+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvidas em relação RouterBoards e ADSL

    Boa Tarde a todos!


    Estou a um certo tempo trabalhando com WI-FI, porém como o numero de clientes cresceu estou tendo algumas dificuldades. Sou novo no forum e gostaria de solicitar a ajuda dos senhores que possuem uma vasta experiencia sobre o assunto e talvez possam me ajudar ou me dar uma direção.

    Hoje eu tenho aproximadamente 10 clientes na frequencia de 2.4GHz (Ponto-Multiponto) com os seguintes equipamentos:

    - WR-254
    - Antena Omnidireciona 15Dbi Aquario
    - Potencia 250mW
    - ADSL 2 Mega (Speedy)
    - PPPoe
    - O cliente mais longe está a 3Km e o mais perto está a 10 metros (3 clientes a cabo e 7 wireless)

    Devido a poluição ocasionada no 2.4GHz, ou seja só na minha rua instalaram 2 antenas omni (estou detectando +/-45 redes no meu bairro...affff...o pior de tudo é q a maioria é naum funciona de forma estavel atrapalhando os poucos q funcionam perfeitamente. Diante disto estou querendo migrar para a frequencia 5.8GHz.

    Percebi em outros em varios tópicos que vocês mencionam sempre RB, gostaria de saber qual seria os equipamentos certos para que eu possa criar um provedor realmente bom, lembrando que posso pegar alguns clientes com no máximo até 5 ou 7 km (sem morros, porem com alguns predios na frente).

    Em relação ao ADSL, tem alguma outra alternativa? Moro em Suzano-SP e aqui só tem a telefonica, não conheço nenhum outro tipo de serviço (link como mencionado em outros tópicos)

    Estou pretendendo usar nos clientes o Nanostation5, seria uma boa?


    Sei que fiz muitas perguntas e peço desculpas por isto, mas não sei mais a quem recorrer.

    Desde já agradeço a todos pela atenção.

    OBRIGADO A TODOS.

  2. #2

    Padrão

    Ola amigo no meu ponto de vista tambem nao sei quantos clientes voce tem, mais acho que pode usar o nano sim, ele vai te atender bem, agora no cliente é melhor vc continuar com 2.4 pois vai ficar caro colocar em todos os clientes nano ne.

  3. #3

    Padrão

    Vc tem que primeiro sentar e colocar custos no papel.

    1- Custos com a legalidade (empresa, contador, licença)
    2- Custos operacionais (equipamentos, link, kit cliente e etc)

    Sabe porque , se não fizer tudo isso, vai ser sempre igual aos outros que sobem a omni em cima do telhado. Tendo todo o custo vc monta um plano para mudança de tecnologia e assim vai. Posso falar pois começei e agora to tirando scm propria, e sei como é dificil começar sem muito dinheiro em caixa.

  4. #4

    Padrão

    Desde já gostaria de agradeçelos pela ajuda.

    Continuo com algumas duvidas que listo abaixo:

    - Hoje estou trabalhando com ADSL de maneira não correta, porém tenho poucos clientes e eles utilizam a internet apenas para navegação e raramente alguem faz download, ou seja tenho 2 Mega onde defini pra cada usuario a faixa de 500k com o total de 7 clientes. No momento acredito naum valer muito a pena solicitar um link dedicado em minha cidade devido o preço estar muito elevado e eu ter q pagar para trabalhar. Link de 1 mega full R$1500,00.

    hoje eu não comercializo sinal de internet, o q fiz foi montar uma rede WI-FI voltada para "jogos" onde nesta rede eu cobro uma taxa de manutenção dos usuarios. Com a migração para a Frequencia 5.8GHz, devido os preços dos equipamentos serem mais caros, terei de aumentar a mensalidade e talvez opte por não querer mais fazer parte da rede. Do jeito que está montado hoje acredito naum ter problemas com a legislação até mesmo porque todos os meus equipamentos são homologados inclusive os dos clientes.

    Agora é lógico que eu gostaria de montar um projeto de forma legal ou seja dentro da lei e assim distribuir os serviços para varios clientes, mas não tenho ideia de como começar e toda a ajuda será bem vinda, como mencionado pelo amigo tenho que colocar os custos no papel e tenho que ver se será possivel realizar neste momento ou em um momento futuro.

    Desde já agradeço a atenção de todos pela ajuda.

    "Estou mais perdido do que calcinha em lua de mel".......kkk

  5. #5

    Padrão

    Galera, bom dia!

    Alguem poderia me informar mais ou menos quais seriam os custos e o que eu deveria fazer para legalizar meu provedor?

    O link dedicado de 1 mbps significa que é 1mbps de download? ou seria igual ao ADSL (1mbps de navegação e 100kbps de download) só que mais estável?

    Desde já agradeço por mais esta preciosa ajuda.

  6. #6

    Padrão

    Amigo o link dedicado é 1000 de download e 1000 de upload o velox o que falam de 1 mb tem 300 de up ok.

  7. #7

    Padrão

    Ola ja que a sua rede e pra jogos online seria melhor vc migra para o link dedicado assim o leg dos jogos online vai diminuir bastente talve nem e nessario vc trabalha no 5.8 usando adls a sua rede ta com falta de up epero te ti ajudado...
    a vc usa algum tipo de servido pra gerenciar a sua rede ?

  8. #8

    Padrão

    não uso servidor, apenas roteadores AProuter WR254 e WR354