Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israeljrs Ver Post
    Aqui eu uso um servidor linux pra fazer o monitoramento de enlaces de longa distâncias e aps, via snmp ele consegue monitorar o nível de sinal de cada cartão dos enlaces e emitar alerta antes mesmo do cartão parar de funcionar, só o fato dele funcionar fora do padrão especificado já motivo para o servidor emtir um alerta, tem se mostrado muito eficiênte principalmete em casos onde o contrato de suporte exige metricas de SLA.
    Mas que software voce esta usando???

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israeljrs Ver Post
    Aqui eu uso um servidor linux pra fazer o monitoramento de enlaces de longa distâncias e aps, via snmp ele consegue monitorar o nível de sinal de cada cartão dos enlaces e emitar alerta antes mesmo do cartão parar de funcionar, só o fato dele funcionar fora do padrão especificado já motivo para o servidor emtir um alerta, tem se mostrado muito eficiênte principalmete em casos onde o contrato de suporte exige metricas de SLA.
    vc usa algum script ou algum soft?

  3. #43

    Padrão

    Amigos, desculpe pela demora em responder, mas é o seguinte. Aqui eu uso um servidor com o ubuntu 8.04 e o cacti como front-end para consultas snmp, e habilito o serviço de snmp no mikrotik e ai passo a ter os gráficos de todas as repedidoras e Aps, tem também um plugin que funciona junto com o cacti que serve para verificar o estado do host (se esta online ou não) e baseado no status da resposta ele envia um email para um usuário ou grupo de administradores afim de notificar sobre a situação, ele não consegue enviar sms direto para o celular mas a claro que é a operadora que eu uso aqui tem um serviço de redireciomento de email que chegar a um determinada conta dela ela repaça isso como sms para o meu celular assim se uma repetidora para o mesmo tem uma variação de sinal muito forte eu sou notificado. Com mais alguns plugins o cacti também consegue monitorar o sinal do cartão podendo verificar sobre variações muito bruscas de modução ou até mesmo de sinal, por último agora estou fazendo uma alteração no servidor para que ele consiga monitorar o status do nobreak que estiver ligado ao mikrotik afim de que ele me alerte sobre a carga da bateria do nobreak em caso de queda de energia mas isso vai depender do nobreak e ainda não está opeacional. Bom espero ter sido claro mas qualquer dúvida estamos ai.

  4. #44

    Question

    Citação Postado originalmente por israeljrs Ver Post
    Amigos, desculpe pela demora em responder, mas é o seguinte. Aqui eu uso um servidor com o ubuntu 8.04 e o cacti como front-end para consultas snmp, e habilito o serviço de snmp no mikrotik e ai passo a ter os gráficos de todas as repedidoras e Aps, tem também um plugin que funciona junto com o cacti que serve para verificar o estado do host (se esta online ou não) e baseado no status da resposta ele envia um email para um usuário ou grupo de administradores afim de notificar sobre a situação, ele não consegue enviar sms direto para o celular mas a claro que é a operadora que eu uso aqui tem um serviço de redireciomento de email que chegar a um determinada conta dela ela repaça isso como sms para o meu celular assim se uma repetidora para o mesmo tem uma variação de sinal muito forte eu sou notificado. Com mais alguns plugins o cacti também consegue monitorar o sinal do cartão podendo verificar sobre variações muito bruscas de modução ou até mesmo de sinal, por último agora estou fazendo uma alteração no servidor para que ele consiga monitorar o status do nobreak que estiver ligado ao mikrotik afim de que ele me alerte sobre a carga da bateria do nobreak em caso de queda de energia mas isso vai depender do nobreak e ainda não está opeacional. Bom espero ter sido claro mas qualquer dúvida estamos ai.

    Como você faz a ligação SNMP do mikrotik com o sinal das placas ? tem como eu usar outro sistema de monitoração via SNMP para monitorar estes sinais ?

  5. #45

    Padrão

    Giovani, na realidade o que acontese é que o mikrotik segue a rotina do protocolo snmp, ele passa a responder consultas snmp é para todas as mibs que o MK conhecer ele vai responder caso seja consultado assim como aps que tb tenham suporte snmp, quando a questão do programa vc pode usar qualquer um que fale snmp o próprio php tem um modulo para snmp, caso vc não queria usar o cacti pode simplemente escrever uma rotinha em php para consultar os valores que vc quer.

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    O mesmo que controla os clientes vai monitorar e mandar os e-mail´s ! Tem que ser a Versão 3.22 ou a 3.24 a 3.23 ta bugada!

    Uma licença custa em torno de R$105,00 level4 + HD ou +Compact Flash + adaptador IDE!

    Opa Giovane tudo bem, entao fui atras das coisas.. PC e Software, vamos la, a versao o MK tem que ser a 3.22 que vc me indicou mais fui abaixar ela no site da mikrotik e somente tem essa RouterOS 3.25, serve? Quero usar para gerenciamento dos radios mandar e-mail sabe quando um AP cair e etc como te falei anteriomente, por enquanto Obrigado mais uma vez..

  7. #47

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por israeljrs Ver Post
    Giovani, na realidade o que acontese é que o mikrotik segue a rotina do protocolo snmp, ele passa a responder consultas snmp é para todas as mibs que o MK conhecer ele vai responder caso seja consultado assim como aps que tb tenham suporte snmp, quando a questão do programa vc pode usar qualquer um que fale snmp o próprio php tem um modulo para snmp, caso vc não queria usar o cacti pode simplemente escrever uma rotinha em php para consultar os valores que vc quer.
    Eu utilizo o IPCHECK, mas nele só tem duas mibs

    Uma compatível com Linux , que não da com mk
    E outra do próprio IPCHECK que consegue capturar CPU, discos e memória, mas informações sobre os sinais da placa não!

    Teria alguma string ou algo do tipo que tenha que ser usando?

  8. #48

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por LangoLango Ver Post
    Opa Giovane tudo bem, entao fui atras das coisas.. PC e Software, vamos la, a versao o MK tem que ser a 3.22 que vc me indicou mais fui abaixar ela no site da mikrotik e somente tem essa RouterOS 3.25, serve? Quero usar para gerenciamento dos radios mandar e-mail sabe quando um AP cair e etc como te falei anteriomente, por enquanto Obrigado mais uma vez..
    Opá !

    Serve sim !

    Qualquer coisa e só perguntar !

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Opá !

    Serve sim !

    Qualquer coisa e só perguntar !
    Entao Giovani, vou entao comprar a licença da versao RouterOS 3.25, porque quero fazer oque faço hoje como controle de banda amarrando IP + Mac e outras coisas mais, mais uso uma versao antiga que nao manda e-mail por exemplo para meu celular que vou usar ele para monitorar caso caia algum radio ele o MK vai tentar pingar e se nao conceguir vai me avisar via msg de celular, hoje uso um cel da Claro e da Oi é possivel entao fazer isso com essa versao a 3.25 manda msg ou e-mail para o celular, Obrigado Novamente..

  10. #50

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por LangoLango Ver Post
    Entao Giovani, vou entao comprar a licença da versao RouterOS 3.25, porque quero fazer oque faço hoje como controle de banda amarrando IP + Mac e outras coisas mais, mais uso uma versao antiga que nao manda e-mail por exemplo para meu celular que vou usar ele para monitorar caso caia algum radio ele o MK vai tentar pingar e se nao conceguir vai me avisar via msg de celular, hoje uso um cel da Claro e da Oi é possivel entao fazer isso com essa versao a 3.25 manda msg ou e-mail para o celular, Obrigado Novamente..
    Sim é possível mandar e-mail pro teu celular, eu uso da claro !

    A única coisa que pega as vezes na claro é que o e-mail demora pra chegar no celular, mas para contas de e-mail normais é praticamente instantâneo !

  11. #51

    Smile

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Sim é possível mandar e-mail pro teu celular, eu uso da claro !

    A única coisa que pega as vezes na claro é que o e-mail demora pra chegar no celular, mas para contas de e-mail normais é praticamente instantâneo !
    Giovani ja montei o PC com o MK 3.25, agora os scripts para mandar e-mail esta em outro topico né que vc explica direitinho.. sabe por exemplo tenho 10 radios vou ter que fazer 10 regras para o MK ficar pingando a cada 5 minutos por exemplo ai se ele nao responder ele me avisa via e-mail ou msg no cel.. As regras como devo fazer isso.. Valeu..
    Última edição por LangoLango; 26-06-2009 às 17:26.

  12. #52

    Padrão

    Amigo aqui eu utilizo o PRTG é caro a licença mas é muito bom, gera os gráficos de tudo! Nunca tive dor de cabeça. O Dude tem um problema, se vc tiver airaya na rede ele derruba o airaya. Pelomenos até agora não tive uma solução pra ele..
    Abraços.....

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Colegas estou precisando de um programa que funcione de preferência no windows com a função de monitoramento de torres para quando a torre perder a comunicação com o sistema ele envie uma mensagem para o celular avisando.

    Como já disse de preferencia no windows mas pode ser para o ubuntu server 9.04

    Desde já obrigado.

  13. #53

    Padrão

    vc precisa descobrir a OID de cada função do Mikrotik e rodar um script em php mesmo para pegar isto, Estava tentando fazer isto mas não deu certo, pois não sou bom em php. para descobrir a OID no mikrotik so usar o comando:

    Código :
    print oid

    falows...

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Como você faz a ligação SNMP do mikrotik com o sinal das placas ? tem como eu usar outro sistema de monitoração via SNMP para monitorar estes sinais ?

  14. #54

    Smile

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Opá !

    Serve sim !

    Qualquer coisa e só perguntar !
    Amigo vc tem msn, se puder me passar, se nao agente fica tirando as duvidas por aqui mesmo.. Valeu..

  15. #55

    Padrão

    caro colega procura no google o The dude, este programa é show!!!

  16. #56

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por LangoLango Ver Post
    Amigo vc tem msn, se puder me passar, se nao agente fica tirando as duvidas por aqui mesmo.. Valeu..
    Pode me add !

    [email protected]

    T+

  17. #57

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    vc precisa descobrir a OID de cada função do Mikrotik e rodar um script em php mesmo para pegar isto, Estava tentando fazer isto mas não deu certo, pois não sou bom em php. para descobrir a OID no mikrotik so usar o comando:

    Código :
    print oid

    falows...
    Como fiquei muito curioso fui atrás e no mesmo dia que coloquei a ultima mensagem referente a este assunto eu achei o esquema do OID !!!

    Mas mesmo assim valeu pela dica, se você não tivesse comentado o negocio de sinal eu ainda não estaria usando este esquema!!

    Mas utilizando o caminho do OID consegui monitorar muito mais coisas que eu já monitorava !

    Ai tive que conseguir um conversor de MIB para geral minha biblioteca para o IPCHECK que agora esta funcionando que é uma beleza com as medições do sinais !!!

    Eu já gostava do IPCHECK!
    Mas gora ta sensacional!

  18. #58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Alguem efetua monitoramento em rede com mascara /30?
    Configura a máquina que irá fazer o monitoramento com a mascara /8 ou 255.0.0.0

  19. #59

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Configura a máquina que irá fazer o monitoramento com a mascara /8 ou 255.0.0.0
    Amigo você poderia explicar melhor, pois não entendi muito bem....vlww

  20. #60
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Usa o "The Dude" da mikrotik,

    eu utilizo em um servidor windows 2003 dentro da rede e nunca tive problemas ...
    ele envia msg para celular tbm...é mais complexo dependendo da operadora mas tem celulares como da claro que vc digita [email protected] e ele envia a msg..

    entao vc só precisa configurar o email do "Dude" (SMTP, POP3)