Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Mikrotik fazendo rede local, como deixar usuários independentes?

    Olá Pessoal,

    Atualmente tenho uma rede com 1 servidor somente para rotear a internet ligado a um Mikrotik que faz ponto a ponto e outros 2 que distribuem aos usuáios.

    Prospecto da rede:
    Servidor <<-->> MK (1 cartão) <<-->> MK (3 cartões) - clientes <<-->> MK (2 cartões) - clientes.


    A minha rede com MK esta parecendo uma rede local, todos os usuários se veêm com o mesmo grupo de rede ou diferentemente, preciso da ajuda de voces, como faço para que os usuários fiquem independente na rede (que não encherguem a rede de outros usuários).


    Grato
    Anderson

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    A minha rede com MK esta parecendo uma rede local, todos os usuários se veêm com o mesmo grupo de rede ou diferentemente, preciso da ajuda de voces, como faço para que os usuários fiquem independente na rede (que não encherguem a rede de outros usuários).
    Grato
    Anderson
    Não tenho a solução na mão, mas esse assunto já foi bem discutido aqui no forum. Use a opção "Pesquisar" ai em cima que certamente encontrará o que precisa.

  3. #3

    Padrão

    realmente, ja vi aki no forúm, mas é algo parecido no que é usado nos ap´s. a opção de "block relay". pesquise aki e no gooogle!

    Abraço!

  4. #4

    Padrão

    Bom fiz uma maquina aqui somente para teste desse sistema operacional fabuloso Linux Distribuição Mikrotik.
    Utilizei duas placas de rede 10/100 MB da Rtl8139 pci
    Configurei tudo certinho como manda o figurino só o detalhe faço autenticação via pppoe pros usuarios terem permissão de se conectar! a uma determinada range de ip's denominada pool no mikrotik.
    Não notei esse problema de os computadores se enchergarem na rede pelo grupo de trabalho!
    Mas seu caso é um caso especifico
    pelo fato que não usa autenticação nenhuma sujiro que de uma lida no seguinte topico para possivel solução do seu problema amigo.

    Thankyss

    Topico: Block Relay no Mikrotik - Página 3
    Última edição por rafaelhol; 15-05-2009 às 02:28.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelhol Ver Post
    Bom fiz uma maquina aqui somente para teste desse sistema operacional fabuloso Linux Distribuição Mikrotik.
    Utilizei duas placas de rede 10/100 MB da Rtl8139 pci
    Configurei tudo certinho como manda o figurino só o detalhe faço autenticação via pppoe pros usuarios terem permissão de se conectar! a uma determinada range de ip's denominada pool no mikrotik.
    Não notei esse problema de os computadores se enchergarem na rede pelo grupo de trabalho!
    Mas seu caso é um caso especifico
    pelo fato que não usa autenticação nenhuma sujiro que de uma lida no seguinte topico para possivel solução do seu problema amigo.

    Thankyss

    Topico: Block Relay no Mikrotik - Página 3
    Oi rafaelhol,

    Aqui utilizo o controle por IP e Mac sem qualquer autenticação.

    Na minha rede tenho 100 usuários sendo que somente 10 são visiveis na rede... mas isso é porque o sistema operacional foi configurado como publico, por exemplo a rede interna da empresa com algumas máquinas fica "exposta" (apesar de estar com senha), a sua rede Rafael provavelmente deve estar igual a minha aberta para troca de arquivos.


    Anderson

  6. #6

    Padrão

    Olá Pessoal,

    Já andei pesquisando, achei algumas coisas mas tudo muito antigo, hoje as router boards possuem outros versões do sistema... mas as aplicações como desabilitar "default forward" nas interfaces wireless e no access list dos usuários não surtiram efeito.


    Anderson

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Pessoal,

    Atualmente tenho uma rede com 1 servidor somente para rotear a internet ligado a um Mikrotik que faz ponto a ponto e outros 2 que distribuem aos usuáios.

    Prospecto da rede:
    Servidor <<-->> MK (1 cartão) <<-->> MK (3 cartões) - clientes <<-->> MK (2 cartões) - clientes.


    A minha rede com MK esta parecendo uma rede local, todos os usuários se veêm com o mesmo grupo de rede ou diferentemente, preciso da ajuda de voces, como faço para que os usuários fiquem independente na rede (que não encherguem a rede de outros usuários).


    Grato
    Anderson

    vc esta usando algum tipo de autenticação, tipo PPPoE ou Hotspot?

  8. #8

    Padrão

    Pareçe que o nosso amigo não está usando qualquer forma de autenticação.
    E pelo que me parece a comunicação dos compartilhamentos de arquivos entre as maquinas está sendo feita pela rede sem passar pelo mikrotik.
    Então logo sabemos que não adianta fazer nenhum tipo de bloqueio no firewall do mikrotik para as portas 135 , 139 e 445 pois o bloqueio não atuaria.

    O segredo ai é fazer o seguinte:

    1-É criar ranges de ip para separar as redes.

    Tipo:

    Grupo um = 192.168.5.0/24
    Grupo dois = 192.168.10.0/24
    Grupo Tres= 192.168.15.0/24
    Grupo Quatro= 192.168.20/24
    ETC.....ETC... e assim quantos grupos forem necessarios.


    2-Ou uma maneira mais facil é desabilitar em conexão local nos protocolos da sua placa de rede.
    O protocolo de compartilhamento de arquivos e impressoras para redes nas maquinas ao qual voce não quer que tenha acesso a rede local.

    Pode se aplicar umas dessas duas regras "formas" para se ter o resultado esperado.
    Aconselho a usar as duas para maior controle.
    Mas tão somente a segunda forma já será suficiente para resolver o problema em questão.

    Espero ter ajudado !
    e me perdo-e algum erro pois não nasci sabendo tudo
    estou aqui para aprender.

    Obrigado amigosss!

    Ass: Rafael
    Última edição por rafaelhol; 18-05-2009 às 22:42.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    vc esta usando algum tipo de autenticação, tipo PPPoE ou Hotspot?

    Olá Genis,

    Não estou utilizando nenhuma autenticação....

    A única coisa que utilizo como controle é IP e Mac.


    Anderson

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelhol Ver Post
    Pareçe que o nosso amigo não está usando qualquer forma de autenticação.
    E pelo que me parece a comunicação dos compartilhamentos de arquivos entre as maquinas está sendo feita pela rede sem passar pelo mikrotik.
    Então logo sabemos que não adianta fazer nenhum tipo de bloqueio no firewall do mikrotik para as portas 135 , 139 e 445 pois o bloqueio não atuaria.

    O segredo ai é fazer o seguinte:

    1-É criar ranges de ip para separar as redes.

    Tipo:

    Grupo um = 192.168.5.0/24
    Grupo dois = 192.168.10.0/24
    Grupo Tres= 192.168.15.0/24
    Grupo Quatro= 192.168.20/24
    ETC.....ETC... e assim quantos grupos forem necessarios.


    2-Ou uma maneira mais facil é desabilitar em conexão local nos protocolos da sua placa de rede.
    O protocolo de compartilhamento de arquivos e impressoras para redes nas maquinas ao qual voce não quer que tenha acesso a rede local.

    Pode se aplicar umas dessas duas regras "formas" para se ter o resultado esperado.
    Aconselho a usar as duas para maior controle.
    Mas tão somente a segunda forma já será suficiente para resolver o problema em questão.

    Espero ter ajudado !
    e me perdo-e algum erro pois não nasci sabendo tudo
    estou aqui para aprender.

    Obrigado amigosss!

    Ass: Rafael

    Olá Rafael,

    Talvez esta seja a solução, mas não queria mudar range dos clientes pois tenho muitos usuários que manjam do assunto e isso pra mim é um grande problema

    O problema talvez seja no meu servidor de roteamento que é um PC com software Endian Firewall (muito bom), nele vai conectado por RJ45 o mikrotik que espalha o sinal ao usuários... e outros MK.

    Eu ainda não mudei este servidor com Endian por não ter conseguido em um PC com software do MK 2.9 fazer o raio do roteamento do IP válido 189.XXX.XXX.XXX / 255.255.255.248 para 150.150.X.XXX / 255.255.0.0.

    Creio que mudando o servidor os problemas acabem. Grato pela atenção.


    Anderson

  11. #11

    Padrão

    Eu é que agradeço Anderson..
    Quando colocares o firewall a funcionar ai junto com o MK
    Posta ai pra galera saber como voce fez e qual foi o resultado!
    Abração

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelhol Ver Post
    Eu é que agradeço Anderson..
    Quando colocares o firewall a funcionar ai junto com o MK
    Posta ai pra galera saber como voce fez e qual foi o resultado!
    Abração
    Olá Rafael,

    Desde o primeiro dia de funcionamento estou utilizando o firewall da Endian para fazer o roteamento da minha rede, sem duvidas ele é muito eficaz bloqueando até pensamento, a cada 2 meses a rede começa a ficar congestionada e recentemente chegou a ficar como uma linha discada com meu link dedicado de 2Mb, o bichinho estava com processamento em 100% do nada... ai foi somente reiniciar (1 minuto) e tudo voltou ao normal...

    Agora o que eu quero é fazer o gerenciamento tudo pelo MK em um PC para não ter problemas como o atual e poder fazer o gerenciamento tudo por um MK tambem.


    Anderson

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Amigão,



    amigo cria queues para cada usuario e colocar o ip que ele usa /32 ai só ele vai se enchegar

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    amigo cria queues para cada usuario e colocar o ip que ele usa /32 ai só ele vai se enchegar

    Olá Genis,

    Fiz isso em alguns clientes que consigo ver na rede 150.XXX.XXX.XXX/32 e nada mudou, continuo acessando o grupo de trabalho deles e vice-versa...

    No Winbox no menu IP > Address > o Address List tem a configuração do MK que esta configurado com 150.XXX.XXX.XXX/16, a questão é, se eu alterar em Address vou conseguir acessar o MK depois (MK antes dele e depois dele, o trafego vai se manter com exceção ao compartilhamento)?


    Grato,
    Anderson

  15. #15
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Genis,

    Fiz isso em alguns clientes que consigo ver na rede 150.XXX.XXX.XXX/32 e nada mudou, continuo acessando o grupo de trabalho deles e vice-versa...

    No Winbox no menu IP > Address > o Address List tem a configuração do MK que esta configurado com 150.XXX.XXX.XXX/16, a questão é, se eu alterar em Address vou conseguir acessar o MK depois (MK antes dele e depois dele, o trafego vai se manter com exceção ao compartilhamento)?


    Grato,
    Anderson
    esta facio, vai nos clientes que esta com o PPPoE e desabilita o Protocolo PCP/IP o PPPoE ele cria o proprio protocolo ai acaba com o seu problema.

  16. #16

    Padrão queues

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    amigo cria queues para cada usuario e colocar o ip que ele usa /32 ai só ele vai se enchegar

    Ola Boa noite

    eu discordo deste pensamento, pois no queues você apenas esta fazendo o controle de banda e quando coloca o ip/32 estou dizendo que aquele ip, e somente esse ip tem essa regra.

    se eu estiver errado me corrijam

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    esta facio, vai nos clientes que esta com o PPPoE e desabilita o Protocolo PCP/IP o PPPoE ele cria o proprio protocolo ai acaba com o seu problema.

    Olá Genis,

    Eu NÂO utilizo nenhum tipo autenticação.



    Anderson

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Genis,

    Fiz isso em alguns clientes que consigo ver na rede 150.XXX.XXX.XXX/32 e nada mudou, continuo acessando o grupo de trabalho deles e vice-versa...

    No Winbox no menu IP > Address > o Address List tem a configuração do MK que esta configurado com 150.XXX.XXX.XXX/16, a questão é, se eu alterar em Address vou conseguir acessar o MK depois (MK antes dele e depois dele, o trafego vai se manter com exceção ao compartilhamento)?


    Grato,
    Anderson
    Amigo...
    Você está usando uma faixa de ip (150.xxx.xx.xxx) em seus clientes, que são IPS válidos na internet... use uma faixa de ips reservados para redes privadas:
    10.0.0.0 - 10.255.255.255 (10/8 prefix)
    172.16.0.0 - 172.31.255.255 (172.16/12 prefix)
    192.168.0.0 - 192.168.255.255 (192.168/16 prefix)
    Este fato pode evitar erro de roteamento...
    Outra coisa... crie sub-redes com mascara /32... fazendo isso, cada sub-rede poderá ter apenas 2 hosts,ou seja, um host é o seu servidor, o outro host é a maquina do cliente, sendo assim, um cliente nao poderá se comunicar com outro mas apenas com o servidor...
    Isso resolverá seu problema...
    Abraços

  19. #19

    Padrão Mascara 32

    Froyer, Utilizo a máscar 32. Os ícones em "Meus Locais de rede" que referem-se a outros computares realmente desaparecem Isso dá a ilusão de que o compartilhamento acabou. No entanto, se você souber o IP de um computador que esteja com compartilhamento aberto na rede basta digitar seu IP //xxx.xxx.xxx.xxx e a pasta de compartilhamento se abrirá sem nenhum problema. Tem alguma sugestão complementar? Grato!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Amigo...
    Você está usando uma faixa de ip (150.xxx.xx.xxx) em seus clientes, que são IPS válidos na internet... use uma faixa de ips reservados para redes privadas:
    10.0.0.0 - 10.255.255.255 (10/8 prefix)
    172.16.0.0 - 172.31.255.255 (172.16/12 prefix)
    192.168.0.0 - 192.168.255.255 (192.168/16 prefix)
    Este fato pode evitar erro de roteamento...
    Outra coisa... crie sub-redes com mascara /32... fazendo isso, cada sub-rede poderá ter apenas 2 hosts,ou seja, um host é o seu servidor, o outro host é a maquina do cliente, sendo assim, um cliente nao poderá se comunicar com outro mas apenas com o servidor...
    Isso resolverá seu problema...
    Abraços
    Froyer, Utilizo a máscar 32. Os ícones em "Meus Locais de rede" que referem-se a outros computares realmente desaparecem Isso dá a ilusão de que o compartilhamento acabou. No entanto, se você souber o IP de um computador que esteja com compartilhamento aberto na rede basta digitar seu IP //xxx.xxx.xxx.xxx e a pasta de compartilhamento se abrirá sem nenhum problema. Tem alguma sugestão complementar? Grato!