+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 900mhz

    Boa tarde!! Gostaria de saber se alguem conhece um equipamento 900mhz que não seja muito caro para eu fazer um ponto a ponto. A distância é bem curta e hoje funciona em 2,4, porpém há dias que a interferencia é muito grande e os radios nem se falam! Tentamos colocar em 5,8, mas não pega de maneira alguma. A ultima esperança seria 900mhz.
    Se alguem puder me ajudar, agradeceria!!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por camiladrc Ver Post
    Boa tarde!! Gostaria de saber se alguem conhece um equipamento 900mhz que não seja muito caro para eu fazer um ponto a ponto. A distância é bem curta e hoje funciona em 2,4, porpém há dias que a interferencia é muito grande e os radios nem se falam! Tentamos colocar em 5,8, mas não pega de maneira alguma. A ultima esperança seria 900mhz.
    Se alguem puder me ajudar, agradeceria!!!
    Algo muitissimo errado ai, em 5.8GHz não funcionar pode ter certeza que 900Mhz não vai tambem não, então reveja direitinho o que está acontecendo, se possivel poste imagens do local para que eu possa te ajudar e se possível tambem o site survey para que eu possa analisar teu espector, OK!? Abraços!!!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por camiladrc Ver Post
    Boa tarde!! Gostaria de saber se alguem conhece um equipamento 900mhz que não seja muito caro para eu fazer um ponto a ponto. A distância é bem curta e hoje funciona em 2,4, porpém há dias que a interferencia é muito grande e os radios nem se falam! Tentamos colocar em 5,8, mas não pega de maneira alguma. A ultima esperança seria 900mhz.
    Se alguem puder me ajudar, agradeceria!!!
    Só para esclarecer, vc tem visada entre os 2 pontos?

    Abraços,
    Marcelo

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por camiladrc Ver Post
    Boa tarde!! Gostaria de saber se alguem conhece um equipamento 900mhz que não seja muito caro para eu fazer um ponto a ponto. A distância é bem curta e hoje funciona em 2,4, porpém há dias que a interferencia é muito grande e os radios nem se falam! Tentamos colocar em 5,8, mas não pega de maneira alguma. A ultima esperança seria 900mhz.
    Se alguem puder me ajudar, agradeceria!!!
    o Mal dos tecnicos...
    ou como diria um grande camarada aqui do forum (Gilvan)
    os tecnicos que nao sabem instalar antenas

    amigo, nao eh aumentando a potencia, que vc ira fechar um enlace com qualidade
    podera ate fechar, mas logo logo dara mais dores de cabeca.

    algumas dicas no mundo wireless:
    muitas vezes, temos que rever as nossas proprias instalacoes nos clientes...
    uma ma instalacao, pode funcionar por um tempo...
    mas depois de chuvas e sol, a coisa comeca a piorar...
    os proprios clientes acabam sobrecarregando a base.
    verifique as antenas dos mesmos, entrou umidade?

    nao coloque muitos usuarios em uma mesma rb, cartao, ap, etc e tal...
    faca pequenas celulas...
    dessa forma, podera oferecer conexoes mais potentes e com melhores qualidades.

    um cuidado que nos sempre tomamos, e ver o sinal...
    sinal alto significa que a conexao sera boa..
    cuidado, esta errado!
    cuidem da interferencia primeiro... qto menos interferencia, mesmo q o sinal esteja fraco a conexao estara boa.

    esperimente canais que ja existem redes neles...
    ja tive cassos em que canais vazios nao tinham a mesma conexao do que canais ja com redes.
    exemplo: canal 1 tinha umas 3 redes...
    canal 6-7-8 nao tinha ninguem...
    colocava canal 7, e ainda ficava com a conexao ruin...
    coloquei na 1, e aconexao melhorou 100%

    Nao aumente o potencia do ap/rb/cartao/etc, por qualquer coisa...
    no maximo em 100 mW
    qdo aumentas a potencia, o ruido tbm aumenta
    sinal alta nao significa conexao boa.

    se o concorrente esta usando na modulacao B
    coloque na G
    ou vice e versa.

    Isole os cabos e verifique as antenas se tem algo para isolar.

    va mechendo nas antenas, ate conseguir o enlace.. e posteriormente, melhorar a qualidade do sinal.

    enlaces em 5.8 é muito ruin para alinhar a antena.. tenha paciencia!

    ter visada limpa entre os dois pontos, é essencial!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    o Mal dos tecnicos...
    ou como diria um grande camarada aqui do forum (Gilvan)
    os tecnicos que nao sabem instalar antenas

    amigo, nao eh aumentando a potencia, que vc ira fechar um enlace com qualidade
    podera ate fechar, mas logo logo dara mais dores de cabeca.

    algumas dicas no mundo wireless:
    muitas vezes, temos que rever as nossas proprias instalacoes nos clientes...
    uma ma instalacao, pode funcionar por um tempo...
    mas depois de chuvas e sol, a coisa comeca a piorar...
    os proprios clientes acabam sobrecarregando a base.
    verifique as antenas dos mesmos, entrou umidade?

    nao coloque muitos usuarios em uma mesma rb, cartao, ap, etc e tal...
    faca pequenas celulas...
    dessa forma, podera oferecer conexoes mais potentes e com melhores qualidades.

    um cuidado que nos sempre tomamos, e ver o sinal...
    sinal alto significa que a conexao sera boa..
    cuidado, esta errado!
    cuidem da interferencia primeiro... qto menos interferencia, mesmo q o sinal esteja fraco a conexao estara boa.

    esperimente canais que ja existem redes neles...
    ja tive cassos em que canais vazios nao tinham a mesma conexao do que canais ja com redes.
    exemplo: canal 1 tinha umas 3 redes...
    canal 6-7-8 nao tinha ninguem...
    colocava canal 7, e ainda ficava com a conexao ruin...
    coloquei na 1, e aconexao melhorou 100%

    Nao aumente o potencia do ap/rb/cartao/etc, por qualquer coisa...
    no maximo em 100 mW
    qdo aumentas a potencia, o ruido tbm aumenta
    sinal alta nao significa conexao boa.

    se o concorrente esta usando na modulacao B
    coloque na G
    ou vice e versa.

    Isole os cabos e verifique as antenas se tem algo para isolar.

    va mechendo nas antenas, ate conseguir o enlace.. e posteriormente, melhorar a qualidade do sinal.

    enlaces em 5.8 é muito ruin para alinhar a antena.. tenha paciencia!

    ter visada limpa entre os dois pontos, é essencial!



    Se cologar G não vou ter problema com o processamento do AP?

  6. #6

    Padrão

    e pq teria problemas?

    se o aparelho tem as modulacoes B/G
    vc pode deixa-las em qualquer uma das duas modulacoes...

    o q geralmente faz com que perca o processamento é deixar o aparelho:
    em WDS
    como servidor dhcp
    com controle de usuario ou banda, etc e tal...

  7. #7

    Padrão

    Exato.

    A troca constante de modulações também é prejudicial ao desempenho do rádio.

    Procure setar 1 modulações e apenas datarates que trabalhem no mesmo tipo de modulação seja ele OFDM ou CCK.

    A opção de muitos por trabalharem em banda B é que seu RX sensivity é muito maior que em G proporcionando uma recepção para sinais de menor qualidade.

    Veja se é viável trabalhar com uma rede em G, se conseguir irá sentir grandes melhoras de desempenho, até pq não da pra trabalhar nela com clientes com sinal ruim.

  8. #8

    Padrão

    Legal, porém estou trabalhando com apenas b, minha topologia é ponto 1 tem o link de internet que manda para o ponto 2 que recebe com uma antena de grade 25DBI ligado a um ap sinal 86%, que passa atraves de cabo para outro ap ligado em uma omni 15 dbi que distribui sinal para os clientes, e estou tendo umas oscilações de ping de 5ms as vezes vai para 170ms e volta, meus ap´s estão configurado como AP+WDS, "sou iniciante" não sei o porque WDS, então no caso se eu colocar somente AP melhoraria isso ou estou falando besteira?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Levi848 Ver Post
    Legal, porém estou trabalhando com apenas b, minha topologia é ponto 1 tem o link de internet que manda para o ponto 2 que recebe com uma antena de grade 25DBI ligado a um ap sinal 86%, que passa atraves de cabo para outro ap ligado em uma omni 15 dbi que distribui sinal para os clientes, e estou tendo umas oscilações de ping de 5ms as vezes vai para 170ms e volta, meus ap´s estão configurado como AP+WDS, "sou iniciante" não sei o porque WDS, então no caso se eu colocar somente AP melhoraria isso ou estou falando besteira?
    O que vc tem q ver (identificar) é se seu problema está no Ponto-a-Ponto ou está no Ponto-Multiponto.

    Derrepente vc está preocupado com o ponto a ponto, e o problema é no Multiponto...

    Me add no MSN prá coversarmos +

    Flw!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    O que vc tem q ver (identificar) é se seu problema está no Ponto-a-Ponto ou está no Ponto-Multiponto.

    Derrepente vc está preocupado com o ponto a ponto, e o problema é no Multiponto...

    Me add no MSN prá coversarmos +

    Flw!
    Justamente!

  11. #11

    Padrão

    Pensando nisto, fiz um teste com o cabo no ap e a resposata continuou desta maneira.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Levi848 Ver Post
    Pensando nisto, fiz um teste com o cabo no ap e a resposata continuou desta maneira.
    Tipo vc fez o seguinte teste:

    PC ----------CABO----------------- AP

    Nesse caminho vc perdeu 75% ?

    É isso mesmo?

    Se for isso, vc tá com problema "mais embaixo"

  13. #13

    Padrão

    liguei um cabo do pc até o ap até ai tudo OK, ping >1ms, quando pingo o ap da outra ponta é que tenho a oscilação.

    Não estou conseguindo mandar e-mail para vc, por politica da empresa não temos MSN.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Levi848 Ver Post
    liguei um cabo do pc até o ap até ai tudo OK, ping >1ms, quando pingo o ap da outra ponta é que tenho a oscilação.

    Não estou conseguindo mandar e-mail para vc, por politica da empresa não temos MSN.
    Bom, se tiver visada entre os pontos, eu recomendo que vc use 5.8Ghz - certamente vai melhor e muito o ponto a ponto.

    Agora, ping alto, geralmente é tráfego...

    Volto a dizer, vc precisa identificar se o problema está no ponto-a-ponto ou no ponto-multiponto

    Pq derrepente vc troca o ponto-a-ponto prá 5.8Ghz, mas o problema era no multiponto, vai continuar a mesma coisa, e vc ainda vai querer me xingar! rsrsrsrs

    Flw!