+ Responder ao Tópico



  1. #201

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Agora quem matou a pau foi o Jpjust.
    Vi lá que é um algorrítmo que faz constantemente a leitura.
    Daí me veio a mente a alegação mais acima do Tiago Melo, de que quando desativa melhora o link.
    Será que este algorritmo fica constantemente processando mesmo nos casos onde não há interferencias e daí poderia degradar o desempenho? Já em ambiente com interferencia esta degradação pelo processamento seria menor do que o prejuizo da interferencia e por isso melhora?
    Fiz um teste aqui, desativando e continuou igual a leitura do noise floor. Indicaria isso que não está havendo ruído na rede?
    Algumas pessoas no fórum da MikroTik disseram que ao ativar o Adaptive Noise Immunity, o uso da CPU da RB subiu para 100%. Nesses casos, onde o ruído era altíssimo, de acordo com quem relatou, como a CPU estava o tempo todo ocupada, realmente iria ficar lento.

    Em outros casos, onde a CPU não ficava ocupada o tempo inteiro, esse recurso pode ajudar como também pode atrapalhar. Já que ele mexe em vários parâmetros, inclusive na sensibilidade, alguns clientes com sinal muito fraco podem acabar sem conexão, caso o rádio decida diminuir sua sensibilidade.

    Comigo, nunca notei muita diferença com ele ativado.

  2. #202

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Algumas pessoas no fórum da MikroTik disseram que ao ativar o Adaptive Noise Immunity, o uso da CPU da RB subiu para 100%. Nesses casos, onde o ruído era altíssimo, de acordo com quem relatou, como a CPU estava o tempo todo ocupada, realmente iria ficar lento.

    Em outros casos, onde a CPU não ficava ocupada o tempo inteiro, esse recurso pode ajudar como também pode atrapalhar. Já que ele mexe em vários parâmetros, inclusive na sensibilidade, alguns clientes com sinal muito fraco podem acabar sem conexão, caso o rádio decida diminuir sua sensibilidade.

    Comigo, nunca notei muita diferença com ele ativado.
    Matou a pau novamente JPjust.

  3. #203

    Padrão Re: Física Azul

    Eu fiz o curso. Estava disposto a aprender tudo, fui de mente totalmente aberta.
    Vocês devem lembrar que o Gilvan é engenheiro, tem Crea. Engenheiro não pode falar e muito menos fazer porcarias. Os colegas aqui do fórum, que são engenheiros, devem conhecer o Crea e seu estatuto.

    Quanto ao curso, eu que já tinha um bom conhecimento de rádio-frequência queria descobrir os segredos desse cara. Cada vez que ele passava um novo tópico eu ficava rindo por dentro: são detalhezinhos que a gente não enxerga sozinho.
    Vi ele derrubar uma interferência, vi fazendo o stub, vi sintonizando a antena. Tudo funciona.

    Conhecimento custa dinheiro. Esse curso foi muito barato.

    Quanto dinheiro a gente gasta comprando setorias de 21db e antenas de grade.

  4. #204

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por cooloverdrive Ver Post
    Eu fiz o curso. Estava disposto a aprender tudo, fui de mente totalmente aberta.
    Vocês devem lembrar que o Gilvan é engenheiro, tem Crea. Engenheiro não pode falar e muito menos fazer porcarias. Os colegas aqui do fórum, que são engenheiros, devem conhecer o Crea e seu estatuto.

    Quanto ao curso, eu que já tinha um bom conhecimento de rádio-frequência queria descobrir os segredos desse cara. Cada vez que ele passava um novo tópico eu ficava rindo por dentro: são detalhezinhos que a gente não enxerga sozinho.
    Vi ele derrubar uma interferência, vi fazendo o stub, vi sintonizando a antena. Tudo funciona.

    Conhecimento custa dinheiro. Esse curso foi muito barato.

    Quanto dinheiro a gente gasta comprando setorias de 21db e antenas de grade.
    Tive um professor na graduação que tinha dois doutorados. Isso não quer dizer nada. Esse professor, por exemplo, era um péssimo profissional e nada ético.

    Os médicos também tem um estatuto, o do CRM. E nem por isso deixamos de ver médicos cometendo erros propositais, trabalhando de forma nada ética.

    CREA não quer dizer nada.

    Vou citar novamente o caso do stub. Gilvan usou um osciloscópio pra ver como o sinal ficava bem melhor ao cortar o stub na medida certa. Todos fizeram "oohhhh", inclusive eu. Mas depois pensei: "Pera aí! Ele devia antes ter mostrado o nível do sinal SEM o stub pra provar que COM o stub, o sinal melhorava." Aí eu me liguei na jogada.

    Ou seja, Gilvan fingiu ter matado a cobra. E o pau, que ele diz mostrar, escondeu.

  5. #205

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Tive um professor na graduação que tinha dois doutorados. Isso não quer dizer nada. Esse professor, por exemplo, era um péssimo profissional e nada ético.

    Os médicos também tem um estatuto, o do CRM. E nem por isso deixamos de ver médicos cometendo erros propositais, trabalhando de forma nada ética.

    CREA não quer dizer nada. Quero dizer que se tiver fazendo coisa errada, deve ser feita denúncia diretamente.

    Vou citar novamente o caso do stub. Gilvan usou um osciloscópio Quando eu fiz o curso era um analisador de espectropra ver como o sinal ficava bem melhor ao cortar o stub na medida certa. Todos fizeram "oohhhh", inclusive eu. Mas depois pensei: "Pera aí! Ele devia antes ter mostrado o nível do sinal SEM o stub pra provar que COM o stub, o sinal melhorava." Aí eu me liguei na jogada. Eu fiz aqui, não posso te passar valores corretos, mas o sinal variou de -70 para -40, mais ou menos, só mexendo no stub.

    Ou seja, Gilvan fingiu ter matado a cobra. E o pau, que ele diz mostrar, escondeu.
    As operadoras de celular também usam o tal lençol magnético. Mas aí não é só sinal que manda. Se você estiver muito longe da ERB e usar uma antena externa, muitas vezes não funciona, mesmo estando com todo sinal.

  6. #206
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Física Azul

    Joao, além do quê, não se analisa sinais em 2.4 GHz com um osciloscópio de 20 MHz. Isso é fisicamente impossível conforme já mostrei nesse mesmo tópico. Embora o Gilvan tenha tentando contrariar a física e a matemática dizendo que em uma frequencia submultipla de 2.4 GHz era possível sintonizar uma antena em 2.4 GHz. Se ele casa a impedância num submultiplo de 2.4 GHz não significa que ele casou em 2.4 GHz. Isso acontece por que na resposta em frequencia das antenas não existe ressonância nos multiplos e submúltiplos da frequencia de operação.
    Agora vem a pergunta: Mas você testou? Testei inúmeras antenas no laboratório de antenas e propagação da faculdade quando era aluno, inclusive de Wi-Fi. Vivia enfurnado lá com um analisador vetorial da HP (http://www.rfcoaxcable.com/manufactu...k_analyzer.jpg) e repito: OSCILOSCÓPIO NÃO É INSTRUMENTO PARA SE CASAR IMPEDÂNCIA EM 2.4 GHz. A menos que esse osciloscópio e o gerador de pulso sejam de no mínimo 2.4 GHz. Até mesmo por que casar impedância em Wi-Fi é perda de tempo, por que a impedência já vem satisfatoriamente casada.

    Sds,



    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Tive um professor na graduação que tinha dois doutorados. Isso não quer dizer nada. Esse professor, por exemplo, era um péssimo profissional e nada ético.

    Os médicos também tem um estatuto, o do CRM. E nem por isso deixamos de ver médicos cometendo erros propositais, trabalhando de forma nada ética.

    CREA não quer dizer nada.

    Vou citar novamente o caso do stub. Gilvan usou um osciloscópio pra ver como o sinal ficava bem melhor ao cortar o stub na medida certa. Todos fizeram "oohhhh", inclusive eu. Mas depois pensei: "Pera aí! Ele devia antes ter mostrado o nível do sinal SEM o stub pra provar que COM o stub, o sinal melhorava." Aí eu me liguei na jogada.

    Ou seja, Gilvan fingiu ter matado a cobra. E o pau, que ele diz mostrar, escondeu.

  7. #207

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por cooloverdrive Ver Post
    As operadoras de celular também usam o tal lençol magnético. Mas aí não é só sinal que manda. Se você estiver muito longe da ERB e usar uma antena externa, muitas vezes não funciona, mesmo estando com todo sinal.
    Então qual o termo técnico disso? ("Lençol Digital" é termo mitológico). Quero pesquisar.

    Como já disse antes: como a operadora de celular vai ajustar os sinais de cada celular, sendo que eles estão em constante movimento, variando a distância até a ERB, sem contar que existem inúmeras marcas e modelos diferentes, inclusive os chineses, que ninguém garante que obedecem os limites de EIRP?

  8. #208
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Então qual o termo técnico disso? ("Lençol Digital" é termo mitológico). Quero pesquisar.

    Como já disse antes: como a operadora de celular vai ajustar os sinais de cada celular, sendo que eles estão em constante movimento, variando a distância até a ERB, sem contar que existem inúmeras marcas e modelos diferentes, inclusive os chineses, que ninguém garante que obedecem os limites de EIRP?
    Taí o verdadeiro Lençol Digital (com regulagem de "timer"):

    Termobrs

    Sds,
    Última edição por motacosta; 30-04-2010 às 13:02.

  9. #209

    Thumbs up Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Joao, além do quê, não se analisa sinais em 2.4 GHz com um osciloscópio de 20 MHz. Isso é fisicamente impossível conforme já mostrei nesse mesmo tópico. Aposte com ele. Ou use os direitos. Embora o Gilvan tenha tentando contrariar a física e a matemática dizendo que em uma frequencia submultipla de 2.4 GHz era possível sintonizar uma antena em 2.4 GHz. Se ele casa a impedância num submultiplo de 2.4 GHz não significa que ele casou em 2.4 GHz. Isso acontece por que na resposta em frequencia das antenas não existe ressonância nos multiplos e submúltiplos da frequencia de operação. Cara tu falando de quais antenas? Se for uma RFS, tudo bem, mas numa Aquário, por favor.
    Agora vem a pergunta: Mas você testou? Testei inúmeras antenas no laboratório de antenas e propagação da faculdade quando era aluno, inclusive de Wi-Fi. Vivia enfurnado lá com um analisador vetorial da HP (http://www.rfcoaxcable.com/manufactu...k_analyzer.jpg) e repito: OSCILOSCÓPIO NÃO É INSTRUMENTO PARA SE CASAR IMPEDÂNCIA EM 2.4 GHz. Repito, aposte com ele? Mas faça registrado em cartório, e na presença dum promotor.A menos que esse osciloscópio e o gerador de pulso sejam de no mínimo 2.4 GHz. Até mesmo por que casar impedância em Wi-Fi é perda de tempo, por que a impedência já vem satisfatoriamente casada. A física muda conforme o aumento de frequência?

    Sds,
    Obrigado

  10. #210
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por cooloverdrive Ver Post
    Obrigado
    cooloverdrive,

    Estude mais e fale menos abobrinha.
    Última edição por motacosta; 02-05-2010 às 17:31.

  11. #211
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Física Azul

    O Gilvan com suas metáforas, confunde mais do que ajuda.

    Seus seguidores devem rever esses conceitos, ficarem atentos e principalmente estudar e pesquisar!

  12. #212

    Padrão Re: Física Azul

    Motacosta, você tem certeza que com um osciloscópio de 20 MHz não pode-se fazer o que Gilvan "prega" ?

    E te perguntei, se com o aumento da frequência a física muda. Do jeito que você fala sim.
    Até mesmo por que casar impedância em Wi-Fi é perda de tempo, por que a impedência já vem satisfatoriamente casada.
    Utilizando outros equipamentos em outras frequências é obrigatório diminuir o ROE. Só em 2.4GHz que não precisa?

  13. #213
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Física Azul

    Cooloverdrive,

    1- Tenho certeza sim. Vou te responder com duas perguntas: Por que não se usa pneu de fusca numa carreta? Por que você não usa uma antena de TV (com direito a Bombril) no seus enlaces ponto-a-ponto?

    2 - Não se usa pneu de fusca numa carreta, embora as leis da física sejam iguais para o fusca e para carreta. Pelo mesmo motivo, você não usa antena de TV no seus enlaces ponto-a-ponto. Pelo mesmo motivo, não se analisa sinais de 2,4 GHz com um osciloscópio de 20 MHz.

    3 - Parece que você não leu o tópico todo, mas o JPJUST já provou matematicamente que não há necessidade de se fazer stub para ROE em redes wireless.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por cooloverdrive Ver Post
    Motacosta, você tem certeza que com um osciloscópio de 20 MHz não pode-se fazer o que Gilvan "prega" ?

    E te perguntei, se com o aumento da frequência a física muda. Do jeito que você fala sim.

    Utilizando outros equipamentos em outras frequências é obrigatório diminuir o ROE. Só em 2.4GHz que não precisa?

  14. #214

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Cooloverdrive,

    1- Tenho certeza sim. Então qual é o problema, aposta com ele.Vou te responder com duas perguntas: Por que não se usa pneu de fusca numa carreta? Por que você não usa uma antena de TV (com direito a Bombril) no seus enlaces ponto-a-ponto? Nos ponto a ponto, não, mas em casa na Wireless é uma anteninha de tv, para 2.4GHz

    2 - Não se usa pneu de fusca numa carreta, embora as leis da física sejam iguais para o fusca e para carreta. Pelo mesmo motivo, você não usa antena de TV no seus enlaces ponto-a-ponto. Pelo mesmo motivo, não se analisa sinais de 2,4 GHz com um osciloscópio de 20 MHz. Abobrinha

    3 - Parece que você não leu o tópico todo, mas o JPJUST já provou matematicamente que não há necessidade de se fazer stub para ROE em redes wireless. Li, até concordo com ele se tivermos falando de equipamentos muito caros.
    Agora tu vai me dizer que o radinho porcaria de $30, ou uma placa PCI, tem a impedância exata de 50ohms?
    Ou o cabo de 70 centavos?
    E a antena de 50 reais?


    Sds,
    Você sabe fazer um stub?

    Obrigado.

  15. #215
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Física Azul

    Amigo, você é um Troll (pra ser fino e não dizer que você é um xxxxxxxxxxxx).

    Será ignorado a partir de agora.

    Passe bem.


    Citação Postado originalmente por cooloverdrive Ver Post
    Você sabe fazer um stub?

    Obrigado.
    Última edição por Magal; 03-05-2010 às 12:41.

  16. #216

    Padrão Re: Física Azul

    Mota costa, pela formação de engenheiro isso foi muito indelicado da sua parte e eu com certeza mesmo que nao te conhecendo só por ler isso aqui nao contrataria os seus serviços, é uma tristeza ver um forum rico em informaçoes e de pessoas do mais alto grau de confiabilidade trocando farpas como se estivessem em um boteco falando de futebol... Aos moderadores, penso que deveria haver algum tipo de punição para esse tipo de atitude!

  17. #217
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Física Azul

    Não sou miss simpatia, amigo. E nem estou vendendo serviço.

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Mota costa, pela formação de engenheiro isso foi muito indelicado da sua parte e eu com certeza mesmo que nao te conhecendo só por ler isso aqui nao contrataria os seus serviços, é uma tristeza ver um forum rico em informaçoes e de pessoas do mais alto grau de confiabilidade trocando farpas como se estivessem em um boteco falando de futebol... Aos moderadores, penso que deveria haver algum tipo de punição para esse tipo de atitude!
    Última edição por motacosta; 03-05-2010 às 11:11.

  18. #218

    Padrão Re: Física Azul

    Quem é o troll mesmo?
    Passar bem!

  19. #219

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Amigo, você é um Troll (pra ser fino e não dizer que você é um B-A-B-A-C-A).

    Será ignorado a partir de agora.

    Passe bem.
    Responda tecnicamente, por favor. Vamos deixar as opinões pessoais para o orkut.

  20. #220

    Padrão Re: Física Azul

    Citação Postado originalmente por cooloverdrive Ver Post
    Responda tecnicamente, por favor. Vamos deixar as opinões pessoais para o orkut.
    Sem querer ser chato, mas já sendo, como diria o Jô Soares, eu fazia stub nas frequencias baixas de radioamador.
    E cheguei a fazer um para 2.4. Funcionou bem, mas achei muito trabalhoso para usar como rotineiro. Aquele negócio de ir cortando o cabo até acertar eu achei muito crítico pelas dimensões de trabalho.

    Mas admito que foi tudo no empirísmo pois não fiz curso nenhum.

    Quanto tempo leva para fazer isso na prática?
    Última edição por 1929; 03-05-2010 às 11:39.