+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Vai de AG530 e hotspot!

  2. #42

    Padrão

    Blz...
    agora to com a duvida na placa mae....

    INTEL D845GBV2 ou D845PESV ,

    alguem ja uso essas placas ????
    eh boa... ??
    qual seria uma boa placa para aguentar o tranco de 6 pci ;;;
    o hotpost seria a melhor opção ?
    gostei tanto do PPPoe...
    alguem poderia colocar os pros e os contras do pppoe e hotspot ?

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    galera.. conseguir colocar na cabeça dele.. .pra gente usar placa wireless
    agora uma duvida.. qual seria melhor..
    tplink Wn 651g
    dlink AG530

    eu to pensando em usar PPPoE server para os meus clientes em ver de hotspot.. seria bom ??
    Eu não gostei da AG530 pra ponto-multiponto, algunas colegas já reclamaram tambem dela para ponto-multimonto, já usei élas para ponto-a-ponto e são excelente, agora tenho 2 PC-AP´s com as TP-LINK e estão excelentes, melhor que as RB´s que tenho funcionando!!!

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Eu não gostei da AG530 pra ponto-multiponto, algunas colegas já reclamaram tambem dela para ponto-multimonto, já usei élas para ponto-a-ponto e são excelente, agora tenho 2 PC-AP´s com as TP-LINK e estão excelentes, melhor que as RB´s que tenho funcionando!!!

    hehe agora fikei no meio do fogo... naum sei c compro dlink ag530 ou tplink,
    e a minah duvida.. continua sobre hotpsot e pppoe.. qual seria melhor para o cliente, mais qualidade masi comodo.
    galera outra coisa.... eu to testando esse serve na bancada... e o meu q uso hj q ta atendendo so cleintes eh um celeron 1.8 1gb de memoria hj eu tava vendo da pico de 70% de processador..
    e tx cliente 3.6mbps
    e rx modem 3.6mbps..
    eh normal o processador ta la em cima ???

    obrigado a todos.. e to enfim montando o servidor =D so duvida entre as placa..
    comprei lincesa nivel 5 instalei a versao 2.9.51 =D

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Blz...
    agora to com a duvida na placa mae....

    INTEL D845GBV2 ou D845PESV ,

    alguem ja uso essas placas ????
    eh boa... ??
    qual seria uma boa placa para aguentar o tranco de 6 pci ;;;
    o hotpost seria a melhor opção ?
    gostei tanto do PPPoe...
    alguem poderia colocar os pros e os contras do pppoe e hotspot ?
    Hotspot é bom mas não tão seguro quanto parece, mas em redes que oscilam muito e as vezes tem visada prejudicada é a opção mais adequada de se usar, agora o PPOE é muito mais seguro do que PPOE, mas para redes que oscilam muito e as vezes só conecta com sinal baixo, ele acaba sendo uma dor de cabeça, as vezes dá um certo trabalho para querer conectar, então o que seria melhor mesmo éra você analisar direitinho ai tua rede, a tua topografia, lugares onde terá possíveis clientes, pertos, longes, com visada ruim, com interferência, possiveis repetidoras e etc... Então só após uma analise detalhada ficará mais fácil responder o que será mais adequado á você, se é o HotSpot ou o PPoE.

    Agora sobre a placa-mãe não é recomendado em hipótese alguma usar mais que 4 PCI, pois na maioria das vezes quando usamos acima de 3 PCI ocorre conflito de IRQ o que no futuro pode ocasionar em travamento do PC-AP, então recomendo a usar no maximo 4 PCI, Ok? Abraços e fica na PAZ!!!

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    hehe agora fikei no meio do fogo... naum sei c compro dlink ag530 ou tplink,
    e a minah duvida.. continua sobre hotpsot e pppoe.. qual seria melhor para o cliente, mais qualidade masi comodo.
    galera outra coisa.... eu to testando esse serve na bancada... e o meu q uso hj q ta atendendo so cleintes eh um celeron 1.8 1gb de memoria hj eu tava vendo da pico de 70% de processador..
    e tx cliente 3.6mbps
    e rx modem 3.6mbps..
    eh normal o processador ta la em cima ???

    obrigado a todos.. e to enfim montando o servidor =D so duvida entre as placa..
    comprei lincesa nivel 5 instalei a versao 2.9.51 =D
    Teria que ver suas configurações, tenho muito mais clientes do que você trafegando pelo seu servidor e o processamento e consumo de memória é lá embaixo, mas isso só foi possível após revisar minhas configurações, pois antes tambem tinha esse problema e nada mais éra do que configurações inadequadas no meu servidor!!! Flw!

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Hotspot é bom mas não tão seguro quanto parece, mas em redes que oscilam muito e as vezes tem visada prejudicada é a opção mais adequada de se usar, agora o PPOE é muito mais seguro do que PPOE, mas para redes que oscilam muito e as vezes só conecta com sinal baixo, ele acaba sendo uma dor de cabeça, as vezes dá um certo trabalho para querer conectar, então o que seria melhor mesmo éra você analisar direitinho ai tua rede, a tua topografia, lugares onde terá possíveis clientes, pertos, longes, com visada ruim, com interferência, possiveis repetidoras e etc... Então só após uma analise detalhada ficará mais fácil responder o que será mais adequado á você, se é o HotSpot ou o PPoE.

    Agora sobre a placa-mãe não é recomendado em hipótese alguma usar mais que 4 PCI, pois na maioria das vezes quando usamos acima de 3 PCI ocorre conflito de IRQ o que no futuro pode ocasionar em travamento do PC-AP, então recomendo a usar no maximo 4 PCI, Ok? Abraços e fica na PAZ!!!
    Amigo a respeito da placa mae, como devo faze entaum... eu uso proxy paralelo e vo espetar 4 placa wireless.. como devo fazer isso ...?qual seria a um boa saida ??
    a respeito do hotspot e pppoe.. minha torre tem 18metros.. em faixa de 30 clientes conectados simultaneos por hotspot, o clientes a maioria eh perto.... o mais longe a tenho e um 1,5km q navega normalmente, estou sem repetidora e naum pretendo fazer uma tao cedu, pois quero fikar so com uma e da otima qualidade aos clientes, sobre interferencia.. tem bastante provedores por perto mais a maioria usa vertical, e vo usar 4 hyperlink horizontal na banda B ja vai diminuir consideravelmente as interferencia de outras rede correto ???


    Muito obrigado mesmo pela sua ajuda.
    Deus te acompanhe sempre nessa jornada !
    obrigado

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo a respeito da placa mae, como devo faze entaum... eu uso proxy paralelo e vo espetar 4 placa wireless.. como devo fazer isso ...?qual seria a um boa saida ??
    a respeito do hotspot e pppoe.. minha torre tem 18metros.. em faixa de 30 clientes conectados simultaneos por hotspot, o clientes a maioria eh perto.... o mais longe a tenho e um 1,5km q navega normalmente, estou sem repetidora e naum pretendo fazer uma tao cedu, pois quero fikar so com uma e da otima qualidade aos clientes, sobre interferencia.. tem bastante provedores por perto mais a maioria usa vertical, e vo usar 4 hyperlink horizontal na banda B ja vai diminuir consideravelmente as interferencia de outras rede correto ???


    Muito obrigado mesmo pela sua ajuda.
    Deus te acompanhe sempre nessa jornada !
    obrigado
    Qual tua topologia de rede ai? Seria:

    Servidor MK + Servidor Cache paralelo --------------> Switch <--------------> RB ou PC-AP <---------> Cliente - Sua rede é mais ou menos isso? Porque o proxy você não irá conectar no PC-AP, o PC-AP será seu rádio onde os clientes se conectaram, entendeu? Faça o seguinte, Monte um servidor MK e nesse servidor coloque 3 placas de rede, sendo uma para o link, outra para o proxy-cache paralelo e a outra que será a saída para os clientes, em uma segunda maquina monte o seu proxy-cache paralelo, após isso conecte as duas maquinas em um Switch e nesse mesmo Switch conecte o cabo de rede do Rádio (RB ou PC-AP), o Rádio você deixará em brigde ou seja repassando tudo para o seu servidor que é onde ficará o hotspot, controle de banda, firewall e etc... Emfim... Qualquer dúvida na montagem dessa rede, dê uma pesquisada que aqui no fórum você encontrará boa parte do material para montar essa rede, Ok!? Abraços!!!

  9. #49

    Padrão

    Essa TP-Link é a mesma da Greatek? Se sim pode ir nela que é mt boa tb e mais barata.

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Qual tua topologia de rede ai? Seria:

    Servidor MK + Servidor Cache paralelo --------------> Switch <--------------> RB ou PC-AP <---------> Cliente - Sua rede é mais ou menos isso? Porque o proxy você não irá conectar no PC-AP, o PC-AP será seu rádio onde os clientes se conectaram, entendeu? Faça o seguinte, Monte um servidor MK e nesse servidor coloque 3 placas de rede, sendo uma para o link, outra para o proxy-cache paralelo e a outra que será a saída para os clientes, em uma segunda maquina monte o seu proxy-cache paralelo, após isso conecte as duas maquinas em um Switch e nesse mesmo Switch conecte o cabo de rede do Rádio (RB ou PC-AP), o Rádio você deixará em brigde ou seja repassando tudo para o seu servidor que é onde ficará o hotspot, controle de banda, firewall e etc... Emfim... Qualquer dúvida na montagem dessa rede, dê uma pesquisada que aqui no fórum você encontrará boa parte do material para montar essa rede, Ok!? Abraços!!!

    a minha intenção era descer.. o cabo rgc213 akele mais grosso ate embaixo... e instalar... tudo embaixo... o pc-ap.. embaixo com as 4 placa wireless.. 2 placa de rede...
    mais esse servidor pc-ap, com as placas wireless la em cima... como seria a conf? eu teria q ter 2 licensa do mkt ?

  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Essa TP-Link é a mesma da Greatek? Se sim pode ir nela que é mt boa tb e mais barata.
    a placa tplink...
    eh essa;;;

    MercadoLivre: Placa Pci Wireless Tp-Link Wn 651g 108 Mbps Chipset Atheros - R$ 98.00

    eh boa ??? ou dlink eh melhor??

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Essa TP-Link é a mesma da Greatek? Se sim pode ir nela que é mt boa tb e mais barata.
    A mesma, mesmo fabricante, inclusive a pacific tambem é do mesmo fabricante e tambem a mesma placa, pense numa bixinha pancada, gostei, tenho 2 PC-APs funcionando a 7 meses sem problemas!

  13. #53

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    a placa tplink...
    eh essa;;;

    MercadoLivre: Placa Pci Wireless Tp-Link Wn 651g 108 Mbps Chipset Atheros - R$ 98.00

    eh boa ??? ou dlink eh melhor??
    Não! a placa é essa ---> é TP LINK WL-551G

  14. #54

    Padrão

    Bom... O maximo que eu recomendo é 2 metros estourando desse cabo pois maior que isso a perda acaba sendo significante, então é melhor não usar maior que isso para evitar perda. Sobre a configuração do PC-AP como AP-BRIGDE aqui mesmo no fórum há um tutorial de como configura-lo, dê uma pesquisada e tente configura-lo para você aprender como se faz e com relação a licença eu recomendo a você se possível sempre comprar a licença original, pois te garatirá mais estabilidade ao sistema!

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Bom... O maximo que eu recomendo é 2 metros estourando desse cabo pois maior que isso a perda acaba sendo significante, então é melhor não usar maior que isso para evitar perda. Sobre a configuração do PC-AP como AP-BRIGDE aqui mesmo no fórum há um tutorial de como configura-lo, dê uma pesquisada e tente configura-lo para você aprender como se faz e com relação a licença eu recomendo a você se possível sempre comprar a licença original, pois te garatirá mais estabilidade ao sistema!

    para min ja é inviavel ter dois mikrotik pois tenho 50 clientes no maximo e to fazendu o grande investimento ja nas setorial que eh carinha e na lincensa do mkt mais o servidor comprandu placa e tudo, entuam por entuam vo pensar no Ap mesmo. Futuramente usar RB se começa a cresce muito os numeros de clientes, pois no maximo em cada ap c fikar 15 clientes depois que eu mudar tudo ja eh muito.

    Entuam volto ao dialeto qual AP colocar nas setoriais..

    Zinwell G220 250mw
    WAP354 400mw firmware
    AP2000
    WAP254 400mw firmware
    WAP252 400mw firmware
    EDIMAX7209 63mw
    OVISLINK WL-5460 400mw firmware
    SENAO ECB3220 400mw
    Ovislink WLA5000AP
    KOD-770 Outdoor
    Turbolink Telecom - Access point bridge Engenius EOC-8610S-EXT a/b/g

    lembrando q a conf.. do access point.. eh desabilitar tudo.. rsrs e colocar senha e prontu. qual seria o melhor deles.. obrigado a todos

    estou com essa duvida pois o uniko ap q usei foi o zinwell e edimax.
    e estou querendo um melhor q eles.. mais naum sei qual.

    obrigado a todos pode under..
    Última edição por mktguaruja; 09-05-2009 às 11:01.

  16. #56

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    para min ja é inviavel ter dois mikrotik pois tenho 50 clientes no maximo e to fazendu o grande investimento ja nas setorial que eh carinha e na lincensa do mkt mais o servidor comprandu placa e tudo, entuam por entuam vo pensar no Ap mesmo. Futuramente usar RB se começa a cresce muito os numeros de clientes, pois no maximo em cada ap c fikar 15 clientes depois que eu mudar tudo ja eh muito.

    Entuam volto ao dialeto qual AP colocar nas setoriais..

    Zinwell G220 250mw
    WAP354 400mw firmware
    AP2000
    WAP254 400mw firmware
    WAP252 400mw firmware
    EDIMAX7209 63mw
    OVISLINK WL-5460 400mw firmware
    SENAO ECB3220 400mw
    Ovislink WLA5000AP
    KOD-770 Outdoor
    Turbolink Telecom - Access point bridge Engenius EOC-8610S-EXT a/b/g

    lembrando q a conf.. do access point.. eh desabilitar tudo.. rsrs e colocar senha e prontu. qual seria o melhor deles.. obrigado a todos

    estou com essa duvida pois o uniko ap q usei foi o zinwell e edimax.
    e estou querendo um melhor q eles.. mais naum sei qual.

    obrigado a todos pode under..
    amigo vc vai gastar a mesma coisa ou até mais comprando 4 Ap´s Zinwell ou outro qualquer que não seja tão ruim!!! Faça uma projeção para agora e para o futuro, você acha que 50 clientes é pouco? Eu com 50 clientes já estava legalizado, porque imagina ai ser lacrado com 50 cabeças te ligando querendo saber porque a net tah fora do ar e quando ira voltar e os xingamentos e etc...? Já pensou nisso? Quando falo aqui no fórum que se for começar algo nessa area que começe pelo mais correto possível, vem um monte de """DONO DE PROVEDOR""" falando assim: há eu comecei com um Apzinho e depois fui crescendo e etc... Mas o que acontece é que o mercado de internet via rádio é queimado do jeito que é exatamente por conta desses """DONO DE PROVEDOR""" cabeças dura que não entedem que isso não é equipamento para transmissão de rádio frequencia até o cliente e acabam por poluir a cadia mais o espectro com seus 400mW e tentam procurar o porque suas redes possuem problemas!. Então amigo cuidado, analise bem o que vai fazer, como te disse, se possível coloque um servidor gerenciando sua rede com um firewall, controle de banda, p2p, ppoe ou hotspot, e na torre coloque se possível tambem uma RB ou um PC-AP, mas caso não seja possível colocar o PC-AP ou RB agora, tenha pelo menos o servidor embaixo controlando tudo e se possível com um cache paralelo bem bacana para te dar ai uma folguinha no link. Mas como disse anteriormente, pense bem! se possível coloqueo rádio mais parrudo que puder, se for um Zinwell tudo bem, mas faço o esforço para colocar o melhor que o amigo puder, pois lhe garanto que não irá se arrepender, o investimento realizado será compensado em breve! Abraços!

  17. #57

    Padrão

    Bom dia galera

    Vo colocar RB mesmo, montar pc-ap da trabalho pode dar problemas futuros, ex.. memoria... hd.
    entuam vo colocar o RB mesmo, conseguir convencer o socio, entuam vo meter bala. =D
    Graça a deus q ele intendeu q era melhor o router board ;;
    heheeh

    Vo fazer load balancing graças ao nosso amigo jeanfrank que esta dando uma grande ajuda,
    e graças a vc´s que me deram otimos argumentos para ganhar o socio hehehe.

    muito obrigado a todos... vai fikar o seguinte a rede...

    3 modem, 3 roteador entrando no mikrotik 2.9.51 fazendo load balancing por nth, controle de banda, controle de p2p, e umas conf no firewall. sai um para o debian proxy paralelo e sobe um para o router board.

    Vai seguir uma imagem em anexo. Para melhor visualisação.

    To tão feliz pelo socio ter aceitado o routerboard, que eu peguei ate uma foto grande para mostra para ele...
    http://routerboard.com/img/rb600s.png

    A parte do equipamento vai ficar da seguinte maneira, por favor questione essa parte pois eh a principal.. naum tenho uma noção de marca e modelos bons dei uma pesquisada e pensei da seguinte maneira...

    modem speedstream ou dlink 500b
    roteador linksys BEFS41 (somente cabo)
    Mikrotik> Abit Kv8 PRO 754, processador sempron 3000+ ,1gb de memoria ddr1, hd 80IDE, cooler master, gabinete com mais 3 cooler internos, fonte de 450w real. 5 placa 3com.
    Debian> Intel(não abrir para ver o modelo), xeon 1.8ghz, 2gb de memoria ddr2, 160gb sata, grandes cooler internos. IBM X3200
    Routerboard> Routerboard Rb600a 4mini pci ubiquiti RX2 ou R2H
    e a questao de resfriamento dela? 1 cooler 110v ta bom ? ou 2 ??


    muiito obrigado a todos

  18. #58

    Padrão

    Se vc ainda for comprar os modens, compra o Siemens 201A, igual a esse eu nunca vi.. muito estável.

  19. #59

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Se vc ainda for comprar os modens, compra o Siemens 201A, igual a esse eu nunca vi.. muito estável.
    eu sobre o RB .. q conselho me daria ???
    sobre ventilação sobre a fonte.. ??
    e o cartao .. ? qual deles consegue manda bem e segura uns 20 a 30 clientes em cada 1 ?

  20. #60

    Padrão

    fazendu a listinha...

    4 Hyperlink 14dbi horizontal 90º
    4 protetor hyperlink 2.4ghz a gas contra curtos
    4 cartao R52H ou xr2 ubiquiti ? não sei qual seria o bom para min trabalhar.
    4 pigtail para ligar a antena ao mini pci. Quantos metros o maximo ? qual padrao de cabo rgc58?ou melhor ?
    O rb seria mais aconselhavel colocar em caixa hermetica de pvc ou de aço ?
    e aconselhavel subir com poe ou subir com uma extensão e fikar a força dentro da caixa mesmo ?
    os protetores tem uma distancia minima da antena.. ou pode colacar embaixo direto.

    Fora os aterramento estou fazendu qual seria as outra medidas de segurança ??


    uma outra duvida seria a seguinte... vai fikar o mikrotik embaixo.. fazendo controle de banda.. pppoe.. ou hotspot ainda naum decidir ... e proxy paralelo... como o rb de cima vai funcionar ? os clientes vo cadastra no rb ou no mk q ta embaixo.. isso eu to confuso.

    obrigado a todos
    Última edição por mktguaruja; 09-05-2009 às 17:17.