+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Comunidade digital!!!!

    Boas Galera do foum!!! tudo q sei sobre mk eu aprendi aqui com vcs do forum, tenho experiencia exclusiva com a RB333 no qual distribuo via wireless com 3 setoriais aguario e via lan pra meus clientes cabeados, uso ppoe pois juquei mais facil a configuração incial ja q eu ainda estava engatinhando nesse famoloso sistema. Bem eu to com um projeto aqui numa comunidade da zona oeste carioca de inclusão digital sendo o carro chefe o Provedor Comunitario, ou seja, montar um provedor com uma otima infraestrutura para poder beneficiar uma comunidade em torno de 20 mil moradores.
    Inicalmente o provedor comunitario será uma ong sem fins lucrativos no qual ira disponibilizar de acesso a internet a baixo custo, e o coordenador da ong gostaria de implantar o conceito de comunidade digital, conexão de ultima milha etc...
    Como sou eu q vou ficar responsavel por essa parte gostaria de pedir algumas opnões a vcs:

    1- Quero colocar a comunidade toda wireless, andei estuando algumas topologias e modos de operações, gostaria de saber se tratando de soluções MK, oq seria mais viavel a modo de cobrir com wireless uma area montonhosa, pois a comunidade fica em um morro, WDS, WDS-Mesh? Li a apostila do maia sobre WDS-Mesh achei interessante visto q ainda hj nao há nenhum projeto 100% estavel usando Mesh. Alguem ja testou ou inplementou o WDs-Mesh?

    2- Em relação ao hardware mk no caso a routerboards, estava pensando em usar como repetidores RB433 AH com 2 cartoes mini pci e mais 2 antenas setoriais de 14dbi de 120 graus da hyperlink. Cada configuração dessa seria um nó da rede wireless, oq vcs acham?
    Seria autenticação via hotpost com controle de banda e proxy, ja que estamos falando de uma comunidade onde possa haver pessoas de má fe, então limitarei o maximo do uso da internet para ser um veiculo cultural e educacional, e claro tb pra controle do link.

    3- Alguem tem como me dar uma lista de equipamentos para o escritorio, tipo servidores, hacks, link, impressoras etc..vinculado claro a infraestrutura do escritorio que teria o servidor principal com cache ou ate cache full, servidor samba para compartilhamentos de arquivos e um servidor voip baseado em Asteris.

    Enfim galera é um projeto de medio porte onde precisarei ate contratar profissionais tecnicos.
    gostaria de obter algumas opniões de vcs em relação aos topicos q citei, qualquer opnião será vem vinda.
    grato

  2. #2

    Padrão

    E ai Leo quanto tempo né, mais enfim..


    Cara, o caminho é esse mesmo agora em relação a fazer cluster de conexão eu aconselho você a usar os radios da NANOSTATION 2.4 com firmware da C3Atheros que vai possibilitar colocar 6 antenas e da para uma quantidade bem razuavel de clientes por cluster.

    limitar a aréa de transmissão para poder ter uma quantidade maior de clusters

    Fazer um backbone todo em 5.8 Ghz pode utilizar radios da Radwin, por ter um bom preço e um alto troughputh e bom desempenho. obs: o exercito brasilieiro usa para transmissão de dados e alem de ser OFDM.

    você vai ter um grande problema com o equipamento cliente, o legal é você poder usar o KAZUME que comporta 2 clientes conectados a eles...

    Aconselha a compra desse equipamento pois esse vai ser o seu maior problema. e no final as pessoas nao vao entender..

    em relação ao seu escritorio você não precisa de muita coisa a não ser que queira ser um provedor de internet, pois a sua unica porta que vai ficar aberta é a 80 isso se você seguir a forma de acesso gratuito.

    Não esqueça de logar os clientes, eles vão exigir e ainda sendo uma ong vai precisar de SCM do mesmo jeito, prefeitura precisa.

    Tera que ter condições de cadastrar e guardar a base de dados de acesso, aconselho procurar o CGI.BR eles tem como derrepente te dar um help. Outra coisa vai precisar de link dedicado pois usar ADSL não é permitido, não é que seja crime é que não pode porque esta no contrato.

    no mais é só pensar um pouco e ver o que um escritorio precisa pois isso vai da demanda de cada um, eu conheço gente que nem escritorio tem!!

    o mais importante é fazer um bom estudo e concientização das pessoas da necessidade de compra de um equipamento cliente de boa qualidade para elas poderem ter um sinal de qualidade..

    se eu fosse você eu procurar a COOPE da UFRJ que foi responsavel pelo projeto da Orla de Copacabana e a PUC (CETUC)que é responsavel pelo projeto de internet do Morro Dona Marta.

    uma coisa muito importante você deveria procurar a Abranet tambem e pensar melhor antes de imprementar um treco desses porque para manter não é tão simples assim...


    Prazer em falar contigo, só deveria ser mais humilde...

  3. #3

    Padrão

    Caramba mlk tu nao morre cedo, fiquei 1 hora ontem conversando com geremias a respeito de vc, bem realmente acho q vc em julho vai ter uma supresa, na verdade iria ter pq agora q eu disse nao é mais. Eu e ele vamos tirar um dia pra irmos ai pra resolvermos nossos assuntos pendentes né? Como dizem, antes tarde do q nunca né?!

    Faleu pela força vejo que vc ta escrevendo melhor, legal isso. Em relação a sua resposta gostei da ideia do backbone todo em 5.8 Ghz, como é uma area q nao ultrapassa os 1km2 nao pensava em usar tb 5.8, e em relação aos NANOSTATION 2.4 a esses radios q vc citou eu deixei claro q quero solução MK somente se poder claro. Esses equipamentos como vc mesmo disse iria me fazer ter q implementar outro tipo de kit cliente mais caro e a ideia da ong é exatemente criar acesso o mais viavel possivel , menos custo entende? estamos pensando em ate implementar treinamentos na propria faetec pro pessoal aprender a fabricar suas propias antenas, isso pra vc poder ter ideia da dimenção do projeto espera alcançar. Penso em usar uma ou 2 NANOSTATION 2.4 so pra teste pra ver se realmente se comporta bem.

    eu deixei claro tb q vou usar hotpost e controle de acesso correto? então acho q os clientes vao logar ne. Nao sei se vc sabe mas a estrutura de uma ong é feita em total transparencia e legalidade então é impossivel pra mim e ou pro projeto usar ADSL, obvio q será link dedicado e tb precisamos de um escritorio q vai ser na propria faetec, vai funcionar igualzinho a um provedor de pequeno ou e medio porte, com a unica diferença q será banda larga a baixo custo e que será uma instutuição sem fins lucrativos subsídiado com dinheiro federal iii... q responsabilidade so de pensar me da frio da barriga hehehe. Gosto do termo baixo custo do q o de graça, ate pq sabemos q nesse pais tudo q é exatemente de graça, bolsa familia, cheque cidadao entre outras politicas compensatorias nao são a solução né? como dizem sou mais de dar a vara do q o peixe.

    Fechando em relação a COOPE e CETUC acho q nao vale a pena pelo simples fato q os projetos deles na teoria são fodastica mas na pratica sabemos q nao é bem assim, idem Santa Marta, ja foi la testar o sinal deles? aff rs me admira o CETUC na puc, instituição q eu tenho maior prazer de falar ate pq ja estudei la, lembra?! Nas enfim nao to aqui pra criticar, mas implementar...vc tb é de comunidade marcelo e sabe q soluções politicas realmente deixam a desejar.

    Mano brigadão de coração por me ajudar nas resposta que me atormentam, so faltou falar em mesh e wds-mesh q era minha principal duvida, mas ja aliviou muito. Realmente precisamos conversar e ñ esqueça um coisa importantissima sempre fui humilde e vc sabe muito bem disso.
    mais uma vez abraçõs!!!!

  4. #4

    Padrão

    Então Leo o que aconteceu no Dona Marta é que a Prefeitura mandou usar os radios do Pan Americano e não se se você sabe esses radios ja estão com tecnologia utrapassada em relação a Hardware e outra coisa quem fez a instalação dos radios foi uma empresa que representa a motorola, aconselho você ir visitar o projeto da orla de ipanema e leblon.
    Bom você tem que ter cuidado com a anatel pois mesmo sendo um projeto social eles caem em cima e em relação ao log não é logar cliente e sim os endereços de acesso.
    O HOTSPOT Metropolitano não é regulamentado pela Analte. Aconselho procurar um advogado que entenda de direitos de telecom para exclarecer essas coisas mais importantes. pois a hora que o seu negocio deslanchar, vai ter varios querendo te derrubar pois como você disse é tudo politicagem.
    Em relação a esse negocio do pessoal montar as proprias antenas eu acho muito legal pois incentiva o desenvolvimento e a interação dos jovens.
    Acho que poderiamos conversar, acredito que tenho um modelo que vai servir para você pois sera aplicado em varias outras comunidades do Rio de Janeiro.

    Tenho tido reuniões com pessoas do governo federal, MCT, Finep, SMCT, SMA e a propria universidade que tem um interesse muito grande por tipo de projetos assim.
    Não sei se você ainda esta estudando na PUC, mais como aluno e com um projeto desse acho que deveria procurar a incubadora Social da Propria universidade e eles já estão envolvidos com projetos desse tipo

    Grande Abraço,

    Marcelo Balisteri..