+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik: perda extensiva de dados e cliente perdendo conexão.

    Bem pessoal primeiramente gostaria de parabenizar a todos que participam do fórum.
    Estou sempre por aqui acessando
    Sou novato no Mikrotik, e hoje estou postando pela primeira vez.

    Gostaria de pedir a atenção de todos que tiver acesso a este poste pelo seguinte.
    Ja andei pesquisando a respeito e encontrei pouquíssimas informações.
    Por isso tentei detalhar bastante o tópico.

    Meu mikrotik é versão 3.23 montado:

    r52h
    mb pcchips
    processador pentium D-820 2mb cache
    HD160 Sata
    1024ddr Kingston

    Está funcionando muito bem a 3 meses agora começaram aparecer essas mensagens no log:

    -----
    (mensagem 1) wirelees: data from unknown device,XX:XX:XX:XX:XX:XX sent deauth

    essa mensagem "data from unknown device, sent deauth" traduzi assim: "dados de dispositivo desconhecido, emitido deauth" Obs.: o MAC é de um cliente cadastrado.

    -----
    (mensagem 2) XX:XX:XX:XX:XX:XX @wirelees: disconnected, received disassoc: sending station leaving (8)

    traduzi assim: disassoc disconnected, recebido: emitindo sair da estação (8)

    -----
    (mensagem 3) 12:01:27 wirelees info xx:xx:xx:xx:xx:xx@wirelees: disconnected, extensive data loss
    (mensagem 3) 12:01:31 wirelees info xx:xx:xx:xx:xx:xx@wirelees: connected

    nesta mensagem extensive data loss, traduzindo " perda excessiva de dados"

    o colega alexandrecorrea fala que parece ser algum tipo de "protecao" caso alguma conexao esteja gerando muito ruido.. podendo prejudicar o restante da rede..
    ele fala pra dar uma conferida na antena e abaixar a potência pra ver se resolve.

    -----
    (mensagem 4) 12:03:55 wirelees info xx:xx:xx:xx:xx:xx@wirelees: reassociating
    (mensagem 4) 12:03:55 wirelees info xx:xx:xx:xx:xx:xx@wirelees: disconnected, ok
    (mensagem 4) 12:03:55 wirelees info xx:xx:xx:xx:xx:xx@wirelees: connected

    reparem nesta que isso tudo no mesmo tempo em mesmo segundo.

    -----
    a outra mensagem que mais me chamou atenção foi esta:

    13:08:42 wirelees info xx:xx:xx:xx:xx:xx@wirelees: connected
    13:08:42 wirelees info xx:xx:xx:xx:xx:xx@wirelees: disconnected, received disassoc: sending leaving(8)
    13:08:45 dhcp info dhcp1 deassigned 192.168.1.8 from xx:xx:xx:xx:xx:xx
    13:08:45 dhcp info dhcp1 assigned 192.168.1.8 to xx:xx:xx:xx:xx:xx

    em 3 segundos ocorreu tudo isso (mesmo MAC mesmo ip)
    -----
    a tradução é do babelfisk.

    Este mesmo cliente estava conectando normal. De 2 dias pra cá que esta acontecendo isso. Aí ele reclamou que se tiver fazendo download perde tudo. Tanto faz de dia como de madrugada o problema persiste, mesmo se só ele está conectado ao MK.

    **********************************************************************
    Procedimentos ja adotados:

    Ja mudei de canal o problema persiste.
    Em: Interfaces\Interface List\Wirelees\Advanced\Periodic Calibration estava como Defaut coloquei como Enable como o colega schramm sugeriu em outro tópico e tambem nada resolvido.
    **********************************************************************

    Faço um apelo para todos que ja passaram e passam pelo mesmo problema que postem por favor vamos trocar informações e sanar essa desinstabilidade no mk.

    outras mensagens abordando ao assunto:

    http:// under-linux.org/f88110-mensagem-estranha-no-mikrotik
    http:// under-linux.org/f95350-mensagem-data-unknown
    http:// eduspaces.net/elp/weblog/383078.html


    Desde já agradeço a atenção de todos......

    --------------------------------------------------------------------------------------------
    Independente do meio em que se vive
    das condiçoes em que se vive
    Importante é saber viver com humildade e
    sempre olhar pro lado estendendo a mão ao próximo

    Começar o dia com amor,
    preencher o dia com amor,
    terminar o dia com amor.
    Este é o caminho para uma vida feliz e Deus

    Deus abençõe a todos.
    Última edição por jpcaetano; 21-05-2009 às 21:04.

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo,

    Qual o nivel do sinal desse cliente, o sinal tá aima de -85 ?, geralmente acontece isso quando o cliente está com sinal ruim, eu tenho um cliente que está aconecendo a mesma coisa, o sinal dele está a -85, -86 mais o problema nesse caso é que o cliente tá com um radinho edimax com 10 mts de cabo até a antena e de um tempo pra cá começou a subir o sinal, estou para ir na casa do cliete, acredito eu que seja infiltração nos conectores.

  3. #3

    Padrão

    Amigo, tudo leva a crer que o nível de sinal do radio caiu por algum motivo, o mesmo tenta associar e como o nível não é suficiente ele desassocia. Verifique se os outros clientes do setor não apresentou uma queda de sinal também, caso contrario o problema esta somente neste cliente. Inicie verificando o apontamento da antena, se esta não apresenta infiltração de água, também olhe o isolamento dos cabos, pigtaill e até mesmo o radio com problema de potencia. Aqui utilizamos rádios com SNMP assim monitoramos o nível de sinal no MRTG. Este tipo de problema muitas vezes acontece depois de uma chuva, onde o isolamento do cabo de RF e antena estão mal feitos, vindo degradar o nível de sinal.
    Angelo Purgano

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Olá amigo,

    Qual o nivel do sinal desse cliente, o sinal tá aima de -85 ?, geralmente acontece isso quando o cliente está com sinal ruim, eu tenho um cliente que está aconecendo a mesma coisa, o sinal dele está a -85, -86 mais o problema nesse caso é que o cliente tá com um radinho edimax com 10 mts de cabo até a antena e de um tempo pra cá começou a subir o sinal, estou para ir na casa do cliete, acredito eu que seja infiltração nos conectores.
    -------------
    Então amigo fico grato pela sua atenção em responder o tópico.
    O problema começou só com esse cliente e o sinal dele aqui pra mim varia de -67 a -72, mas agora esta até em cliente com 100 metros de distância com visada e o sinal chegando a 100%.
    Quando eu instalo um kit coloco fita auto fusão sem dó de gastar e ainda por cima uma boa camada de fita isolante, ja pra evitar infiltração de umidade. Posiciono o máximo a antena para o melhor nível de sinal.
    Vamos ser ao decorrer do tópico o que acontece.
    Agradeço desde já pela atenção.
    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por angelocom Ver Post
    Amigo, tudo leva a crer que o nível de sinal do radio caiu por algum motivo, o mesmo tenta associar e como o nível não é suficiente ele desassocia. Verifique se os outros clientes do setor não apresentou uma queda de sinal também, caso contrario o problema esta somente neste cliente. Inicie verificando o apontamento da antena, se esta não apresenta infiltração de água, também olhe o isolamento dos cabos, pigtaill e até mesmo o radio com problema de potencia. Aqui utilizamos rádios com SNMP assim monitoramos o nível de sinal no MRTG. Este tipo de problema muitas vezes acontece depois de uma chuva, onde o isolamento do cabo de RF e antena estão mal feitos, vindo degradar o nível de sinal.
    Angelo Purgano
    ------------
    Amigo Angelo fico grato pela sua atenção em também responder o tópico.

    Pelo que eu tenho monitorado o sinal desse e de outros clientes são + ou - instável, não tenho percebido queda.
    Antes até via umas queda, mais era coisas de 3 segundos no máximo. Vamos supor o cliente chega a -50 cai para -62 até -68 achei isso estranho, mas estava tudo nos conformes porque era uma coisa muito rápida questão de 3 segundos no máximo, e observava pelo log que estava tudo normal.
    Aqui na cidade tenho outra Onmi de 15Db há uns 20 metros de distância, mas esses meses todos funiconamos aqui sem nenhum problema, inclusive tanto eu quanto o outro rapaz ja trocamos de canal pra ficar mais distante em frequência, e só agora de uns 3 dias pra cá que começou esses problemas.
    Agora até cliente muito próximo acontece os mesmos problemas.

    Agradeço gentilmente a sua atenção.
    Ficando no aguardo de mais posts

  6. #6

    Padrão

    Amigo, quanto a variação do sinal tbm estou com esse mesmo problema em duas repetidoras, cliente que se conecta a -50, tem hora que vai a -67, depois de algumas horas ou dias volta a -50, até em um ponto a ponto está dessa maneira, fechei o link de 3km a -50 com visada limpa, de uma hora para outra sem mudança de tempo nenhuma o sinal vai para -65, depois de um tempo volta para -50, tbm não sei que tá acontecendo.

    Mais quanto a queda de conexão eu passei por uma situação semelhante a sua, troquei meu cartão e qual liguei o equipamento alguns clientes com sinal excelente -60 caia e voltava a cada segundos, sem chegava a perder a conexão, eu resolvi indo até o cliente excluindo a configuração de rede sem fio do windows e colocando novamente, no meu caso resolveu, experimenta fazer isso, pois se o seu cliente estiver mesmo com esse nivel de sinal, pode ser alguma coisa no cliente mesmo!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Amigo, quanto a variação do sinal tbm estou com esse mesmo problema em duas repetidoras, cliente que se conecta a -50, tem hora que vai a -67, depois de algumas horas ou dias volta a -50, até em um ponto a ponto está dessa maneira, fechei o link de 3km a -50 com visada limpa, de uma hora para outra sem mudança de tempo nenhuma o sinal vai para -65, depois de um tempo volta para -50, tbm não sei que tá acontecendo.

    Mais quanto a queda de conexão eu passei por uma situação semelhante a sua, troquei meu cartão e qual liguei o equipamento alguns clientes com sinal excelente -60 caia e voltava a cada segundos, sem chegava a perder a conexão, eu resolvi indo até o cliente excluindo a configuração de rede sem fio do windows e colocando novamente, no meu caso resolveu, experimenta fazer isso, pois se o seu cliente estiver mesmo com esse nivel de sinal, pode ser alguma coisa no cliente mesmo!
    --------------

    Eduardo agradeço gentilmente por ter postado mais um vez.
    Esta variação do sinal eu creio que seja interferência mesmo. No meu caso é questão de segundos o sinal cai depois volta ao normal.
    Segundo o que você relatou sobre excluir a configuração, só mesmo fazendo o teste pra ver se vai dar certo aqui.
    Este problema está acontecendo com uns 4 clientes sendo que tenho um total de 7 cadastrados no MK, inclusive eu tava verificando no log ontem percebi que uma cliente nova que eu coloquei essa semana tambem está com o mesmo problema, se a mesma está usando a webcam ja era é como se do outro lado a mensagem no msn dis: "fulana parou a imagem de exibição", porque cai a conexão e ela está a + ou - 100 metros de distância em um sobrado com total visada.
    ta tudo muito estranho, vou remover a configuração do cliente e instalar de novo.
    Assim que eu tiver alguma novidade eu tambem posto aqui para ajudar outros colegas com o mesmo problema.
    Um grande abraço.
    Última edição por jpcaetano; 22-05-2009 às 17:08.

  8. #8

    Padrão

    Também estou tendo problemas aqui com mensagens de sent deauth, começou com mais frequencia e força hj pelo meio dia.São em todos os cartões e em vários clientes simultaneos. O pppoe fica caindo e voltando.Cartão r52h setado como default. Cliente com pior sinal = -64db ~-66db (isso em 1 cliente apenas ) nos demais estão tudo ok e com sinal -29db até -60db...

    Vou acompanhar o post, pois juntos poderemos resolver o prolema...

  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Já verificou o ACK dos clientes??

    Obs: Clientes com ACK alto podem causar isso.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por datalinenet Ver Post
    Também estou tendo problemas aqui com mensagens de sent deauth, começou com mais frequencia e força hj pelo meio dia.São em todos os cartões e em vários clientes simultaneos. O pppoe fica caindo e voltando.Cartão r52h setado como default. Cliente com pior sinal = -64db ~-66db (isso em 1 cliente apenas ) nos demais estão tudo ok e com sinal -29db até -60db...

    Vou acompanhar o post, pois juntos poderemos resolver o prolema...
    Agradeço por estar participando deste post.
    Coloquei umas foto do LOG pra ver como está neste momento, esse MAC é de um cliente cadastrado.
    Ele chega pra mim de -65 a -75, ultimamente instável em -70

    Grande abraço amigo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sent deauth.jpg
Visualizações:	413
Tamanho: 	130,2 KB
ID:      	4414   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         extensive data loss.jpg
Visualizações:	343
Tamanho: 	123,8 KB
ID:      	4415  


  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Já verificou o ACK dos clientes??

    Obs: Clientes com ACK alto podem causar isso.
    Amigo valeu pela atenção em estar participando do post.
    Gostaria se possível que você me desse mais detalhes em como verificar o ACK, como chegar até ele e dicas de como devo deixá-lo.
    Ja procurei no fórum mas estou com dificuldades em encontrar os passos a seguir.

    Aqui estou usando r52h MK versão 3.23

    No aguardo, até mais!!!
    Grande abraço

  12. #12
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Abra o Winbox em wireless / registration, em cima você vai ver a aba ACK, caso ela não esteja aparecendo click com o botão direito do mouse e escolha a opção Show Columms e depois a opção ACK Timeout.

    Posta uma tela com o ACK dos seus clientes, depois continuamos.

    Citação Postado originalmente por jpcaetano Ver Post
    Amigo valeu pela atenção em estar participando do post.
    Gostaria se possível que você me desse mais detalhes em como verificar o ACK, como chegar até ele e dicas de como devo deixá-lo.
    Ja procurei no fórum mas estou com dificuldades em encontrar os passos a seguir.

    Aqui estou usando r52h MK versão 3.23

    No aguardo, até mais!!!
    Grande abraço

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Abra o Winbox em wireless / registration, em cima você vai ver a aba ACK, caso ela não esteja aparecendo click com o botão direito do mouse e escolha a opção Show Columms e depois a opção ACK Timeout.

    Posta uma tela com o ACK dos seus clientes, depois continuamos.
    ------------

    Clientes wirelees só estou com 7 cadastrados aqui e 2 por cabo.
    Aí está a Screen como pediu.
    No aguardo....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ack timeout.jpg
Visualizações:	526
Tamanho: 	43,8 KB
ID:      	4419  

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Pela imagem o ACK está ok.

    Citação Postado originalmente por jpcaetano Ver Post
    ------------

    Clientes wirelees só estou com 7 cadastrados aqui e 2 por cabo.
    Aí está a Screen como pediu.
    No aguardo....

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Pela imagem o ACK está ok.
    ------------

    Beleza então irmão.
    Valeu pela atenção mais uma vez e pelas dicas.
    Abração

  16. #16
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Qualquer coisa estamos aqui!

    Abs.

    Citação Postado originalmente por jpcaetano Ver Post
    ------------

    Beleza então irmão.
    Valeu pela atenção mais uma vez e pelas dicas.
    Abração

  17. #17

    Padrão

    É pessoal,
    Estou passando pelo mesmo problema. Já analisei todas as postagens, mas não conseguir chegar a nenhuma conclusão/solução.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lessa Ver Post
    É pessoal,
    Estou passando pelo mesmo problema. Já analisei todas as postagens, mas não conseguir chegar a nenhuma conclusão/solução.
    -----------

    Então amigo pelo que eu estive observando os problemas relacionados neste post estão indicando que possivelmente são de interferência de outras redes wireless. Um amigo meu me enviou um PrintScreen do LOG dele e está com os mesmos problemas. A minha Omni está a 15 metros da Omni dele, mas esta distância não é o problema visto que antes não tinhamos problemas, pois começou de pouco tempo para cá. Além disso estamos em diferentes canais que ajuda a anemizar.

    Ele também teve pesquisando sob o assunto assim como eu e chegamos a conclusão que o cliente perde a conexão por causa de interferência ja que ocorre mais em horários de pico.

    Percebi que acontece com o cliente que esta mais distante da base no meu caso só um cliente, e também para o cliente proximo + ou - 150 metros com total visada pois a antena dele não está totalmente posicionada para uma melhor recepção do sinal(sinal chega uns 16dBm mais baixo que outros clientes de mesmas distância ou pouco mais. Tambem só esse cliente de perto sofre com perda de conexão.

    Se eu estiver enganado que me corrijam por favor pois sou novo em mikrotik, ou se tiverem uma melhor conclusão do assunto por favor postem pra ajudar os colegas do Fórum, blz!

    Minha conclusão:

    1 cliente longe a mais ou menos 1.500 metros (linha reta) perde conexão nos horários de pico que as redes estão com maiores indices de clientes conectados.
    1 cliente bem próximo a base 150 metros perde a qualquer hora do dia sendo que a antena dele não está totalmente posicionada a base.

    Finalizando... Antes não tinha esse problema que eu penso que seja um problema mais meu que me preocupo em tentar resolver visto que ninguem me reclamou de nada, quando veem pagar mensalidade pergunto se a internet está boa, dizem que sim. só esse rapaz de mais longe que disse que as vezes esta baixando no megauploud e disse que o donwload conclui sem terminar, ele tenta descompactar da erro. Ou seja porque o arquivo não completo 100% de donwload visto o problema de perda de conexão.

    O Ack. Timeout[us] aqui está a 30, mas creio que esteja em modo automatico, porque tem hora que varia, mas ninguem reclama então pra mim está indicando tudo OK

    Em todos os amigos que ja relatei o assunto falam em interferência, portanto iremos conviver periodicamente com esses incidentes. [Que Deus não me ouça falando isso] rsrsrsrsrs

    Bom ficamos na expectativa dos colegas do Fórum trazendo mais novidades aos assuntos abordados....
    Sem mais agradeço a colaboração de todos....

  19. #19

    Padrão

    Pessoal, estou com um problema deste num POP, uso setorial de 90º, tenho um cliente a +- 100m e ele esta sofrendo de: extensive data loss, e assim cai o pppoe, ja verifiquei o ack, o sinal do cliente está em -35 constante, alguém já conseguiu sanar este problema ?

    Obrigado, estou ficando doido....

    Em anexo o sinal deste cliente, ack em 30. PS o cartão esta em 50mw (17dBm), um R52H.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente.JPG
Visualizações:	264
Tamanho: 	32,2 KB
ID:      	4653  
    Última edição por agpnet; 17-06-2009 às 17:36.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Pessoal, estou com um problema deste num POP, uso setorial de 90º, tenho um cliente a +- 100m e ele esta sofrendo de: extensive data loss, e assim cai o pppoe, ja verifiquei o ack, o sinal do cliente está em -35 constante, alguém já conseguiu sanar este problema ?

    Obrigado, estou ficando doido....

    Em anexo o sinal deste cliente, ack em 30. PS o cartão esta em 50mw (17dBm), um R52H.

    Será que é coincidência ou não acontecer apenas com quem utiliza PPPOE?
    Pois eu utilizo PPPOE.