+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    entao, existe uma discussão sobre isso, tem gente q diz que levo multa prq o switche nao era homologado, quantos as RBs tao esperando uma resposta dos analista da anatel

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    entao, existe uma discussão sobre isso, tem gente q diz que levo multa prq o switche nao era homologado, quantos as RBs tao esperando uma resposta dos analista da anatel
    Complicado viu kara, realmente o Switch, Roteador entre outras coisas deve ser homologadas, mas... sei lá... eita negóçim complicado, parece que a cada dia o cerco se fecha para todos nós e chega dá um desânimo, pois olhando hoje o tanto de imposto que tenho pagado e o que sobra como lucro é desesperador. :-( !!!

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por datalinenet Ver Post
    Então, esse é o lance, o mk esta discando o modem que esta em bridge, logo toda a conexão passa por ele exeto as que estão marcadas para passarem para o link2...

    Quando é iniciado um download, ele passa a usar o link do modem que esta em bridge deixando assim o link2 somente para a navegação limpa.

    Este link2 é de 4mb/400kbps entao a navegação é sempre otima, ja que Downloads, p2p,videos passam pelo link default.

    Ao meu ver esse é o melhor tipow de load balance, estou com 80 clientes, cerca de 30 simultâneos em horario normal e 45 no horário de pico.

    Vou migrar pra um dedicado dake uns tempos pq estou legalizando akee e a tia ANA exige dedicado, mas se depender desses 2 ADSL da pra meter uns 120 clientes(60 simultaneos e isso dependendo do estilo dos seus clientes é claro) que nesse loadbalance os bicho aguenta e com qualidade.

    Poww parece ser show de bola mesmo amigo esse tipo de load seu....se tiver o link de onde tirou maiores informaçõe sobre este load...poste ae por favor...
    Obrigado.

  4. #44

    Padrão ...

    Opa, Cara peguei um pouco akee e um pouco ali.... Mas faz o seguinte logo que eu melhorar (acho que peguei ( tosse Suina )... eu posto nesse msm tópico as regras.

  5. #45

  6. #46

    Smile Novo Balanceamento para 5 links

    Boa noite pessoal
    Estou finalizando um novo balanceamento com 5 links onde na pratica faço balanceamento de 4 e 1 fica por rota estatica resolvendo assim os problemas de bancos, msn etc os demais ficam por nth e posso dizer que o teste de bancada foi muito bom, funcionou tudo perfeito inclusive ja trabalhando com proxy paralelo e logs de acesso utilizando o sarg no debian, implementei tambem um script pra monitorar o status dos links e detalhe o meu melhor link ficou como sendo o principal e sem balanceamento... na proxima semana postareis todas as regras ja com tudo testado...amanhã no feriado irei colocar em produção numa rede de 149 clientes.

    ps: Este balanceamento parece ser muito superior aquele primeiro que postei

    abraços e bom feriado

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Boa noite pessoal
    Estou finalizando um novo balanceamento com 5 links onde na pratica faço balanceamento de 4 e 1 fica por rota estatica resolvendo assim os problemas de bancos, msn etc os demais ficam por nth e posso dizer que o teste de bancada foi muito bom, funcionou tudo perfeito inclusive ja trabalhando com proxy paralelo e logs de acesso utilizando o sarg no debian, implementei tambem um script pra monitorar o status dos links e detalhe o meu melhor link ficou como sendo o principal e sem balanceamento... na proxima semana postareis todas as regras ja com tudo testado...amanhã no feriado irei colocar em produção numa rede de 149 clientes.

    ps: Este balanceamento parece ser muito superior aquele primeiro que postei

    abraços e bom feriado
    Parabens!!!

  8. #48

    Smile Decepção temporária

    Bom dia a todos

    Nos meus últimos testes não tive os resultados esperados testei nada menos que 6 tipos de balanceamento diferentes e por enquanto o que postei na primeira página é o melhor, mas continuo testando outros tem mais alguns aqui pra ver, esta me tomando mais tempo do que imaginava, claro estou testando em duas versões a 2.9.50 e 3.20, estou aberto a sugestões ja testei várias soluções tipo:
    NTH somente, NTH + Conection persistent, ECMP, Grupos usando Range de Ips, Rodin Robin, etc

    Tenho outras várias opções aqui inclusive balanceamento de carga por servidor usando dois mks tenho duvidas se está solução é a melhor não acho que vou testala... mas enfim gostaria da ajuda de vcs pra podermos criar algo que realmente ajude os pequenos provedores, estive falando esta semana com dois colegas meus aqui do forum e é o que esta pegando para maioria de nós, espero ter resultados até o final de semana, investi num sistema mk novo em torno de R$ 2.000,00 (micro dual core, 2 giga ram, hd 250 gb, placa rb 44, licença mk level 5, swites, etc)pra desenvolver esta solução e outras mais.
    Tenho a vantagem de poder testar tudo sem afobação ja que tenho meu sistema titular funcionando beleza e o que faço quando preciso testar e vir pra minha empresa as 5:00 da manhã e ver como funciona... bom é isto pessoal quiz passar pra vcs a idéia geral do que pretendo e poder ajudar a min e a todos que necessitam...

    abraços

  9. #49

    Padrão

    Meus parabens pela persistência, o nth é um processo randômico , ele joga cada conexao ora pra um link ora pra outro, vc poderia usar o connection mark ou o packet mark e fazer os desvios..

  10. #50

    Talking Conclusões...

    Boa tarde a todos

    Acredito ter chegado a algumas conclusões fundamentais acerca de alguns detalhes me sigam no raciocionio e vejam se estou certo, estou a alguns dias testando minhas opções de balanceamento foram nada menos do que 13 formas e variantes de load balance possiveis que encontrei na net em locais como nosso forum aqui, site oficial mikrotik, wiki mikrotik, viva o linux, blogs de alguns companheiros, em materiais de referencia mk, em artigos internacionais achei um material interessante do MUN 2006 USA, meu proprio conhecimento e a ajuda de outros tantas pessoas e neste tempo parei quase totalmente minhas outras atividades pra dedicar a isto chegamos até montar um sistema completo pra teste em bancada e hoje finalmente ele entrou em produção ficou funcionando das 6:00 as 9:10 nada de muito especial na verdade é o mesmo balanceamento que postei no inicio do post, então fazendo uma serie de testes e visitando clientes e principalmente analisando o perfil de meus clientes percebi que precisava mudar alguns detalhes de como eu estava trabalhando aqui no meu ISP eis as coclusões obvias:

    1º Não existe milagre os links tem que ser bons pra vc poder oferecer um serviço melhor, aconselho cuidar melhor dos modens pra não travar, trabalhar com os melhores equipamentos vcs não tem ideia ou talvez até tenham como um cabo mal crimpado ou uma fonte defeituoso pode atrapalhar seu négocio.
    2º Estude o hábito de seus clientes analise o trafego, afine suas regras de firewall, proteja seu proxy, distribua seus clientes conforme a necesidade deles, da trabalho mas fica muito bom,
    3º Trabalhe com link de sobra pra sua demanda esta parte é dificil, fiz um pedido de um link full brasiltelecom vou pagar por 1 mb 1.400,00 mês mas não irei abrir mão das minhas 5 dsl,
    4º Implemente scripts no mk pra ajudar no se dia a dia como backps automaticos diariamente e formas de previnir a queda de um determinado link, aqui utilizo até um programinha que liga pro meu celular quando um dos links cai ou a propria rede cai.
    5º Arredonde o sinal nos seus clientes faça uma instalação limpa e perfeita tanto quanto ao apontamento como os outros detalhes confecção do cabo instalação e configuração do ap,aqui utilizo parte da senha do cliente pra basear o ip de entra dos aps fica bom.
    Finalizando o balanceamento é só um detalhe que tem que ser tratado mas tão importante quanto ele é o cuidado que vc tem que ter aos outros pontos da rede...da trabalho mas é valido...
    Em tempo com os ultimos ajstes que fiz estou satisfeito com meu balanceamento e me atende por hora, mas estamos abertos a novas ideias...

    abraços a todos

  11. #51

    Padrão

    Apoio totalmente isso que voce disse...esses pequenos detalhes fazem a grande diferença.

    Um coisa que me chamou a atenção foi esse programa que voce disse usar, que quando cai o link ele liga no seu celular.

    Teria como você passar algumas informações sobre ele?

    vlww

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Apoio totalmente isso que voce disse...esses pequenos detalhes fazem a grande diferença.

    Um coisa que me chamou a atenção foi esse programa que voce disse usar, que quando cai o link ele liga no seu celular.

    Teria como você passar algumas informações sobre ele?

    vlww
    Tambem fiquei interressado!

  13. #53

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Tambem fiquei interressado!
    Tenho um sistema assim, com um celular Nokia ligado a um servidor de monitoramento com aqueles cabos DKU da Nokia.
    A comunicação e ligação é feita por um programa chamado gnokii (site: gnokii.org - Home)

    Deu a maior mão de obra porque tive que instalar ums módulos pra reconhecer o celular pela porta USB.

    No site do programa tem muita informação de como proceder.

  14. #54

    Smile Programinha legal

    Boa tarde pessoal


    Então utilizo aqui um programinha gratuito bem simples até ele é intalado numa maquina windows isto mesmo pode ser na pior maquina que tiver até com win98 ela só tem que ter placa de fax modem e sinal de telefone entrando nesta placa nela é instalada o programinha não me lembro o autor mas é free ai este programinha fica pingando no gateway do seu link então quando o gateway não responde depois de x tentativas ele disca pro numero cadastrado vc pode abrir várias instancias uma para cada situação, mas a verdade é que meus links dificilmente caiem e o servidor mk quando da problema os clientes de plantão ja ligão logo resumindo se vc não tem um micro deste encostado(eu tenho escola de informática) não compensa e tem mais nunca aconteceu comigo mas não é dificil o proprio micro discador trvar com rwindows98 kkkkkkkk

    se alguem mesmo assim quiser ele me fala que posso procurar o instalador em uns dvds de backp que tenho.
    Provavelmente deve ter alguma opção melhor não sei

    abraços

  15. #55

    Smile Bom

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Tenho um sistema assim, com um celular Nokia ligado a um servidor de monitoramento com aqueles cabos DKU da Nokia.
    A comunicação e ligação é feita por um programa chamado gnokii (site: gnokii.org - Home)

    Deu a maior mão de obra porque tive que instalar ums módulos pra reconhecer o celular pela porta USB.

    No site do programa tem muita informação de como proceder.
    Ta ai uma opção muito boa vamos pesquisar

    abraços

  16. #56

    Padrão

    Boa mesmo...vo ver como funciona....

    Neto se tiver alguns macetes a passar, ficaremos grato...vlww

  17. #57

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Boa mesmo...vo ver como funciona....

    Neto se tiver alguns macetes a passar, ficaremos grato...vlww

    O detalhe é que com ele vc pode ligar e enviar SMS também, ou seja, pode saber qual link parou, quando, etc, etc...

    Segue alguns links:
    Pagina do FAQ gnokii.org - FAQ
    Wiki (com informacoes de config para diversos modelos) Main Page - GnokiiWiki

  18. #58

    Padrão

    vocẽ usou uma interface ethernet para cada link, por que não usou apenas uma para todos os links e um switch?

  19. #59
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    cara eu fiz, passo a passo conferi todas as regras mais não esta usbindo o segundo link ele só fica azul em IP/ROUTERS ja´estou a mais de 30 hs sem nanar, me ajudem se puder

  20. #60

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    cara eu fiz, passo a passo conferi todas as regras mais não esta usbindo o segundo link ele só fica azul em IP/ROUTERS ja´estou a mais de 30 hs sem nanar, me ajudem se puder

    estou com o mesmo problema tentei fazer so que com 3 link's e so mina o primeiro link.
    no ip routes ele axa certinhu.