+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    ...
    Pega uma rede que só tem clientes em média a 1km de distância da torre e adiciona um cliente a 20km na mesma torre (usando o mesmo AP que os outros clientes). Pronto, esse cliente de 20km vai ter uma enorme dificuldade em "pegar" o canal, e ainda por cima vai atropelar - de vez em quando - as estações próximas. O "hang time" da onda eletromagnética vai passar a ter efeito no protocolo de enlaçe. Aqui vale uma equalização, colocando linhas de retardo nos clientes próximo para eles "parecerem" estar à uma mesma distância da torre. (Só não sei que efeito isso teria, como eu disse, vale um estudo).
    E se alguém fizer isto na sua rede WIFI e apelidar esta técnica de "Lençol Magnético" ?

2. MATEI A COBRA E MOSTREI O PAU
    Sábado foi dia de curso, aconteceu no Rio de Janeiro á sombra do Corcovado. Que cidade. O curso começou com a turma entrando na sala de cara atada, sorriso fechado e olhar de soslaio. Parece até que vierem para quebrar os pratos.
    Digo que ciências físicas á a arte das adequações, então começo o baile. Claro que o primeiro assunto é o famoso Lençol Digital. A pergunta mordaz é assim:
    -Isso existe?
    A resposta óbvia é a única verdadeira.
    -Não. Lençol Digital é um aforismo, é uma maneira de estabelecer uma terminologia para podermos abordar os fenômenos físicos que estamos mergulhados por trabalharmos com as LAN wireless. Para não ser complexo, digo que aforismo é uma maneira fácil de falar alguma coisa difícil. Querem ver outro aforismo?
    -"A inteligência superior vive em débito com os admiradores, que lhe exigem tudo." Não acham que esta foi capciosa?
    Mas voltado no tempo, comecei explicando porque na transmissão deve-se fazer a tal da EQUALIZAÇÃO. Um quera sentado lá atraz da sala me contestou.
    -Equalizar o que na transmissão se só tem um AP?
    Legal a pergunta, me lembrou dois viventes, o JorgeAldo e o JPJust que são como aqueles que não gostam de botar assucar no chimarrão. Respondi com o cuidado de quem entra na água onde existe jacaré.
    -Mas se numa mesma antena setorial estiver sendo iradiado dois AP? E se forem quatro AP? Eu tinha na manga um T Mágico para provar que isso era possível. Levei os dois trumbicos para eles não me desaforarem. O quera pensou, coçou o queicho e botou uma mão no bolço. Pensei que ele ia tirar o fumo para picar, mas acho que ele se conteve e ficou quietão. O curso continuou, pena que aqueles dois viventes não estavam lá para desembanharem a longa espada das suas argumentações.
    Chegou a hora de sustentar o Lençol Digital na recepção. A partida estava um a zero para mim, mas lá é a terra do Flamengo onde tem até imperador, eu tinha que ser zelozo nas idéias, nobre nos gestos, perfeito nos argumentos para poder fazer meu segundo golo. Coisa nada fácil, pior do que receber a bola na pequena área, driblar todo o outro time e entrar com bola e tudo no golo do adversário. Coisa que os colorados vão fazer na final da copa Barsil. Não me a frouxei e sai com essa.
    Pois o Lençol Digital na recepção, faz com que todos os usuários do AP que recebe o sinal, tenham a mesma qualidade. Olhem bem, não disse o mesmo sinal. Esta afirmação seria erronea e própria de quem não tenha entendido. Moro? Ou todos os clientes do AP estão bom ou todos estão ruim. Esta é a regra “sine qua non” que deve trabalhar um provedor que saiba aquilo que está fazendo. Ou voces acham que um cliente que paga um determinado preço tem direito de receber um sinal melhor que outro que paga o mesmo preço? Não vejo o porquê.
    O resto do dia foi o aconchego com as doze ferramentas necessárias para se construir um Lençol Digital democrático. Gostaram desta?
    Tenho tambem um recado para dar para alguns. SNR não existe. Não digam que o SNR derruba pacotes ou que é responsável por qualquer mal funcuionamento de um sistemna de comunicação. Esta afirmação é uma gafe. Vejam bem. SNR quer dizer: Sinal dividido por ruido. Relação neste termo significa divisão. Ora, se tu divides duas grandezas de mesma unidade o resultado é um número admencional, ou uma grandeza escalar. Como pode um artifício de raciocínio homano interferir em alguma coisa? Qua...qua...qua... É como Dividir 20 bananas por 10 bananas o resultado não é banana, é um numero admencional. Moro? A não ser que se acredite em alma do outro mundo, dai aquilo que não existe pode interferir naquilo que existe. PS. Esta asserção não é um aforismo.
    Na saida do curso todos afirmavam que o seu Lençol Digital seria o melhor. Nos rostos só sorrisos e satisfação. Duvidam? Fale com eles.
    Dia 15 de Maio o curso em Porto Alegre será barganhado. Qualquer compra á cima de R$ 1.000,00 dará o ingresso para uma pessoa assistir o curso. Venha aprtender a trabalhar com as doze ferramentas.

3. Caro colega Jorge Aldo
    Gosto de trocar balãozinho com a bola, com outras pessoas, desde que seja com a cabeça e dentro dela ao invés de vazio haja conhecimento.
    Se você possui muitos anos de experiência em debate político como afirmas, por certo serás muito mais convincente que eu, mesmo quando estiveres assobiando no vento. Vou tentar sobreviver a esse vendaval de erros que tu escreveste e convencer ou outros a tomarem outro caminho. O caminho do certo. Desculpe mas quando o assunto é Telecom eu derrapo na ladeira da vaidade.
    Nomundo, a ciência é a arte das adequações corretas, mas no Brasil os discursos políticos á a arte de outro tipo de adequações. Contenha-se no conteúdo científico ou fique fora do debate. Aqui os maus anteneiros são só aperitivo. Cuidado para não ser uma grandeza escalar que existe, mas não tem direção ou sentido.
    O fato de o curso existir torna as minhas afirmações corretas pelo simples fato que o curso é a prova. No curso, não uso o “eu acho”, ou então “na minha opinião” não faço experiências tolas. Quando eu digo que está certo é porque está. Se alguém duvidar eu demonstro com a prova. Não fui eu quem inventou, mas eu aprendi corretamente o inventado.
    .
    20 bananas / 4 bananas = 5. Este cinco é adimensional porque banana simplifica com banana
    20 bananas / 4 pessoas = 5 bananas por pessoa. Não é adimensional por que possui uma unidade que é banana por pessoa.
    .
    Se um sinal é igual a 20dBm S=20dBm
    Se o ruído é igual a 4 dBm N = 4dBm
    SNR = 20dBm / 4dBm = 5. Este 5 é adimensional não possui unidade.
    .
    Tem gente que me acusa de mágico. Magia seria uma coisa adimensional interferir em algo dimensional. As grandezas adimensionais são só artifícios de raciocínio. Vai por mim, senão vou começar a te chamar de Merlin.
    .
    Querem outro exemplo? Lá vai: Pi não existe. O número 3,14..... resultante da divisão da circunferência pelo seu diâmetro não existe. No entanto se conhecemos o diâmetro, podemos calcular a circunferência. Viram. Usei um artifício para calcular uma grandeza, mas em nenhum momento eu criei uma grandeza com um artifício.
    Vai por mim. Ainda vamos tomar um chope junto e brindarmos as coisas que existem ou as que existirão como poderá vir a ser a nossa amizades.

4. Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Se um sinal é igual a 20dBm S=20dBm
    Se o ruído é igual a 4 dBm N = 4dBm
    SNR = 20dBm / 4dBm = 5. Este 5 é adimensional não possui unidade.
    Gilvan, as propriedades dos logarítmos dizem que uma subtração em escala logarítmica equivale a uma divisão em escala linear. Ou seja, não se divide dois números em dBm (vide: O deciBel). O correto seria 20 dBm - 4 dBm, que seria igual a 16 dB que é um número adimensional. Fica registrada a obsevação.

Sds,
    Última edição por motacosta; 28-04-2010 às 11:24.

5. Também não tenho nada contra ninguém, mas técnica é técnica. Não me levem a mal. Isso á um forum técnico.

Saudações.

Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Bem, sinceramente, não tenho nada contra os cursos do Gilvan, como eu disse, são boas práticas de instalação.

Alias, nem sei pq entrei nessa briga, não vejo necessidade nisso. O mercado tem espaco para todos (E eu sequer sou concorrente do Gilvan).

Agora essa do Lençol Eletromagnético, você vai ter que admitir que é jogada de marketing... :P

Tópicos Similares

1. Cópia física de HD em larga escala
    Por laralc no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 08-05-2006, 14:32
  2. Link dedicado para pessoa FISICA!?!
    Por daniel_tux no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 29-11-2005, 21:11
  3. logica x fisica
    Por alesandro no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 11