Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Enlace de 85km para prefeitura

    Ola pessoal.

    To com uma duvida do caceta!!!

    Se uma prefeitura for fazer um backhaul para ligar sua cidade a outra, ela precisa de licença da anatel?

    To com um projeto aqui pra ligar duas cits que estao a 85km de distancia uma da outra.

    So pra vcs verem o quanto estou sofrendo com a mer.... do relevo aqui da reguiao, vou postar uma foto.

    Ate pra fechar enlaces de 25km é dificil. hehehe.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	80,6 KB
ID:      	4504  
    Última edição por ricsabreu; 03-06-2009 às 16:08.

  2. #42

    Padrão

    mesmo sendo da prefeitura eu acredito que tem que ter Projeto , nota fiscal, engenheiro e anatel.

    pode ser que ela seja isenta de pagar taxas e etc.. e não tenha que ter a Outorga, mas tem que ser tudo feito com projeto certim.

  3. #43
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Rapah!!!!mas é morro que nao acaba mais hein! Sim, precisa de projeto pois a anatel pedirá com certeza.
    Entra com um pedido de isençao de taxas para orgaos publicos, isso acredito que seja possivel,ok.
    Boa sorte ae.

  4. #44

    Thumbs up

    Pessoal, vcs que sao profissionais com enlaces de loga distacia com wifi....

    Tava pensando em deixar esse negocio de wimax queto e fazer esse enlace de 85km com wifi mesmo.
    Me ajudem ai!

    Que equipamentos vcs recomendam!!
    Quanto vai custar??

    Lembrando que eu preciso de uma solucao muito boa, que nao caia, pois é link dedicado pra sustentar uma prefeitura inteira que esse backhaul vai levar, hehehe!!!

    Acho que o melhor é 5.8!

    Pelo relevo que vcs podem ver la na foto, tava pensando em fazer 4 ou 5 enlaces, onde o maior seria( no caso de 4 enlaces) de 38km.
    Tava pensando em 15 Mbps full.

    Um amigo me indicou UBIQUITI. Ele disse que tem enlace de 30km com 15mbps full.
    Essa é a melhor solucao????
    Fico na duvida pela quantidade de repeticoes. Afinal sao 4 ou 5.

    Muito impotante!!!! todos os enlaces tem visada direta!!!!



    Wimax ta parecendo cabeça de bacalhau, hehehe!!!!

    Desde ja agradeço!!!!!

  5. #45
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Passa as coordenadas de onde sairá o sinal e de onde chegará o seu sinal que calculamos aqui.
    A principio, é possivel sim, fazer esse teu enlace com 3 repeticoes se o relevo da regiao permirtir.
    Os equipamentos seriam em 5.8ghz cartao xr5, routerboard e uma boa fonte de alimentação vc faz um belo link ae, blz.
    Abraço.

  6. #46

    Padrão

    até 50kms você consegue 15mb full.
    use Ubiquit XR5 + Routerboard com OIW 33.
    o alexandre usou e eu devo usar em um enlace de 63kms.

    Abraço.

  7. #47

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Passa as coordenadas de onde sairá o sinal e de onde chegará o seu sinal que calculamos aqui.
    A principio, é possivel sim, fazer esse teu enlace com 3 repeticoes se o relevo da regiao permirtir.
    Os equipamentos seriam em 5.8ghz cartao xr5, routerboard e uma boa fonte de alimentação vc faz um belo link ae, blz.
    Abraço.
    valeu a ajuda!!!

    Vou te passar as coordenadas, mas eu acho que nao fecha com 3.
    o relevo da reguiao é muito acidentado, além de ser uma area muio isolada.
    Tipo, voce pode definir um bom morro pra colocar uma torre, so que esse morro fica no meio de uma mata fechada, sem acesso, sem energia, sem nada hehehe!!!!

    Aquele desenho que postei, a rota de cima fica a beira da estrada e a rota de baixo tem umas torres da oi.

    Minha cidade ta dentro de um buraco. O predio onde eu to ta a 630metros e tem um morro de 910m logo na saida da cidade. Coloquei as coordenadas de um lugar do morro que da pra receber o link e do predio onde eu to.

    16°43'8.23"S 43°51'36.74"O
    ou 16°43'54.20"S 43°54'38.70"O

    Eu preciso entregar o link na prefeitura, o problema é que ela fica em um buraco.
    segue coordenadas:
    Aeroporto da cidade ( lugar bem alto) 16°13'22.20"S 44°21'51.10"O
    Morro com torre, ja dentro do buraco: 16°12'1.90"S 44°25'53.60"O
    Prefeitura, no fundo do buraco: 16°12'36.10"S 44°25'57.90"O

    Te agradeço pela atencao, se vc precisar de mim é so falar.

    Valeu!!!!!!!!!!!!!!

  8. #48

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    até 50kms você consegue 15mb full.
    use Ubiquit XR5 + Routerboard com OIW 33.
    o alexandre usou e eu devo usar em um enlace de 63kms.

    Abraço.
    Valeu irmao!!!!

    Voce lembra que vc me indicou a ceitel pra comprar as torres. pois é, o povo daqui nao é igual a o da sua reguiao nao. Eles so tem torres com modulos de 2 metros que podem chegar a no maximo 24metros. Mesmo assim, o povo nunca vendeu, disse que tem que cotar ainda pra saber quanto custa.

    Nao adianta, quem morra na roça nao acha atendimento que presta mesmo, hehehe!!!

    Depois, me passa o contato que vc falou, pra comprar por ai mesmo.

    Outra coisa, quanto vc acha que fica +- os equipamentos que vc falou??? So pra eu ter uma ideia.
    Uma torre completinha, de uns 30m, quanto vc ta pagando ai?


    Valeu mesmo, precisando de mim e do falar!!!!!

    Abs.

  9. #49

    Padrão

    amigo, a torre daqui é a mesma que eles vendem aí, se eles te atenderam mal, vamo partir pra ka mesmo.

    seguinte a torre é 40x40cm galvanizada , você pode subir até 100mts, basta saber colocar os estaios e fazer o sistema anti-torção.
    cada modulo sai por R$115,00 + frete ,
    acima de 10 modulos agente consegue á R$110,00,
    os estaios você compra aí em alguma loja de agropecuaria ou encomenda de algum canto (não é dificil de achar)

    a torre eles tão demorando 30 dias pra entregar porque a empresa que a faz tá meia cheia de serviço, mas compensa comprar.
    no seu caso 30 metros, são 16 modulos (1 fica pra sapata)
    16 x 110,00 R$1.760,00 - Ceitel
    + Frete .

    se precisar, eu encomendo a torre e você deposita na conta da ceitel e eles mandam te entregar aí.

  10. #50

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    amigo, a torre daqui é a mesma que eles vendem aí, se eles te atenderam mal, vamo partir pra ka mesmo.

    seguinte a torre é 40x40cm galvanizada , você pode subir até 100mts, basta saber colocar os estaios e fazer o sistema anti-torção.
    cada modulo sai por R$115,00 + frete ,
    acima de 10 modulos agente consegue á R$110,00,
    os estaios você compra aí em alguma loja de agropecuaria ou encomenda de algum canto (não é dificil de achar)

    a torre eles tão demorando 30 dias pra entregar porque a empresa que a faz tá meia cheia de serviço, mas compensa comprar.
    no seu caso 30 metros, são 16 modulos (1 fica pra sapata)
    16 x 110,00 R$1.760,00 - Ceitel
    + Frete .

    se precisar, eu encomendo a torre e você deposita na conta da ceitel e eles mandam te entregar aí.
    Valeu cabra!!!
    Pra vc ver o quanto esse povo daqui saber vender, falaram que so guenta 24metros!!!

    Eu devo precisar de umas 4 ou 5 dessas. Pra +- daqui um mes.
    To so esperando a confirmacao da prefeitura.

    Te falou quando estiver pronto pra comprar.
    Vc ta onde mesmo, juis de fora?

    Valeu!! Valeu!!! Valeu!!!!!!!

  11. #51

    Padrão

    Essa torre da Ceitel é da Caravelas, tem uma rádio aqui usando 40 mts estaiada. Eu uso 16mts sem estaio algum e é normal. Mas onde venta muito é bom estaiar bem e ver um sistema anti-torção, pq um amigo meu teve uma com 10mts destroçada pelo vento.

    Abraços

    Fábio

  12. #52

    Padrão

    vai sair de ipatinga, mas por ter a ceitel aí em montes claros é capaz de você não pagar frete.

  13. #53
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    RICSABREU,

    Cara, simulei o enlace aqui pra vc, e fecha trnaquilo em 5.8ghz se colocares 4 torres .
    Passa uns 18mb full ,ok.
    Se quiseres eu posto aqui no forum o enlace e as fotos do link simulado.
    Abraço.

  14. #54

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    RICSABREU,

    Cara, simulei o enlace aqui pra vc, e fecha trnaquilo em 5.8ghz se colocares 4 torres .
    Passa uns 18mb full ,ok.
    Se quiseres eu posto aqui no forum o enlace e as fotos do link simulado.
    Abraço.
    Obrigaddddooooooooo!!!!!
    Quero sim irmao!!!!
    posta ai pra nos ou entao me manda em mesagem privada.

    Se a prefeitura quiser mesmo, vou fazer e posta aqui pra galera. Acho que mais um mes e ta no ar!!!

    Depois vc me da a dica de configuracao dos equipamentos que vc colocou no radio mobile???
    Tipo, Frequencia minima e maxima, Potencia de transmicao, Limiar do receptor, perda de linha, tipo de antena, ganho da antena, altura das torres, etc.

    Outra coisa, vc ja vez algum enlace grande assim(com muitas repeticoes)?
    Queria ver alguem que fez, pra perguntar se roda bem se nao da muito pau,
    porque esse link é pra uma prefeitura. Qualquer tempinho fora do ar é muito preju pros caras.

    Os links grandes que os caras fazem por aqui sao diretos, sem muitas repeticoes(ate porque o relevo ajuda).


    Agradeço mmmmuuuiiiittooooo.

    Abs.
    Última edição por ricsabreu; 05-06-2009 às 08:19.

  15. #55

    Padrão

    E a Solução do enricone, o Infilink 2X2? Será realmente bom? Dizem que dá pra fazer 300mbps hallf e tem gente que já fechou 90km com ele. Tô pensando em usar.

    InfiLINK 2x2

    Abraços

    Fábio

  16. #56

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    E a Solução do enricone, o Infilink 2X2? Será realmente bom? Dizem que dá pra fazer 300mbps hallf e tem gente que já fechou 90km com ele. Tô pensando em usar.

    InfiLINK 2x2

    Abraços

    Fábio
    Ola Fabio.

    Vc sabe se esses radios sao homologados?
    Eles sao 5.8?

    abs.
    Richard

  17. #57

    Padrão

    É 5.8ghz, agora naum sei se saiu a homologação.

  18. #58

    Thumbs up Resultado de estudos do enlace de 85km

    Pessoal, queria passar a voces as conclusoes que tive sobre a melhor solucao de enlaces de longa distancia.

    Quem acompanhou o topico viu que eu estama analisando algumas marcas de radios profissionais.
    Foram os radios da:
    Parks
    RedLine
    RadWin
    Alvarion
    Motorola
    Orbitel.

    Conclusoes:

    Parks parece ser um radinho fraco, insisti muiiiittttoooo com os engenheiros deles para fazer meus enlaces, mas eles nao quiseram meu projeto.Depois descobri porque, os radios deles sao baratos, mas alguns engenheiros me disseram que esse radios nao servem para enlaces longos, inclusive um tecnico de um dos distribuidores da parks me disse que o radio deles nao fecha enlaces nem de 20km... Pense, o tecnico deles que falou, hehehe!!!

    RedLine nao quer vender!!! Insisti muito com eles para fazer um orçamento, mas nao teve jeito. Devem tar cheios do $$$ mesmo, nem precisam vender!!! Hehehe!

    RadWin sao bons radios, A Julia me atendeu muito bem la, o problema é que os radios sao muiitttooo caros e os engenheiros deles sao exagerados. Eles queriam que eu fizesse o meu projeto com torres de 75metros, pense! So as torres custam uma fortuna.

    Os radios da Alvarion sao muito bons, mas na verdade descobri que os Pre-wimax sao ideais para fazer enlaces muito ponto em grandes areas urbanas. Ate mesmo os engenheiros deles nao demostraram muito enteresse em enlaces longo. Sei nao viu, mas to achando que WiMax e igual a cabeça de bacalhau mesmo, hehehe!!!

    Finalmente sobraram os radios Motorola e Orbitel.

    Eu estava quase fazendo com Motorola, ate conhecer os radios Orbitel.
    Li muito sobre os radios deles e achei que os radios sao otimos.
    Liguei para eles e fui muuuuiiittttoooo bem atendido.
    Falei com o Alexandre Melo e com o Evandro Jucá.
    Pense ne dois caras gente boa. Pois é, sao esses.
    Fizeram meu projeto de um dia pro outro, o orçamento saiu rapinho.
    Gostei mesmo do antedimento dos caras.

    Fora o pessoal da Motorola e os da orbitel todos me tratam com ar de superioridade, se acham muito melhores.Eles nao pensam que um dia posso jogar uma cidade digital na mao deles.
    To de saco cheio desses caras, se acham demais!!!!!!!!!!!

    Pois bem, voltando o assunto.... Aprofundei os contatos com o pessoal da Orbitel,
    Eles me convidaram para conhecer a fabrica deles em Brasilia. Aproveitei que tinha que resolver umas coisa por la e fui.
    Conheci os radios deles, muito bons mesmo. nao sao grandes, sao levinhos sao ate bonitos, hehehe.
    Eles tem um provedor em Brasilia com uns 1000 clientes rodando so com os radios deles.
    Eles tem enlaces com ate 9 repeticoes e com 5 anos de uso. Tudo rodando direitinho.
    Eles tem uns clientes grandes. Serpro, Crea DF, Policia do DF, Exercito e mais uns outros grandes.

    Depois de tudo isso fiquei pensando, esses radios devem ser caros pra cacete.
    Pois ai que veio a surpresa, os radios mais baratos de todos que eu orçei ate agora.
    Radios que dao 25Mbps full a preços bem menores que os outros que dao 10mbps full.


    Obs: Nao trabalho pra eles, nao tenho ligacao com eles. So estou relatando minhas experiencias.


    Como ate agora nesse forum eu so fiz perguntas e mais perguntas, espero agora ter ajudado alguem que estava com as mesmas duvidas que eu.

    falei de mais ne? hehehe
    Ate mais!!!
    Última edição por ricsabreu; 18-06-2009 às 22:04.

  19. #59

    Padrão

    Amigo,
    sei que a Orbitel é uma fábrica seria e etc..
    mas se você abrir o rádio deles, vai ver que não é nada além de um radio com cartão e um OS deles..

    a solução que ele lhe propoem usando RB e Cartão XR5 você tem a mesma coisa, porem com preços mais em conta,
    agora se eles garantem que vão passar os 25mb full, vai fundo..
    mas só com contrato e etc.. (seja bem esperto nessa area)

    eu costumava a confundir orbitel com digitel...
    espero que consiga o que deseja,
    abraço!

  20. #60

    Padrão

    Depois que eu cai na besteira de comprar um par terabeam Long Range, eu acho que nunca mais entro em alguma coisa a não ser mikrotik, só depois de ver funcionando.