+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distribuição rede sem fio

    Ola pra todos!

    Tenho uma duvida e estou muito preoculpado com isso.
    Atualmente tenho uma rede de distribuição sem fio com alcance de 3 Km.
    Nessa rede tenho como clientes dois condominios e alguns clientes residenciais, uso altuamente aparelhos que trabalham em frequencia 2,4 Ghz, mas estou trabalhando com links adsl.
    Estou crescendo graças a Deus mas é isso que me preoculpa quero estar regularizado perante a lei mas ainda não tenho o suficiente pra pagar 9 mil pra anatel fora os gastos com engenheiros.
    Compartilhar internet dessa forma é proibido? Usando aparelhos com frequencia aberta posso de alguma forma receber visita da ANATEL? Tenho altualmente 70 clientes mas não tenho um contrato de prestação de serviço? Alguem tem um que possa utiliza-lo?
    Quero me estruturar estou pensando em usar um servidor BRAZILFW sera que compensa ou devo partir por outro caminho?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Ola pra todos!

    Tenho uma duvida e estou muito preoculpado com isso.
    Atualmente tenho uma rede de distribuição sem fio com alcance de 3 Km.
    Nessa rede tenho como clientes dois condominios e alguns clientes residenciais, uso altuamente aparelhos que trabalham em frequencia 2,4 Ghz, mas estou trabalhando com links adsl.
    Estou crescendo graças a Deus mas é isso que me preoculpa quero estar regularizado perante a lei mas ainda não tenho o suficiente pra pagar 9 mil pra anatel fora os gastos com engenheiros.
    Compartilhar internet dessa forma é proibido? Usando aparelhos com frequencia aberta posso de alguma forma receber visita da ANATEL? Tenho altualmente 70 clientes mas não tenho um contrato de prestação de serviço? Alguem tem um que possa utiliza-lo?
    Quero me estruturar estou pensando em usar um servidor BRAZILFW sera que compensa ou devo partir por outro caminho?
    Amigo, com 70 clientes, já deve ter condições sim. Não é tão caro quanto parece. Além disso uma boa parceria também resolve no momento.
    Dê uma recorrida no forum, tem muita matéria sobre legislação e também sobre gerenciamento de redes. Eu indico o mikrotik, pois tem muito mais material. E depois que voce começa a entender ele, começa a ficar gostoso mexer com ele.

  3. #3

    Padrão

    salvato,

    a partir do momento que há exploração comercial do serviço, mesmo em frequências livres (ISM) a estação deve ser licenciada. Duas opções atualmente: ou tira SCM própria ou entra em alguma parceria para licenciar a estação.

    Caso tenha condições o certo entrar com um projeto na Anatel a fim de requerer outorga própria para o Serviço de Comunicação Multimída (SCM).

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, com 70 clientes, já deve ter condições sim. Não é tão caro quanto parece. Além disso uma boa parceria também resolve no momento.
    Dê uma recorrida no forum, tem muita matéria sobre legislação e também sobre gerenciamento de redes. Eu indico o mikrotik, pois tem muito mais material. E depois que voce começa a entender ele, começa a ficar gostoso mexer com ele.
    concordo em uma coisa e discordo de outra, com 70 clientes, eu acho que ainda não para adquirir uma SCM, agora depende de quanto ele esta cobrando dos clientes.

    quanto ao amigo usar o mikrotik, ai eu concordo mesmo, pois tem muito material mesmo, e muitos amigos para ajudar, dar dicas, ou mesmo trocar ideias.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    concordo em uma coisa e discordo de outra, com 70 clientes, eu acho que ainda não para adquirir uma SCM, agora depende de quanto ele esta cobrando dos clientes.

    quanto ao amigo usar o mikrotik, ai eu concordo mesmo, pois tem muito material mesmo, e muitos amigos para ajudar, dar dicas, ou mesmo trocar ideias.
    Sim, mas de um jeito ou de outro tem que dar. O que não pode é ficar na clandestinidade. Ainda mais com 70 usuários nas costas. Já imaginou se chega a dar uma fiscalização? O cara vai ter que se mudar de cidade.

  6. #6

    Padrão

    amigo tenho 60 clientes e estou dando entrada em uma parceria , é a soluçao ideal pra quem tem poucos clientes .. comprei equipamentos , torre , servidor ,contartei link ,abri empresa ,aluguei ponto para torre etc .. não tirei um centavo desde o dia que comecei (+ ou - 1ano ) e já investi muita grana , prefiro correr o risco de não estar investindo na coisa certa do que ser pego com isso ilegalmente , pois ai sim vou perder de verdade . Na minha opniao da sim pra se regularizar com essa quantidade de clientes, claro qua pra comecar a ter lucro terá que passar dos 100 , mas não da pra esperar chegar 200/300 pra tomar a decisão , pode ser tarde demais pois quanto mais clientes mais visivel vc fica, mais pessoas vc incomoda ( ja que nao tem licensa e quem tem nao aceita isso ) , ai o risco de vc ser denunciado é muito grande . Boa sorte qualquer dúvida volte a perguntar .

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Ola pra todos!

    Tenho uma duvida e estou muito preoculpado com isso.
    Atualmente tenho uma rede de distribuição sem fio com alcance de 3 Km.
    Nessa rede tenho como clientes dois condominios e alguns clientes residenciais, uso altuamente aparelhos que trabalham em frequencia 2,4 Ghz, mas estou trabalhando com links adsl.
    Estou crescendo graças a Deus mas é isso que me preoculpa quero estar regularizado perante a lei mas ainda não tenho o suficiente pra pagar 9 mil pra anatel fora os gastos com engenheiros.
    Compartilhar internet dessa forma é proibido? Usando aparelhos com frequencia aberta posso de alguma forma receber visita da ANATEL? Tenho altualmente 70 clientes mas não tenho um contrato de prestação de serviço? Alguem tem um que possa utiliza-lo?
    Quero me estruturar estou pensando em usar um servidor BRAZILFW sera que compensa ou devo partir por outro caminho?
    Poibido é, vc não precisa desbancar 9 mil, vc pode fazer uma parceria SCM, leia mais sobre o assunto pelo o under linux. abraço

  8. #8

    Padrão

    Muito obrigado! Eu cobro 40 reis de cada cliente dentro dos condominios. Talvez tirar a SCM ainda seja um tanto que acima de meu orçamento. Mas como posso fazer, quais caminhos devo seguir pra ficar tranquilo e poder almentar minha rede sem se preoculpar em perder tudo de uma hora pra outra com uma fiscalização. E assim conseguir me estruturar pra ai sim ter minha propria SCM.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Muito obrigado! Eu cobro 40 reis de cada cliente dentro dos condominios. Talvez tirar a SCM ainda seja um tanto que acima de meu orçamento. Mas como posso fazer, quais caminhos devo seguir pra ficar tranquilo e poder almentar minha rede sem se preoculpar em perder tudo de uma hora pra outra com uma fiscalização. E assim conseguir me estruturar pra ai sim ter minha propria SCM.
    Amigo nao vai conseguir a receita pronta , se dedique a ler o fórum pois aqui tem tudo que precisa e volte a perguntar dúvidas especificas . Leio esse fórum todos os dias durante 1ano e meio e tudo que sei saiu daqui , tirando mão de obra de predreiro e eletrecista nao gastei nenhum centavo pra pagar ninguem graças a ajuda dos amigos do under , mas nao adianta perguntar todo dia ter a resposta pronta e não aprender pois vc vai ter um negócio que ao menos sabe como funciona.

  10. #10

    Padrão

    Concordo com o Carlinhos,

    caso queira aprender continue lendo o Fórum. Caso queira licenciar o seu provedor ou soluções prontas pode entrar em contato comigo ou com outro profissional.

  11. #11

    Padrão

    Concordo perfeitamente, acho que tudo vai da força de vontade de cada um e isso me orgulho muito de te. É que como ainda meu lucro não é grande pequiso muito antes de partir pra uma solução diferente. Com certeza leio muito os foruns e pésquiso muito pois só assim vira o conhecimento.
    É que realmente é muita informação, muitos vigaristas por ai, por isso quero ver qual o melhor caminho pra conseguir ficar legalmente no mercado com o faturamento que tenho. Pois tenho dois condominios pra montar onde com certeza conseguirei no minimo 30 clientes a mais. Mas como posso investir em novos clientes sem saber exatamente como proceder para crescer sem ter tropeçar nas proprias pernas.
    Agora estou atraz de algum contarto em que possa passar a meus clientes.
    Muito obrigado por estarem me ajudando todos temos espaço pra crescer juntos.
    Parabens a todos desse forun