Resultados da Enquete: O que vc acha melhor para implantar na sua rede?

Votantes
96. Você não pode votar nesta enquete
  • Ip FIXO

    38 39,58%
  • DHCP

    58 60,42%
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Ip FIXO!!!

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Ip FIXO!!!

    Realmente em muitos casos ip fixo acaba trazendo beneficios agora pergunto aos amigo o seguinte uso uma rede com ip 10.5.50.x como faço pra aplicar a marcara 32 pois no xp diz ser impossivel, ja no vista consigo sem problemas, seria essa minha range de ip que nao aceita a mascara.

  3. #23

    Padrão

    XP aceita mascara /32 por DHCP sim.

  4. #24

    Padrão

    Humm... Ja imaginou vc com 100, 200, 300 estacoes e ter que ficar setando IP uma a uma, organizar por setor.... ficar olhando qual IP esta livre para colocar mais uma estacao na rede...

    DHCP nao foi criado atoa... ajuda muito...

  5. #25

    Padrão

    O PROBLEMA DO DHCP E QUE ELE NAO CONSEGUE GERAR IP EM ALGUNS CLIENTES...FICA DEMORANDO PARA GERAR IP ....E EM ALGUNS CLIENTES NEM GERA IP....PREFIRO IP FIXO...

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    Humm... Ja imaginou vc com 100, 200, 300 estacoes e ter que ficar setando IP uma a uma, organizar por setor.... ficar olhando qual IP esta livre para colocar mais uma estacao na rede...

    DHCP nao foi criado atoa... ajuda muito...

    Amigo isso é muito relativo, logo porque o que é bom para mim pode não vir a ser bom para você, e o que é bom para você pode não vir sem bom para mim. Você falou em 300 estações, pois afirmo que trabalho em grupo de concessionárias de veículos (motos e carros) e temos mais ou menos 400 maquinas e todas com IP fixo funcionando sem o menor problemas, temos um gerenciamento de rede super excelente o que nos garante total confiabilidade da rede. Agora em um provedor realmente fica meio complicado (mas nada impossível) usar DHCP, mas como disse cada caso é um caso, tudo deve sem bem analisado, pois IP FIXO e DHCP são excelentes na mesma proporção!!!

  7. #27

    Padrão

    DHCP em grandes redes é um perigo! Perde totalmente o controle.

    Eu gerencio redes de 3.000, 4.000, 5.000 clientes: impossível com DHCP. Solução: servidor Radius e PPPoE. DHCP para redes bem pequenas apenas.

    "IP fixo"? O que seria para vocês? Configurar um IP em cada computador cliente? Coisa de outro mundo!

    As duas alternativas da enquete somente para redes pequenas. Mesmo assim não aconselho.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    DHCP em grandes redes é um perigo! Perde totalmente o controle.

    Eu gerencio redes de 3.000, 4.000, 5.000 clientes: impossível com DHCP. Solução: servidor Radius e PPPoE. DHCP para redes bem pequenas apenas.

    "IP fixo"? O que seria para vocês? Configurar um IP em cada computador cliente? Coisa de outro mundo!

    As duas alternativas da enquete somente para redes pequenas. Mesmo assim não aconselho.
    Pois é Marcelo, mas tem um monte de gente aqui que não entende bem as coisas e acha que porque tem 300 maquinas fica impossível se usar uma rede com IP FIXO, assim que peguei essa redes com mais ou menos 400 estações todas em DHCP, éra uma bagunça geral, só resolvou de fato todos os meus problemas depois que setei IP FIXO nessas maquinas, logo porque uso uma porrada de serviços nessas estações que com DHCP não funcionava adequadamente. Não acho errado usar DHCP, pelo contrário é bom, porem tem sua aplicação. Emfim... é um pouco complicado fazer algumas pessoas entenderem que usar IP FIXO não é coisa de outro mundo que é melhor opção na maioria da redes principalmente de grande porte, porque no meu caso que tenho filiais que ficam a 120Km de distância e o DHCP as vezes dava pau, o povo ficavam todos sem internet e sem o sistema de gestão, só resolveu mesmo depois que setei IP fixo, tem loja que estou a quase um ano sem pisar lá, mas quando éra DHCP meu celular e meu ramal tocavam direto. Agora eu uso DHCP sim nessas concessionárias, mas somente para notebooks, pois como os mesmo são dos próprios vendedores se faz necessário a utilização do mesmo, porem são apenas 25 notebooks e restante dos notebooks que são da empresa são configurados com IP FIXO e por ai vai. Emfim... prefiro IP FIXO na maioria das minhas aplicações, uso DHCP quando realmente se faz necessário seu uso. Abraços!!!

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por newmaster2005 Ver Post
    O PROBLEMA DO DHCP E QUE ELE NAO CONSEGUE GERAR IP EM ALGUNS CLIENTES...FICA DEMORANDO PARA GERAR IP ....E EM ALGUNS CLIENTES NEM GERA IP....PREFIRO IP FIXO...
    Se demora a pegar o IP deve ser pq o sinal ta horrivel.

    Aqui nunca tive problemas com DHCP tanto em wireless quanto cabeado, pega o IP rapido menos de 5 segundos.

    E usar IP fixo deve ser o caos, nem consigo imaginar isso!

  10. #30
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Eu só estou corujando!

    Parabéns a todos... o papo está saudável e edificante.
    Última edição por Oldayr; 31-05-2009 às 08:33.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    DHCP em grandes redes é um perigo! Perde totalmente o controle.

    Eu gerencio redes de 3.000, 4.000, 5.000 clientes: impossível com DHCP. Solução: servidor Radius e PPPoE. DHCP para redes bem pequenas apenas.

    "IP fixo"? O que seria para vocês? Configurar um IP em cada computador cliente? Coisa de outro mundo!

    As duas alternativas da enquete somente para redes pequenas. Mesmo assim não aconselho.

    Marcelo, em primeiro lugar , gostaria de agradecer a imensa ajuda que vc da a este forum, s~eo respostas muito inteligentes e de conteudo muito bom. Mas uma questão....

    1-numa rede grande como as que vc citou....qual seria a solução para a distribuição de ips? seria setar manualmente um por um? ou tem algo mais robusto e confiavel?
    2-as grandes redes com adsl como telefonica , como eles distribuem os ips para os clientes, visto que a grande maioria é dinamico.
    3- aqui trabalho com mascara /30 (252) sendo que cada cliente trafega em uma rede diferente, e por dhcp....fico pensando no futuro, quando estiver acabando este range. Qual será a solução?

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Ip Fixo por DHCP, ou seja, não aleatório, associado ao MAC.
    Utilizo o mesmo nos meus clientes...
    Sem problemas. A administração ficou mais rápida e organizada.

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Marcelo, em primeiro lugar , gostaria de agradecer a imensa ajuda que vc da a este forum, s~eo respostas muito inteligentes e de conteudo muito bom. Mas uma questão....

    1-numa rede grande como as que vc citou....qual seria a solução para a distribuição de ips? seria setar manualmente um por um? ou tem algo mais robusto e confiavel?
    2-as grandes redes com adsl como telefonica , como eles distribuem os ips para os clientes, visto que a grande maioria é dinamico.
    3- aqui trabalho com mascara /30 (252) sendo que cada cliente trafega em uma rede diferente, e por dhcp....fico pensando no futuro, quando estiver acabando este range. Qual será a solução?
    Fernando,

    grandes operadoras e grandes provedores usam PPPoE e Radius; ou seja, é a melhor solução: mais robusta e mais segura. O sistema atribui IP's que se renovam, em média, a cada 6 horas ou a cada vez que o cliente se conectar.

    Como eu disse o sistema atribui IP automaticamente (não é DHCP) via túnel PPPoE/PPPoA ao usuário banda larga sem IP fixo, seja ADSL ou cabo. A máscara utilizada é a /32 (255.255.255.255). Blocos/faixas IP's são iguais a prefixos telefônicos, basta ampliar como aconteceu do IPV4 para o IPV6.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Fernando,

    grandes operadoras e grandes provedores usam PPPoE e Radius; ou seja, é a melhor solução: mais robusta e mais segura. O sistema atribui IP's que se renovam, em média, a cada 6 horas ou a cada vez que o cliente se conectar.

    Como eu disse o sistema atribui IP automaticamente (não é DHCP) via túnel PPPoE/PPPoA ao usuário banda larga sem IP fixo, seja ADSL ou cabo. A máscara utilizada é a /32 (255.255.255.255). Blocos/faixas IP's são iguais a prefixos telefônicos, basta ampliar como aconteceu do IPV4 para o IPV6.
    A Net usa essa mask em seus clientes....
    Estou procurando aprender sobre mask 32 (255.255.255.255) mas o conteudo é pouco.....tem alguma indicação de conteudo da mask 32 para poder estudar?

  15. #35

    Padrão

    Olá! pessoal, sou novato no forum, e gostaria de agradecer a oportunidade de estar com vocês, tirando duvidas e ajudando a soluciona-las, juntos vamos caminhando nos sistemas do Mikrotik

    quanto a pergunta do amigo, depende muito da pessoa que vai administrar, eu particularmente prefiro o IP fixo.
    Última edição por fallcao; 24-07-2009 às 10:15.

  16. #36

  17. #37

    Padrão

    Os dois:
    -Todos os clientes têm um IP fixo no servidor (mikrotik), já em seus computadores esse IP é dado pelo DHCP (sempre o mesmo IP).
    -Alguns clientes mais distantes, pra evitar problemas, setamos o IP fixo em suas máquinas, porém o tratamento no mikrotik não muda em nada.
    -Qualquer máquina que se conecte na rede (que não tenha o seu IP e MAC cadastrado no meu firewall) recebe um IP por DHCP em um range específico (diferente do range que uso nos clientes), isso ajuda muito na instalação de novos clientes, pois da casa do cliente mesmo posso baixar o winbox e cadastrá-lo para que a navegação fique liberada.

  18. #38

    Padrão PARA ENCERRAR O ASSUNTO

    Caros colegas....
    Lembro a vcs que o DHCP pode tambem atribuir a dispositivos sempre o mesmo IP... uma forma de IP fixo.
    por isso eu sempre voto em DHCP
    Sem contar que com o DHCP voce ainda tem um controle sobre todos os clientes ficando facil de resolver problemas de conflito e ate mesmo redirecionamento de Dns e outras coisas, sem precisar passar de estação em estação...
    Sem duvida o Dhcp é o Ideal....

  19. #39
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Question

    Citação Postado originalmente por lovenique Ver Post
    Caros colegas....
    Lembro a vcs que o DHCP pode tambem atribuir a dispositivos sempre o mesmo IP... uma forma de IP fixo.
    por isso eu sempre voto em DHCP
    Sem contar que com o DHCP voce ainda tem um controle sobre todos os clientes ficando facil de resolver problemas de conflito e ate mesmo redirecionamento de Dns e outras coisas, sem precisar passar de estação em estação...
    Sem duvida o Dhcp é o Ideal....
    Filhão!

    Isso ande vc faz????

  20. #40

    Padrão

    O que voce gostaria de saber como se faz ? explica melhor para eu poder lhe ajudar. abraços...