Página 9 de 14 PrimeiroPrimeiro ... 45678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por israeljrs Ver Post
    Aqui eu uso um servidor linux pra fazer o monitoramento de enlaces de longa distâncias e aps, via snmp ele consegue monitorar o nível de sinal de cada cartão dos enlaces e emitar alerta antes mesmo do cartão parar de funcionar, só o fato dele funcionar fora do padrão especificado já motivo para o servidor emtir um alerta, tem se mostrado muito eficiênte principalmete em casos onde o contrato de suporte exige metricas de SLA.
    Mas que software voce esta usando???

2. Citação Postado originalmente por israeljrs Ver Post
    Aqui eu uso um servidor linux pra fazer o monitoramento de enlaces de longa distâncias e aps, via snmp ele consegue monitorar o nível de sinal de cada cartão dos enlaces e emitar alerta antes mesmo do cartão parar de funcionar, só o fato dele funcionar fora do padrão especificado já motivo para o servidor emtir um alerta, tem se mostrado muito eficiênte principalmete em casos onde o contrato de suporte exige metricas de SLA.
    vc usa algum script ou algum soft?

3. Amigos, desculpe pela demora em responder, mas é o seguinte. Aqui eu uso um servidor com o ubuntu 8.04 e o cacti como front-end para consultas snmp, e habilito o serviço de snmp no mikrotik e ai passo a ter os gráficos de todas as repedidoras e Aps, tem também um plugin que funciona junto com o cacti que serve para verificar o estado do host (se esta online ou não) e baseado no status da resposta ele envia um email para um usuário ou grupo de administradores afim de notificar sobre a situação, ele não consegue enviar sms direto para o celular mas a claro que é a operadora que eu uso aqui tem um serviço de redireciomento de email que chegar a um determinada conta dela ela repaça isso como sms para o meu celular assim se uma repetidora para o mesmo tem uma variação de sinal muito forte eu sou notificado. Com mais alguns plugins o cacti também consegue monitorar o sinal do cartão podendo verificar sobre variações muito bruscas de modução ou até mesmo de sinal, por último agora estou fazendo uma alteração no servidor para que ele consiga monitorar o status do nobreak que estiver ligado ao mikrotik afim de que ele me alerte sobre a carga da bateria do nobreak em caso de queda de energia mas isso vai depender do nobreak e ainda não está opeacional. Bom espero ter sido claro mas qualquer dúvida estamos ai.

4. Citação Postado originalmente por israeljrs Ver Post
    Amigos, desculpe pela demora em responder, mas é o seguinte. Aqui eu uso um servidor com o ubuntu 8.04 e o cacti como front-end para consultas snmp, e habilito o serviço de snmp no mikrotik e ai passo a ter os gráficos de todas as repedidoras e Aps, tem também um plugin que funciona junto com o cacti que serve para verificar o estado do host (se esta online ou não) e baseado no status da resposta ele envia um email para um usuário ou grupo de administradores afim de notificar sobre a situação, ele não consegue enviar sms direto para o celular mas a claro que é a operadora que eu uso aqui tem um serviço de redireciomento de email que chegar a um determinada conta dela ela repaça isso como sms para o meu celular assim se uma repetidora para o mesmo tem uma variação de sinal muito forte eu sou notificado. Com mais alguns plugins o cacti também consegue monitorar o sinal do cartão podendo verificar sobre variações muito bruscas de modução ou até mesmo de sinal, por último agora estou fazendo uma alteração no servidor para que ele consiga monitorar o status do nobreak que estiver ligado ao mikrotik afim de que ele me alerte sobre a carga da bateria do nobreak em caso de queda de energia mas isso vai depender do nobreak e ainda não está opeacional. Bom espero ter sido claro mas qualquer dúvida estamos ai.

Como você faz a ligação SNMP do mikrotik com o sinal das placas ? tem como eu usar outro sistema de monitoração via SNMP para monitorar estes sinais ?

5. Giovani, na realidade o que acontese é que o mikrotik segue a rotina do protocolo snmp, ele passa a responder consultas snmp é para todas as mibs que o MK conhecer ele vai responder caso seja consultado assim como aps que tb tenham suporte snmp, quando a questão do programa vc pode usar qualquer um que fale snmp o próprio php tem um modulo para snmp, caso vc não queria usar o cacti pode simplemente escrever uma rotinha em php para consultar os valores que vc quer.

Tópicos Similares

1. Programa para Monitoramento de Rede
    Por NTurbo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 22-12-2011, 04:23
  2. Programa para projetos de rede
    Por Cláudio Vasco no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 09-05-2005, 08:12
  3. Programa para Loja de informática (Linux)
    Por Perdigao no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 05-05-2005, 11:07
  4. Programa para gerenciamento de firewall iptables
    Por Neerlan_Amorim no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 29-09-2004, 07:10
  5. Programa para Teste de Capacidade de Processamento
    Por fdotta no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 09-09-2004, 12:59

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L