+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opnião sobre Antes-Ap's

    Galera to montando um provedor, e pretendo por Antes de 5.8Ghz OU 2.4GHz (a qual voces falarem que vale mais a pena) com AP's. do mesmo porte!

    Porem nao sei qual o melhor custo beneficio! Quero gastar pouco porem com bom equipamentos.

    Aguardo a ajuda de voces.

    Abraços
    Última edição por thiagotgc; 29-04-2009 às 09:04.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Galera to montando um provedor, e pretendo por Antes de 5.8Ghz OU 2.4GHz (a qual voces falarem que vale mais a pena) com AP's. do mesmo porte!

    Porem nao sei qual o melhor custo beneficio! Quero gastar pouco porem com bom equipamentos.

    Aguardo a ajuda de voces.

    Abraços
    5.8Ghz e mais utilizado em aplicações de alta disponibilidade ou PtP(ponto a ponto), por exemplo, para interligar seus POPs[Pontos de presença] (Pontos de transmissão).

    2.4 Ghz tem baixo custo e é mais utilizado para distribuição em clientes mais em compensação sofre demasiada interferencia tambem de outras redes 2.4 ghz! (devido ao baixo custo, muita gente implanta este tipo de rede assim consumindo o espectro 2.4 ghz local).

    Verifique na sua cidade ou seu seu bairro se há algum provedor wireless e busque informações sobre qual tecnologia utilizam!

    Se ouver muitos operando em 2.4 ghz(wireless B/G) vale apena(se voce puder investir e se os clientes tiverem dispostos a bancar um kit cliente Wireless A(geralmente é 30 a 40 % mais caro que o 2.4 Ghz) investir em uma distribuição via 5,8 Ghz(Wireless A), assim sua rede terá menos chance de sofrer interferencias e poderá(não é certo que tenha) ter maior alcançe.

  3. #3

    Padrão

    Valw amigo pelas dicas, porem aqui em minha cidade tem uma empresa de internet via radio MUITO grande... e ctza eles uzam 2.4FGHz, sera que vou sobrer muita interferencia?

    Será que vou ter que investir em 5.8Ghz?

    E quais Antenas 5.8 e 2.4 voce me recomenda?
    E quais AP's 5.8 e 2.4 voce me recomenda?

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Valw amigo pelas dicas, porem aqui em minha cidade tem uma empresa de internet via radio MUITO grande... e ctza eles uzam 2.4FGHz, sera que vou sobrer muita interferencia?

    Será que vou ter que investir em 5.8Ghz?

    E quais Antenas 5.8 e 2.4 voce me recomenda?
    E quais AP's 5.8 e 2.4 voce me recomenda?

    Abraços
    Você primeiro tem que verificar se tem um POP deles próximo ao seu ponto de transmissão e ver se eles utilizam paines setoriais(semelhantes aos das teles(celular))

    Para o cliente você pode utilizar as antenas da aquário em 2.4 Ghz.

    Sem duvida o melhor rádio para se utilizar tanto tem 2.4 como em 5.8 ghz seria uma routerboar com cartão mini-pci! Os melhores são os ubiquiti, senão e o orinoco! Atheros tambem é bonzinho! dependendo do modelo você acha cartão de até 600mw(para wireless 2.4 ghz B) fuja do cartão engenius(Se não me engano é este nome), estão ocorrendo muitos casos de RMA(defeito) com ele!

  5. #5

    Padrão

    Aqui nao tem ponto nenhum POPs, entao pretendendo por 4 setoreais em minha antena de 50mts. de altura, porem estou com 3 antenas 2.8Ghz e uma Zirok de 5.8Ghz.

    Pretendo comprar Antenas radio 2.4Ghz, ou (Zirok 5.8) e comprar umas APs para clientes Ovislink 2.4Ghz.

    O que acha dessa estrutura?

    Estou com 2 APs DWL-8200AP > 802.11a/g -> Managed Dualband Access Point para fazer ponto do provedor para minha casa o que acha?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Aqui nao tem ponto nenhum POPs, entao pretendendo por 4 setoreais em minha antena de 50mts. de altura, porem estou com 3 antenas 2.8Ghz e uma Zirok de 5.8Ghz.

    Pretendo comprar Antenas radio 2.4Ghz, ou (Zirok 5.8) e comprar umas APs para clientes Ovislink 2.4Ghz.

    O que acha dessa estrutura?

    Estou com 2 APs DWL-8200AP > 802.11a/g -> Managed Dualband Access Point para fazer ponto do provedor para minha casa o que acha?
    amigo nao adianta querer gastar pouco e ter coisa de qualidade, faz um esforcinho e compra duas RBs com 2 cartoes cada e 4 paineis de 90 graus. Faça os ponto-a-ponto case exista sempre em 5,8 e distribua para os clientes em 2,4...

    RB: 433 da conta do recado, peça fonte de 18V e 2A
    Cartoes: vai de R52H
    Antenas: se nao tiver clientes a mais de 2,5 km pode ser da Aquarios mesmo, mas recomendo OIW/Hyperlink

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Aqui nao tem ponto nenhum POPs, entao pretendendo por 4 setoreais em minha antena de 50mts. de altura, porem estou com 3 antenas 2.8Ghz e uma Zirok de 5.8Ghz.

    Pretendo comprar Antenas radio 2.4Ghz, ou (Zirok 5.8) e comprar umas APs para clientes Ovislink 2.4Ghz.

    O que acha dessa estrutura?

    Estou com 2 APs DWL-8200AP > 802.11a/g -> Managed Dualband Access Point para fazer ponto do provedor para minha casa o que acha?
    Perfeito !!!
    Usa a zirok pro PTP, e usa os setoriais de 2.4 Ghz (preferencialmente hiperlink)(use paineis homologados pois eles tem sinal mais estavel e operam realmente no dbm que vem escrito na embalagem)

    Carak ! 50 metros de torre ??? gostaria muito de saber como é que vocês conseguem montar essas estruturas com estas torres modulares galvanizadas !!!

    Sera que utilizam andaimes ???

    Da uma esplicada pra mim por favor !

    Valeu!

  8. #8

    Padrão

    "BRAW"

    Me explica melhor, a função das Router Boards, lembrando que pretendo usar com MIKROTIK uma no provedor, e outra na torre.

    "orionstation"

    Pra ser sincero eu nao cuido dessa area, mas ja veio os engenheiros aqui, e atualmente tenho 30mts de torre, os outros 20, acho que nao ira compensar, entao vamos montar uma outra torre em outro ponto da cidade.. =D

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    "BRAW"

    Me explica melhor, a função das Router Boards, lembrando que pretendo usar com MIKROTIK uma no provedor, e outra na torre.

    "orionstation"

    Pra ser sincero eu nao cuido dessa area, mas ja veio os engenheiros aqui, e atualmente tenho 30mts de torre, os outros 20, acho que nao ira compensar, entao vamos montar uma outra torre em outro ponto da cidade.. =D
    OK valeu!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    "BRAW"

    Me explica melhor, a função das Router Boards, lembrando que pretendo usar com MIKROTIK uma no provedor, e outra na torre.

    "orionstation"

    Pra ser sincero eu nao cuido dessa area, mas ja veio os engenheiros aqui, e atualmente tenho 30mts de torre, os outros 20, acho que nao ira compensar, entao vamos montar uma outra torre em outro ponto da cidade.. =D
    Amigo as RouterBoards sao placas mae ou mini pcs nas quais vem um sistema operacional Router OS Mikrotik... com elas vc tem inumeras configuraçoes de wireless, firewall, controle de banda, proxy, roteamento e varias outras funçoes... ou seja vc nao limita sua torre a apenas a forncecer o acesso wireless, vc pode realizar inumeras configuraçoes afim de otimizar o desepenho de sua rede... tem ainda a possibilidade de conectar ate tres cartoes mini PCI numa mesma RB podendo fazer um ponto de acesso e ate o PTP com apenas um equipamento ao inves de 3, 4 ou ate Apzinha... equipamento mais robusto, estavel, melhor gerenciamento dos usuarios e ainda pode interagir com software para controle de clientes e planos de acesso... enfim, atualmente eh oq nós provedores temos de melhor no mercado para atender nossos clientes com qualidade! mas fiquei atento aos cartoes que ira usar, os Engenius ate funcionam bem mas infelizmente nao tem uma vida duradoura logo te darao dor de kbça ou nao neh vai da sorte... tente trabalhar com os cartoes da propria Mikrotik os R52 ou R52H, tem tb os XR2 que sao bem falados porem nao possuem homologaçao...entao fica ae as dicas, caso precise de mais alguma coisa eh soh perguntar, tem muita gente boa aki no Forum que pode ajudar... abraço

  11. #11

    Padrão

    braw.. vale pela ajuda viu.. vlw mesmo!!

    Estava interessando em comprar a RB da MK, para deixar na torre oq axa?