+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP+WDS ou ponto a ponto

    Boa tarde pessoal, gostaria que sanassem mais esta duvida, estou querendo colocar um ponto de distribuição a mais ou menos 1 km da base, acredito que poderei fazer (unica forma que sei fazer) apenas usando dois radios overlink e duas antenas de grade e configurandos ambos como ap+wds, mas vejos muitos topicos relacionando-se a ponto-a-ponto.
    agora vem a questão logica:
    1-Qual a diferença em fazer com apenas dois radios (ex: overslink) atraves de ap+wds ou um ponto-a-ponto propriamente dito?
    2-Como configurar um ponto-a-ponto?
    Grato pela atenção

  2. #2

    Padrão

    O ponto a ponto sao dois radios ligados em bridge, para interligar a sua antena omini ao seu backbone, a principal vantagem e a lagura de banda, se vc ta compartilhando a antena ela funciona como um hub trabalhando dividindo a sua velociadade, e tambem fica sujeita a mais interferencias.

  3. #3

    Padrão

    entao como o amigo disse acima ap+wds entre 2 ovislink vai ficar lento pois ja testei , para utilizar o sinal da sua base acredito que seria melhor voce pegar 2 micros fazer deles ap-pc com Mikrotik, alem de ser mais seguro voce vai se incomodar menos com travamento e vai poder colocar varios clientes sem erro !!

    caso precise de ajuda da um toque blz!!

  4. #4

    Smile

    tem muita gente que diz que wds "alerda" mais o processamento e gera muitos erros, recomenda-se que vc utiliza dois rádios um em bridge e outro em ap-bridge do que vc usar somente um com wds.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    tem muita gente que diz que wds "alerda" mais o processamento e gera muitos erros, recomenda-se que vc utiliza dois rádios um em bridge e outro em ap-bridge do que vc usar somente um com wds.
    ai é onde estar o meu probema: um bride e outro bride+ap, não consigo entender a situação pois no radio temos:

    Modo de Operação
    * GateWay
    * Bride (Os dois radios estao com esta função ativada)
    * Cliente ISP
    * etc..

    Já em:
    Wireless/basico/modo:

    * AP
    * Cliente
    * AP+WDS (Os dois radios estao com esta função ativada)
    * WDS

    acrdito que não seja esta forma certa de se fazer um ponto-a-ponto para redistribuição de sinal, mas qual sera a forma certa? terei que usar em cada ponto dois radio? um para receber e outro para distribuir?

    agradece se sanarem a minha duvida e me mostrarem o caminho certo....

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    O ponto a ponto sao dois radios ligados em bridge, para interligar a sua antena omini ao seu backbone, a principal vantagem e a lagura de banda, se vc ta compartilhando a antena ela funciona como um hub trabalhando dividindo a sua velociadade, e tambem fica sujeita a mais interferencias.
    OMG que pérola!

  7. #7

    Smile

    certo,mas um fica em bridge cliente e outro bridge ap, um liga com o outro através de cabo utp e e vc cola as faixas de ip iguais, e na ap1 que irá receber o sinal (bridge-cliente) vc coloca o dns, gateway (ip da maquina servidora ou então do modem, dependendo quem controla o sinal de internet) e no ap2 que irá redistribuir vc coloca o ip na faixa de ip da ap1, dns comum, e como gateway o ip da ap1. isso deve funcionar...

  8. #8

    Padrão

    Geralmente eu coloco dois radios em bridge pra fazer o ptp do backbone a repetidora, e teria um terceiro radio como repetidora.

    eu nao uso o ap+wds porque assim fica lento, nao tem nada a ver com processamento e perca de pacotes, tem ver que quando vc e um cliente do seu radio vc tem a velocidade dividida entre os outros clientes, se vc liga um ap+wds vc e so mais um cliente dividindo a velocidade, e isso que limita a velocidade nao tem nada a ver com procesamento ou com qualquer outro fator, eu tenho torres funcionando assim e ta tudo ok, mais so quando ha poucos clientes...

  9. #9

    Post

    Caro Amigo, quando utilizar seu AP como WDS vc estará dando um segurança maior em seu link ponto-a-ponto, pois o MAC de um equipamento é configurado no outro e vice versa (assim fica mais difícil algum intruso associar a este enlace), também evita o problema de Proxy arp. Para Solução mais acessível, pode utilizar dois rádios G 220 da Zinwell, entre os mais baratos é o melhor em relação ao hardware ( possui o dobro de memória Flash e de memoria RAM).
    Caso queira algo mais robusto com grande capacidade banda, pode utilizar os rádios VL da Alvarion
    Angelo Purgano.