+ Responder ao Tópico

1. Com licenca pessoal, já que a coisa(limão) por aqui tá meio "azedo", deixa eu colocar acucar e quem sabe sai uma limonada.

Escelente está o tópico, parabens Moderadores, realmente merecia ser fixado.

Vamos as "Fatos":

- Afinal Nossos rádios são digitais ou analógicos, ao meu entendimento são os 2, (transformam sinais digitais em sinais eletromagnéticos e vice-versa)???

- O Gilvan Falou" PRIMEIRO- Só existe enlace ponto á ponto." Já pensarão nisso???? isso tava caindo de maduro, era obvio mas os fabricantes nos vendem a ideia de que temos equipamentos ponto-multiponto...

- Ainda Sobre o Givan - Mas afirmo para os colegas daqui que o sinal que entra numa antena não é o sinal que entra no rádio. O sinal que entra numa antena pode ter ruido ou interferencia, mas o sinal que o rádio recebe pode não ter. Depende de como o anteneiro usa as ferramentas teóricas de instalação de antenas. .... Que velho matreiro...., este aqui tb tá passando despercebido, não sei se o Gilvan já comentou sobre isso, mas é exatamente isso que o T Magico faz (cavidade ressoanante que atraves de parafusos poem em curto determinados canais e outras cositas mais, por exemplo deixar passar somente o canal 1 e "mata" os restantes.....puts Gilvan agora o "T" não é mais mágico).

- HAAAA Gilvan achou que eu ia te poupar né ... mas ai vai, sobre equipamentos chamados CPE'S do tipo NANOSTATION (não gambiarras que tenho visto por ai) o que vc me diria a respeito de ACOPLAMENTO????

Considerações Finais:

Quando o Gilvan apareceu aqui no forum chamando anteneiros de "Cortadores de cabo e apertadores de parafusos" fiquei puto e na primeira oportunidade fui la em POA fazer o curso e até mais para dizer umas verdades a ele, chegando lá conheci uma das pessoas mais interessantes que já vi, um velho, de cabeça branca, apaxonado pela matematica e fisica (coisas que sempre me fascinaram tambem) demonstrando com provas instrumentais (OSCILOSCOPIO) o que dizia, falar é facil, provar é que é.....

Quanto a questão do Markting, acho normal, afinal de contas quem nao quer vender seu peixe .....
    Quanto as antenas, em testes aqui realizados com PLUTON, OIW, EMCTEST, TSM, ZIROK OTOTECH, GEENGE esta ultima para nossa empresa, teve o melhor DESEMPENHO/CUSTO/BENEFÍCIO

ABRAÇOS a todos.
    Última edição por jodrix; 28-04-2010 às 00:08.

2. Onde é que andavas, Jodrix.
    Tão perto e tão longe ao mesmo tempo?

Tenho acompanhado esta peleia desde o início. Cheguei a combinar com o Jodrix me encontrar no primeiro curso, mas não deu.
    De lá para cá minha cabeça ficou totalmente confusa com tantas explicações. Os questionamentos contrários são sempre muito bem raciocinados e embasados.
    Os argumentos apresentados últimamente tem sido bem técnicos, feitos por quem é do ramo de engenharia de telecom.

O JPJustus também fêz o curso e não aprovou. O Jodrix fêz e aprovou.

O que precisamos nesta altura do campeonato é isso mesmo.
    Depoimentos de quem fêz o curso. De quem gostou e aproveitou e de quem deu com os burros n'água.

3. Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Gilvan, as propriedades dos logarítmos dizem que uma subtração em escalar logarítmica equivale a uma divisão em escala linear. Ou seja, não se divide dois números em dBm (vide: O deciBel). O correto seria 20 dBm - 4 dBm, que seria igual a 16 dB que é um número adimensional. Fica registrada a obsevação.

Sds,
    Correto. E ainda tem mais, imagine que o nível de sinal é positivo e o ruído = 0 dBm (altíssimo por sinal ). Como dividiríamos isso? Teríamos então um SNR tendendo para + infinito? rsrs

4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O JPJustus também fêz o curso e não aprovou. O Jodrix fêz e aprovou.
    Realmente eu não aprovei. Digo isso porque no curso, percebi que era mais um "manual das antenas Geenge". Somente duas coisas davam pra por em prática com antenas comum: o Stub (que já desmistifiquei no meu blog) e o Lençol (que estamos desmistificando agora). O resto, era tudo recurso das antenas Geenge.

O lance de diminuir o ganho da antena pra assim diminuir também o ruído, eu até gostei, mas só dá pra fazer nas antenas dele (a não ser que os outros fabricantes também façam antenas que deem pra enfiar um parafuso na cavidade do dipolo).

O lance do T mágico, na época que fiz o curso, ainda não tinha, mas digo agora: ele não serve pra diminuir ruído ou interferência. Porque se você tem um AP no canal 1, por exemplo, o T mágico vai filtrar os outros canais, deixando passar somente o que vier na frequência do canal 1. Isso não vai adiantar muito pra retirar ruído ou interferência, pois justamente o ruído do canal 1 é que vai te atrapalhar de verdade.

A idéia do T mágico, segundo o próprio Gilvan, é colocar mais de um rádio na mesma antena. Porém, a não ser que o T mágico permita dois rádios em dois canais diferentes (1 e 6, por exemplo), ele também não vai funcionar. Por que não? Porque se ligarmos dois rádios na mesma antena, usando o mesmo canal, um vai interferir no outro. E por causa do CSMA/CA, o throughput somado dos dois rádios vai ser o mesmo que um rádio só. Não adiantou nada.

5. Jorge, eu queria mudar um pouquinho o foco da questão atual, mas sem sair do assunto interferência.

O firmware da ubiquiti tem o recurso "noise immunity" que quando ativado se propõe a reduzir o efeito de ruídos.
    Não sei como ele funciona mas o que se observa é que os ubiquiti tem desempenho melhor em ambientes com sinal fraco.
    Já leu alguma coisa sobre como ele faz isso?

Tópicos Similares

1. Cópia física de HD em larga escala
    Por laralc no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 08-05-2006, 14:32
  2. Link dedicado para pessoa FISICA!?!
    Por daniel_tux no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 29-11-2005, 21:11
  3. logica x fisica
    Por alesandro no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 11