+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão que aparelhos para 300 clientes

    amigos,
    negocio e o seguinte, tenho um pequeno provedor com cerca de 70 clientes, uso uma rb 133 uma omni e um servidor embaixo mk com dhcp, controle de banda, proxy, p2p. Uma amigo me chamou para montar um provedor em uma cidade proxima, a estimativa é de 300 clientes, nunca montei um sistema para tantos clientes então não sei o que comprar, ex que tipos de setoriais, rb ou pc ap, queria que os amogos me esplicassem como monto esse sistema. Estava pensando em colocar um pc ap em cima com 4 cartões e quatro setoriais, embaixo um servidor mk e o squid para o proxy.
    O que vcs acham que setoriais comprar?
    pc ap ou rb?
    o mk e squid é a melhor opção?

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bola25a2008 Ver Post
    amigos,
    negocio e o seguinte, tenho um pequeno provedor com cerca de 70 clientes, uso uma rb 133 uma omni e um servidor embaixo mk com dhcp, controle de banda, proxy, p2p. Uma amigo me chamou para montar um provedor em uma cidade proxima, a estimativa é de 300 clientes, nunca montei um sistema para tantos clientes então não sei o que comprar, ex que tipos de setoriais, rb ou pc ap, queria que os amogos me esplicassem como monto esse sistema. Estava pensando em colocar um pc ap em cima com 4 cartões e quatro setoriais, embaixo um servidor mk e o squid para o proxy.
    O que vcs acham que setoriais comprar?
    pc ap ou rb?
    o mk e squid é a melhor opção?
    para 300 clientes é igual 70 não muda muito vc pode usar em cada pop uma rb433ah fazendo a autenticação pppoe ou hotspot com 3 painel da aquarios ja vai resolver com 30 centimetros uma da outra ja fecha os 360º, para 300 clientes vc vai ter q ter mais q um pop então com estes equipamento já esta otimo até uns 1000 clientes. boa sorte.

  3. #3

    Padrão

    se grana não for problema, usa as repetidoras em 5.8 para atender os clientes! 2.4 já ta ficando coisa do passado e usa RB mesmo com cartões XR5, não vai ter dor de cabeça. Nos clientes recomendo usar NanoStation5.
    OK! esta é minha opinião.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    para 300 clientes é igual 70 não muda muito vc pode usar em cada pop uma rb433ah fazendo a autenticação pppoe ou hotspot com 3 painel da aquarios ja vai resolver com 30 centimetros uma da outra ja fecha os 360º, para 300 clientes vc vai ter q ter mais q um pop então com estes equipamento já esta otimo até uns 1000 clientes. boa sorte.

    amigo obrigado pela resposta,
    esses paineis da aquarios são de quantos dbi?
    qual a distancia que eles atingem??
    vc tem sistema semelhante a esse que vou montar?

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bola25a2008 Ver Post
    amigo obrigado pela resposta,
    esses paineis da aquarios são de quantos dbi?
    qual a distancia que eles atingem??
    vc tem sistema semelhante a esse que vou montar?
    sim tenho, eu usei varios paineis, oque eu achei bem melhor foi essa da aquarios de 12DBi eu atendo clientes com mais de 2500 metros da torre, com pppoe, não da problema, e o melhor já é homologada