+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opinião

    Pessoal é o seguinte, atualmente tenho um link de 2MB cujo recebo por fibra óptica. Solicitei um upgrade para 6 MB a um preço mais em conta, após assinado o termo aditivo do contrato e enviado para a empresa, fui informado que não havia disponibilidade deste link na minha cidade. Após ligar e conversar com a minha consultora nesta empresa ela me deixou um pouco animado. Disse que teria 2 opções:
    1º - Contratar + 2 links de 2MB distintos totalizando os 6 MB, porém o custo final seria maior.
    2º - Me atenderem com o link de uma cidade vizinha cujo há disponibilidade, porém teriam que passar 25 KM de fibra!!! A fibra alcança 25 KM de distância?
    Se eu contratar este link nesta cidade e montar um ponto a ponto até minha cidade para trazer este link, seria uma terceira opção, no entanto, precisarei licenciar, digo pagar TFI/TFF deste PTP?

  2. #2

    Padrão

    Melhor você ir buscar,
    você utiliza a frequência de 5.8ghz que é livre, claro que os equipamentos tem que serem homologados e você deve ter a licença SCM.

    mas o ideal é você ir buscar.
    Fibra alcança muito além de 25kms,
    muito mas muito além

    aproveita e ver se não tem um POP da unotel por aí, quem sabe..
    R$600 o mb.

    Abraço.

  3. #3

    Padrão

    Mas no caso esse dois pontos do ptp tem que registra-los?
    Esse link da Unotel é bom?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Pessoal é o seguinte, atualmente tenho um link de 2MB cujo recebo por fibra óptica. Solicitei um upgrade para 6 MB a um preço mais em conta, após assinado o termo aditivo do contrato e enviado para a empresa, fui informado que não havia disponibilidade deste link na minha cidade. Após ligar e conversar com a minha consultora nesta empresa ela me deixou um pouco animado. Disse que teria 2 opções:
    1º - Contratar + 2 links de 2MB distintos totalizando os 6 MB, porém o custo final seria maior.
    2º - Me atenderem com o link de uma cidade vizinha cujo há disponibilidade, porém teriam que passar 25 KM de fibra!!! A fibra alcança 25 KM de distância?
    Se eu contratar este link nesta cidade e montar um ponto a ponto até minha cidade para trazer este link, seria uma terceira opção, no entanto, precisarei licenciar, digo pagar TFI/TFF deste PTP?
    Bom dia,

    em primeiro lugar fibra monomodo chega a distâncias em torno de 200KM. Multimodo é usada em torno de 20KM, no máximo.
    Ponto a ponto no modo repetidora (em 2.4GHz e 5.8GHz - não licenciada) não precisa pagar a TFI e nem a TFF. Entretanto, se o enlace for feito fora das frequências não licenciadas, exemplo 7.5GHz, 8GHz, 11GHz, etc., terá de pagar pelo uso da frequência. Caso tenha licença SCM é necessário que o seu engenheiro ponha os pontos e informe à Anatel (em 2.4GHz e 5.8GHz ou solicite o licenciamento das frequências se for uso fora dessas).
    Caso o enlace microodas seja da Embratel é bom e estável. Além disso, dependendo da frequência a responsabilidade de licenciamento poderá ser da própria Embratel.

    Qualquer dúvida entre em contato.

  5. #5

    Padrão

    Muito bom, mas cada operadora tem seu forte.
    Unotel Rapidez , eficiência , o minimo fora do ar e o melhor, PREÇO!
    Embratel o melhor Delay e velocidade sem duvida. preço até acessivel ..
    Oi pouca manutenção, delay mais elevada que as demais porém a area tecnica é 24hrs e o pessoal dá uma assistência fora do comum em relação ao funcionamento do link (area tecnica). Super caro! não compensa. (obs: eu tive link da Oi/telemar por 3 anos)

    mas, como foi dito acima, precisa registrar (como você usa) mas você não paga nada.
    Como é um enlace backbone o ideal é usar o 5.8ghz e fazer bem feito pra você ja ter um througput de uns 15mbps para quando você for ampliar o link.



  6. #6

    Padrão

    Vou aguardar a posição da empresa com relação a esta situação, complicado é que ja tinha assinado o contrato para upgrade e só agora me informaram isto. Acredito que irão me dar uma solução, pois é uma empresa séria, se eles me entregarem aqui por fibra melhor ainda. Caso contrario vou ter que buscar este link la mesmo, montando um ptp em 5.8.
    Quando desenrolar eu posto aqui o que aconteceu!
    Obrigado aos amigos pela atenção
    t+