+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão usando 3 links sem load balance no MK 2.297

    boa noite, tenho tres link ( 1 full / 2 telemar ) uso pppoe na rede, e gostaria de usa los da seguinte forma:
    full, atendera 100 pessoas no pppoe / 1 mega telemar - 30 pessoas / 4 mg telemar 50 pessoas, preciso de uma ajuda, pois tenho que colocar mais de 1 gateway no mk, so que ele so ta aceitando 1, quando coloco outro, um fica azul, sendo que nao faço cache, nao me lembro, mas tenho que criar uma regra em ip route, aguardo ai galera, uma força. espero ajuda ai para resolver este problema

  2. #2

    Padrão

    vc tem q ir ip->route, na crie rotas

    0.0.0.0/0 e no penultimo campo, em routing mark, defina os links primeiro:main, segundo: link2, terceiro: link3, assim por diante.

    se vc colocar dois gateways, sem definir o routing mark, o mk chega ate travar.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeroal Ver Post
    vc tem q ir ip->route, na crie rotas

    0.0.0.0/0 e no penultimo campo, em routing mark, defina os links primeiro:main, segundo: link2, terceiro: link3, assim por diante.

    se vc colocar dois gateways, sem definir o routing mark, o mk chega ate travar.
    , amigo, tem como se dar um print, destes campos do mk, vai ficar mais facil pra mim, olha so passo a passo, um link ja esta funcionando, agora eu espeto outra placa de rede, incluo o link, e apenas vou em ip route que vai ficar funcionando. da um print apara ver como fica
    abraços

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    vc tem que marcar as links no mangle primeiro, chain >prerouting >src addres>IP dos clientes, na aba action >mark routing, em new mark routing>link1.... deixe marcado passtrought tambem.
    em routes eleimine todas as flags com marcação AS (estaticas) as que tem DAC sao dinamicas, crie uma nova rota, coloque o gateway de saida e em routing mark escolha a rota criada no mangle, se utlizar sub redes tera que fazer uma marcação para cada ip.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    vc tem que marcar as links no mangle primeiro, chain >prerouting >src addres>IP dos clientes, na aba action >mark routing, em new mark routing>link1.... deixe marcado passtrought tambem.
    em routes eleimine todas as flags com marcação AS (estaticas) as que tem DAC sao dinamicas, crie uma nova rota, coloque o gateway de saida e em routing mark escolha a rota criada no mangle, se utlizar sub redes tera que fazer uma marcação para cada ip.
    Ola Fernando,

    Amigo tira uma duvida minha por favor, eu tenho 2 links, um ja vem roteado, pra mim usar ele eu tenho que ir em IP --> DHCP Client, e adicionar a interface do link aki, (isso no que pego wireless).
    O outro é modem em bridge, vou em PPP e coloco o mk para discar.
    Tenho dois mks no mesmo lugar e uso um de um jeito e outro de outro.
    Minha duvida é :
    Se eu quizer juntar os dois links (load balance), eu tenho que fazer esses 2 processos descritos acima no mesmo mk pra depois fazer essa configuraçao que voce colocou, ou eu esqueço essas 2 etapas?
    Agradço pela ajuda.

  7. #7
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Interessante

    Vou acompanhar

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por francistomba Ver Post
    Ola Fernando,

    Amigo tira uma duvida minha por favor, eu tenho 2 links, um ja vem roteado, pra mim usar ele eu tenho que ir em IP --> DHCP Client, e adicionar a interface do link aki, (isso no que pego wireless).
    O outro é modem em bridge, vou em PPP e coloco o mk para discar.
    Tenho dois mks no mesmo lugar e uso um de um jeito e outro de outro.
    Minha duvida é :
    Se eu quizer juntar os dois links (load balance), eu tenho que fazer esses 2 processos descritos acima no mesmo mk pra depois fazer essa configuraçao que voce colocou, ou eu esqueço essas 2 etapas?
    Agradço pela ajuda.
    as estapas que passei sao pra marcação de rotas, ip tal sai por gateway tal, loadbalance é marcação de pacotes, pacotes impares sai por gateway x e pacotes pares saem por gateway y, aconselho a deixar os dois links roteados, e use ip fixo, dhcp client nao é recomendado, dá uma procurada no forum osbre load balance, tem alguns turoriais muito bons sobre este assunto.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    as estapas que passei sao pra marcação de rotas, ip tal sai por gateway tal, loadbalance é marcação de pacotes, pacotes impares sai por gateway x e pacotes pares saem por gateway y, aconselho a deixar os dois links roteados, e use ip fixo, dhcp client nao é recomendado, dá uma procurada no forum osbre load balance, tem alguns turoriais muito bons sobre este assunto.
    amigo acho que nao consegui me expressar direito, eu tenho que usar o dhcp client, porque o link ja vem roteado, (do mesmo modo que usa o net virtual), como vem roteado eu nao vou em PPP, para ele discar.
    Minha duvida seria pra fazer o loadbalance eu tenho que fazer essas etapas?

  10. #10

    Padrão

    se ele ja vem roteado é so fixar o ip no IP>addresses, não precisa usar o dhcp client