+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 4 Placas com o mesmo nome de rede é possivel ?

    tenho 4 placas wireless no mikrotik gostaria de saber se posso colocar
    todas com o mesmo SSID mas com canais diferentes.
    Funcionaria bem qual seria os problemas ?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    tenho 4 placas wireless no mikrotik gostaria de saber se posso colocar
    todas com o mesmo SSID mas com canais diferentes.
    Funcionaria bem qual seria os problemas ?
    Funciona sim, sem problema nenhum, porem tem o fato de quem com nomes diferentes fica melhor para alinha a antena do cliente, visto que você pode conectar na antena em que o sinal está mais forte e estavel! Abraços!!!

  3. #3
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    tenho 4 placas wireless no mikrotik gostaria de saber se posso colocar
    todas com o mesmo SSID mas com canais diferentes.
    Funcionaria bem qual seria os problemas ?

    Com certeza, fica até interessante, mas o problema é o alinhamento mesmo !

  4. #4

    Padrão

    Hoje está ficando cada vêz mais popular o uso de notebook.
    Daí é só configurar uma única rede no note. E o sujeito pode passear por toda a área de abrangência, quando todos os rádios tem o mesmo ssid.
    Eu estou fazendo assim.
    E se tiver mais de um rádio chegando com sinal bom , vai conectar no mais forte. Ísto pode causar uma sobrecarga de usuários em um determinado rádio. A solução aí seria cadastrar os macs permitidos para este rádio, mas vai perder a mobilidade.
    Ou então nas instalações fixas, girar um pouco a antena para perder um pouco do sinal do rádio que voce não quer que ele conecte. Isto acontece mais com os Nanos como cliente, porque ele abre muito o angulo. Se estiver usando uma antena externa não deverá ter este problema, já que aí tem antenas bem direcionais.

  5. #5

    Padrão

    outra solução nestes routeros mikrotik novos é a utilização de mesh.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    outra solução nestes routeros mikrotik novos é a utilização de mesh.
    Cara, como é fácil fazer uma rede mesh com estes radinhos novos como o Gi-link mesh. O gerenciamento parece muito simple. Logicamente não se compara ao MK. Mas já existem redes mesh com milhares de usuários.
    Tu gerencia tudo via site hospedado lá fora. E faz controle de banda e balanceamento de links.
    Mas o mesh é mais prático para quando existem vários links espalhados pela área de cobertura.
    Assim, o usuário vai sempre sair pelo link menos carregado. Não há uma concentração de todo tráfego num só gateway. Todos rádios podem ser gateway e podem receber um link.

    Neste link tem um material a respeito:

    » Como utilizar o Gi-Link Mesh Linkteck Training

    Agora o pessoal da Squitter está trabalhando para fazer integração com o mikrotik.

    Agora, o firmware do GTS e o Aprouter tem suporte para mesh, mas eles não sabem nada de como implementar.
    No caso do Gi-link e do Meraki é diferente. Existe por trás um suporte para este gerenciamento. Você não precisa saber nada de protocolo mesh. Voce entra no site deles e cadastra suas coordenadas geográficas e cria a sua rede. E vai cadastrando os rádios instalados. Tem integração com o Google Maps e voce vai clicando em cima do local onde instalou o rádio e ele vai ficar cadastrado pelo mac lá no site. Este eu acho é o grande apelo do sistema.

    Mas para quem tem bom domínio do MK, realmente dá para fazer o mesmo só com MK. E para quem conhece um pouco mais de programação daria até para fazer algo parecido, integrando com o Google Maps. Mas não conheço nada disso.

  7. #7

    Padrão

    Vc pode fazer sim, inclusive pode usar ate o mesmo canal, que funciona blz, faço assim em duas cidades que tenho aqui, o cliente hora conecta em uma torre hora na outra.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Vc pode fazer sim, inclusive pode usar ate o mesmo canal, que funciona blz, faço assim em duas cidades que tenho aqui, o cliente hora conecta em uma torre hora na outra.

    Amigo no Mesmo Canal num vai interferir não ?

    Porque estou precisando colocar 8 mini-pci em uma torre.


    Obrigado

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Amigo no Mesmo Canal num vai interferir não ?

    Porque estou precisando colocar 8 mini-pci em uma torre.


    Obrigado
    amigo eu sempre procuro deixar como o desenho "tosco" que fiz abaixo, sendo tanto com 6 ou 8 antenas.

    espero ter ajudado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         distro canal.JPG
Visualizações:	105
Tamanho: 	9,4 KB
ID:      	4395  

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Amigo no Mesmo Canal num vai interferir não ?

    Porque estou precisando colocar 8 mini-pci em uma torre.


    Obrigado

    Amigo diminuo a largura de banda em MHZ pois assim vai poder usar mais canais, mais o problema é que diminui tambem a troughputh.

    não sei se a galera sabe é possivel usar os Bullets da UBNT, mais com um firmware diferente. Procurem saber sobre OPENMESH.

    Esse gerenciamento é feito com um programa open chamado orangemesh ou seja você pode criar a sua propria interface de gerenciamento de radios mesh.

    OBS: o projeto é do google e é o mesma base do meraki e gi-link

  11. #11

    Padrão

    amigo pode sim ultilizar 2 ssdi, e no alinhamento tb fica sem problemas, é simples só vc pegar o mag do ssdi X, e saber se ele esta no norte, sul, leste ou oeste, assim que faço, sabendo a final do mac ae sei em qual direção está a antena xD, sucesso ae