Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PC-AP Duvidas, sobre instalações

    bom dia,

    estou criando esse posto pois tenho algumas duvida, por ser iniciante no ramo.
    eu estou pesquisando sobre pc-ap e encontrei esse excelente tutorial.
    Tutoriais/Wireless/montagem-mikrotik-placa-pc-comum - UnderLinux Wiki
    parabens para o criador.

    Minha duvida é a seguinte hoje eu uso zinwell g220 em pico eu tenho mais ou menos 30 clientes conectados. E fazendo todo o controle pelo mikrotik.

    Comprei 4 painel setorial de 14dbi. E estou pensando em 4 access point.
    Minha duvida seria chipset atheros ou ralink ???
    qual teria um nivel de sinal e qualidade melhor ??

    os ap´s seria minha primeira opção.

    minha segunda opção seria o pc-ap
    eu li o forum e fikei muito empolgado em montar. e tenho uma placa abit de 5 pci + onboard = 6 LAN.

    nos posto vi flando muito sobre os modelos 510. 520 e 530 da dlink. Muitos comentando sobre elas... mais qual seria mais indicada para os painel de 14 dbi hyperlink com uns 30 a 35 clientes simultaneos.

    o pc-ap naum apresentar travamentos ?? mau contato ???

    espero a ajuda de vc´s muito obrigado !

  2. #2

    Padrão

    O correto era vc colocar uma rb 600 com 4 cartões, mas se quizer uma outra solução ou ja tiver a placa para montar um ap pode montar , mas não recomendo essas placas da d'link, não tive sucesso nem com a 520 nem com a 530. Uma placa boa para se colocar que estou gostando é a Engenius EMP3601S. Muito boa placa, porem não homologada. E quanto a 4 lans não é necessario vc coloca o pc-ap como bridge com as 4 placas ligadas nas 4 antenas e coloca um caco cross direto do seu ap até o outro pc, sendo assim não havendo a necessidade de ter um switch.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    O correto era vc colocar uma rb 600 com 4 cartões, mas se quizer uma outra solução ou ja tiver a placa para montar um ap pode montar , mas não recomendo essas placas da d'link, não tive sucesso nem com a 520 nem com a 530. Uma placa boa para se colocar que estou gostando é a Engenius EMP3601S. Muito boa placa, porem não homologada. E quanto a 4 lans não é necessario vc coloca o pc-ap como bridge com as 4 placas ligadas nas 4 antenas e coloca um caco cross direto do seu ap até o outro pc, sendo assim não havendo a necessidade de ter um switch.
    Então fernando minha primeira opção seria o ap, pois tenho medo de colocar pc-ap e fikar dando pau.. sabe.. mal contato... cair a energia ela nuam iniciar...
    qual seria o melhor radio... o preço eu nun me importo agora.. pois sei q o investimento vai valer a pena futuramente. Eu queria usar access point qual seria o ideal para segurar 35 a 40 clientes simultaneos ????
    obrigado fernando !

  4. #4

    Padrão

    Cara ap para aguentar muitos clientes assim eu não tenho experiencia , pois não trabalho com ap para pendurar clientes, mas o pessoal ta tendo boas experiencias com Nanostation. Voce ja comprou as antenas.? Porque vc tem antenas boas e hoje em dia radio para este tipo de uso com qualidade ta dificil.

  5. #5

    Padrão

    Opa, boa tarde amigos, eu aqui só utilizo pc ap com placas dlink g530 ou com mini pci R52H.

    Fica show de bola, monte ele dentro uma caixa grande, tipo 50x50, e utilize fontes de qualidade.

    qualquer duvida posta ae.
    Última edição por charles_cv; 19-05-2009 às 14:27.

  6. #6

    Padrão

    Já tem um Zinwell? Compre mais 3 e seja feliz.

  7. #7

    Thumbs up

    Só uso PC-AP e nunca tive problemas!!!! Mesmo por que a manutenção é mais barata!

    Todos eles com AG530 com painéis Hyperlink 17dbi 90 graus!

    Tenho um que tem 5 PCI com 40 clientes simultâneos em cada um deles !!!

    Só quem usa é que realmente pode dizer!

    Detalhe meus clientes mais longe tem 7 KM com velocidade de 512kbps

  8. #8

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por clodevaldo Ver Post
    Então fernando minha primeira opção seria o ap, pois tenho medo de colocar pc-ap e fikar dando pau.. sabe.. mal contato... cair a energia ela nuam iniciar...
    qual seria o melhor radio... o preço eu nun me importo agora.. pois sei q o investimento vai valer a pena futuramente. Eu queria usar access point qual seria o ideal para segurar 35 a 40 clientes simultaneos ????
    obrigado fernando !
    WAP354H

    Aprouter!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Só uso PC-AP e nunca tive problemas!!!! Mesmo por que a manutenção é mais barata!

    Todos eles com AG530 com painéis Hyperlink 17dbi 90 graus!

    Tenho um que tem 5 PCI com 40 clientes simultâneos em cada um deles !!!

    Só quem usa é que realmente pode dizer!

    Detalhe meus clientes mais longe tem 7 KM com velocidade de 512kbps
    Amigo qual seria a fonte usada nesse seu pc-ap montem um desses com placas greateck 2.4 mas tive um serio problema relacionado a ping quanto da coneção de varias pessoas ao mesmo, isso poderia ser causado por falta de potencia da fonte, outro detalhe interessante é que num ponto a ponto com essa placa mesmo em modo G consigo passar certa de 14 mega full sem problema algum.

  10. #10

    Padrão

    as pci greatek com hip ar5212 são os melhores rádios custo-benefício que existem, incluindo aí cartão, ap e tudo mais. ridiculamente barata, tem em todo lugar pra comprar. Só não está homologada pra uso com antena externa.
    Última edição por Gosulator; 20-05-2009 às 21:18.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    as pci greatek com hip ar5212 são os melhores rádios custo-benefício que existem, incluindo aí cartão, ap e tudo mais. ridiculamente barata, tem em todo lugar pra comprar. Só não está homologada pra uso com antena externa.
    Esta informação realmente procede de elas não serem para uso com antenas externas ou seja nem para uso com pc-ap e nem como cliente, estive vendo o certificado de conformidade no site da anatel e não fala nada a respeito das mesmas ou realmente eu estou olhando no local errado

  12. #12

    Padrão PCAP

    boa noite, estou usando pcap a 2 meses, (mb msi, 5 slot pci, placa greatek, dlink 520, 2 setorias 14 dbi, 25 cliente em cada placa, ) fonte 350w real, caixa hermetrica cemar, com algumas aptacoes minhas, coller e passagem de ar, fonte adaptada para ligar sozinha em caso de falta de energia, ta tudo funcionando perfeitamente ateh agora, se quizer te mando minha montagem, tirei fotos de tudo soh nao postei aqui.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por binhosg Ver Post
    boa noite, estou usando pcap a 2 meses, (mb msi, 5 slot pci, placa greatek, dlink 520, 2 setorias 14 dbi, 25 cliente em cada placa, ) fonte 350w real, caixa hermetrica cemar, com algumas aptacoes minhas, coller e passagem de ar, fonte adaptada para ligar sozinha em caso de falta de energia, ta tudo funcionando perfeitamente ateh agora, se quizer te mando minha montagem, tirei fotos de tudo soh nao postei aqui.
    Não seria a questão da montagem o que me intrigou mesmo é o problema do ping que aconteceu comigo com essas placas e colocando um ap nao acontece, e a questão citada pelo amigo acima que as mesmas placas nao podem ser usadas para uso externo, embora nao tenha achado nada na pagina da anatel

  14. #14

    Padrão

    galera se eu inverte o polo da antena de vertical para horizontal...
    eu vo ter q virar do meu clientes tbm..
    mais como tenho 50 clientes vai ser um trampinho do caramba....

    eles vao navegar ou não c tiver com um polo diferente?

  15. #15

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Amigo qual seria a fonte usada nesse seu pc-ap montem um desses com placas greateck 2.4 mas tive um serio problema relacionado a ping quanto da coneção de varias pessoas ao mesmo, isso poderia ser causado por falta de potencia da fonte, outro detalhe interessante é que num ponto a ponto com essa placa mesmo em modo G consigo passar certa de 14 mega full sem problema algum.
    Olá !

    Uso fontes de 600W reais com no-break de 1500VA, a Greatek não serve para isso ! Muito menos se tiver usando mikrotik 2.9.27 craqueado !

    Use placas Ag530 , mini pci pode usar a que julgar melhor!

  16. #16

    Question

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    as pci greatek ----Só não está homologada pra uso com antena externa.
    Dá onde que você tirou isso ?


    Certificado de Homologação - Requerimento nº 0677/07

  17. #17

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Esta informação realmente procede de elas não serem para uso com antenas externas ou seja nem para uso com pc-ap e nem como cliente, estive vendo o certificado de conformidade no site da anatel e não fala nada a respeito das mesmas ou realmente eu estou olhando no local errado

    NÃO TEM RESTRIÇÃO NENHUMA !!!!!!!!

  18. #18

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por clodevaldo Ver Post
    galera se eu inverte o polo da antena de vertical para horizontal...
    eu vo ter q virar do meu clientes tbm..
    mais como tenho 50 clientes vai ser um trampinho do caramba....

    eles vao navegar ou não c tiver com um polo diferente?


    Se todos tiverem a uma distancia de 50 mts da sua antena, vão !

    Agora se não, vai ter que virar todos !

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    NÃO TEM RESTRIÇÃO NENHUMA !!!!!!!!

    Pelo que posso entende a antena que segue o equipamento não pode ser usada em conjunto com outro equipamento ou antena e nao a placa em si tanto que essa informação deve constar em todos os certificados, olhando abaixo o texto que segue o certificado fala que se for usada com potencia superios deve ser registrada na anatel

  20. #20

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Pelo que posso entende a antena que segue o equipamento não pode ser usada em conjunto com outro equipamento ou antena e nao a placa em si tanto que essa informação deve constar em todos os certificados, olhando abaixo o texto que segue o certificado fala que se for usada com potencia superios deve ser registrada na anatel
    O que está ali diz o seguinte!


    Não pode ser operada em conjunto com outra antena ( não pode usar divisor de potencia e nem amplificador e colocar mais antenas) a potencia não pode ultrapassar o permitido pela Anatel com população inferior a 500 mil habitantes !


    Acima de 500 mil habitantes tem normas especificas pra isso !