+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Exclamation Squid multiplas instancia !!!! Como fazer ????

    Ola pessoal, venho aqui pedir a ajuda dos amigos. Sei q tem kara fera aqui, peço ajuda pois será para o bem de todos.
    É uma solução q estou pensando a um bom tempo, mas hoje me peguei a pesquisar e fiquei muito confuso, sei q é possivel, mas tudo q achei é para o Squid2.6... Mas um colega aqui da Under disse q o Squid2.7 esta bem diferente no quisito de trabalhar em multiplas instancias.
    Bom vcs devem estar se perguntando pq ?
    Bem, tenho um Athlon64 dois Nucleos... porem com o squid q tenho com o Thunder, alem de eu ter pouquissimos HITs... uso apenas 5% da cpu... ai é pakabá né povo...
    Ai pensei... se montar um squid em duas instancias, como poderia se fazer... um ficarai para fazer cache das paginas... para aumentar os HITs, e obvio outra instancia só com Thunder ja q o mesmo consome pouca cpu pelo squid...
    Qual seria a vantagem alem de ter colocado um HD SATA de 1Tera (cache Thunder)... aumentarei os HIT e usarei melhor tudo q minha maquina tem de desempenho. (Athlon64 2 Nucleos, 4Gb DDR2, HD160 SATA2 p/SO , 1Tera Thunder)
    Por isso venho aqui pedir a ajuda de vcs colegas, fico preocupado em colocar regras erradas e ficar derrubando meus clientes. Pretendo ir direto o ponto mas nao sei por onde começar.
    Desde já obrigado a todos e grande abraço


  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Bom, tem jeito, consegui em Windows (!) com o squidNT, você tem que colocar http_port diferente
    E *_port (todos) em uma porta diferente, tipo 0, desabilita.

  3. #3
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Bom, tem jeito, consegui em Windows (!) com o squidNT, você tem que colocar http_port diferente
    E *_port (todos) em uma porta diferente, tipo 0, desabilita.

    Obrigado por reponder amigo, vc por acaso ou algum outro colega tem as regras pro squid 2.7 em que obteve sucesso ?

    Obrigado

  4. #4

    Padrão opa

    Cara acho meio sem logica 2 instancia uma somente com squid puro e outra somente para thunder, aqui uso 3 instancia em um core 1 quad ambas são iguais fazendo a mesma coisa e estou testando o thunder em cima das 3, o meu unico problema que estou tendo em sistema 64bits, n porque e 64bits e sim porque o kernel e novo e não posso utilizar o antigo modulo NTH que se encontra no POM, pos o mesmo agora e nativo nos kernel novos porem foi retirado uma função que era de grande utilidade.
    Antigo NTH novo STATISTIC
    Agora se você esta querendo uma receita toda pronto pra fazer suas varias instancias e so falar, mas acho melhor vc tentar em fazer so pra não esquecer hehehehehe.
    Se quiser avisa aqui no forum que posso colocar minha conf.

  5. #5
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Exclamation multi instancia

    Amigo obrigado por responder, a minha intenção de criar mais de uma instancia é apenas utilizar melhor os dois processadores, já q hoje apenas um esta sendo usado. E outra seria como eu ter dois server na rede, um apenas fazendo cache de paginas normais, e outro server somente com thunder, assim tendo um squid mais enxuto pra melhorar o desempenho. Não sei se vc me entendeu. Um squid faria cache so de paginas, executaveis etc, e outro dos sites q o thunder é compativel. Imagino q ficaria bom. Estou apto a testar, ja q minha é consideravelmemte grande, uma média de 200 acessos simultaneos. Como o orkut nao esta legal no thunder, deixaria o squid cachea-lo.
    Se possivel posta por gentileza seus squids.conf pra podermos ter uma ideia, e dessa aprimorarmos para casa situação. Pois dependendo dos testes e do caso montarei um segundo server.

    Valeu desde ja te agradeço

    Abraço

  6. #6

    Padrão ok

    squid1.conf
    Código :
    icp_port 3129 ->porta que desejar 
    cache_peer localhost sibling porta_proxy_instancia_02 porta_icp_instancia_02 proxy-only name=nome_intancia_02 
    uma dessa pra cada instancia.

    squid2.conf
    Código :
    icp_port 3129 ->porta que desejar que não seja = a porta das outras instancias
    cache_peer localhost sibling porta_proxy_instancia_01 porta_icp_instancia_01 proxy-only name=nome_intancia_01
    uma dessa pra cada instancia.

    não esquecer de modificar em cada arquivo de configuração das instancias os parametros:
    pid_filename
    cache_dir
    access_log ->pode ser = para todas as instancias
    cache_log
    em cada instancia tem que ter seu proprio cache e seu proprio pid.
    quando for rodar o squid pra poder carregar faça o seguinte:
    [code]
    squid -f local_on_esta_o_arquivo_de_configuração start
    fazer para cada arquivo de instancia
    pronto acredito que seja so isso, se alguem ver algum erro favor corrigir pois estou com sono.
    vlw