+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace Miktrotik 5.8 de 750M

    Seguinte Galera ! to precisando da ajuda de vc´s ! vou tentar resumir a rede que to querendo mudar, ta assim :

    - Torre A = É a central aonde sai o meu Link tenho 6 Megas, em cima dessa torre tenho uma Omni para jogar para os cliente mais proximos, com um Mikrotik RB 433 com 1 Cartão AR5413, e um WLA 5000 configurado em WDS com Software Zone One para fazer o Enlace com a Torre B, que recebe o Enlace em outro WLA 5000 com Software Zone one, onde nessa torre tenho 2 Mikrotik RB433 com 2 cartoes cada, AR5413 que são ligados em 4 paineis setoriais de 14 dbi Hyperlink, esqueci de dizer q as antenas q fazem o Enlace São Antenas de Disco Hyperlink de 24 dbi, porem os Radios WL5000 tem hora que começam a perder muitos pacotes, coisa de 75%, a distancia é curtissima, são 750 M, eu vou la troco os canais e eles voltam ao normal, porem tem vez q travam e tenho que ir ate a torre de madrugada para desligar e ligar novamente, perto dessa Torre B tem um cara com um Amplificador de 2 W com uma antena Omni e um AP2000 fazendo um regaço de interferencia, pois bem minha duvida é a seguinte :

    - Se eu colocar mais um cartão, me falaram bem do CM9 no Mikrotik da Torre A e mais um Cartão em um dos Mikrotik da Torre B para fechar um enlace e tirar os WLA 5000, sera que funcionaria de Boa ? sera q os Mikrotik aguentariam fazer o Enlace e distribuir o Link ? ou seria melhor comprar mais 2 Mikrotik para fazer esse Enlace, o que vc´s Achaam ?

    Vlwwww, muito obrigado desde ja !

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sp41k3r Ver Post
    Seguinte Galera ! to precisando da ajuda de vc´s ! vou tentar resumir a rede que to querendo mudar, ta assim :

    - Torre A = É a central aonde sai o meu Link tenho 6 Megas, em cima dessa torre tenho uma Omni para jogar para os cliente mais proximos, com um Mikrotik RB 433 com 1 Cartão AR5413, e um WLA 5000 configurado em WDS com Software Zone One para fazer o Enlace com a Torre B, que recebe o Enlace em outro WLA 5000 com Software Zone one, onde nessa torre tenho 2 Mikrotik RB433 com 2 cartoes cada, AR5413 que são ligados em 4 paineis setoriais de 14 dbi Hyperlink, esqueci de dizer q as antenas q fazem o Enlace São Antenas de Disco Hyperlink de 24 dbi, porem os Radios WL5000 tem hora que começam a perder muitos pacotes, coisa de 75%, a distancia é curtissima, são 750 M, eu vou la troco os canais e eles voltam ao normal, porem tem vez q travam e tenho que ir ate a torre de madrugada para desligar e ligar novamente, perto dessa Torre B tem um cara com um Amplificador de 2 W com uma antena Omni e um AP2000 fazendo um regaço de interferencia, pois bem minha duvida é a seguinte :

    - Se eu colocar mais um cartão, me falaram bem do CM9 no Mikrotik da Torre A e mais um Cartão em um dos Mikrotik da Torre B para fechar um enlace e tirar os WLA 5000, sera que funcionaria de Boa ? sera q os Mikrotik aguentariam fazer o Enlace e distribuir o Link ? ou seria melhor comprar mais 2 Mikrotik para fazer esse Enlace, o que vc´s Achaam ?

    Vlwwww, muito obrigado desde ja !
    Amigo possuo praticamente nessa mesma distância sendo um pouquinho maior (1,2Km) um PTP em 5.8GHz com Nano5 passando exatos 54Mbps FULL e somente usando as antenas internas do Nano5, tenho outro com 3Km passando 30Mbps Full e tambem somente com as antenas internas do Nano5. Bom... seu equipamento é bom algo de errado está acontecendo ai, teria como nos passar o site survey em 2.4GHz e 5.8GHz para analisarmos o seu espectro? Outra coisa, não há essa necessidade absurda de por duas antenas de 24dBi para uma distância tão curta como essa não há necessidade. Então reveja tudo direitinho antes de ir fazendo ivestimentos sem necessidade, tem algo bem estranho ai , ok!? Abraços!!!

  3. #3

    Padrão Jociano

    Jociano tu fala pra eu entrar nos WLA 5000 e passar o site survey do Enlace pra vc ? Entao se for isso esse Software q veio ja instalado no Radio é um firmware não da essa opção, falei com o cara quando mandou e ele disse que essa versão naum dava pra ver o sinal, entao as antenas foram miradas meio que no "zóio" mesmo, mas tipo sera q quanto mais aumenta o trafego na rede e se as antenas naum estao direcionadas certo poderia dar pings altos entre os radios ? e tipo a hora q eu troco o canal volta a ficar normal !
    Última edição por sp41k3r; 07-05-2009 às 19:25.

  4. #4

    Padrão

    Cara, eu recomendo vc comprar + 2 cartões e usar nesses mesmo MKs que vc já tem.

    Caso vc sinta q perdeu desempenho, vc compra + 1 RB e na pior das hipóstes + outra RB (2 RBs)

    Mas eu acredito q não seja necessário, e será mto melhor com mk do q com o WLA5000 inclusive pelo fato de não ter site survey etc...

  5. #5

    Padrão

    As Rb´s são 333 e não 433 como tinha dito ! digitei errado ! e tipo elas vao aguentar o trafego do Link e distribuir sinal td junto ? e qual cartao o CM9 pode ser ?
    Ontem mesmo a noite era umas 23:00 eu tava monitorando tipo nao entrava nem no site do google de tao lento entrei la e naum tinha quase ninguem conectado fui dar uns pings no radio e 75% de perda ! entrei la troquei os canais e ja era ! voltou ao normal !

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sp41k3r Ver Post
    As Rb´s são 333 e não 433 como tinha dito ! digitei errado ! e tipo elas vao aguentar o trafego do Link e distribuir sinal td junto ? e qual cartao o CM9 pode ser ?
    Ontem mesmo a noite era umas 23:00 eu tava monitorando tipo nao entrava nem no site do google de tao lento entrei la e naum tinha quase ninguem conectado fui dar uns pings no radio e 75% de perda ! entrei la troquei os canais e ja era ! voltou ao normal !

    Olá amigo, a distancia é bem perto e usando antenas de disco, vc ta setando q potência? Pois se estiver muito forte faz perder pacotes tb, eu mesmo tenho uma repetidora com 1500 metros com duas grades da aquario 25db em 2.4 e baixei a potencia pra 3 db nos cartões e ainda sim estava forte, resolvi trocar as grades de 25 db para de 12 db, resolvido o problema dos pings, hj o sinal entre as antenas está na faixa dos -64

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sp41k3r Ver Post
    As Rb´s são 333 e não 433 como tinha dito ! digitei errado ! e tipo elas vao aguentar o trafego do Link e distribuir sinal td junto ? e qual cartao o CM9 pode ser ?
    Ontem mesmo a noite era umas 23:00 eu tava monitorando tipo nao entrava nem no site do google de tao lento entrei la e naum tinha quase ninguem conectado fui dar uns pings no radio e 75% de perda ! entrei la troquei os canais e ja era ! voltou ao normal !
    Como vc sabe 75% de perda é totalmente inaceitável...

    O sinal pode estar baixo.

    Vc pode fazer o seguinte, ligar um MK nessas antenas, para alinhá-las e tentar voltar o WLA5000, dai vc mata se o sinal está bom ou não (já que o WLA5000 não tem essa função site survey)

    Pode ser interferencia no canal tb, daí vc mata com o Mikrotik tb, manda ele ver quais canais estão mais limpos...

    Depois disso tudo, vc pode voltar seus WLA5000 mas eu recomendo mesmo vc troca-los por MK nessas mesmas routerboards...

    Creio q elas vão guentar bem, mas daí vc fica de olho no uso de CPU no uso de Memoria prá ver se elas estão aguentando ou não (ah, e no desempenho é claro...)

    Falou!

  8. #8

    Padrão

    Bommm, vou comprar mais 2 cartoes entao e realinhar as antenas, configura-los como wds em 5.8 e vamos ver o que q da, tava pensando em comprar 2 cartoes CM9, são bons ? ou me indicariam outro cartao ?
    vlw

  9. #9

    Padrão

    Dificil achar esses Cartoes CM9 pra comprar, algum me sugere um outro cartao pra fazer esse Enlace ?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sp41k3r Ver Post
    Dificil achar esses Cartoes CM9 pra comprar, algum me sugere um outro cartao pra fazer esse Enlace ?
    Cara, não que seja nenhuma maravilha, mas o Engenius EMP 8602 (ou 8206 sei lá...) resolve seu problema.

    Até pq ele é bonzinho... (não fala mal de ninguem! Hauhuahauhauhauauha)

    Brincadeiras a parte, ele resolve sim.

    Flw!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    Cara, não que seja nenhuma maravilha, mas o Engenius EMP 8602 (ou 8206 sei lá...) resolve seu problema.

    Até pq ele é bonzinho... (não fala mal de ninguem! Hauhuahauhauhauauha)

    Brincadeiras a parte, ele resolve sim.

    Flw!
    eh o engenius da uns pauzinhos por ae, mas geralmente em PTMP, pra PTP ele funciona bem, mas nao abuse da potencia, ate pq dessa distancia ae vc pode usar ae 63mW q vai sobrar... e lembre-se do erro de algoritimo q mostra 10db a menos na configuraçao de potencia do Engenius... como vai ser um teste pra ver se a RB aguenta fazer tudo sozinha, nao arrisque com cartoes caros, pq se nao aguentar vc pode por dois NS5 pra fechar...

  12. #12

    Padrão

    Porque você não faz um PTP em NANO5 e usa os outros equipamentos para uma distacia mais longa?
    Por que é inaceitavel perada de pacotes com 750M, tenho um lugar na minha rede com as mesmas caracteristicas que as suas, tenho 1rb 400 e uma 133 e faço um PTP em 5.8 entre elas sem perdas de pacotes. Da uma pensada por NANO5 tenho certeza que vai guentar o trafego.