+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NTH - Dá prioridade só para um link

    Pessoal, tenho 2 links e tentei configurar um load balance com NTH usando address lists como o pessoal da Mikrotik Brasil ensina no curso, mas acontece que a MK está dando prioridade a enviar para o link1. Por exemplo, ele deveria mandar um cliente pro link1 e 1 pro link2, deixando os links balanceados, mas ele está mandando em proporçoes maiores pro link1.Tipo link1 20 clientes, link2 5 clientes.

    Seguem minhas regras

    Código :
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=primeira passthrough=yes src-address-list=link1 comment="Marca conex es vindas de clientes j  \
        adicionados na lista do LINK1" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=primeira_rota passthrough=no connection-mark=primeira src-address-list=link1 comment="" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=segunda passthrough=yes src-address-list=link2 comment="Marca conex es vindas de clientes j  \
        adicionados na lista do LINK2" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=segunda_rota passthrough=no connection-mark=segunda src-address-list=link2 comment="" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=primeira passthrough=yes connection-state=new src-address=100.100.9.0/24 nth=1,1,0 \
        comment="Para clientes que n o estejam em nenhuma lista aplica o NTH e adiciona na lista 1 - WIRELESS" disabled=no 
    add chain=prerouting action=add-src-to-address-list src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=primeira address-list=link1 address-list-timeout=3h comment="" \
        disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=primeira_rota passthrough=no src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=primeira comment="" \
        disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=segunda passthrough=yes connection-state=new src-address=100.100.9.0/24 nth=1,1,1 \
        comment="Para clientes que n o estejam em nenhuma lista aplica o NTH e adiciona na lista 2 - WIRELESS" disabled=no 
    add chain=prerouting action=add-src-to-address-list src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=segunda address-list=link2 address-list-timeout=3h comment="" \
        disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=segunda_rota passthrough=no src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=segunda comment="" \
        disabled=no

  2. #2

  3. #3
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão LB

    Olá Macon qual o mk vc está usando para fazer o balance, use o 3.23 ou 3.24.

    Eu já usei em varios clientes e ficou show, porém não só eu mas outros também tivemos problemas e descobrimos que era o mk. Na versao 2.9.27 está blz e a 3.23 e 3.24 tb.

  4. #4

    Padrão DUVIDA NTH

    Amigo tenho um link dedicado de 1mb e um adsl de 1 mb. como faço pra sair mais pelo link dedicado. poderia me informar como ficaria meu NTH pra da prioridade para o link dedicado.
    Link1=DEDICADO 1MB (FULL)
    Link2=ADSL 1MB

  5. #5

    Padrão

    Bom dia. Obrigado por responder.

    Eu estou usando a versao 2.9.51 mas tenho planos sim de migrar para a 3.23.

    Você poderia me enviar suas regras para que eu faça a comparação ?

    Será que o problema é por eu não ter selecionado a In-interface ? Eu fiz isso pois tenho duas interfaces, uma chamada Link e outra chamada PPPOE. Se eu coloca como in-interface a PPPOE no address list só aparecem os ips das placas wireless dos meus clientes, se eu coloco Link, aparecem todos os ips dos sites que meus clientes estão acessando. E em cada uma dessas situações aparecem problemas diferentes e o load balance nao funciona.

    Entao resolvi nao colocar in-interface e definir a faixa de ips que devem usar o load balance, entao coloquei isso no scr-address.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JOLIELSON Ver Post
    Amigo tenho um link dedicado de 1mb e um adsl de 1 mb. como faço pra sair mais pelo link dedicado. poderia me informar como ficaria meu NTH pra da prioridade para o link dedicado.
    Link1=DEDICADO 1MB (FULL)
    Link2=ADSL 1MB

    Faça igual eu fiz nas regras ai em cima. Esse é justamente o meu problema que to tentando resolver, mas já que você quer que funcione desta maneira é só fazer do mesmo jeito.

    Alguém sabe o que fiz de errado para não estar balanceando na mesma proporção ?


    Obrigado !

  7. #7

    Padrão DUVIDA NTH

    Amigo meu mk é 2.9.27.... meu NTH esta 1,1,0 / 1,1,1 desta forma esta divindo gostaria q o link dedicado fosse + usado...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JOLIELSON Ver Post
    Amigo meu mk é 2.9.27.... meu NTH esta 1,1,0 / 1,1,1 desta forma esta divindo gostaria q o link dedicado fosse + usado...

    Voce poderia fazer a regra como se tivesse 3 links, entao fazer o NTH mandar 2 pacotes para o link dedicado e 1 para o link adsl.

    Poderia me enviar tuas regras para que eu compare com as minhas ?


    Agora, voltando ao problema do tópico. Alguém que tem o NTH funcionando poderia verificar se fiz algo errado nas minhas regras ?


    Obrigado !

  9. #9

    Padrão

    Apaguei tudo e tentei fazer novamente. Resultado : CONTINUA SAINDO MAIS PELO PRIMEIRO LINK !!!!


    Eu não entendo o que está acontecendo, mas percebi que até 20 clientes (10 num link 10 no outro) ele balanceia legal, mas apartir disso ele começa jogar mais clientes pro link1. Agora mesmo estava 10 pra 10, e já ficou 15 pra 10.

    Seguem abaixo minhas regras.
    Peço que por favor quem souber o que pode estar acontecendo me ajude !!

    Código :
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=primeira passthrough=yes connection-state=new src-address=100.100.9.2-100.100.9.254 \
        src-address-list=link1 comment="LISTA LINK1" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=primeira_rota passthrough=no src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=primeira \
        comment="" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=segunda passthrough=yes connection-state=new src-address=100.100.9.0/24 \
        src-address-list=link2 comment="LISTA LINK2" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=segunda_rota passthrough=no src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=segunda comment="" \
        disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=primeira passthrough=yes connection-state=new src-address=100.100.9.0/24 nth=1,1,0 \
        comment="DIRECIONA PARA LINK1" disabled=no 
    add chain=prerouting action=add-src-to-address-list src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=primeira address-list=link1 address-list-timeout=3h \
        comment="" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=primeira_rota passthrough=no src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=primeira \
        comment="" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=segunda passthrough=yes connection-state=new src-address=100.100.9.0/24 nth=1,1,1 \
        comment="DIRECIONA PARA LINK2" disabled=no 
    add chain=prerouting action=add-src-to-address-list src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=segunda address-list=link2 address-list-timeout=3h \
        comment="" disabled=no 
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=segunda_rota passthrough=no src-address=100.100.9.0/24 connection-mark=segunda comment="" \
        disabled=no

  10. #10

    Padrão

    Ainda não consegui resolver. Alguém usa esse balanceamento na versao 2.9.51 ?
    Eu já estou quase convencido de que não funciona.

  11. #11

    Padrão DUVIDA NTH

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Voce poderia fazer a regra como se tivesse 3 links, entao fazer o NTH mandar 2 pacotes para o link dedicado e 1 para o link adsl.

    Poderia me enviar tuas regras para que eu compare com as minhas ?


    Agora, voltando ao problema do tópico. Alguém que tem o NTH funcionando poderia verificar se fiz algo errado nas minhas regras ?


    Obrigado !
    Amigo poderia postar as regras de nth para 2 links de tamanhos diferentes sendo os seguintes:
    Link1= 1024 kbps
    Link2= 512 kbps

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JOLIELSON Ver Post
    Amigo poderia postar as regras de nth para 2 links de tamanhos diferentes sendo os seguintes:
    Link1= 1024 kbps
    Link2= 512 kbps


    to com o esmo problema aqui acho que realmente nao funciona e puro mito como o cache full.

  13. #13

    Padrão Cache full, Mito???

    Cache Full, Mito??? Não entendi ...

    Você quis dizer que cache full não existe? Ou que não funciona bem?

  14. #14

  15. #15

    Padrão

    Posta as regras do teu load NTH
    qualquer coisa me add ae que dou uma olhada pra vc