+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet e telefone no mesmo cabo udp

    Amigos estou com uma duvida, preciso levar para varios pontos um cabo udp e um cabo telefonico, que sairam da central do predio, estava pensando em usar os mesmos pares de fio que se usa para PoE para passar o telefone junto, pois não tenho muito espaço para o fios, assim com um cabo udp no cliente leva internet e telefone, esse cabo será conectado em um switch para a internet e o telefonico na central telefonica do predio.

    gostaria de saber se alguem já fez isso, e se deu interferencia? ou se to falando bobagem


    t+ amigos

  2. #2

    Padrão

    pode usar, usa o par marrom e ta de boa, interferencia acho meio dificil..

  3. #3

    Padrão blz

    opa pode usar sem problemas! aqui ja cheguei a fazer isto num cabo com 80 metros de comprimento e deu certo! e ja funciona assim ha mais de 1 ano!

    falows..

  4. #4

    Padrão

    par marrom? powww... o par de TELEFONIA é o central, azul + branco/azul

  5. #5

    Padrão

    tanto faz amigo, nem os azuis nem os marrons sao usados em rede 10/100

  6. #6

    Padrão

    Amigo não seria cabo UTP, ou STP e FTP??

    Se for usar junto com rede elétrica, utilize o STP ou FTP.
    se for usar livre de fios eletricos e outros, pode utilizar o UTP.

    abraço

  7. #7

    Padrão

    Amigos muito obrigado por respostas rapidas e precisas, são 2 pares que ficam livre assim posso levar 2 linhas.

    Obrigado a todos

  8. #8

    Padrão

    claro, claro.. e a normalização vai pro espaço, né?

    podemos usar também conectores db9, são mais fáceis de manipular

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Amigo não seria cabo UTP, ou STP e FTP??

    Se for usar junto com rede elétrica, utilize o STP ou FTP.
    se for usar livre de fios eletricos e outros, pode utilizar o UTP.

    abraço

    bem lembrado amigo, vou observar isso tb

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    claro, claro.. e a normalização vai pro espaço, né?

    podemos usar também conectores db9, são mais fáceis de manipular

    amigo é fora da norma mesmo, mais se deixar tudo bem especificado no projeto acho que não teria maiores problemas

    mais conectores db9 eu nunca usei eles para esse fim, ta ai legal a ideia do amigo
    Última edição por j34nsch; 29-04-2009 às 16:11.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    par marrom? powww... o par de TELEFONIA é o central, azul + branco/azul
    Este seria o correto.. mas....

    heehee

  12. #12

    Padrão

    Norma não é frescura de engravatados metidos não hein? lembre-se que o que vc quer fazer funxona, para funcionar mesmo como deve ser somente separando, a atender uma norma é garantir o funcionamento do sistema no mínimo aceitável que é de aprox 95% da capacidade, lembre-se ainda que a conexão por par metálico não é por eletricidade simples, trata--se de RF (radio frequência), mesmo funcionando tanto sofrerá como causará interferencia em ambos os sistemas (rede e telefonia) pricipamente se não forem utilizados os pares corretos, tem outro detalhe, como ambas tecnologias geram campo eletromagnético, também geram excitação e escoamento de elétros pelos fios adjacentes ou paralelos, de toda forma o correto é separar mas se o gargalo for grana ou inviabilidade por parte da estrutura do prédio, faça como quiser que funXona.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VictorOliveira Ver Post
    Norma não é frescura de engravatados metidos não hein? lembre-se que o que vc quer fazer funxona, para funcionar mesmo como deve ser somente separando, a atender uma norma é garantir o funcionamento do sistema no mínimo aceitável que é de aprox 95% da capacidade, lembre-se ainda que a conexão por par metálico não é por eletricidade simples, trata--se de RF (radio frequência), mesmo funcionando tanto sofrerá como causará interferencia em ambos os sistemas (rede e telefonia) pricipamente se não forem utilizados os pares corretos, tem outro detalhe, como ambas tecnologias geram campo eletromagnético, também geram excitação e escoamento de elétros pelos fios adjacentes ou paralelos, de toda forma o correto é separar mas se o gargalo for grana ou inviabilidade por parte da estrutura do prédio, faça como quiser que funXona.
    RF no par metálico? tem certeza? o par metálico que eu saiba funciona como uma cerca elétrica, por pulsos... mas conta ai o que tu sabe..

  14. #14

    Padrão

    a respeito das normas, achei algo interessante, realmente o par azul é usado pra telefonia, porém nao encontrei a finalidade do par marrom ,a nao ser que se use rede gigaBIT, nao vi outra finalidade pra ele,o par azul(par1) eu sabia que sempre ficaria no meio do conector, mas nao sabia prq.. agora sei |
    \o/...http://br.geocities.com/marissol_martins/apoio2.pdf

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    RF no par metálico? tem certeza? o par metálico que eu saiba funciona como uma cerca elétrica, por pulsos... mas conta ai o que tu sabe..
    Qual é a novidade? Neste texto que vc postou (pag. 9) Especifica que a mensuração da performance da rede não pode ser medido em bits mas por largura de banda de frequência, isso lhe dis algo?

    E você tem razão quando diz que os quatro pares são usados em gigabit, existem dois modos de transmissão usando os quatro pares em gigabit, é usando os quatro pares para receber e transmitir simultameamente e outro modo é usando 02 paras para transmissão e 02 pares para recepção.

    Vai depender do hardware usado
    Última edição por VictorOliveira; 30-04-2009 às 14:36. Razão: adição de informações

  16. #16

    Padrão

    certo, mas esses cabos utp, os mais comuns trabalham numa frequencia de 100 mhz, isso proporcionaria uma onda de 3 metros, na atmosfera é claro, dentro do cabo cerca de 2 metros, então o que se passa nos cabos de rede ( utp ) é radio frequencia, mas e nos cabos par metálico?

  17. #17

    Padrão Gente

    O numero de voltas diferenciada de cada par, o AWG e a impedância casada entre eles na fabricação não são por acaso, tenho casos de lugares que fui onde se fez isso, e no ring do telefone (48 a 90 volts) vcs verão que a conexão cairá se a sessão for maior de 30 metros. Isso ta parecendo a lei de murphy para precisão industrial, "medir com um micrômetro, risque com um giz e corte com um machado". Não incentivem o que vai de encontro às boas praticas, precisamos ajudar mas seguindo normas que existem pra isso.