Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Segurança em Torres Estaiadas

    Ola pessoal,
    Estou trabalhando na criacao de um backhall de 255km.
    Uma coisa que esta tirando o meu sono é a segurança das torres.

    2 ponto:
    1) Segurança contra roubos
    2) segurança contra raios

    Tava querendo umas dicas ai da galera.

    Por exemplo:
    O fato de ser estaiada ja é uma segurança, mas pode nao ser o suficiente (depende da doidera do ladrao)

    Pensei em fazer um muro em volta do pe da torre de uns 2,5 metros com arame farpado em cima .
    Fazer um muro em volta de toda a area da torre(incluindo os estaios) fica inviavem em alguns casos.
    Meu medo e do bandido ser raça ruim e querer cortar os estaios e jogar a torre no chao.

    Enrolar arame farpado do pe da torre ate uns 5 metros. (ai so da pra subir com escada).
    Nao colocar escadas( so subir com esquipamentos).
    Colocar sistema de CFTV.
    Sensor de presença.


    Aposto que tem um tanto de ideias boas e que ja estao em uso.
    Ajudem ai galera, isso serve pra todo mundo.

    abs
    Richard
    Última edição por Magal; 04-10-2009 às 15:40.

  2. #2

    Smile Como são os locais? Tem gente morando próximo das torres?

    Richard,

    Tem duas torres aqui que não implantei ainda com a mesma preocupação, acho que se alguém quiser fazer maldade vai fazer com qualquer equipamento de segurança. Posso citar como é feito com as operadoras de celular, eu já montei várias delas...

    As Torres são cercadas com muro de mínimo 2,80m com arame farpado encima, preso em cantoneiras de ferro galvanizado com mais uns 40cm de altura, existe sensor de presença que dispara aviso a empresa de segurança terceirizada, apenas na subida das torres, foto celula acende uma iluminação razoável em toda a área do site durante a noite, os conteiners são trancados e possuem sistema de alerta ao abrir a porta, aciona também empresa terceirizada de segurança.

    Sistema de Vídeo só em DataPops ou sites mais estratégicos, a maioria não tem não.

    Mudei os projetos de estaiadas para auto portantes pois os estais devem ser protegidos no meu entendimento e cercá-los ia sair muito caro. Como não temos equipamentos no chão pensei em colocar alguma estrutura com arame farpado na subida da torre com sensor de presença, de forma que o tempo que se dispende ao desmonte para efetuar a subida na torre, seja o tempo para alguém chegar até lá. É prudente pensar em em um muro com no mínimo 3m mais arame, no meu caso elas serão completamente autonomas, com paineis solares. Ainda não consegui viabilizar o valor do investimento na área a ser atendida em um dos casos, porém a outra torre estou com urgência.

    Se tiver mais idéias, poste aqui.

    Abraços,


    Eng. Zink

  3. #3

    Padrão

    Eu colocaria um 3º ponto. Segurança contra ventos.

    Tenho visto muita torre estaiadas que não dispõe do sistema anti-torção.
    Última edição por Magal; 04-10-2009 às 15:42.

  4. #4

    Padrão choque

    Eu uso uma central de choque protegendo apenas na altura de 4 metros, ali o cara não passa. Alguns dias depois de instalada eu tive que colocar um sensor de aviso mais abaixo porque eu mesmo estava subindo e tomei um tranco desgraçado lá por esquecer de desativar o choque.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por albinogenivaldo Ver Post
    Eu uso uma central de choque protegendo apenas na altura de 4 metros, ali o cara não passa. Alguns dias depois de instalada eu tive que colocar um sensor de aviso mais abaixo porque eu mesmo estava subindo e tomei um tranco desgraçado lá por esquecer de desativar o choque.
    Essa é uma boa idéia!

  6. #6

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por SempreOnLine Ver Post
    Richard,

    Tem duas torres aqui que não implantei ainda com a mesma preocupação, acho que se alguém quiser fazer maldade vai fazer com qualquer equipamento de segurança. Posso citar como é feito com as operadoras de celular, eu já montei várias delas...

    As Torres são cercadas com muro de mínimo 2,80m com arame farpado encima, preso em cantoneiras de ferro galvanizado com mais uns 40cm de altura, existe sensor de presença que dispara aviso a empresa de segurança terceirizada, apenas na subida das torres, foto celula acende uma iluminação razoável em toda a área do site durante a noite, os conteiners são trancados e possuem sistema de alerta ao abrir a porta, aciona também empresa terceirizada de segurança.

    Sistema de Vídeo só em DataPops ou sites mais estratégicos, a maioria não tem não.

    Mudei os projetos de estaiadas para auto portantes pois os estais devem ser protegidos no meu entendimento e cercá-los ia sair muito caro. Como não temos equipamentos no chão pensei em colocar alguma estrutura com arame farpado na subida da torre com sensor de presença, de forma que o tempo que se dispende ao desmonte para efetuar a subida na torre, seja o tempo para alguém chegar até lá. É prudente pensar em em um muro com no mínimo 3m mais arame, no meu caso elas serão completamente autonomas, com paineis solares. Ainda não consegui viabilizar o valor do investimento na área a ser atendida em um dos casos, porém a outra torre estou com urgência.

    Se tiver mais idéias, poste aqui.

    Abraços,


    Eng. Zink
    Ola Eng. Zink

    Gostei da sua resposta.
    Muito bom saber como funciona a segurança nos peixes grandes!!!
    Vou analizar algumas dessas para ver da pra implementar.

    A questao que falei so estaiada ja ser uma segurança, é uma esperiecia real que tenho.
    Em um muncipio que pretendo atuar, a prefeitura tem uma torre de 40metros estaiada sem escada.
    Ninguem nunca teve coragem de subir nela!!!!!!! Pra subir so com equipamento mesmo.
    La tbm tem torres da Oi autoportantes. Toda hora sobe um malandro pra roubar baterias, cabos.
    Inclusive eles ate abandonaram uma torre de 50 metros la!!!!!
    Quem me dera se eu pudesse pegar ela pra mim!!!

    Obrigado pela ajuda
    abs.

  7. #7

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu colocaria um 3º ponto. Segurança contra ventos.

    Tenho visto muita torre estaiadas que não dispõe do sistema anti-torção.
    Amigao, eu mesmo nem conheço isso!!!!!

    Fala mais ai pra nos!!!!

    abs.
    Richard

  8. #8

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por albinogenivaldo Ver Post
    Eu uso uma central de choque protegendo apenas na altura de 4 metros, ali o cara não passa. Alguns dias depois de instalada eu tive que colocar um sensor de aviso mais abaixo porque eu mesmo estava subindo e tomei um tranco desgraçado lá por esquecer de desativar o choque.
    Boa amigo.

    Nao tem como vc postar fotos nao?
    Queria ver como é o esquema!!! Como os fios ficam na torre?

    Outra coisa, vc protegeu a energia que alimenta a central de choque!
    Senao o cara corta e volta depois que a bateria acabar.


    Eu falo isso porque eu estou querendo montar uns sistema com esquipamentos que eu nao precise visitar com frequencia.


    Valeu ai!!!!!
    Abs.
    Richard

  9. #9

    Padrão

    Opa galera, vou acompanhar o tópico, esses tempinhos me roubaram o cabo do pára-raio de uma de minhas torres, aheuaeueauh

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricsabreu Ver Post
    Amigao, eu mesmo nem conheço isso!!!!!

    Fala mais ai pra nos!!!!

    abs.
    Richard
    É um sistema onde sobre o meio da torre ou mais para cima um pouco, os estais são fixados não no mesmo sentido dos outros níveis de estais, mas em 90º com os outros.
    E normalmente é fixado um braço em cada canto da torre sobresaindo do perfil da torre. Assim, este sistema forma um braço de alavanca que ajuda a evitar o giro da antena sobre o seu proprio eixo.
    Pois com o vento, ocorrem vibrações que aos poucos vão fazendo com que a torre tenha esta tendência de girar sobre si mesma. E aí não tem estaio que segure, pois ao primeiro giro, os outros estais ficam frouxos e gira tudo.
    Alguém já viu uma torre estaiada deitar inteira? Normalmente o que acontece é que ela se retorce e dobra numa determinada altura.
    E é aí que entra o sistema anti-torção para evitar este efeito.
    Numa outra máquina eu tenho algumas fotos. Quando eu chegar em casa vou procurar e posto.

  11. #11

    Padrão

    acho q o CFTV ajuda bastante hein, ainda mais com as cameras bem posicionadas da pra vigiar de longe o bandido... da pra tu por alarme tb, ae diversifica a quant de sensores que vc pode usar, movimento, abertura de portas e janelas, feixes que detectam a passagem de algo ou alguem... e tudo isso eh bom que vc gerenciar a distancia por internet ou ate mesmo pelo tel... com uma central correta tu pode ate ativar e desativar esse sistema de choque eletrico que mencionaram atraves do telefone...

  12. #12

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É um sistema onde sobre o meio da torre ou mais para cima um pouco, os estais são fixados não no mesmo sentido dos outros níveis de estais, mas em 90º com os outros.
    E normalmente é fixado um braço em cada canto da torre sobresaindo do perfil da torre. Assim, este sistema forma um braço de alavanca que ajuda a evitar o giro da antena sobre o seu proprio eixo.
    Pois com o vento, ocorrem vibrações que aos poucos vão fazendo com que a torre tenha esta tendência de girar sobre si mesma. E aí não tem estaio que segure, pois ao primeiro giro, os outros estais ficam frouxos e gira tudo.
    Alguém já viu uma torre estaiada deitar inteira? Normalmente o que acontece é que ela se retorce e dobra numa determinada altura.
    E é aí que entra o sistema anti-torção para evitar este efeito.
    Numa outra máquina eu tenho algumas fotos. Quando eu chegar em casa vou procurar e posto.

    Valeu amigao!!!!!
    Posta as fotos ai pra nos!!!1

    Vou converçar com o cabra que vai instalar as torres pra ver se ele sabe fazer isso

    abs e valeu pela ajuda

    Richard

  13. #13
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    da uma olhada ai amigo deve ser isso que vc quer
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre.JPG
Visualizações:	7388
Tamanho: 	38,3 KB
ID:      	4422  

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    da uma olhada ai amigo deve ser isso que vc quer
    Isso mesmo. Esta imagem é a que está num trabalho de pesquisa se não me engano de um profissional da UFRJ.
    Só que no desenho dá a impressão que o cabo que está no anti torção está puxando no mesmo sentido dos cabos estais.
    Mas não é. Os cabos que estão no anti torção, puxam em angulo de 90º em relação aos estais.

  15. #15

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    da uma olhada ai amigo deve ser isso que vc quer
    Valeu amigo!!!

    Outra coisa, teva converçando com o cabra que monta as torres aqui.

    Ele me disse que um coisa bem visada pelos ladraozinhos e o estai. Disse que essa desgrama vale uma graninha em ferro velho.

    Ai fiquei com uma pulga atraz da orelha.

    Ja pensou... o cara deruba a torre pra roubar estai!!!!!!!!!
    Alguem tem alguma ideia pra evitar!!!!!!!

    Abs.
    Richard

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu colocaria um 3º ponto. Segurança contra ventos.

    Tenho visto muita torre estaiadas que não dispõe do sistema anti-torção.
    esses tipos de torre vejo muito aqui, sem sistema anti torção, até que um dia uma caíu aqui em um bairro da minha cidade, enquanto a segurança só o que agente vê aqui no interior do estado e até mesmo no meio de rodovias, é somente uma casinha com os servidores e muro ao redor da torre (não incluindo estaios).

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricsabreu Ver Post
    Valeu amigao!!!!!
    Posta as fotos ai pra nos!!!1

    Vou converçar com o cabra que vai instalar as torres pra ver se ele sabe fazer isso

    abs e valeu pela ajuda

    Richard
    Seguem as fotos. Numas delas, dá a impressão que o estaio que sai lá de cima do anti torção está ancorado no mesmo ponto que o estaio normal. Mas não está. Foi o ângulo das fotos que deu esta impressão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMGP5691_1.jpg
Visualizações:	1004
Tamanho: 	154,6 KB
ID:      	4428   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMGP5694_1.jpg
Visualizações:	826
Tamanho: 	142,9 KB
ID:      	4429  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMGP5696_1.jpg
Visualizações:	859
Tamanho: 	163,2 KB
ID:      	4430   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anti-torção.jpg
Visualizações:	1527
Tamanho: 	46,9 KB
ID:      	4431  


  18. #18

    Padrão

    Realidade é que se o cara quiser roubar, vai roubar mesmo, problema é o cara derrubar a torre, no caso de estaiada. Um dos motivos que desistimos de estaiada foi esse. Existem umas autoportantes mais em conta, conforme a carga pretendida atende provedores, pois as antenas são no máximo 1,2m. Uma torre autoportante sem plataformas dificulta o roubo, e nem todo mundo anima subir. Nosso caso colocamos os rádios no topo da torre e descemos as antenas maiores, no caso 1,2m. Problema é que tivemos que colocar cellflex pelo tamanho do cabo.

  19. #19

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Realidade é que se o cara quiser roubar, vai roubar mesmo, problema é o cara derrubar a torre, no caso de estaiada. Um dos motivos que desistimos de estaiada foi esse. Existem umas autoportantes mais em conta, conforme a carga pretendida atende provedores, pois as antenas são no máximo 1,2m. Uma torre autoportante sem plataformas dificulta o roubo, e nem todo mundo anima subir. Nosso caso colocamos os rádios no topo da torre e descemos as antenas maiores, no caso 1,2m. Problema é que tivemos que colocar cellflex pelo tamanho do cabo.
    Amigao, nao tem como vc mandar o esquema dessa auto portante nao.
    As que as metalurgicas daqui da minha cidade tem, sao as mesmas que o pessoal da tv usa, das operadoras usam, de radio fm usam........
    sao aquelas torres com o pé muitoooo grande. O preço e mais de 5x da estaiada.

    Valeu ai.
    Abs.

  20. #20

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Seguem as fotos. Numas delas, dá a impressão que o estaio que sai lá de cima do anti torção está ancorado no mesmo ponto que o estaio normal. Mas não está. Foi o ângulo das fotos que deu esta impressão.
    Valeu ai pelas fotos e pelo esquema!!!!!

    Isso ajuda muita gente!

    Abs.
    Richard