+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Maquina Usar?

    Galera pretendo usar uma maquina só para fazer Cache dos meus clientes, tanto Cache Pagina, tanto cache DNS, e relatorios de uso e tals..

    Preciso saber que maquina vcs me recomendam, vou citar as 2 que tenho.

    1 - Celeron 1.8Ghz, 1Gb Ram, hd 160GB
    2 - IBM Intel Xeon 2.8GHz, 1Gb Ram, HD 80GB - HD 1Téra.

    O Celeron da conta do recado? ou o IBM seria melhor?

    Lembrando que pretendo usar distribuição BrazilFW

    Pois depois vou usar o que sobrar, para fazer FreeRadius, e usar para monitorar meus server com Nagios e alguns outros...

    Por favor Opniem!

  2. #2

    Padrão

    tiago vc ainda pergunta, claro que é o ibm!!!

  3. #3

    Padrão Celerom

    Ate 50 usuários o celerom dá conta tranquilo... mas mais importante que potencia qtde de memoria é qtos slots pci livre a máquina tem? Vai usá-la só pra router? Caso queira colocar placas de rede com chipset atheros para distribuição wireless... Enfim, é melhor pensar na expansão posterior para usar um hardware que lhe vai atender bem...

  4. #4

    Padrão

    nao da nem pra comparar, vai de Xeon amigo, foi feito pra isso...

  5. #5

    Padrão

    É que de repente nao precisa de um xeon só pra isso!!!

  6. #6

    Padrão

    vc pode até não usar tudo, mas se eu tivesse as duas na mão com certeza iria de IBM,

  7. #7

    Padrão

    eu entendi o recado galera, agora me digam uma coisa... para fazer monitoramento com nagios, fre radius e algumas outras coisas, o celeron aguenta?

  8. #8

    Padrão

    O que o Cache mais usa é Memoria RAM e Disco, mas também é importante ter um processador bom... Para quantos clientes seria esse cache?

    Uso aqui transparent-proxy com um Dual Core 2.0, 2GB RAM, 1x HD 160GB SATA II para aproximadamente 600 Clientes, como falei, a memoria e o disco são os mais utilizados pelo cache, aproximadamente 90% em uso e o server load médio é de 0.40, estamos fazendo um Upgrade nele para o próximo mês afim de baixar mais o processamento...

    Att,
    Marcelo

  9. #9

    Padrão Como seria seu servidor ?

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    O que o Cache mais usa é Memoria RAM e Disco, mas também é importante ter um processador bom... Para quantos clientes seria esse cache?

    Uso aqui transparent-proxy com um Dual Core 2.0, 2GB RAM, 1x HD 160GB SATA II para aproximadamente 600 Clientes, como falei, a memoria e o disco são os mais utilizados pelo cache, aproximadamente 90% em uso e o server load médio é de 0.40, estamos fazendo um Upgrade nele para o próximo mês afim de baixar mais o processamento...

    Att,
    Marcelo
    Qual o sistema q vc utiliza para tantos clientes é rede cabeada ?
    é linux e qual versao ?
    qual os gerenciadores gostaria de saber se possivel.
    obrigado

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Qual o sistema q vc utiliza para tantos clientes é rede cabeada ?
    é linux e qual versao ?
    qual os gerenciadores gostaria de saber se possivel.
    obrigado
    "Internet à radio", atendemos condomínios e residências.

    Utilizo o Debian com o squid + sarg.

    Att,
    Marcelo

  11. #11

    Padrão

    mvianna, estou com dó de usar meu IBM só para fazer isso!!...

    prefiro comprar uma maquina parruda e usa-la para fazer o que preciso...

    Mas é bom saber que com uma maquina igual a sua, segura tranquilo 600 clientes.

    Agora me diz, por favor me da uma luz de como utilizar o Squid+Sarg com o MK..

    Ja segui uns 10 tutoriais, e nao rola..

    Uns falam que tem que usar o webproxy do MK outros dizem que nao... sinceramente, to perdidao!

    Sera que voce pode me dar uma luz? pretendo usar

    MK 3.22 + BrazilFW(Squid + MySAR que é semelhante ao SARG)

    Abraços

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    mvianna, estou com dó de usar meu IBM só para fazer isso!!...

    prefiro comprar uma maquina parruda e usa-la para fazer o que preciso...

    Mas é bom saber que com uma maquina igual a sua, segura tranquilo 600 clientes.

    Agora me diz, por favor me da uma luz de como utilizar o Squid+Sarg com o MK..

    Ja segui uns 10 tutoriais, e nao rola..

    Uns falam que tem que usar o webproxy do MK outros dizem que nao... sinceramente, to perdidao!

    Sera que voce pode me dar uma luz? pretendo usar

    MK 3.22 + BrazilFW(Squid + MySAR que é semelhante ao SARG)

    Abraços
    Neste caso não serei a melhor pessoa para te informar, todo meu gerenciamento eu faço pelo Linux/Debian diretamente, eu prefiro... uso MK apenas como um "radio".

    Abraços,
    Marcelo

  13. #13

    Padrão

    Entendi... entao voce gerencia tudo pelo Debian? cadastro de clientes PPPoE? controle de Banda.. e tudo? vc nao utiliza o MK para nada a nao ser o "radio" dos clientes?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Entendi... entao voce gerencia tudo pelo Debian? cadastro de clientes PPPoE? controle de Banda.. e tudo? vc nao utiliza o MK para nada a nao ser o "radio" dos clientes?
    Isso, tudo tudo pelo servidor Linux/Debian, mas não uso PPPoE em minha rede...

    Att,
    Marcelo

  15. #15

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotgc Ver Post
    Uhum... usa oq?
    DHCPD, HTB/TC-QOS, SQUID, FW... E desenvolvi uma ferramenta em php para administrar os clientes, monitorar acessos, backbones, pops, etc, que roda em nosso servidor principal.

    Att,
    Marcelo

  17. #17

    Padrão

    Poxa legal hein.. e conhece algum sistema semelhante ao seu que faça isso??