Página 1 de 16 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + thunderCache= perfeito...

    Olá pessoal, depois da tempestade aqui estou eu novamente para dar a minha contribuição aos colegas...vamos a luta...

    Antes de mais nada quero agradecer ao ''Magal'', pelas poucas e sábias palavras!!

    Seguinte, vou resumir aqui a primeira parte do que vocês devem fazer para que o seu Thundercache se integre ao Mikrotik e que vocês possam aproveitar essa execelente ferramenta, vamos supor que o debian já esteja instalado e você também já instalou o ThunderCache, faça da seguinte forma:

    Em /ip/addresses> crie uma faixa de ip's que seja a mesma quando você instala o ThunderCache no caso é a 192.168.10.253/24, escolha a interfeace a qual o Thunder se conectará ao mikrotik, se for uma bridge que você usa não tem problema crie na bridge mesmo.

    Em /ip/firewall/filter> Desabilite uma regra da Chain ''Vírus'' que bloqueia as portas 3127 e 3128, pois essas portas bloqueadas bloqueiam o redirecionamento do mikrotik para o thunder e vice versa.

    Em ip/firewall NAt crie um NAT para a faixa de ip's que você adicionou em ip address, a regra ficará assim:

    add chain=srcnat src-address=192.168.10.0/24 action=masquerade comment="NAT \
    DEBIAN-SERVER" disabled=no

    Feito isso coloque a interface que você adicionou o server em ENABLE para que o mikrotik crie um ARP dinâmico com o Ip e o MAC do server debian, observe que ao criar esse ARP ele ficará comum ''D'' indicando que foi criado dinâmicamente,, faça uma cópia e adicione esse ARP em sua lista.

    A partir dai, você poderá pingar o seu server no ip 192.168.10.250, se você fez tudo certo o ping será ''0''.

    Agora vamos ao redirecionamento:

    A regra de redirecionamento é um dstnat>dstnat, isso quer dizer um redirecionameto de uma faixa de ip's para um ip determinado e uma porta determinada, a regra ficará assim:

    add chain=dstnat src-address=192.168.253.0/24 dst-address=!192.168.10.250 \
    protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=192.168.10.250 \
    to-ports=3128 comment="proxy for HTTP requests" disabled=no


    Onde está grifado de vermelho coloque a faixa de ip's de sua rede

    Detalhe: É necessaário para as configurações, a instalação do pacote ''ssh'' no debian, se você chegou até aqui o seu server já está com a conexão a internet liberada, coloque um teclado e um monitor no server e digite o comando:

    apt-get install ssh


    Depois de ter chegado até aqui você integrou o Mikrotik ao ThunderCache e você já poderá acessar o mesmo pelo SSH no mikrotik ou com o seu software preferido.

    Acessando via SSH pelo Mikrotik:

    Abaixo do new terminal de seu MK tem o botão TELNET, clique nele, após ter clicado marque a funão SSH e digite o ip do server que no caso será: 192.168.10.250, o USER se você não mudou deve ser ''root'', após isso ele conectará via SSH em seu server e pedirá a senha que você definiu para o root durante a instalação, ao colocar a senha tecle enter e pronto, você está conectado ao seu servidor via SSH e isso será muito útil para configurarmos o Server e o ThunderCache.

    Bom como vocês já viram esse tópico ficará extenso para relatar tudo de uma só vez, então quem quizer instalar e configurar o seu thunderCache todo aqui comigo faça todos os passos e deixem parado, que amanhã direi os passos necessários para configurar o thunderCache perfeitamente.

    Você pode até deixar o servidor ligado em sua rede, bastando para isso desligar a regra de redirecionamento em ip/firewall/nat, que ele não influenciará em nada no funcionamento de sua rede até que eu passe os próximos detalhes.

    É necessário um software que vai facilitar a vida de muita gente nas configurações do linux é o WINSCP, você pode baixar ele nesse link aqui:

    http://www.baixaki.com.br/download/winscp.htm

    Instale esse software por que vamos precisar dele.

    Com bastante empenho consegui fazer com que o meu Server junto com o Thunder rodasse perfeito, ele deu vários problemas mas fui contornado todos e irei compartilhar com vocês aqui.

    Quem já tiver instalado e tiver dúvidas '''e eu souber responder'', pode postar aqui.


    Abração a todos e um detalhe mais...No fim do ano passado ganhei uma assinatura da revista LINUX MAGAZINE do forum underlinux por ser o usuário mais agradecido daquele mês, então dessa vez quero ver se ganho uma PAJERO hen pessoal...vamos lá (Rsssssss).

  2. #2

    Padrão

    Roberto, voce ja me ajudou e continua ajudando muito, meus sinceros votos... que seja seu o premio.

    Abraço.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Roberto, voce ja me ajudou e continua ajudando muito, meus sinceros votos... que seja seu o premio.

    Abraço.
    e isso dai, tambem se incluo nese agradecimento. prarabem´s..

  4. #4

    Padrão

    Roberto,



    meu mk ja funciona redirecionando por rotas a um servidor debian com cache squid, estive pensando em instalar o thundercache, mas hoje o que tenho medo é do desempenho. Como fica com cerca de 500 clientes? já fez algum teste do tipo?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Roberto,



    meu mk ja funciona redirecionando por rotas a um servidor debian com cache squid, estive pensando em instalar o thundercache, mas hoje o que tenho medo é do desempenho. Como fica com cerca de 500 clientes? já fez algum teste do tipo?
    esa e minha duvida tambem, pois se enonomizar banda mas comprometer o desempenho da navegação, talves posa não valer a pena!!

  6. #6

    Padrão

    é complicado, mas no forum do thunder vi gente falando que roda com 700 clientes perfeito..

    só que os pc que eles falam lá é coisa de outro mundo, servidores dell, optrom x4 com 8g memória puts investimento maciço em tecnologia

  7. #7

    Padrão

    Tenho o script do Luciano aqui, posso usar ele e suas regras?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Roberto,



    meu mk ja funciona redirecionando por rotas a um servidor debian com cache squid, estive pensando em instalar o thundercache, mas hoje o que tenho medo é do desempenho. Como fica com cerca de 500 clientes? já fez algum teste do tipo?

    Olá, boa tarde!

    Seguinte, a resposta é sim, mas para isso você tem que esperar o tópico chegar as configurações finais do ThunderCache, veremos que o thunder funciona perfeitamente, mas o calcanhar de Aquiles dele é o APACHE, configurando o apache certinho não tem erro.

    Só pra te dar uma idéia do que falo imagine um site quando congestionado, tipo receita em época de declaração, ai o site fica lento realmente por inúmeros acessos simultâneos, no thunder acontece a mesma coisa, por que como explicarei lá na frente, o Thunder é um servidor WEB como qualquer outro,ele pega as url's originais e reescreve para poder enviar, e quem faz esse envio é o APACHE, então configurando o apache certinho não tem erro.

    Abração e logo mais a noite colocarei a segunda parte, no que diz respeito as primeiras configurações do ThunderCache no server.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    esa e minha duvida tambem, pois se enonomizar banda mas comprometer o desempenho da navegação, talves posa não valer a pena!!

    A mesma resposta acima.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    é complicado, mas no forum do thunder vi gente falando que roda com 700 clientes perfeito..

    só que os pc que eles falam lá é coisa de outro mundo, servidores dell, optrom x4 com 8g memória puts investimento maciço em tecnologia

    Verdade camarada, para grandes redes é necessário uma maquina robusta, mas como a maioria tem em média até 300 clientes a maquina com a configuração MINIMA que recomendo é:

    P4/775 processador 3.0 ou mais, 4G de memória ddr2/667 dois Hd's SATA de 500G.

    Como disse essas configurações são as minimas, se puder ser mais melhor.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Tenho o script do Luciano aqui, posso usar ele e suas regras?

    Sim com certeza pode usar, acho até mais fácil para as pessoas instalarem via script dessa pessoa.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Abração a todos e um detalhe mais...No fim do ano passado ganhei uma assinatura da revista LINUX MAGAZINE do forum underlinux por ser o usuário mais agradecido daquele mês, então dessa vez quero ver se ganho uma PAJERO hen pessoal...vamos lá (Rsssssss).

    Roberto, está de parabens, otimo post, so queria lhe perguntar se ate o final dessa serie vc ira explicar como fazer para o cache ir a full no MK v3.xx, pois estou tendo dificudade no mesmo, abraços e continui assim....

  13. #13

    Padrão

    Sim camarada, com certeza resolveremos isso, ainda não uso a versão 3.xxx, sou antigão (rsssssss) ainda uso a 2.9.50, mas, resolveremos essa parada juntos, até por que a marcação das regras do squid que vou comentar, são um pouco diferentes, peguei uma dica no forum do ThunderCache que foi uma mão na roda.

    Por volta das 20:00hs coloco a parte seguinte, agora estou no ''batente''.


    Aqui vai uma dica antecipada para o pessoal que já instalou e está tendo dificuldades na resolução de nomes, ou seja, um pequeno retardo na abertura das páginas:

    Abra o ''executar'' no windos e digite: nslookup

    O retorno será o dominio e seu endereço de DNS, olhem no resolv.conf se o primeiro name server bate com o apresentado, O seu DNS ''default'' é esse apresentado, e não o 192.168.10.253, então substitua no resolv.conf o primeiro name server pelo apresentado no DOS do windows.
    Abração.

  14. #14
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Roberto sem palavras o que vc fez, agradeço a vc muito por isso
    abraços cara

  15. #15

    Smile Excelente iniciativa

    Excelente Roberto

    Tenho que dizer estava meio sem corajem de continuar testando o thunder depois daqueles ocorridos la do outro forum fiquei meio cabrero, ja trabalho com o debian e a parte inicial do thunder sem o script do luciano, mas agora animei de novo a continuar adesenvolver o thunder junto com a galera e tendo vc como referencia, obrigado ai por tudo, ja estou trabalhando com a versão nova 3.20 mas tenho em produção a 2.9.50.


    abraços e ancioso pela segunda parte quero conseguir trabalhar/configurar o thunder sem os scripts vamos ver...

    valeu

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Excelente Roberto

    Tenho que dizer estava meio sem corajem de continuar testando o thunder depois daqueles ocorridos la do outro forum fiquei meio cabrero, ja trabalho com o debian e a parte inicial do thunder sem o script do luciano, mas agora animei de novo a continuar adesenvolver o thunder junto com a galera e tendo vc como referencia, obrigado ai por tudo, ja estou trabalhando com a versão nova 3.20 mas tenho em produção a 2.9.50.


    abraços e ancioso pela segunda parte quero conseguir trabalhar/configurar o thunder sem os scripts vamos ver...

    valeu
    Amigo, boa tarde, vc diz esta trabalhando com a versao 3.20, agora te pergunto, vc consequiu fazer o cache full com ele?

  17. #17

    Smile Resultados iniciais

    gu4rd1an

    Então amigo estou com resultados iniciais estava muito ocupado testando uns balanceamentos aqui, exatamente 13 ao total então este debian que citei estava e esta funcionando bem no 2.9.50 foi so hoje pela manhã que consegui por ele pra rodar com mk 3.20 mas foi canceira tem algum tipo de bug sei lá o pessoal comenta muito resolvi adotando uma medida meio drastica mas fui aconselhado a migrar pra 3.22 é o que pretendo nos proximos dias me disseram que esta versão tem atualizações e melhorias consideraveis em relação ao 3.20

    abraços

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    gu4rd1an

    Então amigo estou com resultados iniciais estava muito ocupado testando uns balanceamentos aqui, exatamente 13 ao total então este debian que citei estava e esta funcionando bem no 2.9.50 foi so hoje pela manhã que consegui por ele pra rodar com mk 3.20 mas foi canceira tem algum tipo de bug sei lá o pessoal comenta muito resolvi adotando uma medida meio drastica mas fui aconselhado a migrar pra 3.22 é o que pretendo nos proximos dias me disseram que esta versão tem atualizações e melhorias consideraveis em relação ao 3.20

    abraços
    Boa noite amigo.
    esta eu com a 3.23, mas tive muito dor de cabeça, travamento, autenticação radius sinistra entaum resolve fazer um donwgrade para 3.13, esse sim solucionou esse problemas, mas agora estou amarrado somente na função de cache full, nao estou acertando como fazer, nao envia ah full nem a pau...

  19. #19

    Padrão

    Pra quem está com dificuldades para fazer a marcação no mangle dos arquivos do ThunderCache, como também do squid dê uma olhada nesse tópico aqui do forum do ThunderCache:

    http://www.biazus.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=134

    Observe também nesse outro link, que é a página 5 do mesmo tópico do forum, as regras para a marcação tanto no squid como no MK:

    http://www.biazus.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=134&st=0&sk=t&sd=a&start=40

    Para ter acesso ao forum é necessário fazer o cadastro, faça! vai valer a pena !

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Pra quem está com dificuldades para fazer a marcação no mangle dos arquivos do ThunderCache, como também do squid dê uma olhada nesse tópico aqui do forum do ThunderCache:

    http://www.biazus.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=134

    Observe também nesse outro link, que é a página 5 do mesmo tópico do forum, as regras para a marcação tanto no squid como no MK:

    http://www.biazus.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=134&st=0&sk=t&sd=a&start=40

    Para ter acesso ao forum é necessário fazer o cadastro, faça! vai valer a pena !
    Vlw Roberto, ja tinha lido esse topico, porem o mesmo é para o mk 2.9.x, tentei atapitar para o mk 3.xx mas obtive exito... irei tenta novamente posso ter esquecido de alguma coisa...