+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik ap-bridge + mikrotik wds

    Pessoal ja tentei de várias maneiras configurar um mikro para WDS.

    Vou explicar melhor,

    Eu tenho minha torre principal (torre1), com o mikrotik configurado em ap-bridge, onde mando o sinal para minha onmi, que é onde meus clientes se conectam.

    Agora surgiu a nescessidade de montar outra torre, e claro preciso pegar o link da minha torre principal(torre1), e jogar o sinal nessa outro torre(torre2), que estou montando.

    Na torre2, tenho um mikrotik com uma placa de rede local, e duas wireless, a local, vou mandar o sinal para uma suite e distribuir para 3 micro, as duas placas wireless, uma eu liguei a antena de grade que é para receber o sinal da torre principal(torre1), e outro eu liguei a onmi para mandar o sinal para uma região.

    Agora não estou sabendo como configurar o modo de operação do mikrotik na torre principal(torre1), e nem a placa wireless na torre2, que recebe o sinal na antena de grade.

    Na torre principal(torre1) eu mudei para station wds mas, não deu certo e os clientes não conectam, então fiquei sem saber.

    Pretendo pegar o sinal na torre2 através da antena de grade que por sua vez esta ligada em das placas wireless e distribuir esse sinal para a placa local que esta na suite e para outra placa wireless que por sua vez esta ligada na onmi que vai distribuir o sinal.

    Será que existe algum amigo que possa compartilhar seus conhecimento e me dar as dicas de como fazer essa config ??

    Agradeço de antemão.
    Última edição por rafaelmju; 20-05-2009 às 20:16.

  2. #2

    Padrão

    valos la amigo,

    torre 1
    voce vai ir em bridge e add uma bridge (só clicar no + e ok)
    ainda nessa janela ainda va na opção port e add (+) a interface que ta sua antena
    pronto vc criou uma brigde
    agora
    a configuração da parte wireless da torre 1 ainda
    ainda
    modo ap bridge.
    na aba wds em wds mode = coloque em dynamic
    em wds default bridge = escolha a bridge que voce criou( bridge1)

    pronto

    agora na torre 2

    va em bridge
    crie uma bridge, em port add as duas interfaces wifi e a placa rede local(que vai pra suite)

    parte wireless
    a antena grade que recebe, voce vai colocar modo station wds

    a antena que vai pros clientes vai estar em modo ap bridge

    use outro canal e outro nome de rede (de preferencia) na antena que vai jogar pros clientes da torre 2

    amigo, ajudou?

  3. #3

    Padrão

    E dai meu caro jhonnyp,

    Primeiro quero agradecer pela sua disposição em ajudar.

    Bom na torre 1 eu fiz como vc falou , add uma bridge e em port add a interface que esta minha antena, só que nessa parte ja deu um probleminha, os clientes que estavam conectados nessa interface(antena), cairam todos.

    Uso hotspost , quando criei o hotspot criei ele apenas para a interface (antena), e meus clientes se conectam nessa antena pelo hotspot.

    O que será que pode ter acontecido ?
    Ou será que preciso mudar mais alguma coisa ?

    Value.

  4. #4

    Padrão

    O ideal seria voce conectar a torre 2 com a torre 1 fazendo um ponto a ponto em wds pois assim não pesaria no cartão da sua omni. E fazer o que o Rafael falou acima que com certeza daria certo so pra esse cartão.

    Se for feito como o Rafael falou, seus clientes não vão conectar pois todos eles teriam que ser cliente wds e não cliente isp, a não ser que use rádios em todos eles ai daria.

    Mais com certeza a opção de colocar outra interface pra ligar a outra torre seria melhor e resolveria seu problema.

    Vlw.

    Leopoldo Meireles

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeopoldoMeireles Ver Post
    O ideal seria voce conectar a torre 2 com a torre 1 fazendo um ponto a ponto em wds pois assim não pesaria no cartão da sua omni. E fazer o que o Rafael falou acima que com certeza daria certo so pra esse cartão.

    Se for feito como o Rafael falou, seus clientes não vão conectar pois todos eles teriam que ser cliente wds e não cliente isp, a não ser que use rádios em todos eles ai daria.

    Mais com certeza a opção de colocar outra interface pra ligar a outra torre seria melhor e resolveria seu problema.

    Vlw.

    Leopoldo Meireles
    Se puder me passa as dicas ai de como faço esse ponto a ponto ??

    E fazendo o ptp meus clientes sonseguem se conectar na torre 1, estando em wds ?

    Porém lembrando sempre que preciso conectar clientes tanto na torre 1, como na torre 2.

    Fico no aguardo.

    Valeu.
    Última edição por rafaelmju; 21-05-2009 às 12:35.

  6. #6

    Padrão

    Rafael seus clientes irão ser repassados da torre 2 pra torre 1, sendo tudo controlado pela torre 1.

    1 - Instalar uma nova interface wireless na torre 1
    2- Colocar ela na mesma brdige da omni da torre 1
    3 - Criar um wds na interface list, colocando o mac da placa da torre 2 que vai fazer o ponto a ponto.
    4 - A interface wireless da torre 2 que vai receber o link voce coloca como station wds
    5 - Cria uma bridge pras interface de recebimento do link e o da omni da torre 2
    6 - Coloca a interface da omni da torre 2 como apbridge.

    Acho que é só isso, alinhar as antenas e pronto.
    Vai esta controlando tudo pela torre 1.

    Tenta ai, qualquer coisa posta aqui pro pessoal ajudar.

    Vlw.

    Leopoldo Meireles
    Última edição por LeopoldoMeireles; 21-05-2009 às 12:47.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeopoldoMeireles Ver Post
    Rafael seus clientes irão ser repassados da torre 2 pra torre 1, sendo tudo controlado pela torre 1.

    1 - Instalar uma nova interface wireless na torre 1
    2- Colocar ela na mesma brdige da omni da torre 1
    3 - Criar um wds na interface list, colocando o mac da placa da torre 2 que vai fazer o ponto a ponto.
    4 - A interface wireless da torre 2 que vai receber o link voce coloca como station wds
    5 - Cria uma bridge pras interface de recebimento do link e o da omni da torre 2
    6 - Coloca a interface da omni da torre 2 como apbridge.

    Acho que é só isso, alinhar as antenas e pronto.
    Vai esta controlando tudo pela torre 1.

    Tenta ai, qualquer coisa posta aqui pro pessoal ajudar.

    Vlw.

    Leopoldo Meireles
    E dai Leopoldo blz,

    É o seguinte amigo , vou esplicar melhor.

    Tenho minha torre principal ( torre 1 ), nessa torre tenho um mikrotik com uma omni ligada a uma placa wireless que esta no modo ap-bridge para mandar o sinal para meus clientes.

    Meus clientes se conectam por hotspot, o hotspot foi criado apenas para interface wireless, não fiz nenhuma bridge no mikrotik.

    Agora na ( torre 2 ) , que estou montando tenho um mikrotik com duas placas wireless , uma ligada em uma antena de grade para receber o sinal da antena omni que esta na ( torre 1 ), e a outra placa wireless tenho outra omni ligada para mandar o sinal para alguns clientes.
    A placa de rede local utilizo pra me conectar ao mikrotik e tambem pretendo receber o sinal da internet nessa placa local.

    O que eu preciso é receber o sinal da antena omni que esta na torre 1, na torre 2, atraves dessa antena de grade e mandar o sinal para a omni que também esta na torre 2.

    O cenário é + ou - menos esse da imagem:

    http://www.conectmt.com.br/images/pu...ik/cenario.jpg

    Será que com esse esquema que me passou da certo ??

    Valeu e obrigado.

  8. #8

    Padrão

    Rafael, entendi o que você que apenas dei minha opinião em relação ao rendimento de pegar o sinal da omni e distribuir novamente, mais se quiser fazer desse jeito, funciona tmb.

    Leopoldo Meireles