+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Diferença Setorial Horizontal Vertical para Hotspot

    Caro Amigos,

    adquiri uma OIW 17dbi 90 graus horizontal, para fazer um hotspot em um Hotel.
    Estou preocupado, pois sempre usei antenas verticais. Será que isso vai atrapalha a conexão dos Notbooks e PDAs???
    Qual a mais recomendada para essa topologia? A antena vai ficar em uma caixa d'água a 25m do chão, para atender a um bloco de apartamentos a 60m de distancia da caixa d'água. Meu interesse é atender dentro dos quartos. e nos salões de evento que tem um telhado sobre eles.
    Atualmente tenho uma vertical funcionando em um Hotel com perfeição.

    Fico muito grato pela ajuda que voces possam me oferecer.

    Atenciosamente,
    Igor Pontes

  2. #2

    Padrão

    Olha, não é por nada não, mas é muito ganho pra pouca distancia, uma antena de 10 dbi da e sobra no seu caso, lembrando que qto maior o ganho, pior fica para curtas distancias, essa sua antena só vai ficar legal pra quem esta a uns 500m dela.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Olha, não é por nada não, mas é muito ganho pra pouca distancia, uma antena de 10 dbi da e sobra no seu caso, lembrando que qto maior o ganho, pior fica para curtas distancias, essa sua antena só vai ficar legal pra quem esta a uns 500m dela.


    Me esqueci, o fato da antena ser horizontal não causará problemas aos usuarios, mas o ganho pode causar sim.

  4. #4

    Padrão

    De fato a maioria das antenas clientes, principalmente aquelas pequenas das placas PCI, operam na vertical. Geralmente as antenas internas dos portáteis operam tanto na vertical quanto na horizontal.

  5. #5

    Padrão

    Eu tenho visto em notebooks que eles normalmente tem 2 cabinhos para antenas. Seria um para cada tipo de polarização ? Ou um para cada banda que eles trabalham (2.4 e 5.8) ?

    Abraços.

  6. #6

    Padrão

    Essa questão do ganho, não estaria contribuindo para os usuários que tenham mais paredes na frente ?? Ou uma setorial de 14 dbi seria melhor, mesmo considerando as paredes ? Imagino que 99% dos clientes utilizem notebooks!

    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gtomaz Ver Post
    Eu tenho visto em notebooks que eles normalmente tem 2 cabinhos para antenas. Seria um para cada tipo de polarização ? Ou um para cada banda que eles trabalham (2.4 e 5.8) ?

    Abraços.
    Não,

    cada mini-PCI tem duas entradas, main e aux. Cada cabinho é conectado em cada entrada. A mesma antena capta na horizontal e na vertical, ou nas duas frequências. Ocorre que o formato da antena (aquela latinha na ponta do cabo) é fabricada com os elementos cortados de tal forma que possa captar o sinal tanto na horizontal quanto na vertical (e em 5.8GHz, quando for o caso).

  8. #8

    Padrão

    Amigo, para este tipo de aplicação é recomendado fazer um site survey antes, muitas vezes a teoria é uma coisa e na pratica condiz outra. Muitos são os fatores que podem inviabilizar. Instale a antena na caixa d’agua e com um notebook e algum software de analise de sinal, tais como: Airmagnet, netstumbler, wirelessmon e outros.Com isto não terá surpresa na implementação da sua rede. Na teoria quando se usa uma antena polarizada de um lado e do outro uma antena de polarização circular (não polarizada) no caso das antenas omnis utilizadas em notebooks, pode ocorrer perda, porem muito pequena que não compromete o projeto como todo. Angelo Purgano

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    De fato a maioria das antenas clientes, principalmente aquelas pequenas das placas PCI, operam na vertical. Geralmente as antenas internas dos portáteis operam tanto na vertical quanto na horizontal.

    No caso das plaquinhas q usam antenas de 02dbi conectado direto n aplaca, normalmente ela é articulada, basta vc posiciona-la na posição correta.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    No caso das plaquinhas q usam antenas de 02dbi conectado direto n aplaca, normalmente ela é articulada, basta vc posiciona-la na posição correta.
    Não exatamente.

    Funciona, mas o posicionamento e tamanho dos elementos internos da antena influenciam no desempenho da mesma. Para elemento cortado em meia onda mudar a posição da antena não mudará muito o ganho, como você disse, pois o plano terra está a 90 graus nesse formato de antena tendo a própria terra como parâmetro. O sinal elétrico é perpendicular (ângulo reto); ou seja, se compararmos uma antena em pé com uma deitada encontraremos exatos 90 graus. Logo, mantendo as duas antenas (irradiante e receptora) na mesma posição funcionará razoavelmente bem.

    Entretanto, se o elemento da antena for monopolo (cortado em 1/4 do tamanho da onda) faz diferença, pois esse formato trabalha bem melhor na vertical.

  11. #11

    Padrão

    Bom,

    pela conclusão que tirei desse tópico, foi de trocar as antenas de horizontal para vertical mesmo, que já tinha experiencias muito boa com ela.
    Comecei a instalações hoje, quando terminar irei postar os resultados que obtive com 2 antenas de 17 dbi setorial de 90.

    Abraços e obrigado pela ajuda.