais clientes facil de montar.

  12. #12

    Padrão

    Galera, desculpem a demora na resposta, estive viajando por uns dias...


    Cara, pra suportar 50 clientes simultaneos, dependendo da velocidade de cada um, só mesmo com uma boa RB, sujiro a 600A ou 433Ah, mesmo sendo um projeto de baixo custo, eu usaria uma Rb433Ah, com 03 cartões R52H, ligados a 03 setorias de 120º, com certeza seus clientes ficarão muito mais satisfeito.
    Só de uma pesquisada, creio q não exista setorial de 120º homologada pela Anatel.

    Luiz