Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Não!

    Citação Postado originalmente por juninhobiuuu Ver Post
    Eu posso usar as duas antenas, a interna pra receber e a externa pra enviar?

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    nao quer queimar porta de radio segue orientação

    1 - PC com aterramento e tomada polarizada
    2 - use cabos FTP com blindagem e fio dreno
    3 - use conector blidando e solde o fio dreno nele
    4 - solde um ramal do terra no conector blindado da extremidade interior


    se vc seguir esta regrinha vc nao queima porta nunca!


    NAO SE USA CABO UTP EM SISTEMAS POE!
    Perdi aquela oportunidade de fazer o pedido junto com o teu para aproveitar o preço. Me arrependi.
    Estava tão enrolado com outras coisas que me esqueci.
    Mas com certeza este uso como tu indicou fica excelente. E gostei da afirmação com segurança; " não queima nunca"

    Biosny, este cabo é um cabo que vem junto um fio dreno para descarregar no aterramento. Tem que usar daí um rj45 especial onde vai o fio dreno. Procura que tem um tópico onde o Pirigoso postou até fotos..

    E quanto ao amigo que perguntou sobre o Engenius, não dá não, pois ele tem uma chave externa que seleciona a integrada ou externa. Mas se voce experimentar o Nano não vai querer outro. Que radinho bom esse. Um sinal de respeito mesmo com a integrada. E se for fazer uma célula com eles, não precisa colocar 6 pois eles abrem mais que os 60º

  3. #43

    Padrão

    UMA DICA: Assim como consta no manual, existe uma chave ao lado da porta ethernet que pode ser colocada na posição INT ou EXT. Isso se refere ao tipo de antena que está usando, se interna (do aparelho) ou externa. Algumas pessoas confundem ou esquecem essa chavinha, o que traz resultados péssimos de sinal. Lembrem de verificar a posição dela.
    Última edição por netnuti; 18-11-2009 às 12:36.

  4. #44

    Padrão

    Os resultados que obtive com este aparelho são um pouco controversos.

    Primeiramente atualizei minhas 3 unidades para firmware 1.1.12 (a mais atual).

    O objetivo era fazer uma bridge conectando 2 condominios em 1 (o que estava o servidor).

    Haviam cerca de 10 clientes aprox em cada condomínio, conectados nos aps via porta ethernet, utilizando serviços de internet (10 usuários simultaneos).

    Um ap trabalhava em modo AP e os outros dois em CLIENT BRIDGE.

    A opção CLIENT WDS marcada para que os MAC dos clientes chegassem ao servidor (cpu).

    RESULTADO: O AP do servidor se mostou muito instável. Sem mais nem menos os ap em client bridge conectados a ele perdiam a conexão. O sinal de antena era bom e o throughput alto, mas caia a conexão entre eles, várias vezes ao dia. Uma grande decepção.

    2º tentativa: Colocamos os 3 aparelhos na opção WDS. Para minha supresa, funcionaram perfeitamente! Algumas informações:

    Distancia do link: 800M (para os dois ap client)
    Antena: Interna 13dbi
    Frequencia: 5.8ghz
    Firmware: Original 1.1.12
    Modo: WDS
    Potencia (firmware): 26dbm (máxima)
    Throughput: Não medido, mas aparentemente alto (entre 10 e 20mpbs).
    RSSI: Aprox. -66 nos dois aparelhos client).
    Latenca (ping): Cravado 2ms, mesmo nos horários de pico.

    CONCLUSÃO: Não use este aparelho em modo AP, principalmente com outros aps pendurados nele. Em WDS ou em modo client eles funcionam bem. Aqui em WDS parece uma rede local, muito bom mesmo, falta só medir quantos mpbs estão passando!

    OBS: Segundo a btsector (que disponibiliza a licença dos aprouter e wappro), a licença para o firmware Oswave (muito mais completo), vai estar disponibilizada em breve. Daí esse aparelho pode ganhar uma nova posição no mercado.

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netnuti Ver Post
    Os resultados que obtive com este aparelho são um pouco controversos.

    Primeiramente atualizei minhas 3 unidades para firmware 1.1.12 (a mais atual).

    O objetivo era fazer uma bridge conectando 2 condominios em 1 (o que estava o servidor).

    Haviam cerca de 10 clientes aprox em cada condomínio, conectados nos aps via porta ethernet, utilizando serviços de internet (10 usuários simultaneos).

    Um ap trabalhava em modo AP e os outros dois em CLIENT BRIDGE.

    A opção CLIENT WDS marcada para que os MAC dos clientes chegassem ao servidor (cpu).

    RESULTADO: O AP do servidor se mostou muito instável. Sem mais nem menos os ap em client bridge conectados a ele perdiam a conexão. O sinal de antena era bom e o throughput alto, mas caia a conexão entre eles, várias vezes ao dia. Uma grande decepção.

    2º tentativa: Colocamos os 3 aparelhos na opção WDS. Para minha supresa, funcionaram perfeitamente! Algumas informações:

    Distancia do link: 800M (para os dois ap client)
    Antena: Interna 13dbi
    Frequencia: 5.8ghz
    Firmware: Original 1.1.12
    Modo: WDS
    Potencia (firmware): 26dbm (máxima)
    Throughput: Não medido, mas aparentemente alto (entre 10 e 20mpbs).
    RSSI: Aprox. -66 nos dois aparelhos client).
    Latenca (ping): Cravado 2ms, mesmo nos horários de pico.

    CONCLUSÃO: Não use este aparelho em modo AP, principalmente com outros aps pendurados nele. Em WDS ou em modo client eles funcionam bem. Aqui em WDS parece uma rede local, muito bom mesmo, falta só medir quantos mpbs estão passando!

    OBS: Segundo a btsector (que disponibiliza a licença dos aprouter e wappro), a licença para o firmware Oswave (muito mais completo), vai estar disponibilizada em breve. Daí esse aparelho pode ganhar uma nova posição no mercado.

    Amigo, o firmware Oswave tem realmente muitos recursos adicionais. Mas eu não aconselho a troca. Teve outros inconvenientes que infelizmente não me lembro agora.
    Aconteceu comigo, não com engenius mas com nano2. Resolvi voltar ao firmware original e perdi os rádios. Tenho 6 nesta situação. Um deles já conseguimos ressucitar regravando toda a programação dele via port jtag. Mas os outros estão resistentes ao conserto.

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, o firmware Oswave tem realmente muitos recursos adicionais. Mas eu não aconselho a troca. Teve outros inconvenientes que infelizmente não me lembro agora.
    Aconteceu comigo, não com engenius mas com nano2. Resolvi voltar ao firmware original e perdi os rádios. Tenho 6 nesta situação. Um deles já conseguimos ressucitar regravando toda a programação dele via port jtag. Mas os outros estão resistentes ao conserto.
    Atualizei também para o Oswave mas infelizmente não funcionou como esperado. Felizmente consegui voltar para o firmware original em todos os casos (nos 3 aparelhos). Teve horas que achei que ia perder o aparelho, mas sempre que resetava conseguia acesso novamente. Em um dos aparelhos o firmware original ficou impossibilitado de atualizar para uma versão mais nova (simplesmente não atualizava). Tive que instalar o oswave de novo, voltar de novo com o firmware deles de retorno, pra só então conseguir atualizar. Realmente aconteceram umas coisas bem estranhas.

    Fico pensando porque esses aparelhos não dispõem de um modo de recuperação (não tem mesmo?), no qual o firmware possa ser regravado mesmo que não esteja carregando. Soluções mais simples, como um Edimax 7209 por exemplo, possuem essa opção. Lamentável!

  7. #47
    Eduardo/Edegar
    Visitante

    Smile Troca de firmware dd-wrt

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    olá pessoal! que ja usou o novo engenius EOC 5610 - o clone da nanostation5 - gostaria de saber a opinião de vcs ela funciona em A/B/G e tem potencia de 600mW, porem não tem o controle das antenas vertical e horizontal. Por enquanto so coloquei uma até agora e não deu problema. Vamos ver....

    http://www.engeniustech.com/img/Products/prodImg263.jpg
    Pessoal esse equipamento é show de bola, entretanto recomendamos utilizar o firmware DD-WRT para tirar o máximo proveito do equipamento (O DD-WRT é muito mais completo até mesmo que o firmware que acompanha o NanoStation, que realmente é muito bom). Com DD-WRT o EOC-5610 leva muita vantagem em relação ao NanoStation5, pois enquanto o NanoStation5 opera apenas em 5.8 GHz e 54Mbs o Engenius EOC-5610 mesmo com firmware original que chega no máximo a 54Mbs opera tanto em 5.8 Ghz quanto 2.4Ghz, e quando atualizado o firmware para DD-WRT consegue atingir até 108Mbs.

    Assim como muitas pessoas, ficamos um tanto frustrados quando no deparamos o firmware que acompanha o equipamento, entretanto após efetuarmos com sucesso a troca da firmware para DD-WRT ficamos muito satisfeitos com o resultado e passamos a utilizar o EOC-5610 em todos os nossos novos projetos.

    Fica aqui nosso contato,
    Eduardo Penetta
    [email protected]
    Edegar Berlezzi
    [email protected]

  8. #48

    Padrão

    Você sabe dizer qual a polarização da antena interna em 5.8, minhas torres estão na horizontal, será que vai funcionar...

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    bom testei aki tb

    com namo em 2.4 um cliente a 6 km -69 passando 4 mb
    com o senao rs imagina nem sinal

    em 5.8 com o namo 7km -65 passando 15 mb senao pra minha surpresa -61 passando 19 mb

    porem no trafico mesmo com muitas requisições o senao naum aguentou

  9. #49

    Padrão

    Estou atualmente obtendo excelentes resultados com os aparelhos utilizando em modo WDS. Fechei um link de 800M com as antenas internas em 5.8 com -61 de sinal e 15mpbs média. Ping médio deles é 2 a 6ms.

    Quem tiver com sinal ruim, é bom lembrar: O aparelho trabalha com polarização VERTICAL fixa. Não esqueça de verificar se a chave INT/EXT está posicionada corretamente (antena interna ou externa). Parece bobeira eu dizer isso, mas muito gente não se liga pra que serve essa chave.

    Fiquem atentos para o seguinte: Após atualizar para firmware DD-WRT eles não informam como voltar para o firmware original. E também se perder o acesso ao aparelho por qualquer outro incoveniente. Eu tive vários problemas e, de tanto pesquisar na web, desenvolvi esse guia de como recuperar / restaurar o firmware original deste aparelho.

    http://forum.clubedohardware.com.br/...49#post4015649

    Até então a solução só estava disponível em 1 ou 2 sites gringos.

    Abraço!
    Mario Benvenuti.

  10. #50

    Padrão Aprovamos EOC-5610 em 5.8

    Temos provedor de internet (5.8) e já fizemos os testes com a NS5, essa 5610 e a realsat RS5800. Nós já adotamos a engenius 5610 como padrão, o hardware dela nos agradou muito e para nós está sendo excelente, o único ponto negativo na minha opinião é o firmware, mas isso não chega se ser incomodo. Agora essa realsat, é maior fundo de quintal, se valer menos de R$ 150 talves vale a pena comprar. Já a NS5 é muito lerda para consolidar configuração e não capta tão bem quanto a engenius, pois debaixo da torre a engenius dava sinal medio e NS5 dava sinal baixo, mas de toda forma é um bom equipamento.

  11. #51
    Carlos Eduardo
    Visitante

    Smile Re: Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    amigão este senao funciona bem com antena omni,
    coloquei ele com uma antena omni de 15dbi e como cliente coloquei um aprouter ah uma distancia de 3km e funcionou com -53dbm filé...


    ou seja ele funciona bem com uma omni.... e nao com a direcional... tenta isto ...

  12. #52
    ronaldobt
    Visitante

    Padrão Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    Ola pessoal.Aguem ja usou esse Senao Engenius EOC 5610 com antena externa direcional ?

  13. #53

    Padrão Re: Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Firmware baixa direto do site da Oswave. Tem validade para 24hs. Não são horas corridas mas horas com o equipamento ligado.
    Depois disso é só entrar com a licença. Se gostar e precisar de licença, eu tenho sobrando aqui. Não estou usando, porque os Nano2 ficaram tão bons com o firm original que nem quiz trocar. ATé experimentei num, mas voltei para o original.
    O Oswave tem alguns recursos a mais, mas como uso em bridge, não faz muita diferença não. A não ser a questão de canalização para quem quer sair fora da faixa legalizada. Daí meu, tem canal sobrando nas duas pontas da faixa, tanto em 2.4 como em 5.8.

    Como a firmware dd-wrt os nanos começa a fazer controle de banda?

  14. #54

    Padrão Re: Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    Putz, daí não sei. Tenho dd-wrt instalado em Dir-300 e dir-600 mas uso como cliente bridge e deixo o controle para o mikrotik. Mas tem sim lá opção para limitar a banda.

    Nos Nano2 eu ativei, mas não funciona com precisão. Noto isso pois quando baixa do thunder cache a velocidade do cliente sobe e não deveria, pois está limitado no Nano. E nem os rtl 8186 são eficientes nisso.

  15. #55

    Padrão Re: Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Putz, daí não sei. Tenho dd-wrt instalado em Dir-300 e dir-600 mas uso como cliente bridge e deixo o controle para o mikrotik. Mas tem sim lá opção para limitar a banda.

    Nos Nano2 eu ativei, mas não funciona com precisão. Noto isso pois quando baixa do thunder cache a velocidade do cliente sobe e não deveria, pois está limitado no Nano. E nem os rtl 8186 são eficientes nisso.
    Qual versão que vc uso no nano, recomenda eu mudar para DD-WRT?

  16. #56

    Padrão Re: Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    Citação Postado originalmente por majussiani Ver Post
    Qual versão que vc uso no nano, recomenda eu mudar para DD-WRT?
    Não sei até que ponto tem vantagem.
    O uso que faço é como rádio cliente e em alguns pops ainda tenho nano. Mas como está em bridge centralizo no mikrotik, não faz muita diferença.
    O DD-WRT é um firmware bem completo para quem quer fazer tudo no rádio. Tem inclusive uma versão para servidor.
    Mas para bridge isso não vai fazer diferença, pois voce não irá utilizar estes recursos.
    Para o Nano o firmware é pago. Não valerá a pena o investimento.

  17. #57

    Padrão Re: Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não sei até que ponto tem vantagem.
    O uso que faço é como rádio cliente e em alguns pops ainda tenho nano. Mas como está em bridge centralizo no mikrotik, não faz muita diferença.
    O DD-WRT é um firmware bem completo para quem quer fazer tudo no rádio. Tem inclusive uma versão para servidor.
    Mas para bridge isso não vai fazer diferença, pois voce não irá utilizar estes recursos.
    Para o Nano o firmware é pago. Não valerá a pena o investimento.
    O pior que eu ja instalei sera que tem como voltar para o original?

  18. #58

    Padrão Re: Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    Citação Postado originalmente por majussiani Ver Post
    O pior que eu ja instalei sera que tem como voltar para o original?
    Não arrisca não.

    Se instalou , usa que vai.
    Eu uma vêz instalei o oswave em 6 nano2 de uma vêz. Depois não gostei e voltei e fui perdendo um atrás do outro.
    Tive que enviar para manutenção para regravar tudo novamente dentro deles.

    Voce comprou a licença do dd-wrt para o Nano? Quanto pagou?
    Agora aproveita para conhecer o potencial do firmware.
    Eu nunca fiz, mas gostaria de ver o desempenho dele como servidor num pc. Este firmware é derivado do open-wrt, pode-se dizer o pai de todos.
    Depois abre um tópico no espaço do forum para o DD-WRT e conta tua experiência.

  19. #59

    Padrão Re: Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    Não comprei, eu mandei um email para eles pedindo um serial para uso pessoal ele ficaram de mandar.
    Última edição por majussiani; 12-05-2011 às 00:33.

  20. #60

    Padrão Re: Novo Senao Engenius EOC 5610 - o clone

    Depois de instalado vai precisar deste serial para validar o firmware. Não sei se tem um tempo de uso sem validar ou tem que validar na hora que instala.