+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer WDS com Nano2 e Aprouter?

    Amigos, perdi para um Nano2.
    Não houve proposta para que o Nano fizesse WDS com AP com Aprouter.
    Ainda bem que não tinha desativado os Aprouter tudo de uma vêz.

    Uso criptografia WPA2+AES.
    Cadastrei os Macs de um no outro normalmente como se faz em WDS.
    Eu quero usar no Nano Access Point WDS.
    Com Station WDS eu consegui conectar. É indicativo que a chave de criptografia está certa.
    Só que aí eu preciso colocar cabo de rede. Eu quero Access point WDS pois assim eu faço um ponto de distribuição wireless.

    E tem outra. A versão 3.3.2 e a 3.4 não estão aceitando cadastrar Mac no WDS. O campo dos Macs ficam inabilitados.

    Só consegui com a versão 3.1.1

    Existe algum macete para conseguir isso ou será bug do firmware?

  2. #2

    Padrão

    O problema não está na compatibilidade entre eles.

    Tirei a criptografia WPA2 AES e coloquei WEP. Entrou na hora.

    Mas a navegação ficou uma B.....!

    Até o acesso aos Nano ficou demorado. Às vezes tem que desligar e ligar novamente para poder acessar.

    Os apezinhos com aprouter nunca me fizeram isso.

    Se coloco WPA2 novamente, o acesso fica rápido mas perco o WDS.

  3. #3

    Padrão

    uso radio da ap router tinha um novo cliente que ja tinha o equipamento um radio da zinwell, tive que tirar a Criptografia na acessava.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliocfs Ver Post
    uso radio da ap router tinha um novo cliente que ja tinha o equipamento um radio da zinwell, tive que tirar a Criptografia na acessava.
    E daí Julio, como vai?

    Neste caso não deveria ter incompatibilidade. Mas tem coisas que a gente não entende mesmo o porquê acontece.

    Conforme relatei, no primeiro dia que troquei a cripto para wep ele conectou. Até naveguei. Muito ruim por sinal
    Mas depois não consegui mais. Nem como cliente;
    Hoje troquei o firmware para o Oswave em um deles. O problema continua.
    Vou esperar o pessoal deixar de navegar e vou lá trocar o firmware do outro na base para ver se é incompatibilidade de firmwares.
    É duro a vida de provedor.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E daí Julio, como vai?

    Neste caso não deveria ter incompatibilidade. Mas tem coisas que a gente não entende mesmo o porquê acontece.

    Conforme relatei, no primeiro dia que troquei a cripto para wep ele conectou. Até naveguei. Muito ruim por sinal
    Mas depois não consegui mais. Nem como cliente;
    Hoje troquei o firmware para o Oswave em um deles. O problema continua.
    Vou esperar o pessoal deixar de navegar e vou lá trocar o firmware do outro na base para ver se é incompatibilidade de firmwares.
    É duro a vida de provedor.
    tudo tranqüilo. Encomendei 2 nano station vou fazer um ponto a ponto com ap router ,dai posto o que aconteceu.
    Que correria hoje queimou um dos meus radio tive que subir na torre abaixo de chuva nao e fácil.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliocfs Ver Post
    tudo tranqüilo. Encomendei 2 nano station vou fazer um ponto a ponto com ap router ,dai posto o que aconteceu.
    Que correria hoje queimou um dos meus radio tive que subir na torre abaixo de chuva nao e fácil.
    Eu estava quase nessa. Depois de quase 6 meses sem chover e logo agora também estava as voltas com torre.

    Mas parece que resolvi meu problema com os Nano2.
    Tive que atualizar várias vezes o firmware. Parece que ele atualiza mas não fica trabalhando muito bem. Daí mando atualizar de novo.
    Agora estão todas as funções aparentemente bem. Mas aprendi uma coisa. Ele não trabalha AP+WDS nos dois lados. Deixei AP+WDS na base e Station WDS na outra torre . Conectou, mas com muita lentidão, caindo etc. Mas o sinal no site survey estava -55, -60 dbm. Com 100mw.
    Dai levantei para 26dbm, ou 400mw e tudo se normalizou. Está chegando com -45dbm. Agora está rápido, e estável.
    Só que fiquei decepcionado com isso, pois com o aprouter eu trabalhava com 32mw. Sempre fui contra alta potencia, mas foi o único jeito.
    Então o negócio é o seguinte: para fazer micro célula com os Nano, tem que fazer o ponto a ponto separado. É que eu terei nesta torre repetidora bem poucos usuários e não queria investir no 5.8 nela. Mas já que vai ter que ficar um rádio só para o ponto a ponto vou de 5.8.

  7. #7

    Padrão

    Me disseram (esqueci em qual topico) que pra fazer WDS com outro NS não precisa colocar AP+WDS, é só colocar AP e na outra ponta Station WDS que ele repassa os MACs.

    Só não testei ainda, to com um NS2 aqui pra fazr WDS com APzinho 8186 com firmware Wireless Router. Acho que nesse caso sim, teria que colocar AP+WDS.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Me disseram (esqueci em qual topico) que pra fazer WDS com outro NS não precisa colocar AP+WDS, é só colocar AP e na outra ponta Station WDS que ele repassa os MACs.

    Só não testei ainda, to com um NS2 aqui pra fazr WDS com APzinho 8186 com firmware Wireless Router. Acho que nesse caso sim, teria que colocar AP+WDS.

    Quebrei a cabeça e venci a luta contra o Nano.
    É assim: criptografia para wds só WEP. Segundo consulta que fiz no forum da ubiquiti, é uma limitação de hardware. Desculpa boa, mas muito simplista, visto que WPA e principalmente WPA2+AES é o que tem de mais moderno.
    Configura primeiro Nano como AP WDS e se quiser conexão automática marca caixa auto.
    Senão é só colocar os Mac.
    Configura segundo Nano como AP WDS ou como Station WDS. Se for Station WDS aí é só clicar ao lado em selecionar para escolher qual mac ele vai associar.

    Mas tem outra encrenca para quem quiser faze o wds do Nano com Aprouter 6.1 . Na segurança o aprouter aceita wep 128 bits hex com 26 caracteres. Mas na segurança do WDS do aprouter só aceita wep 128 bits Hex com 10 caracteres.
    Durma-se com um barulho destes.
    Temporariamente vou deixar os Nano em WEP até fazer um ponto a ponto separado em 5.8. Vai ser a saída para voltar a usar wpa2 aes.
    Acho que é por aí. Se não aparecer outras encrencas. hehehehe

  9. #9
    smsbrazil
    Visitante

    Padrão

    E MUITA PREGUIÇA MINHA, MAS JA TENTEI E NAO OBTIVE SUCESSO E PRECISO ISSO RAPIDO... ENTAO.... TEM COMO EU COLOCAR UM NS2 COMO KIT CLIENTE E ELE TRANSMITIR A NET PRA UM NOTEBOOK PELA PROPRIA REDE WIRELESS ?
    SE ALGUEM TIVER UMA LUZ E UM TEMPINHO. OBRIGADO.