Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão XR2 aguenta realmente 60 usuarios simultaneo???

    Boa noite galera, seguinte tenho uma POP que nos horarios de pico bate de 70 a 80 usuarios on line. Porem nessa pop tem 3 setorias, e 3 Cartoes PCI AG530.]


    funciona legal, porem na setorial que fica mais pro centro da cidade, no horario de pico da 40 usuarios conectado apenas nela, e ai o ping ja fica ruim, pois reparei q a AG530 soh aguenta 30 usuarios segurando um ping legal, mais que isso ja comeca a ficar ruim.
    o problema ta na placa msm pq no msm horario de pico fiz teste de ping no P2P e esta baixo, se eu conectar em outra placa o ping fica bom!!!

    me informei e me falaram q o XR2 da ubiquiti aguenta 60 usuarios simultaneo. Ela nao eh homolgoada, mais essa pop tem 80m de altura a ultima vez q o fiscal foi la, soh deu uma espiada de baixo, entao estou disposto a por um cartao sem ser homologado la, des q resolva meu problema!!!

    quero opnioes de quem usa ou ja usou o XR2, se ele eh td isso msm!! ou qual outro cartao posso colocar la!!!

    vou dar um print screen do horario de pico, e vou postar aqui pra vcs terem uma ideia.
    Agradeco des de ja.

  2. #2

    Padrão

    Ô perguntinha!...rsrs

    Como sempre costumo dizer depende muito do perfil de seus clientes.
    Exemplo:
    - 128Kbps: aguenta com certeza. Talvez até 85 clientes;
    - 256Kbps: aguenta 40 ou 50 bem. Talvez até 70 clientes;
    - 512Kbps: não suporta 60 clientes, mas algo em torno de 30 clientes;
    - 1Mbps: suporta no máximo uns 20 usuários.

    Entretanto, se a DWL-AG530 tem suportado 40 clientes (é uma "plaquinha" bem estável) certamente o XR2 suportará um pouco mais tendo em vista ser um cartão mais robusto, embora bem mais potente, o que poderá aumentar o ruído em sua torre, gerar interferência nos outros cartões e exigir uma boa fonte capaz de fornecer mais corrente elétrica.

  3. #3

    Padrão

    eu uso um mkt pc com fonte de 550w real, aquelas q tem um cooler grande em cima, da Mtek.

    a fonte eh boa sim, esse mkt raramente da pau.....
    A AG530, 40 usuarios ela nao aguenta nao, tipo ate pendura os 40 navega, aqui ela ja pendurou 45 usuarios, tds navegando, porem com ping alto...
    eh 30 com o ping legal, mais q isso ja comeca a aumentar o ping.

    minha maior velocidade eh 500kbps, sendo q poucou assinam, a maioria eh 200kbps msm.

    pretendo usar o XR2, soh q nao a 600mw, pretendo usar com 100mw no maximo, minha ideia eh deixar com 85mw, sera q eu vou conseguir uns 50 usuarios simultaneo nela sem ter aumento de ping!!??

    nao queria por outra setorial em baixo dessa, queria por um cartao q aguenta-se mais usuarios simultaneo on-line!!!!

  4. #4

    Padrão

    coloca +1 rb e mais tres cartões, da uma dividida na galera ai que fica bom, até 30 aguenta mas a conexão fica uma bost... recomendavel mesmo é no maximo 20 ao mesmo tempo.

  5. #5

    Padrão

    mais eu nao quero por mais setoriais e outro mkt, quero por um cartao mais robusto pois eh apenas 1 setorial q esta mais pro centro q tem mais gente pendurada,,,,, as outras estao legais...

    olha dei um print em um horario de pico,,,
    olha ai a imagem:
    http://www.inetradio.co.cc/image/pico%20na%20AG530.gif

    bom na imagem eh o seguinte, eu entrei na router 02 q ta na POP com as 3 setorias.
    Ta no horario de pico, tinha 73 usuarios conectado ao total, sendo q 43 estava soh na setorial L, q eh a rumada pro centro.
    O troughput tava entre 2mb a 2.5mb do enlace, desses 73 usuarios tavam trafegando tds uma media de 2mb.
    ai pinguei a router 01 q faz o enlace P2P, o ping deu baixo conforme a imagem.
    ai pinguei um cliente q esta conectado na setorial L, e o ping ficou altissimo, pq tinha 43 nego nela.

    ja fiz outros teste, tipo deixei pingando em horario de pico, ai o ping dava alto tipo 500ms.... ai na hora q ficava apenas 25 usuarios o ping ja caia pra 10ms...
    percebe-se q eh um problema de barrotamento da placa,,,, queria uma placa ou cartao mini-pci q suporta-se uns 50 usuarios,,,,

  6. #6

    Padrão

    boa sorte amigo...se usar o xr2(o melhorzinho atualmente) e aguentar o tranco não se esqueça de contar pra gente..

  7. #7

    Padrão

    Olha,

    o cartão mais robusto que usei até hoje é o Senao NL-2511CD Ext2. Nesse já vi 80 simultâneos, mas com clientes a baixas velocidades (128K e 200K). Para 512Kbps não vai ser possível. Também já tentei implementar com clientes de 400K e 500K, mas somente fica bom até uns 30 simultâneos, depois disso latência alta e perda de pacotes.

  8. #8

    Padrão

    caro colega, pelo que pude observar em sua imagem, é que tem algum de seus clientes com ack em 408, e pode ter mais outros clientes com ack tbm, aqui tbm da isso pra mim de ficar o ping alto, mas ai vou la e resolvo o ack dos clientes e ai resolve o ping fica bom, mas pode ter a ver com a quantidade de clientes tbm..


    uso ag530 tbm....

  9. #9

    Padrão

    Já pensou na possibilidade de montar uma repetidora onde se concentra o maior número de clientes?
    Aqui depois de muito chateação, fiz isso e estou satisfeito com os resultados. Detalhe é que deve ser respeitado a distância mínima de 200 metros de uma estação para a outra.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    o cartão mais robusto que usei até hoje é o Senao NL-2511CD Ext2. Nesse já vi 80 simultâneos, mas com clientes a baixas velocidades (128K e 200K). Para 512Kbps não vai ser possível. Também já tentei implementar com clientes de 400K e 500K, mas somente fica bom até uns 30 simultâneos, depois disso latência alta e perda de pacotes.
    ja ouvi falar desse cartao! ele eh pcmcia neh e eh homologado!
    acho q vou por ele!!
    pq eu tenho usuarios de 500kbps, mais sao poucos, a maioria eh 100 e 200kbps.
    sera q vou conseguir uns 50 usuarios nele!? vc ja usou ele, ou sabe quem usou?!
    valeu abracos

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lioneinformatica Ver Post
    caro colega, pelo que pude observar em sua imagem, é que tem algum de seus clientes com ack em 408, e pode ter mais outros clientes com ack tbm, aqui tbm da isso pra mim de ficar o ping alto, mas ai vou la e resolvo o ack dos clientes e ai resolve o ping fica bom, mas pode ter a ver com a quantidade de clientes tbm..


    uso ag530 tbm....

    oba,, desulpe a minha ignorancia, mais o que eh ack!? como resolvo isso!?
    abracos

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    ja ouvi falar desse cartao! ele eh pcmcia neh e eh homologado!
    acho q vou por ele!!
    pq eu tenho usuarios de 500kbps, mais sao poucos, a maioria eh 100 e 200kbps.
    sera q vou conseguir uns 50 usuarios nele!? vc ja usou ele, ou sabe quem usou?!
    valeu abracos
    Sim,

    já montei várias torres com ele. Provavelmente conseguirá, desde que não ponha mais de 10 usuários a 500Kbps.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    oba,, desulpe a minha ignorancia, mais o que eh ack!? como resolvo isso!?
    abracos

    ack, deve ser cabo em curto, aqui antes nós não soldava os conectores, ai tinha esse problema direto, ai agora estamos soldando os conectores ai amenizou uns 90%.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    oba,, desulpe a minha ignorancia, mais o que eh ack!? como resolvo isso!?
    abracos
    Amiguinho,

    "ack" ou "acknowledgment" é uma comunicação bi-direcional entre dois equipamentos em que um transmite e o outro responde (no caso de ter recebido). "Ack" alto é equivalente a latência alta em rede de dados (entre origem e destino do famoso ping)... quanto mais alto o ack mais ruim é o sinal. Entendeu?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Amiguinho,

    "ack" ou "acknowledgment" é uma comunicação bi-direcional entre dois equipamentos em que um transmite e o outro responde (no caso de ter recebido). "Ack" alto é equivalente a latência alta em rede de dados (entre origem e destino do famoso ping)... quanto mais alto o ack mais ruim é o sinal. Entendeu?
    olá marcelo, ack (Acknowledge) sinal eletrônico de reconhecimento usado em transmissões de dados (entre computador e impressora por exemplo), para informar status: "pode enviar mais dados", "não recebi", etc.
    só nao sei direito o que siginifica ack em 30, ack em 150, isso é tempo, volume, qual a quantificação disso, prq eu lembro que disseram que pra distacias longas ,nao lembro onde vi, mas um enlace de 30 e poucos km eles tiveram que setar o ack em um numero bem alto, (2xx) pra haver comunicação.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lioneinformatica Ver Post
    ack, deve ser cabo em curto, aqui antes nós não soldava os conectores, ai tinha esse problema direto, ai agora estamos soldando os conectores ai amenizou uns 90%.
    trabalha com qual cabo amigo e qual conector?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    o cartão mais robusto que usei até hoje é o Senao NL-2511CD Ext2. Nesse já vi 80 simultâneos, mas com clientes a baixas velocidades (128K e 200K). Para 512Kbps não vai ser possível. Também já tentei implementar com clientes de 400K e 500K, mas somente fica bom até uns 30 simultâneos, depois disso latência alta e perda de pacotes.
    Éra justamento o que eu ia dizer, tenho saudades desses cartões, primeiro que eu achava lindo eles num PC-AP, mas infelizmente acabou, esses sim aguentava porrada! Agora respondendo a pergunta do amigo do fórum: É o seguinte, já testei tudo quanto foi cartões com RB e PC-AP, e o melhor numero de conexões simultâneas foi mesmo com 30 clientes em cada miniPCI, tanto em miniPCI como placas PCI (D-link, TP-link, Greatek entre outros...). Aconselho a mesma coisa que o nosso colega fernandofiorentinn falou, coloque sempre RB´s a mais de acordo com a necessidade, pois lembre-se que você está com o cartão modulando a 11Mbps que é o trafego que você pode passar nesse cartão e ainda sim 30 mantera um nivel bom de qualidade ao cliente, pois temos que pensar neles, a gente mesmo reclama que as Telecoms só querem ganhar lucros colocando mais e mais clientes pendurados nos seus links, no que acaba acarretando seus backbones, nós temos que preservar ao maximo a qualidade das nossas conexões, pois infelizmente ainda somos mal vistos por muita gente, então é sempre bom mantermos um nivel de clientes nesses cartões que não comprometam o restante da rede, caso haja a necessidade de por mais clientes o negóçio é por mais painéis em polarização invertida e mais miniPCI´s e RB´s para não comprometer a qualidade do serviço!

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Pessoal venhamos e convenhamos... mesmo que o xr2 seja O CARTÃO, ele ainda continua a ser padrão 802.11.

    Citação Postado originalmente por maia
    Em um ambiente multiponto no cenário mais comum que é o 802.11b, temos uma velocidade nominal máxima de 11 mbps, podendo fazer fallback para 5.5, 2 e 1 mbps. Quando se trabalha em 11 mbps pode-se provar que, considerando pacotes médios de 512 bytes, o máximo de troughput real que se consegue é 7 mbps para tráfego UDP e 6 mbps para tráfego TCP. Isso é tudo que um cartão feito pela Ubiquiti, pela Cisco ou pelo Xing-Ling pode dar e diga-se ainda que em half duplex!

    Esse troughput agregado máximo vale para um ambiente multiponto onde TODOS os clientes estão modulando a 11 mbps, ou seja, tem uma capacidade máxima de canal de troca com o AP de 11 mbps (6 a 7mbps real). Nesse caso todos os clientes tem peso 1 para disputar essa banda agregada e será extraido o máximo desempenho do cartão. Quando na mesma célula temos clientes modulando com taxas mais baixas o "peso" desses clientes é maior.

    Assim em uma célula em que tinhamos 10 clientes modulando a 11 mbps podiamos dizer que a banda agregada poderia ser dividida pelos 10 clientes igualmente, ou seja, cada um deles teria teoricamente a chance de chegar a cerca de 700 kbps caso todos estivessem demandando os mesmos recursos. Quando um mísero cidadão dessa célula por qualquer motivo passa a modular a 1 mbps, ele sozinho passa a gastar 11 vezes mais o tempo do Ap que os outros clientes e portanto podemos dizer que tem peso 11 na conta. Ou seja, nossa célula tem para entregar os mesmos 7 mbps mas agora enxerga 9 + 11 = 20 clientes, ou seja agora para atender o cidadão com velocidade ruim ela gasta 11 vezes mais o tempo que gasta com outros clientes e como todo mundo é tratado igual pode agora obter somente 350 kbps.

    Isso é só o que acontece no meio Wireless entre cliente e AP e aí começam a aparecer um monte de outros problemas relacionados a uma topologia de rede inadequada, falta de controles efetivos de acesso e de banda, broadcasts excessivos, etc, etc.
    Então como podemos ter por exemplo: 60x128 (60 clientes multiplicado por 128 kbps)=7680kbps em apenas um cartão? e ainda funcionando perfeito? Mesmo que conseguissemos a situação ideal (o que é praticamente impossível) não teríamos banda disponível.

    Quanto ao SENAO 2511, sim era "excelente", pois não possuia feature nenhuma, portanto mascarava todos os problemas da rede (sinal ruim no cliente, instalações inadequadas, etc, etc). Era o sonho de consumo de todo montador de antena "porco", pois sempre mostrava que seu serviço era bom.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Pessoal venhamos e convenhamos... mesmo que o xr2 seja O CARTÃO, ele ainda continua a ser padrão 802.11.



    Então como podemos ter por exemplo: 60x128 (60 clientes multiplicado por 128 kbps)=7680kbps em apenas um cartão? e ainda funcionando perfeito? Mesmo que conseguissemos a situação ideal (o que é praticamente impossível) não teríamos banda disponível.

    Quanto ao SENAO 2511, sim era "excelente", pois não possuia feature nenhuma, portanto mascarava todos os problemas da rede (sinal ruim no cliente, instalações inadequadas, etc, etc). Era o sonho de consumo de todo montador de antena "porco", pois sempre mostrava que seu serviço era bom.
    kkkk Me lembrei de uma coisa agora, naquela época quando usava eles, eu me lembrei que um dos meus montadores tinha instalado uma Zirok dessas fechadas igual uma Sky kkkkkk e Sérgio tú acredita que pegou sinal e o kara tava navegando feliz da vida? É sério!!! Eita, eita é cada uma que acontece nas nossas vidas! É só para demonstrar como realmente marcarava muita coisa rs,rs!!!

  20. #20

    Padrão

    Sérgio você citou que 7Mbps seria muita coisa para um cartão, saberia me dizer qual seria um valor aceitável ?