+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - Usar link2 quando lotar Link1

    Ola a todas

    Bem, é o seguinte, tenho um link (2 MB) sobrando e gostaria de usa-lo somente quando o link atual (4 MB) estivesse no limite!
    Alguem sabe como eu faço isso no mikrotik v3.13 e v2.9.27?

  2. #2

    Padrão

    Algum motivo para usar o segundo link só quando o primeiro já estiver cheio ?

    Você poderia fazer as regras de load balance considerando ter dois links de 3MB cada, já que no total vc tem 6MB.

    Assim as conexões seriam distrubuidas igualmente e os dois links estariam sendo usados ao mesmo tempo, mas sem sobrecarregar o menor, pois voce vai estar direcionando menos conexoes para este link.

  3. #3

    Padrão

    Fazendo o loadbalance é a melhor forma, mas se quiser usar um apenas quando o outro lotar, vai ter que mexer muito com script. Vai ter que fazer para criar o loadbalance, para verificar o consumo do link1. Resumo: melhor fazer o loadbalance.

    Obs.: Você não terá um total de 6MB.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Fazendo o loadbalance é a melhor forma, mas se quiser usar um apenas quando o outro lotar, vai ter que mexer muito com script. Vai ter que fazer para criar o loadbalance, para verificar o consumo do link1. Resumo: melhor fazer o loadbalance.

    Obs.: Você não terá um total de 6MB.

    Raniel. Eu estou fazendo confusão então? Eu entendo como 6MB, poderia explicar porque não é assim que o cálculo é feito ?

    Obrigado !

  5. #5

    Padrão

    Isto mesmo amigo,
    Não é possível fazer um balanceamento e se obter uma soma. Os links estão vindo por ips diferentes e eles não podem ser fundidos para obter este total.

  6. #6

    Padrão

    Certo, mas eu posso ter um tráfego de 2MB em um link e um tráfego de 2MB em outro link. No fim das contas tenho um tráfego correspondente a 4MB. Pois caso eu tivesse um link só e quisesse atender a mesma quantidade de clientes, este link deveria ter 4MB. Ou não ?

  7. #7

    Padrão

    Você pode ter um tráfego de 4 MB dentro de sua rede. Mas em relação os links, não terá um tráfego de 2 + 2 = 4 e sim 2 e 2 != 4. Você nunca vai fazer um download da internet correspondente a 4MB com o loadbalance.

  8. #8

    Thumbs up

    Só se usar gerenciador de download ai sim pega os 6MB com balance por NTH !

  9. #9

    Padrão

    Não. Pois nunca vai entrar um valor líquido de 6Mb no seu mikrotik e sim 3Mb e 3Mb, quando você faz o loadbalance ele vai apenas direcionar uma requisição para tal link e quando fizer outra para outro link, então se fizer um download ele será direcionado para um dos links e não para os dois ao mesmo tempo.

  10. #10

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Não. Pois nunca vai entrar um valor líquido de 6Mb no seu mikrotik e sim 3Mb e 3Mb, quando você faz o loadbalance ele vai apenas direcionar uma requisição para tal link e quando fizer outra para outro link, então se fizer um download ele será direcionado para um dos links e não para os dois ao mesmo tempo.
    Depende de como se olha!

    Quero baixar o kurumin 7.0

    Pois se tenho 2 links um de 5mb e um de 10mb e eu fizer um download pelo gerenciado do Firefox ou do Windows com certeza vai pegar um dos links somente ...mas se eu utilizar por exemplo o free download manager ele vai fazer em media 12 conexões para o arquivo em questão ..logo 6 para cada link ..logo terei meus 15mb de velocidade para download no final das contas!

  11. #11

    Padrão Load balance

    Como o Raniel disse, em load balance, 2+2 != 4. Agora acontece o seguinte com o gerenciador de download ou com bittorrent, que seguimenta o download em varios pedacos, vc acaba usando os dois links ao mesmo tempo, tendo a impressao de 2+2 = 4.

    Raniel, no linux tem a opcao de fazer o loadbalance proporcional, tipo 2/3 do trafego por um link, 1/3 por outro. No mk tem algo semelhante mas usando NTH ????

    Sem usar o NTH sei fazer. Eh soh colocar rota1,rota2,rota1

  12. #12

    Question

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Como o Raniel disse, em load balance, 2+2 != 4. Agora acontece o seguinte com o gerenciador de download ou com bittorrent, que seguimenta o download em varios pedacos, vc acaba usando os dois links ao mesmo tempo, tendo a impressao de 2+2 = 4.

    Raniel, no linux tem a opcao de fazer o loadbalance proporcional, tipo 2/3 do trafego por um link, 1/3 por outro. No mk tem algo semelhante mas usando NTH ????

    Sem usar o NTH sei fazer. Eh soh colocar rota1,rota2,rota1
    Olá ! Não to dizendo que fundi os links...mas que sim na hora de um download soma os links, mas somente se for com um cara que faz mais de 2 conexoes para o mesmo arquivo !

    Agora como e esse seu balanceamento por rotas ? http e msn pelo link 1 e https e o resto pelo link 2 ?

  13. #13

    Padrão balanceamento de links

    Na documentacao do mk, no link:
    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/ip/route.php
    ensina a fazer com ecmp, precisamente neste trecho:

    Add the default routes - one for ISP1 and 2 for ISP2 so we can get the ratio 1:3:
    ( adicione as rotas default, uma para ISP1 e 2 para ISP2, entao nos podemos ter a taxa 1:3 )

    [admin@ECMP-Router] ip route> add gateway=10.1.0.1,10.1.1.1,10.1.1.1
    [admin@ECMP-Router] ip route> print
    Flags: X - disabled, A - active, D - dynamic,
    C - connect, S - static, r - rip, b - bgp, o - ospf
    # DST-ADDRESS G GATEWAY DISTANCE INTERFACE
    0 ADC 10.1.0.0/28 Public1
    1 ADC 10.1.1.0/28 Public2
    2 ADC 192.168.0.0/24 Local
    3 A S 0.0.0.0/0 r 10.1.0.1 Public1
    r 10.1.1.1 Public2
    r 10.1.1.1 Public2
    [admin@ECMP-Router] ip route>

    E na pratica vc tambem pode fazer a marcacao por protocolo, aqui na no forum tem varios exemplos disto.

    Agora, algo que nao testei na pratica, mas que talvez possa fazer o trafego, sair proporcionalmente por link, pode ser fazer o balanceamento por NTH, fazendo referencia duas vezes ao mesmo link como no exemplo acima. Ou seja, criar duas regras de NTH para um mesmo link ( 4mb ) e uma regra para o outro link ( 2mb ).
    Última edição por amaia; 10-05-2009 às 16:56.

  14. #14

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Na documentacao do mk, no link:
    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/ip/route.php
    ensina a fazer com ecmp, precisamente neste trecho:

    Add the default routes - one for ISP1 and 2 for ISP2 so we can get the ratio 1:3:
    ( adicione as rotas default, uma para ISP1 e 2 para ISP2, entao nos podemos ter a taxa 1:3 )

    [admin@ECMP-Router] ip route> add gateway=10.1.0.1,10.1.1.1,10.1.1.1
    [admin@ECMP-Router] ip route> print
    Flags: X - disabled, A - active, D - dynamic,
    C - connect, S - static, r - rip, b - bgp, o - ospf
    # DST-ADDRESS G GATEWAY DISTANCE INTERFACE
    0 ADC 10.1.0.0/28 Public1
    1 ADC 10.1.1.0/28 Public2
    2 ADC 192.168.0.0/24 Local
    3 A S 0.0.0.0/0 r 10.1.0.1 Public1
    r 10.1.1.1 Public2
    r 10.1.1.1 Public2
    [admin@ECMP-Router] ip route>

    E na pratica vc tambem pode fazer a marcacao por protocolo, aqui na no forum tem varios exemplos disto.

    Agora, algo que nao testei na pratica, mas que talvez possa fazer o trafego, sair proporcionalmente por link, pode ser fazer o balanceamento por NTH, fazendo referencia duas vezes ao mesmo link como no exemplo acima. Ou seja, criar duas regras de NTH para um mesmo link ( 4mb ) e uma regra para o outro link ( 2mb ).

    Nesta regra que ta no site fica complicado, pois uma vez testei assim e o msn ficou caindo direto !

    Quando ao NTH acho que da sim so que em vez de usar 4 regras em mangle usa 6 e em vez de 1.1.0 e 1.1.1 coloca 2.1.0, 2.1.1 e 2.1.2 Flw !!!


    Abração ai !

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    ...
    No mk tem algo semelhante mas usando NTH ????
    ...
    Dá uma olhada nestes materiais:

  16. #16

    Talking

    Fiz o teste do 1:3 e so faltou colocar a regra em NAT e em route com a marca da nova marcação !