+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão limitação de banda apenas para internet

    Caros,
    uso o mikrotik como geteway da minha rede, preciso fazer controle de banda dos usuários, mas estou encontrando uma dificuldade, preciso controlar banda apenas do que vai para internet quanto configuro a simple queue, limito também o que é acessado na rede interna. Já cliquei na aba advanced e selecionei a minha interface wal e nada adiantou, a limitação nao funciona, funciona apenas quando marco a minha interface lan.
    Desde já agradeço a atenção.

    Att.

    Leandro Moreira.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeoJfa Ver Post
    Caros,
    uso o mikrotik como geteway da minha rede, preciso fazer controle de banda dos usuários, mas estou encontrando uma dificuldade, preciso controlar banda apenas do que vai para internet quanto configuro a simple queue, limito também o que é acessado na rede interna. Já cliquei na aba advanced e selecionei a minha interface wal e nada adiantou, a limitação nao funciona, funciona apenas quando marco a minha interface lan.
    Desde já agradeço a atenção.

    Att.

    Leandro Moreira.
    tente marcar os pacotes da porta 80 no Mangle, depois em Queues use essa marca para filtrar apenas o trafego http...

  3. #3

    Padrão

    Braw,
    Na verdade tenho a seguinte estrutura

    INTERNET
    |
    |
    REDE LAN ---------------------------- MK ---------------------------- REDE SERVIDORES

    Preciso que a limitação funcione apenas para internet, nos moldes da simple queue, ou seja, ataibuo um quota pro usuario pra ele acessar a internet, e o que for acesso interno pra rede dos servidores, ser ir na velocidade da rede (10/100), ou seja, sem limitção.
    Se eu fizer o mangle tenho que adotar limitação por protocolo, fazer isso pra uma rede grande e quase inviavel.
    O que eu precisava fazer era dizer que o q for do host 192.168.0.30 para internet esta limitado e o restante, todo o tráfego interno desse host esta liberado. Isso e o que eu preciso descobrir como fazer no MK.

    Att.

    Leandro Moreira.

  4. #4

    Padrão

    Cuidado com o controle da porta 80, isto pode lhe trazer uma lentidão. Marque o tráfego de saída pela interface do link e depois controle na queue tree.

  5. #5

    Padrão

    Olá amigo, se entendi bem a sua questão, sua preocupação é quanto a utilização de recursos alocados em seus servidores locais.

    Bom, se estiver falando besteira me corrijam ai o pessoal de arquitetura de rede, mas até onde sei, o seu mk sendo gateway de sua rede, não tem controle algum sobre o trafego interno de sua rede. Por quê?

    Na arquitetura de rede o protocolo IP é o responsável por fazer essa verificação, com base no ip de destino, mascara, ou seja, se o ip de destino pertencer ao mesmo barramento local da maquina de origem, esse pacote e enviado a toda rede, esperando que a máquina alvo receba e processe essa requisição. No caso da internet e serviços externos a sua rede, esses sim, são encaminhados ao gateway pra que o mesmo encontre a rede de destino. Seu gateway so poderia comprometer seu trafego se suas maquinas servidoras estivessem em uma DMZ conhecida apenas pelo seu gateway, neste caso sim, o trafego entra estaçoes servidores, seriam primeiro encaminhado ao gateway pra processamento.

    Espero ter sido claro.

    Abraços




    Citação Postado originalmente por LeoJfa Ver Post
    Braw,
    Na verdade tenho a seguinte estrutura

    INTERNET
    |
    |
    REDE LAN ---------------------------- MK ---------------------------- REDE SERVIDORES

    Preciso que a limitação funcione apenas para internet, nos moldes da simple queue, ou seja, ataibuo um quota pro usuario pra ele acessar a internet, e o que for acesso interno pra rede dos servidores, ser ir na velocidade da rede (10/100), ou seja, sem limitção.
    Se eu fizer o mangle tenho que adotar limitação por protocolo, fazer isso pra uma rede grande e quase inviavel.
    O que eu precisava fazer era dizer que o q for do host 192.168.0.30 para internet esta limitado e o restante, todo o tráfego interno desse host esta liberado. Isso e o que eu preciso descobrir como fazer no MK.

    Att.

    Leandro Moreira.

  6. #6

    Padrão

    Caros,
    Com a dica do braw e do Raniel consegui resolver meu problema, marquei os pacotes e na queue tree crie 2 classes (downloa e upload), de forma que meu atribui uma banda para cada uma assim conseguindo controlar de forma eficiente o meu tráfego.
    Agora tava precisando gerar um gráfico disso e o mrtg da RB não faz, alguem sabe se tem como criar graficos do trafego das queue tree's

    Att.


    Leandro Moreira.