Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Painel Setorial ou Nano 2,4?

    Olá galera beleza?? espero que sim...

    Pessoal estou querendo montar um Pop onde preciso atender na faixa de até 100 clientes, com a maioria em uma distancia de 3 a 4 KM do Pop.
    Mais vendo que as Nanos tem se comportado bem, fiquei em duvida entre usar painel setorial ou fazer um painel só de Nano2.

    Estava pensando em utilizar a Hyper 14 Dbi 90° como painel.

    Ou Nano 2,4 nesse pop.

    Se eu fosse usar nano a ideia seria de montar algo + - como a foto abaixo...

    Sendo assim conto com a força de vocês....obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano2.jpg
Visualizações:	2894
Tamanho: 	16,2 KB
ID:      	4129  

  2. #2

    Padrão

    Olá Colega,

    Já usei o nano 2 no modo ap, em relação a qualidade de sinal, não perde nada para routerboard com mini-pci, porem tem seus tem seus pontos negativos.

    A access list só suporte 15 macs, mais dá para aumentar editando o arquivo e aumentando conforme a nescessidade.
    Para fechar 360, vc vai precisar de 6 nano.
    E pra mim o principal é saber quem tá acessando nivel de sinal, etc que o nano não tem, vc só consegue ver os macs, me corrigam se eu estiver errado.

    Já ouviu falar nas antenas EMCTEST, elas tem ótimo preço são homologadas e não perde nada para as hyperlink.

    um abraço

  3. #3

    Padrão

    Obrigado amigo pela resposta...

    Então no caso você usou as Nano como AP só neh? não como bridge?!.....

    No meu caso nesse pop vai ficar tudo como bridge.....Quanto a este modelo de antena que você falou não havia ouvido falar não, mais vou dar uma pesquisada agora pra saber.

    Você ja as utilizou??
    obrigado

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Obrigado amigo pela resposta...

    Então no caso você usou as Nano como AP só neh? não como bridge?!.....

    No meu caso nesse pop vai ficar tudo como bridge.....Quanto a este modelo de antena que você falou não havia ouvido falar não, mais vou dar uma pesquisada agora pra saber.

    Você ja as utilizou??
    obrigado
    Eu uso como o nano em AP, em modo de operação bridge.

    Quanto as antenas eu estou para comprar, não usei ainda, mais tenho amigos de provedores que estão usando e falaram que elas são compactas, baratas e o sinal é excelente.


    um abraço

  5. #5

    Padrão

    Vou dar uma pesquisada neste painel pra saber sobre preço e talz....

    Tenho achado a Hyper em torno de 470 a 530.....

    Agora não sei se vale a pena montar o ring de nano la ou um painel mesmo....

    Pq se for painel tera a RB+cartao+pig+caixa hermetica....ja as Nanos somente elas.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Vou dar uma pesquisada neste painel pra saber sobre preço e talz....

    Tenho achado a Hyper em torno de 470 a 530.....

    Agora não sei se vale a pena montar o ring de nano la ou um painel mesmo....

    Pq se for painel tera a RB+cartao+pig+caixa hermetica....ja as Nanos somente elas.
    As Emcteste tá em torno de R$ 350 pilas a de 15 dbi, com certeza vai ficar mais caro, mais imagine vc ter que ficar liberando cliente em 6 nano, ou então para bloquear o cliente para lembrar em qual nano que o cara tá, fora isso vc vai precisar um switch para ligar os nanos, e um mikrotik ou brazilfw atraz para cuidar dos outros serviços, dns, dhcp, cache controle de banda.

    flw

  7. #7

    Padrão

    Entao sobre esse esquema que você falou de cadastro de MAC na Nano....ela tando em bridge também é preciso cadastrar???

    vlww cara

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Entao sobre esse esquema que você falou de cadastro de MAC na Nano....ela tando em bridge também é preciso cadastrar???

    vlww cara
    Se você trabalha com ipxmac sim, eu trabalho dessa forma, agora de você colocar criptografia não terá essa nescessidade, agora vc pode deixar aberto dai todos vão conseguir ne conectar, dai vc cadastra o cara na tabela arp, assim o cara só consegue navegar se estiver na tabela arp, mais de qualquer forma vai ter um monte de espertinhos que vai tentar se conectar na sua rede, e eu acho meio perigoso.

  9. #9

    Padrão

    A sim...quanto ah isso sei como é....achei que mesmo estando em bridge com um server controlando precisaria cadastrar.

    Amigo olha só o que o pessoal ta falando dessa antena EMCTEST
    Antenas EMCTest entrando agua...

    vlw

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Vou dar uma pesquisada neste painel pra saber sobre preço e talz....

    Tenho achado a Hyper em torno de 470 a 530.....

    Agora não sei se vale a pena montar o ring de nano la ou um painel mesmo....

    Pq se for painel tera a RB+cartao+pig+caixa hermetica....ja as Nanos somente elas.
    Mas a comparação ai em termos de desempenho uma RB bem montada da de 10 x 0, agora o Nano alem de ser bom é muito pratico, coisa que RB não é, mas eu (digo eu!!!) procuro principalmente desempenho, vou mesmo de RB ou PC-AP!

  11. #11

    Padrão

    Também valorizo muito desempenho....acho que vou de RB e painel mesmo....


    Agora jociano me diz uma coisa, que cartao voce tem usado?? e com um painel de 14 quantos KM + - da pra atingir?!?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Também valorizo muito desempenho....acho que vou de RB e painel mesmo....


    Agora jociano me diz uma coisa, que cartao voce tem usado?? e com um painel de 14 quantos KM + - da pra atingir?!?
    Olha nas RB´s uso o R52H setado com 50mW e nos PC-AP´s uso Greatek tambem com 50mW. Com os painéis de 15dBi da EMCTEST tenho conseguido até 3Km com excelente qualidade, alcanço até os 5Km mas ai sempre uso nesses clientes um Nano2 ou um Zinwell G220. Agora queria tocar num ponto fundamental para meu sucesso aqui, foi a baixa potência, percebi que em baixa potência consegui fugir um pouco da interferência causada por outras rede, para se ter uma idéia da interferência que sofro aqui, como moro em uma capital pégo por baixo umas 150 redes e quando diminui drasticamente a potência dos meus cartões, notei que meu sinal ficou muito mais forte e estavel nos clientes, a maioria com 100% de sinal e pings em no maximo 10ms. Emfim... foi uma solução que me ajudou muito! Abraços!

  13. #13

    Padrão

    Boas dicas Jociano....muito obrigado cara.....vou começar agora a trabalhar com paineis setoriais e ainda tenho algumas duvidas.....

    Aproveitando queria tirar mais algumas duvidas:

    - Nos clientes você tem usado qual tipo de antena?
    - Nos Aps clientes qual a potencia que você seta?? ou deixa default mesmo??

    No meu caso to querendo deixar no suporte um espaço pra pode colocar a Nano 5 que vai receber o sinal.....se acha que não ha problema ou é bom colocar separado em outro suporte??

    vlw cara.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Boas dicas Jociano....muito obrigado cara.....vou começar agora a trabalhar com paineis setoriais e ainda tenho algumas duvidas.....

    Aproveitando queria tirar mais algumas duvidas:

    - Nos clientes você tem usado qual tipo de antena?
    - Nos Aps clientes qual a potencia que você seta?? ou deixa default mesmo??

    No meu caso to querendo deixar no suporte um espaço pra pode colocar a Nano 5 que vai receber o sinal.....se acha que não ha problema ou é bom colocar separado em outro suporte??

    vlw cara.
    Bom... ultimamente tenho instalado as novas antenas grade USB da aquario, pelo menos para mim são as melhores do mercado no momento, isso se referindo a KIT de baixo custo de aquisição e instalação, pois éla é uma antena grade normal em que no seu dipolo já tem um rádio e usa um cabo USB que você conecta direto na porta USB do PC do cliente, você não o quanto essa nova antena tens me ajudado, pois éra uma chatisse ter que abrir o PC do cliente ou mesmo entrega-lo a placa PCI para que ele pudesse colocar na assistência tecnica, e sem falar que com essa antena o sinal tem sido bem forte, a maioria que usei sempre acima de 90% de sinal, muito boa mesmo. Agora em clientes mais distantes tenho usado o Nano2 e o Zinwell G220, tambem neles coloco 17dBm ou 18dBm pois o que conta no cliente não é a potência de saída e sim a recepção dele, o Nano2 por exemplo tem um sensibilidade extraodinaria mesmo com baixa potência e isso ajuda muito em uma rede sem fio. Abraços!

    Link da antena Grade Usb: http://www.aquario.com.br/?action=pr...=14&s=44&p=204

  15. #15

    Padrão

    Ahhh entendi cara....

    Então aqui no meu provedor eu uso apenas Kit AP nos clientes....geralmente tenho colocado 2 tipos de ap: Kodama 770 e Krazer.

    faço isso pela facilidade de suporte e segurança e talz....mais tenho ficado satisfeito com a antena da proeletronic de 17 dbi....ela é extremamente leve e ja vem com o conector SMA...ou seja consigo ligar direto no radio sem precisar de Pig Tail.

    Mais tambem estava em duvida entre o R52H e o XR2... dizem que o XR2 é muito bom.

    Voce ja teve experiencia com eles tmbm???

    vlw pela força.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Ahhh entendi cara....

    Então aqui no meu provedor eu uso apenas Kit AP nos clientes....geralmente tenho colocado 2 tipos de ap: Kodama 770 e Krazer.

    faço isso pela facilidade de suporte e segurança e talz....mais tenho ficado satisfeito com a antena da proeletronic de 17 dbi....ela é extremamente leve e ja vem com o conector SMA...ou seja consigo ligar direto no radio sem precisar de Pig Tail.

    Mais tambem estava em duvida entre o R52H e o XR2... dizem que o XR2 é muito bom.

    Voce ja teve experiencia com eles tmbm???

    vlw pela força.
    Olá, depois que eu tive problemas com os senao 8602 e os r52h eu começei a trocar por ubiquiti xr2, e só tenho uma coisa pra falar, ele é espetacular, agora eu vou começar a usar os senao 8603, pelo que vi ele é quase a mesma coisa que o xr2 ele tem protetor contra discarga elétrica, o conector dele é mmx, agora quero ver se ele aguenta a primeiro temporal.

    flw

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Olá, depois que eu tive problemas com os senao 8602 e os r52h eu começei a trocar por ubiquiti xr2, e só tenho uma coisa pra falar, ele é espetacular, agora eu vou começar a usar os senao 8603, pelo que vi ele é quase a mesma coisa que o xr2 ele tem protetor contra discarga elétrica, o conector dele é mmx, agora quero ver se ele aguenta a primeiro temporal.

    flw
    Boaa...eu sempre ouvi falar mal desses 8602, e pra fala a verdade nunca tive muita confiança em produtos da engenios.....

    Agora me diz uma coisa...vocês deixam o link principal proximo as setoriais? ou deixam separado..tipo em outro suporte???

    vlwww

  18. #18

    Padrão

    Amigos só uma observação o xr2 não esta homologado, se for usar para tentar despistar curiosos "concorrente que deda para a tia ana" coloca um mac de radio liberado pela tia Ana, não resolve o problema mais ajuda

    T+

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Ahhh entendi cara....

    Então aqui no meu provedor eu uso apenas Kit AP nos clientes....geralmente tenho colocado 2 tipos de ap: Kodama 770 e Krazer.

    faço isso pela facilidade de suporte e segurança e talz....mais tenho ficado satisfeito com a antena da proeletronic de 17 dbi....ela é extremamente leve e ja vem com o conector SMA...ou seja consigo ligar direto no radio sem precisar de Pig Tail.

    Mais tambem estava em duvida entre o R52H e o XR2... dizem que o XR2 é muito bom.

    Voce ja teve experiencia com eles tmbm???

    vlw pela força.
    Bom... se pude colocar o XR2 vá em frente, pois é um excelente cartão, mas os R52H tambem são ótimos, eu os tenho aqui e tem sido um leão, muito bom mesmo, agora aconselho a sempre usar baixa potência em qualquer que seja o cartão, pois o que acontece muitas vezes é que o kara usa o R52H na potência maxima e com o tempo a latência começa a subir desparado e coloca a culpa no cartão. Abraços!

  20. #20

    Padrão

    Beleza jociano vou ver se compro o 52h ou o xr2.....

    Agora as antenas estou até pensando em arriscar aquela EMCTEST.

    mais agora fiquei com o pé atraz devido o pessoal fala que tem entrado agua nela.!!!!

    vlww