+ Responder ao Tópico

1. Gilvan,

A cada hora o Sr. muda de conversa (é um homem inteligente, pena que se deixe entender pouco e assim vai se queimando). Em um post anterior (página 13) Sr. disse que media VSWR por refletometria com pulso. Disse que enviava um pulso submultiplo de 2.4 GHz com um gerador e via ele refletir com um osciloscópio de 20 MHz - Seria impossível. (assim como escrito no site do Rolland - refletometria no domínio do tempo). Mas agora o Sr. soltou o preso (abriu o jogo) e vejo que não é bem assim. Agora a conversa mudou de rumo e ficou menos milagrosa e mais realista.

Mede a VSWR de forma tradicional:

Um medidor de VSWR é basicamente um acoplador direcional e um retificador (diodo de RF) ligado a um galvanômetro. O acoplador direcional direciona a onda refletida pro diodo que retifica o sinal e gera uma tensão DC proporcional no galvanômetro. Quando não tem sinal refletido (vswr =1), não tem tensão no galvanômetro. Não entendi por que o Sr modula o sinal. Pra quê? VSWR se mede na frequencia final de operação e não do sinal modulante. Qua qua qua qua.

O que o Sr. faz (suponho eu) é ver no osciloscópio (ao invés de medir no galvanômetro) os pulsos retificados em cima do diodo. Se esses pulsos são menores, você tem VSWR menor. Concordo com o Sr. que dê para perceber o efeito da sintonia e melhorá-la.

"It's possible to convert the diode detector voltage output's into a real SWR value, but it's usually easier just to view the oscope screen as you tune the antenna."[1]

Agora sim, você abriu o jogo. Já entendi seu jogo: as vezes você se faz de maluco para enrolar os foristas e ver o circo pegar fogo (troll) . E as vezes falta-lhe o bom senso mesmo.

Mesmo que o Sr. consiga medir VSWR com esse setup, O Sr. não acha que se perde mais do que se ganha fazendo emendas em cabos coaxiais?

Uma emenda em um coaxial é sabido que se perde 3dB. Não compensa fazer stub a menos que o VSWR seja maior que 6. Quando é que um VSWR é igual a 6? Se uma instalação tiver com VSWR de 6 ela precisa ser refeita e não de STUB. Qua qua qua qua qua.....

Agora que já sabemos como o Sr. mede VSWR, gostaria que dissesse como "curto-circuita" a interferência e como fica a isolação entre canal 1 e 2 no T-Mágico Geenge.

Mais informações:

[1]http://www.qsl.net/n9zia/24swr/index.html
    [2]http://pe2er.nl/wifiswr/

Abç,

Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    O MAIS IMPORTANTE NÃO É ACADEMICO

Você não entendeu. Faltou só um pouquinho e você teria entendido. É como perceber um desafino, alguns são tão sutis que nos escapam na melodia. Para você escapou o jeitinho de ler 2,4GHz com um osciloscópio de 20MHz.
    A “manha” é assim: Você modula uma freqüência de 2,4GHz com um tom de 5MHz. Depois você retifica os 2,4GHz e o que sobre é os 5MHz na forma dos 2,4GHz. Moro? Você estará olhando no osciloscópio 5MHz mas este terá a forma da freqüência que o transportou. Que barbada. Se estivéssemos jogando cartas tu estarias me devendo uma caixa de cerveja. Qua...qua...qua...
    Última edição por motacosta; 03-05-2010 às 22:03.

2. Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    não entendi nada, mas foi engraçado...
    Nao só voce....
    O Gilvan tenta mostrar pra todos nós que o gato nao é gato e precisamos acreditar.
    Será ele - o Gilvan - o galileu galilei do novo mundo?!

3. Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    O MAIS IMPORTANTE NÃO É ACADEMICO

Você não entendeu. Faltou só um pouquinho e você teria entendido. É como perceber um desafino, alguns são tão sutis que nos escapam na melodia. Para você escapou o jeitinho de ler 2,4GHz com um osciloscópio de 20MHz.
    A “manha” é assim: Você modula uma freqüência de 2,4GHz com um tom de 5MHz. Depois você retifica os 2,4GHz e o que sobre é os 5MHz na forma dos 2,4GHz. Moro? Você estará olhando no osciloscópio 5MHz mas este terá a forma da freqüência que o transportou. Que barbada. Se estivéssemos jogando cartas tu estarias me devendo uma caixa de cerveja. Qua...qua...qua...
    Estou muito animado com o t-magico, se funcionar, eu to dentro.
    Caso seja do seu interesse ajudar um nobre instalador de antenas ficarei satisfeito.

4. motacosta disse tudo.

Quando fiz o curso não tive essa idéia: que tal os alunos do próximo curso pedirem ao Gilvan que mostre o nível do sinal no osciloscópio com o pigtail normal antes de mostrar com o stub? No curso, ele já vai metendo o cabo com um stub nele, aí a gente nem vê como é o sinal SEM o stub.

E sobre o T Mágico: acho que ele vai dar merda com muitos clientes associados, justamente por causa do CSMA/CA. A não ser que ele saiba pra que rádio vai cada quadro que entra na antena Será essa a mágica?

5. Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    motacosta disse tudo.

Quando fiz o curso não tive essa idéia: que tal os alunos do próximo curso pedirem ao Gilvan que mostre o nível do sinal no osciloscópio com o pigtail normal antes de mostrar com o stub? No curso, ele já vai metendo o cabo com um stub nele, aí a gente nem vê como é o sinal SEM o stub.

E sobre o T Mágico: acho que ele vai dar merda com muitos clientes associados, justamente por causa do CSMA/CA. A não ser que ele saiba pra que rádio vai cada quadro que entra na antena Será essa a mágica?
    Acredito ser um load-balance wirelles.

Código HTML:
    Nas torres de celular vejo antena com 4 entradas.
    Será que o fisico nosso não está correto.
    Volte fisico nosso de cada dia e nos de o ar de suas sabias palavras para que nosso leigos pensamentos possam entender como funciona o T- Magico.

Não ligue para os que te fazem intrigas, lembre-se estes sempre existirão, um foi minha nobre pessoa a um tempo atrás briguei com muita gente, mas hoje estou em paz...

Tópicos Similares

1. Cópia física de HD em larga escala
    Por laralc no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 08-05-2006, 14:32
  2. Link dedicado para pessoa FISICA!?!
    Por daniel_tux no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 29-11-2005, 21:11
  3. logica x fisica
    Por alesandro no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 11